Gerente de marketing
Ale*** ***** (XX anos)
Gerente de Marketing e Comunicação em Hospital Care
Fundação Getúlio Vargas
Campinas,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de Marketing e Comunicação
Hospital Care
jan 2020
-
Atualmente
Principais responsabilidades: • Estruturação e implementação do plano estratégico e tático de marketing, trade marketing e comunicação da empresa; • Elaboração do plano de marketing anual, assim como a realização de revisões mensais de acordo com as mudanças de mercado; • Planejamento e controle orçamentário das verbas de marketing e comunicação; • Gestão de todos os subsistemas de marketing: comunicação, digital, eventos, produto, marca, mídia e propaganda; • Criação de conteúdos e experiências de acordo com as especificidades dos diferentes modelos de negócio existentes na holding; • Identificação e desenvolvimento de fornecedores de marketing (agência de publicidade, assessoria de imprensa, consultorias digitais, produtoras e gráficas); • Execução do plano de comunicação das campanhas que contempla ações integradas on e off (rádio, sites em geral, redes sociais, assessoria de imprensa, ações promocionais e etc); • Definição da estratégia de comunicação com assessoria de imprensa nacional; • Planejamento do marketing digital das marcas, definição de posicionamento, criação de brand personas, estruturação de equipe tática para execução e gestão da performance de marketing; • Produção de materiais de marketing (pdv e institucional); • Planejamento e execução de eventos internos e externos em alinhamento com iniciativas e campanhas estratégicas (Prêmio Hospital Care Médicos Destaques, Live Pilar, Live São Lucas, Live Austa); • Acompanhamento mensal de desempenho dos indicadores das áreas: eventos, marketing direto, mídias sociais, campanhas de geração de leads; • Acompanhamento e suporte ao time comercial na implementação de estratégias de vendas, promoções e eventos; • Desenvolvimento e acompanhamento dos planos de prospecção de mercado, identificação de novas áreas de atuação ou segmentos de mercado; • Liderança de time composto por 12 profissionais (2 Analistas Corporativos, 5 Coordenadores de Marketing e 5 Analistas de Marketing). Principais projetos: • Definição de mais de 20 diferentes personas através do trabalho de desenvolvimento do conceito de brand persona e implementação de pesquisa de opinião junto à área de inteligência de mercado com clientes de todas as marcas e agência de comunicação; • Reposicionamento das marcas através do estabelecimento dos critérios prioritários de elaboração da campanha guarda-chuva, acompanhamento das métricas (on e off) e regionalização de acordo com as diferentes características de cada região do país; • Estruturação das apresentações do plano de expansão das marcas São Lucas, Pilar e Austa para as cidades de Ribeirão Preto, Curitiba e Rio Preto através da definição da estratégia de comunicação para todos os públicos (médicos, empresas, colaboradores, investidores, população geral), elaboração dos materiais, releases e anúncios e realização das transmissões online com impacto em mais de 10.000 pessoas; • Implementação da estratégia de comunicação no momento de pandemia, através do desenvolvimento do conteúdo para os diferentes stakeholders, relações com a imprensa e definição das rotinas internas e formatos para comunicação constante da situação, que possibilitou que o Grupo e a população local pudessem fazer o acompanhamento da situação nas diferentes regiões de atuação; • Desenvolvimento e implementação da governança corporativa de marketing junto às equipes locais, através da definição e padronização dos critérios prioritários de planejamento estratégico, elaboração de campanhas de comunicação e rotinas de gestão do desempenho das marcas. ***** Sobre a Empresa: Hospital Care - A Hospital Care é uma holding administradora de serviços de saúde, pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, com mais de 29 ativos (hospitais, clínicas, laboratórios, planos de saúde) localizados em diversas regiões do Brasil. Gestor direto: Diretor Executivo de Mercado
Supervisor de Marketing
Volkswagen Caminhões e Ônibus
mar 2015
-
jan 2020
Principais responsabilidades: • Planejamento da estratégia de marketing e implementação de eventos de marketing para lançamento de produtos (ônibus e caminhões), incremento de vendas e campanhas de marca; • Desenvolvimento e consolidação do planejamento anual de marketing; • Implementação de estratégias de comunicação para as marcas Volkswagen e MAN para diferentes públicos; • Contato com mídia especializada para ações de imprensa e mídia paga; • Supervisão e aprovação dos planos de mídia da companhia; • Monitoramento e análise de resultados de branding, geração de leads e conversão em vendas; • Planejamento de produção e vendas de longo prazo alinhada à estratégia de comunicação; • Análises preditivas para desenvolvimento de mercado e segmentos; • Acompanhamento e desenvolvimento de comparativos com concorrentes (análises de evolução de preços, conteúdo e percepção de valor agregado); • Análises de oportunidades e viabilidade de novos produtos; • Gestão do CRM e criação da estratégia de relacionamento para geração de negócios; • Criação de experiências com a marca em feiras, seminários e visitas de clientes à fábrica; • Cooperação estratégica com os concessionários na realização de eventos regionais e campanhas para geração de leads; • Realização de pesquisas de posicionamento dos produtos no mercado, análise de preços e S&OP; • Criação de estratégias e planos de ação, com base em pesquisas sobre os produtos dos concorrentes; • Liderança de time composto por 15 profissionais. Principais projetos: • Comercialização de mais de 400 veículos além da meta do período, através da estruturação de projeto de CRM e gestão de leads com call center ativo; • Lançamento da nova linha de caminhões Delivery e o caminhão elétrico e-Delivery para diversos públicos em eventos e na maior participação da empresa na feira de negócios Fenatran. • Participação em estudos de mobilidade urbana e conectividade; • Trocas técnicas com os especialistas e formadores de opinião de grandes universidades na Alemanha e Suécia e parceiros de tecnologia (Erickson) através da participação do Projeto Global “futuro da indústria” • Reconhecido como “Líder do Futuro” em treinamento realizado com 40 executivos de diferentes empresas e segmentos, devido aos resultados e desempenho alcançados nas atividades propostas. ***** Volkswagen Caminhões e Ônibus - Integrante do Grupo Traton e fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Com 2 fábricas localizadas no Brasil e México, está presente em mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. Gestor direto: Gerente executivo de Marketing
Management Trainee
Volkswagen Caminhões e Ônibus
nov 2012
-
mar 2015
Programa de desenvolvimento de Lideranças Management Trainee de Planejamento de Produtos (Nov/2014 – Mar/2015) - Reporte: Gerente de Planejamento de Produto Principais responsabilidades: • Acompanhamento de competidores e suas principais forças e fraquezas (posicionamento, análise de valor, amplitude de preço e cobertura no segmento); • Análise do perfil do consumidor e suas necessidades; • Gerenciamento dos aumentos de preço, propostas de séries especiais, mudanças de conteúdo, versões e mix, • Coordenação das ações de lançamento de novos produtos; • Requisição das necessidades de novos produtos para diferentes mercados diretamente com a matriz na Alemanha; • Revisão das informações técnicas da área de engenharia para garantia da correta informação sobre o produto para os distribuidores e consumidores Management Trainee de Planejamento Financeiro (Nov/2013 – Nov/2014) - Reporte: Diretor financeiro Principais responsabilidades: • Desenvolvimento de relatórios gerenciais para acompanhamento de receita, produção, estoques e eficiência; • Análise crítica das informações para envio a gerência e diretoria com processamento de dados significativos para o negócio; • Apoio na apuração e consolidação gerencial dos resultados, verificação das variações do previsto, orçado e o realizado; • Projeção de resultados, simulação de cenários, e identificação de riscos e oportunidades. Management Trainee de Exportação (Nov/2012 – Nov/2013) - Gerente Executivo Mercados internacionais Principais responsabilidades: • Análise de mercados internacionais para o segmento de veículos comerciais; • Definição do portfólio de produtos importados para o mercado latam; • Análises de oportunidades e viabilidade financeira de novos produtos; • Negociação de preços, margens e volumes com a Matriz; • Desenvolvimento e análise de pesquisas de mercado; • Consultoria técnica para mercados internacionais e estruturação da comercialização juntos aos importadores locais (Peru, Bolívia, Argentina).
Trainee corporativo de Marketing
Volkswagen Caminhões e Ônibus
mai 2011
-
out 2012
Principais responsabilidades: • Atuação no desenvolvimento de marca; • Elaboração de briefing e coordenação de campanhas em parceria com agência de propaganda; • Responsável direto pelo planejamento e realização do Projeto Caravana Siga Bem por todo o Brasil; • Planejamento e execução de eventos como lançamento de produtos e feiras regionais; • Padronização da comunicação de varejo nas concessionárias, através do desenvolvimento de ferramentas de auxílio on-line e mecânicas de bonificação; • Desenvolvimento de análises de mercado, relatórios e apresentações de feedback de ações para Gerência e Vice-presidência de vendas e marketing. Reporte: Vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós vendas e Gerente Executivo de Marketing
Analista de Marketing Sênior
Bombril S.A
nov 2008
-
abr 2011
Principais responsabilidades: • Responsável pelo gerenciamento estratégico dos produtos: lã de aço Bombril, detergente Limpol e amaciante Mon Bijou; • Gestão do ciclo de vida do produto: pesquisa de novos mercados, definição das ações de merchandising no PDV, elaboração de orçamentos, planejamento da demanda, definição dos canais de distribuição, definição das ações e calendário de lançamento de novos produtos, realização de pesquisas com consumidores; • Liderança dos projetos de inovação, melhoria de performance e margem de contribuição dos produtos; • Desenvolvimento de campanhas de comunicação e planejamento de mídia; • Desenvolvimento de ações trade marketing e acompanhamento das vendas nos principais canais e clientes; • Coordenação e acompanhamento de pesquisas de mercado e com consumidor; • Liderança de equipes de fornecedores multifuncionais; • Gerenciamento das verbas de marketing e demais linhas do P&L de cada marca, além da coordenação das iniciativas para redução de custos; • Gestão e análise de dados de pesquisas consumidor e de mercado, para elaboração de planos estratégicos das diferentes categorias. Principais projetos: • Gestão das pesquisas que levou a criação da campanha publicitária Mulheres Poderosas e aproximou a marca do público mais jovem; • Criação das novas identidades para as marcas Lavandina e Vantage; • Desenvolvimento de modelo ágil de gestão de projetos para a expansão do portfólio através da criação do banco de dados (big data) das marcas, organização das análises de desempenho dos produtos, gestão dos painéis globais e regionais Nielsen e GFK, análises de tendências globais, fornecedores locais e internacionais. ***** Bombril – Empresa brasileira com mais de 70 anos de atividade na indústria de higiene e limpeza. Detentora de marcas consagradas como Bom Bril, Brillo, Força Azul, Kalipto, Krespinha, Limpex, Limpol, Mon Bijou, Pinho Bril e Sapólio Radium, tornou o seu principal produto, a lã de aço, sinônimo de categoria e líder absoluta no mercado brasileiro.
Analista de Pesquisa e Desenvolvimento Sênior
Gyotoku Ltda
Principais responsabilidades: • Desenvolvimento de produtos e embalagens, definição de documentações técnicas, coordenação dos testes de aplicação em fábrica e comunicação com fornecedores e fábricas para garantia da eficiência e agilidade nos projetos; • Alinhamento das especificações de produtos e embalagens; • Avaliação da performance dos produtos por estudos de shelf-life e através de avaliação sensorial; • Gestão dos custos dos produtos; • Descoberta e Cadastramento de novos insumos e embalagens; • Orientação a produção sobre o lançamento de produtos novos, formulação, processos, controles e padrões a serem seguidos; • Participação em feiras, eventos e treinamentos para atualização de tecnologias. Gyotoku – Com 41 anos de atuação no mercado nacional, a Gyotoku ocupa posição de destaque na indústria brasileira de cerâmica e produz cerâmica, porcellanato e produtos de assentamento. Promoções no período: Estágio / Jr / Pleno / Sênior
Formação
MBA em Gestão Empresarial
Fundação Getúlio Vargas
jun 2013
-
dez 2014
MBA em Gestão Empresarial, 2014. Fundação Getúlio Vargas - São Paulo
Administração de Empresas
Centro Universitário da FEI
jan 2006
-
dez 2009
Administração de Empresas, 2019. Centro Universitário da FEI / ESAN - Escola superior de administração de negócios
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Avançado
Alemão - Básico
Português - Nativo
Informações Adicionais
Cursos de negócio complementares
Cursos • CRM | Curso de Extensão (24hs), ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing - 2019 • Líder Automotivo Volkswagen | In Company (60hs), FDC Fundação Dom Cabral - 2017 • Negociação (40hs), ISE Business School - 2015 • Líder do futuro (60hs), Instituto Crescimentum - 2014 • As 5 Opções para Produtividade Extraordinária (40hs), Instituto Franklin Covey – 2013 • Métricas e Relatórios de Marketing Digital, Udemy - 2019 • Inbound Marketing, Rock Content – 2019 • Become a Digital Marketing Specialist, Linkedin Learning Path - 2020 • Estratégia de marca e diferenciação / Construção e planejamento de marca, Brandster - 2020 • Storytelling para negócios, FIAP - 2020 • Chora PPT, Perestroika - 2020 • Métodos ágeis, Aprendeaí - 2020
Curriculum relacionados