Account Manager

Account Manager: O que é? O que faz um? Salário? Oportunidades?

O Account Manager (conhecido em Brasil como gerente de contas)  é responsável pela gestão, desenvolvimento e manutenção dos clientes de uma empresa e pela consolidação dos negócios da empresa, sendo o principal responsável pela gestão do relacionamento entre a empresa e os seus clientes, para os quais ele ou ela é um ponto de referência. O Account Manager ou Gerente de Contas trabalha em estreita colaboração com o Diretor de Vendas, ou Gerente Industrial, e é o elo entre o departamento de vendas e as necessidades dos clientes.

O que faz? Principais tarefas

O Account Manager é o responsável pela carteira de clientes existente. Ele ou ela gerencia o relacionamento com o cliente, especialmente do ponto de vista comercial, fornece suporte para cada problema ou necessidade e é responsável pela satisfação e fidelidade do cliente. O objetivo do Gerente de Contas é aumentar a rotatividade dos clientes que ele gerencia, enquanto fortalece o relacionamento entre os clientes e a empresa.

Também o Account Manager desenvolve estratégias comerciais apropriadas para oferecer aos clientes bens e serviços à empresa e aumentar o volume de negócios. Portanto, ele deve conhecer e antecipar as necessidades do cliente e propor produtos, serviços e soluções para atender a essas necessidades.

Ao lidar com os compradores dos serviços e produtos da empresa para a qual ele trabalha todos os dias, ele está numa posição perfeita para identificar novas oportunidades de vendas através de upselling e cross-selling. Quem é o gerente de contas e o que eles fazem - trabalho, habilidades, empregos e carreiras Para atingir as metas de crescimento e faturamento, um bom gerente de contas deve ter um entendimento muito profundo do mercado e do setor em que a empresa e os seus clientes operam.

É essencial analisar os negócios, objetivos e organização corporativa do cliente, identificando os processos, dinâmicas e tomadores de decisão que influenciam as suas escolhas. O Account Manager encontra trabalho em empresas de todos os tipos, incluindo empresas de manufatura, empresas de consultoria, prestadores de serviços, agências de comunicação e publicidade. Em geral, aqueles que trabalham na gestão de contas devem cumprir as metas de vendas, faturamento e retenção de clientes. As metas são geralmente estabelecidas pelo gerente de vendas.
Esta situação carrega uma carga de stresse considerável, especialmente com a aproximação dos prazos: a resistência ao stresse é uma característica chave do Gerente de Contas, juntamente com habilidades de vendas e de organização e comunicação.

 As tarefas e obrigações do Account Manager são:

  • Representar a empresa e atuar como um ponto de referência para o cliente
  • Administrar o relacionamento com os clientes
  • Mediar as solicitações dos clientes e garantir a sua satisfação
  • Construir relacionamentos duradouros com os clientes, construindo a sua lealdade à empresa
  • Aumentar a rotatividade do cliente e vender novos produtos ou serviços ao cliente
  • Medir os resultados de vendas e o cumprimento dos objetivos da empresa
  • Elaboração de relatórios e documentação sobre situações do cliente
  • Sonde o mercado para novas oportunidades de negócios
  • Compartilhar informações de clientes com outras áreas de negócios (produção, marketing, administração)

Como tornar-se em Account Manager? Formação e competências requiridas:

Para se tornar um Account Manager, geralmente é necessário estudar Economia e Gestão, ou Marketing, Comunicação ou campos relacionados. Como esta é uma função focada no cliente, habilidades de comunicação e gerenciamento, habilidades de vendas, bem como conhecimento de estratégias de marketing e gerenciamento financeiro, são essenciais.

A experiência em vendas é uma exigência preferencial. No caso de cargos de Account Manager Sênior, é necessário um mínimo de 5 a 7 anos de experiência prévia no cargo, enquanto o cargo de Gerente de Conta Júnior é normalmente aberto a recém-formados.

As habilidades necessárias para que o Account Manager desempenhe as suas tarefas com sucesso são:

  • Habilidades de comunicação
  • Conhecimento de marketing, gerenciamento e habilidades de vendas
  • Habilidades organizacionais e relacionais
  • Conhecimento de software específico para gerenciamento de clientes (CRM, Customer Relationship Management)
    Conhecimento profundo do mercado de referência
  • Orientação ao cliente
  • Capacidade de trabalhar em prol dos objetivos
  • Habilidades analíticas
  • Flexibilidade

Quanto ganha um Account Manager?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um Account manager vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, o seu treino e formação:

Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.350,00 - R$ 9.500,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.

A carreira de Account Manger geralmente começa com um cargo de Account Manager Junior. Conforme a sua experiência cresce, e graças ao profissionalismo demonstrado na área, você torna-se um Gerente de Conta Sénior.

A sua trajetória profissional pode progredir em várias direções: você pode passar a gerenciar os principais clientes da empresa e se tornar um Gerente de Conta Principal, ou você pode lidar com relacionamentos internacionais de clientes como um Gerente de Conta Internacional.

Você também pode se especializar em vendas, tornando-se um Diretor de Vendas ou Gerente Industrial.

Há boas razões para trabalhar como Gerente de Contas:

O papel do Gerente de Contas é estratégico para o desenvolvimento e consolidação dos negócios da empresa. É um trabalho versátil, adequado para aqueles que apreciam a possibilidade de trabalhar de perto com um grande número de pessoas, e é uma escolha perfeita para pessoas altamente organizadas que podem lidar com sucesso com situações estressantes. Na verdade, as tarefas desta figura profissional exigem relações interpessoais constantes, e é importante saber como aproveitá-las.

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