Babá

Babá: O que é? O que faz? Salário? Como tornar-se em Babá? Vagas disponíveis?

A babá, é a figura profissional que cuida de bebês e crianças pequenas num ambiente doméstico.

É uma profissão que integra as funções da família: a babá substitui pais e avós por determinados períodos, fornecendo uma ajuda valiosa caso eles não possam cuidar das crianças, que estariam então  sozinhas em casa.

O que faz a Babá? Tarefas:

O trabalho de uma babá não é apenas alimentar e trocar fraldas, mas também cuidar de todas as necessidades das crianças: do controle do sono às brincadeiras, do preparo das refeições até a higiene pessoal. No caso de cuidar de crianças mais velhas, as tarefas da babá também podem incluir ajudar com as tarefas de casa, transportando-as de e para o jardim de infância ou escola, acompanhando-as às atividades da tarde (tais como esportes, música ou aulas de dança).

Para estas últimas tarefas, a babá pode ser obrigada a ser auto-suficiente.

O papel da babá também exige a capacidade de reagir a emergências. Embora o cuidado esteja sempre no mais alto nível, podem surgir emergências, e devemos estar preparados para lidar com elas para garantir a segurança das crianças de quem cuidamos. Portanto, as competências em segurança doméstica e primeiros socorros pediátricos são essenciais. Muitas outras habilidades são colocadas à prova neste trabalho, tais como criatividade, paciência, senso de responsabilidade, habilidades de comunicação e empatia.

Na verdade, a babá deve ser capaz de se relacionar naturalmente com as crianças de quem cuida, e igualmente importante é a capacidade de interagir construtivamente com os pais e adaptar-se às diretrizes familiares.

A maioria do trabalho de babá é feita em casa, na casa da família que solicitou os serviços. O horário de trabalho varia conforme as diferentes necessidades da família de referência: muitas vezes as babás só têm que trabalhar algumas horas por dia, por exemplo, à tarde, para cuidar das crianças depois da escola ou do pré-escolar, esperando que os pais voltem do trabalho.

As principais tarefas que toda babá deve cumprir são:

  • Cuidado e supervisão de crianças
  • Organizar atividades e jogos
  • Cuidar da higiene das crianças
  • Preparo das refeições e assistência durante as refeições
  • Atender às necessidades e exigências das crianças e intervir de acordo
  • Acompanhar as crianças nas diferentes atividades

Como tornar-se em babá?

No hay requisitos estándar para el cuidado de niños.

Sin embargo, considerando que se trata de un trabajo con niños, los estudios en el campo socio-psico-educativo pueden ayudar.

Para el mejor desempeño de esta profesión existen también cursos cortos de formación para niñeras y canguros, que suelen incluir una parte de formación pedagógica (para facilitar el encuentro con el niño y la familia y la adaptación a las normas del hogar) y una parte de primeros auxilios pediátricos, para aprender a hacer frente a cualquier emergencia sanitaria.

Quais são as habilidades e conhecimentos mais requeridos?

Trabalhar como babá pode ser um ótimo começo para testar as suas habilidades para uma carreira no cuidado com as pessoas. Por exemplo, você pode decidir seguir uma carreira no cuidado de crianças e estudar para se tornar um educador do infantário, ou talvez especializar-se no cuidado e assistência a crianças com invalidez.

Ou você pode se concentrar no lado educativo, e continuar os seus estudos para se tornar um professor de escola primária ou um educador vocacional.

As habilidades e competências de uma babá útil para fazer o trabalho são:

  • Conhecimentos psicopedagógicos e de saúde
  • Habilidades práticas no cuidado de crianças
  • Dinamismo e criatividade na invenção de jogos e atividades
  • Orientação de serviço
  • Confiabilidade, paciência e adaptabilidade

Quanto ganha uma Babá?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de uma babá vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, cidade de trabalho realizado, treino, e formação.

Mas a estimação que temos é de R$ 1.290,00 e R$ 1.745,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.

Uma das principais razões para começar a trabalhar como babá é a predisposição para cuidar de crianças.

Na verdade, é o trabalho perfeito para aqueles que querem dedicar as suas forças ao serviço das crianças: pessoas criativas que nunca se cansam de brincar com crianças, têm muita paciência e a capacidade de estabelecer naturalmente bons relacionamentos.

Além disso, a falta de requisitos específicos torna esta profissão facilmente acessível e particularmente adequada para as primeiras experiências a serem incluídas no currículo, também porque o cuidado dos menores permite o desenvolvimento de habilidades "soft" (habilidades de comunicação e relacionais, adaptabilidade, senso de responsabilidade, espírito de iniciativa) facilmente transferíveis para outros contextos de trabalho.

Finalmente, deve-se lembrar que devido à grande flexibilidade de horários é bastante fácil encontrar um emprego como babá para trabalhar paralelamente a outras ocupações.

Pronto para trabalhar como babá?

 

Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Babá

Li e aceito os termos e condições.