Analista de sistemas

Jos*** ***** (XX anos)
Analista de Negócios e BI em CONTAX S.A.
Faculdade Ruy Barbosa
Salvador,
Bahía
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Analista de Negócios e BI
CONTAX S.A.
jan 2017 - out 2017
Atuar com Análise de Negócios, Analista de BI, responsável por alimentar e tratar o banco de dados, modelar, normalizar, e apresentar soluções para o negócio. Analisar relatórios qualitativos e quantitativos. Modernizar, garantir e analisar a qualidade e o envio dos relatórios. Atuar com criação e desenvolvimento de relatórios, análise dos relatórios gerados e modelagem para melhor entendimento das informações obtidas, assistência na geração de relatórios consolidados e gerenciais. Estabelecer e enviar metas e acompanhamentos de indicadores diários para operação e clientes. Criar análises que auxiliem na tomada de decisões. Prestar apoio operacional através de visões. Abastecer com números e indicadores para a área de negócios, uso do SQL Server para extração/manutenção de Dados, bem como Microsoft Excel, Power Query, Analisys Service, Power BI e outras ferramenta de análise de informações, criação de cenários, formatação sintética de resultados para a tomada de decisão.
Líder de Sistemas
A GERADORA ALUGUEL DE MAQUINAS S/A
jul 2012 - out 2016
Responsável pela divisão de Sistemas de informação, Coordenação da equipe de

sistemas/suporte; garantir suporte e manutenção dos sistemas legados Sisloc, TOTVS RM Chronus e RM Labore, criação e acompanhamento dos projetos de novos sistemas, (ERP TOTVS Protheus), CRM Microsoft Dynamics, Automação de força de venda, Automação da área técnica, levantamentos e prospecção de melhorias e integração nos sistemas atualmente implantados e apoio na implantação de novos sistemas. Gerenciamento dos projetos de TI em andamento, levantamento de requisitos, análise de viabilidade técnica /análise de impacto e riscos, controle de cronogramas e gerenciamento de recursos, aplicação de metodologias ágeis de entrega e homologação dos projetos de TI. Desenvolvimento de pequenos projetos em C#, para demandas específicas.

Desenvolvimento de Metodologia de implantação e testes, gestão por processos, matriz de acesso aos sistemas ERP, Sisloc, RM, SAP e outros, Testes e avaliação de sistemas para implantação de novo ERP e modelagem e especificação de novas soluções de TI para o negócio da Companhia;
Consultor ERP TOTVS Datasul, RM, Protheus e outros
TOTVS S/A – Unidade TOTVS Bahia
nov 2011 - jul 2012
Consultoria de TI, Consultor / Desenvolvedor ERP TOTVS ( Datasul EMS e Datasul HCM); Programador Desenvolvedor Progress Caracter e Gráfico no ambiente Datasul EMS/HCM, utilizando padrões de customização Datasul (Templates, API, UPC e EPC), utilizando tecnologia SDO; Administrador de Banco de Dados Progress 10 (Open Edge). Conhecimento em linguagem ADVPL

Analista de Requisitos, Funcional, de implantação e Tecnologia ERP TOTVS – Datasul, RM, Protheus e outros Principais clientes atendidos: Handtech, Login, FIEB, INTERMARÍTIMA, Ferbasa, Danco, Mastroto
Analista de Sistemas
Cia de Ferro Ligas da Bahia – FERBASA
mar 2008 - nov 2011
Envolvido em projetos de TI, Atuando na melhorias de Processos de TI e no Sistema ERP e em Sistemas legados da Companhia; Analise de Sistemas, Consultoria de Tecnologia da Informação, preparação de políticas de informática, para garantir a segurança e o controle das informações, através de treinamentos internos sobre a política de informática e alinhamento dos procedimentos de acesso e uso das informações na empresa, engenharia social e levantamento dos riscos de segurança e adequação mediante plano diretor, conforme modelo de segurança COSO/SOX.
Atuei como Desenvolvedor e Analista de Requisitos e Funcional do ERP Datasul – EMS 2, EMS 5 e HCM, especialista nos módulos de Recursos Humanos do Datasul-HCM: Recrutamento e Seleção; Adm. Treinamento; Benefícios; Desenvolvimento de Pessoas; Folha de Pagamento/ Férias e Rescisões), Controle de Frequência, Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho e etc.
Consultor Independente /Desenvolvedor e Implantador de Sistemas ERP Datasul
Datasul S/A (filial Bahia)
out 2007 - mar 2008
Coordenador de Projetos de Implantação de Sistemas; Consultoria de Negócio, Desenvolvedor, Consultoria de Tecnologia, Implantação/Treinamento nos diversos módulos do ERP Datasul.

Principais clientes atendidos: Reconflex, Ferbasa, Carbonor
Analista de Sistemas com função de coordenador de TI
Suzano Petroquímica S/A (Antiga Polibrasil, Quattor Petroquímica - Atualmente BRASKEM S/A)
mar 1997 - set 2007
Responsável pelo levantamento das necessidades das informações dos usuários para automatização dos processos, apoio no desenvolvimento de sistemas e também na sua programação, e suporte aos sistemas implantados visando a plena utilização desses softwares pelos usuários nos diversos níveis da empresa. Administração do CPD, sendo responsável pela área de informática na unidade de Camaçari da Suzano Petroquímica S/A. Todas as atividades de suporte aos usuários e aos sistemas legados implantados. Manutenção e implantação de diversos módulos do ERP da Datasul, Atividades de Análise de Sistemas, requisitos  e de Negócios; propondo soluções de Tecnologia da Informação aos desafios encontrados, para sempre dinamizar e suportar os negócios da empresa.

Coordenação de TI, coordenava o pessoal técnico interno e terceiros contratados para serviços de informática em geral. Supervisão do contrato de terceirização da TI na unidade, Help Desk/Service Desk contratado com a empresa Asyst Sudamérica;
A partir do ano 2000, atuando também como administrador de banco de dados Progress e Analista de Negócios e Inicio de Atividades de Coordenador de Processos de TI.

Administrador de rede, suporte aos usuários na utilização do sistema de gestão empresarial ERP Datasul; responsável pela adequação de sistemas e equipamentos para “bug do ano 2000”; além de Suporte em equipamentos e redes de automação industrial.
Estagiário / Analista de Suporte / Encarregado do CPD (Promoção)
Metanor - Metanol do Nordeste S/A
dez 1992 - mar 1997
Atividades:	Encarregado do CPD e pela área de informática da empresa (Administração do CPD,
                	        Coordenador da equipe de suporte e Help Desk	
	Operação  de  Supermicros  Servidores HP,  Unidades  de  backup   	

                                           DOWNSIZING Supermicros (multiusuários)para rede de micros.
analista de sistemas senior
BRISA Indústria de Tecidos Tecnológicos S.A.
Realizo atendimento aos clientes internos remotamente ou de forma presencial. Fazendo análise e identificação de erros em sistemas, bem como a especificação de adequações. Conduzindo a resolução de problemas nos sistemas, envolvendo áreas de infraestrutura, desenvolvimento e empresas parceiras. Atuando como ponto focal em projetos, visando garantir o alinhamento entre as áreas envolvidas, aderência ao modelo operacional e a estratégia da organização. Suporte ao Sistema Integrados de Gestão (ERP). Suporte técnico e funcional aos sistemas, desenvolvimento de sistemas específicos, elaboração de relatórios utilizando banco de dados SQL e Oracle, metodologias de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de processos, modelagem programação e manutenção de rotinas em SQL e Oracle. Análise de sistemas: levantamento de requisitos, modelagem de dados, elaboração de cronogramas e protótipos, documentação de sistemas, desenvolvimento de soluções de TI para automatização e controle dos processos da empresa.
Formação
Tecnologia da Informação
Faculdade Ruy Barbosa
jan 1990 - ago 1994
Meus pontos fortes são liderança, e influenciar pessoas a trabalhar em em equipe, ótimo relacionamento interpessoal, pró-atividade e inteligência emocional para administrar conflitos. 
Tenho mais de 20 anos de experiência em TI, formação superior com pós-graduação em redes e diversos cursos de TI, principalmente nas melhores práticas de mercado para a gestão de processos e projetos de TI, (como Governança de TI, COBIT) e gestão de serviços e infraestrutura de TI (ITIL) e Gestão de Projetos segundo segundo PMBOK, e recentemente Gestão de Processos de Negócios segundo BPM CBOK.
Em resumo, estou apto a manter e desenvolver a estratégia de TI da organização, sou capaz de trabalhar com equipes de sistemas, com suporte ao ERP, desenvolvimento de customizações, gestão de projetos de TI, desenvolvimento de novos sistemas e manutenção em sistemas legados. Já atuei em diversas áreas de TI e conheço bem as atividades, como: Atendimento a usuários, administração de rede, suporte em sistemas de gestão, treinamento de usuários, implantação de módulos dos sistemas ERP e atividades de suporte aos usuários e aos sistemas implantados, desenvolvimento de sistemas para novas demandas, ou seja conheço as rotinas diárias da área de TI, como definição de alvos de backup de dados e aplicativos, controle de versão, manutenção e instalação de bibliotecas de atualização de sistemas; criação de contas de usuários, permissões de acesso na rede e sistemas, mapeamento de processos e levantamento de requisitos, implantação e integração de sistemas, ERP TOTVS (Datasul, RM, Protheus , CRM - Microsoft; conhecimento em banco de dados Oracle/SQL Server. 
Já atuei em grandes empresas, nas quais desenvolvi habilidades de gestão de pessoas, gerenciamento de processos de negócio. gestão de contratos, custos alinhados com orçamento, buscar soluções para redução de custos; solução interna e/ou no mercado para as demandas e das necessidades do negócio. 
Realizei também mapeamento de processos de negócio, desenvolvi diversos projetos de TI em empresas de vários segmentos como indústrias petroquímicas, de mineração, têxtil, em empresas de serviços, locação e outros diversos ramos de negócio.
Idiomas
Inglês - Avançado
Informações Adicionais
Habilidades e experiência nas melhores párticas de TI
Apto a utilizar as melhores práticas de mercado - para a gestão de processos e projetos de TI, (Governança de TI, COBIT) e gestão de serviços e infraestrutura de TI (ITIL), Gestão de Projetos na Prática segundo o PMBOK;


Gerencio e coordeno equipes - infraestrutura e/ou sistemas, servicedesk, avalio soluções de TI no mercado, gerenciar projetos de TI. Otimizar, automatizar e informatizar processos dentro das diversas  atividades do negócio.


Gerencio projetos de TI - verifico viabilidade, andamento, alinhamento com metas preestabelecidas,  cumprimento de prazos, alocação e otimização de recursos, avaliação de riscos e etc.  Implantação de sistemas /desenvolvimento de soluções específicas para atender demandas específicas do negócio da empresa.


Administro e gerencio redes - Windows/Linux, sistemas de segurança, firewall, backup, antivírus e ambiente de contingência, realizar mapeamento de processos de negócios; Levantamento de requisitos; gestão de projetos de TI; projetos de Automação Comercial e Industrial; 

Desenvolvimento em Progress, ADVPL; Delphi, C#, Administração de Bancos de Dados Progress / SQL / Oracle.

Realizo diagnóstico dos processos de negócio - para entender o negócio e a dinâmica organizacional da empresa, fazer levantamento dos objetivos estratégicos e entender a cadeia de valor, identificando as principais necessidades do negócio, definindo e priorizando os processos a serem automatizados.


Realizo mapeamento de processos de negócio - nos processos atuais, redesenho e acompanhamento da implantação de novos processos de negócio visando o desenvolvimento e implantação de sistemas  de informação.


Faço modelagem de processos de negócio - desenvolvo e apresento estudos de caso, para descrever o que o novo sistema deveria fazer ou qual a função de um sistema já existente;


Realizo redesenho e/ou desenho de processos - em decorrência do surgimento de funções e atividades novas na organização, ou redesenho de um processo existente.

Realizo manutenção de sistemas através de levantamento de requisitos de sistemas, atualizações de versões; análise e diagnósticos, esclarecimentos de dúvidas em Sistemas de Informação, abertura de chamados junto ao fornecedor do software, documentação dos sistemas, atualização e parametrização do software.

Administro e controlo acessos a sistemas, criando grupos, perfis e associando usuários e suas funções, montando matriz de acesso


Conhecimento ERP SAP - adquirido nos cursos de SAP do Instituto Esperansap - Academia SAP de:

Módulo Finanças (FI) - contabilidade financeira, administração de caixa, previsão tesouraria, contas a

receber, contas a pagar, adm. Caixa, extrato de conta eletrônico e manual, planejamento financeiro, compensação de contas, dados mestre de bancos, Apontar as diferenças entre previsão de tesouraria, administração de caixa e contabilidade financeira, previsão de tesouraria e administração de caixa


Módulo Gestão de Materiais (MM) – Registro mestre de material, fornecedor, serviços, compras, , pedido de compras, posição de estoque, revisão de faturas, contas do razão geral, saldos de conta do razão, encerramento financeiro e relatórios diversos


Módulo Planejamento da Produção (PP) – Planejamento da produção, Execução de manufatura, Gerenciamento de ciclo de vida


Módulo Vendas e Distribuição (SD) – Funções básicas, Vendas e Faturamento