Gerente de operações e manutenção

Jea*** ***** (XX anos)
Gerente de Operações e Manutenção em Almeida Junior
Universidade Federal da Argentina
Novo Hamburgo,
Rio Grande do Sul
Experiência
Gerente de Operações e Manutenção
Almeida Junior
jul 2016 - Atualmente
 Montagem de organogramas de operações para shoppings centers. Montagem de estruturas técnicas para shoppings.  Gerenciamento de equipe de arquitetura e técnicos de manutenção nas operação, instalações e manutenção de equipamentos nas áreas de mecânica, elétrica, refrigeração e ar condicionado do shopping; gerenciamento e controle de obras; gestão de bombeiros civis, manutenção geral, limpeza e segurança orgânica. Responsável pelo orçamento anual da unidade e CAPEX. Responsável por compras. Apoio ao gerente corporativo na conferencia de projetos e cálculos estruturais. 
Gestão de contratos de manutenção elétrica de AT, BT e MT. Gerenciamento dos contratos de manutenção mecânica de equipamentos de grande porte. Gerenciamento de manutenção civil. Manutenção de sistemas de refrigeração, chillers, bombas de circulação de fluidos. Sistemas hidráulicos em geral.
Gerenciamento de índices de performance, planejamento e aplicação de programas de manutenção, elaboração do budget de manutenção. Elaboração e controle dos SLA´s para gestão de terceirizadas. Desenvolvimento e aplicação de projetos de melhorias, KAIZEN. Identificação de problemas e análise de falhas. Gestão de pessoal técnico. Contratações e gestão de equipe. Planejamento das equipes de operação e gestão de obras. Planejamento de projetos de redução de consumos de insumos com ênfase a energia elétrica. Redução real de 25% do consumo de energia. Interface com órgãos públicos, governo estadual, municipal, órgãos de segurança pública. Gestão das operações das lojas do equipamento. Qualidade das instalações, manutenção das instalações, abertura e fechamento, cumprimento das normas do equipamento.
Gerente de Operações e Manutenção
Partage Administradora de Shoppings
nov 2014 - jul 2016
 Montagem do quadro operacional da unidade, com a seleção e contratação dos profissionais do quadro de gestão da unidade. Coordenador de arquitetura, de segurança, de limpeza e de manutenção geral, pré-inauguração. Montagem das licitações para contratação das empresas terceirizadas, de limpeza, segurança, jardinagem, tratamento de efluentes e fornecimento de gases. Gerenciamento de equipe de engenheiros e técnicos de manutenção nas instalações de equipamentos nas áreas de mecânica, elétrica, refrigeração e ar condicionado do shopping; Gerenciamento e controle de obras. Montagem das equipes orgânicas de Facillities/manutenção. Seleção e contratação de profissionais para as demais gerências. Startup da unidade em novembro de 2014. Elaboração e gestão de contratos de manutenção elétrica de AT, BT e MT, junto a concessionária. Gerenciamento dos contratos de manutenção mecânica de equipamentos de grande porte. Gerenciamento de manutenção civil.  Implantação de contrato de manutenção mecânica (Vivante); Gestão de índices de performance, planejamento e aplicação de programas de manutenção. Elaboração do budget de manutenção. Elaboração do CAPEX da unidade. Elaboração e controle dos SLA´s para gestão de terceirizadas. Desenvolvimento e aplicação de projetos de melhorias. Identificação de problemas e análise de falhas. Montagem de orçamento pré-operacional. Comissionamento de subestações e de centrais de equipamentos em geral. Acompanhamento das obras para garantir o cumprimento das datas de contratos e inauguração. Montagem do enxoval geral de operações e dos demais departamentos da unidade. Gestão da equipe de compras gerais.  Montagem de organogramas de operações para shoppings centers. Montagem de estruturas técnicas para shoppings. Gerenciamento de equipe de arquitetura e técnicos de manutenção nas operações, instalações e manutenção de equipamentos nas áreas de mecânica, elétrica, refrigeração e ar condicionado do shopping; gerenciamento e controle de obras; gestão de bombeiros civis, manutenção geral, limpeza e segurança orgânica. Responsável pelo orçamento anual da unidade e CAPEX. Responsável por compras. Apoio ao gerente corporativo na conferencia de projetos e cálculos estruturais.  Gestão das operações das lojas do equipamento. Qualidade das instalações, manutenção das instalações, abertura e fechamento, cumprimento das normas do equipamento.
Gestão de contratos de manutenção elétrica de AT, BT e MT. Gerenciamento dos contratos de manutenção mecânica de equipamentos de grande porte. Gerenciamento de manutenção civil. Correção dos problemas deixados pela obra. Gerenciamento das montagens da CAG (chillers, bombas de circulação de fluidos e sistemas de automação em geral. Gerenciamento da montagem de casas e máquinas de AC. 
Gerenciamento de índices de performance, planejamento e aplicação de programas de manutenção, elaboração do budget de manutenção. Elaboração e controle dos SLA´s para gestão de terceirizadas. Desenvolvimento e aplicação de projetos de melhorias, identificação de problemas e análise de falhas. Gestão de pessoal técnico. Contratações e gestão de equipe. Planejamento das equipes de operação e gestão de obras. Planejamento de projetos de redução de consumos de insumos com ênfase a energia elétrica. Redução real de 15% do consumo de energia. Interface com órgãos públicos, governo estadual, municipal, órgãos de segurança pública.


Coordenador Geral de Contratos
Manserv manutenção e Montagem
out 2013 - nov 2014
Startup, do contrato de facilities, com seleção e contratação dos funcionários operacionais. Montagem e planejamento das atividades de facilities manutenção. Gerenciar a transição de contrato da empresa antiga para a Manserv. Gerenciamento de equipe de engenheiros e técnicos de manutenção nas instalações de equipamentos nas áreas de mecânica, elétrica, refrigeração e ar condicionado, do shopping; gerenciamento e controle de obras; gerenciamento do orçamento da unidade. Gerenciamento de compras e almoxarifado. Levantamento de todos os equipamentos para serem inserido no programa sigma. Sturtup, do sistema de manutenção geral do shopping. Elaboração do book geral mensal de facilities.
Gestão de contratos de manutenção elétrica de AT, BT e MT. Gerenciamento dos contratos de manutenção mecânica de equipamentos de grande porte. Gerenciamento de manutenção civil. Gestão dos trabalhos de reforma da ETE.  Sartup da ETE. Reforma da central de água gelada. Startup de chillers, bombas e circulação e flúiddos. Sistemas de refrigeração e ar condicionado da unidade.
Implantação de contrato de manutenção, gestão de índices de performance, planejamento e aplicação de programas de manutenção, elaboração do budget de manutenção. Desenvolvimento e aplicação de projetos de melhorias, Kaizen.  Identificação de problemas e análise de falhas. Gestão de pessoal técnico. Contratações e gestão de equipe. Gestão dos SLA´s para junto ao cliente. Negociação de novos contratos de manutenção facilities, na região sul. Ampliação do contrato de manutenção facílities na unidade Iguatemi Caxias com agregação da área de limpeza. Remodelação dos uniformes operacionais.
Gerente de Facilities
Arena Porto Alegrense
set 2012 - out 2013
 Gerenciamento de equipe de engenheiros e técnicos de manutenção nas instalações de equipamentos nas áreas de mecânica, elétrica, refrigeração e ar condicionado da arena; gerenciamento e controle de obras; instalação da central de água gelada com 4600 TR´s. Elaboração dos planos de operações da unidade. Licitação e contratação das equipes de segurança, manutenção engenharia arquitetura, limpeza.
Viagem de dois meses à Holanda para intercâmbio técnico com pessoal da Arena de Amsterdã.
Gestão do startup da unidade com gerenciamento de 2100 colaboradores. Montagem do orçamento geral anual e sua manutenção. Montagem do almoxarifado com peças essenciais a operação da ARENA. Gestão de contratos de manutenção elétrica de AT, BT e MT. Gerenciamento dos contratos de manutenção mecânica de equipamentos de grande porte. Gerenciamento de manutenção civil da estrutura operacional da ARENA, com 98.000 m². Principal responsável pelo plano de operações e manutenção da unidade. Gestão do Programa de Comissionamento Técnico da ARENA com a licitação e contratação de empresa especializada. Gestão de equipes operacionais durante eventos, comandando 8 engenheiros, 400 operadores de limpeza, 300 operadores de manutenção, 280 operadores de segurança, 20 operadores de manutenção de gramado.
Gestão do acervo de documentação técnica para liberação da Arena para eventos, junto aos departamentos governamentais competentes, (Corpo de Bombeiros, Depto. de Policia Civil Metropolitana, Juizado Especial Criminal e Brigada  Militar) e CBF. Edificação das unidade físicas destinadas a Polícia Militas (600 policiais militares), Policia Civil (40 policiais), Jecrim (Juizado Especial Criminal) – ( dois juízes e equipe). Elaboração de planos de contingência para crises em eventos. Gestão do CAPEX da unidade. Elaboração e controle dos SLA´s para gestão de terceirizadas. Gestão de compras de equipamento importados da Holanda, Inglaterra e EUA.
Gerente de Obras
SF Engenharia / Cia. Zaffari
jun 2008 - nov 2012
  Gerenciamento de equipe de engenheiros e técnicos de manutenção nas instalações de equipamentos nas áreas de mecânica, elétrica, refrigeração e ar condicionado, do shopping; gerenciamento e controle de obras; reforma geral a central de água gelada com aumento de 1900 TR´s. desmontagem e retirada de equipamentos ânticos para destiná-los a venda. Gestão de contratos de manutenção elétrica de AT, BT e MT. Gerenciamento dos contratos de manutenção mecânica de equipamentos de grande porte. Gerenciamento de manutenção civil. Desmontagem da central de ar condicionado antiga com 1500 TR´s. Montagem de central de ar condicionado, chilleres, bombas primarias e secundárias, torres e arrefecimento, casa de máquinas, com 3400 TR´s. Montagem de novo sistema de exaustão geral, com 20 renovações/hora/equipamento. Montagem de sistema de exaustão geral da praça de alimentação com  lavador de gases. Montagem das torres de arrefecimento. Montagem do sistema geral de prevenção de incêndios, com rede de SPK geral , rede de hidrantes e estações de bombeamento. Instalação de tanques de água gelada com 12.000.000 de litros.  Montagem do sistema de CFTV em sala enclausurada. Montagem de 12 casas de máquinas de ar condicionado para o mall. Montagem e instalação de 8 escadas rolantes. Montagem e instalação de 6 elevadores, sendo 2 sociais e 4 de carga. Montagem de sala de geradores com 4 unidades de 1200 KwA. Instalação de central de iluminação de emergência com 2400 luminárias e com banco de baterias e nobreack. Substituição de todos os hidrantes antigos com instalação de novos, mangueiras, mangotes, esguichos e chaves de grifo. Re adequação do sistema de SPK com instalação de 18000 bicos. Instalação de todas as luminárias de emergência (blocos autômatos). Instalação de todos os quadros de comando elétricos (289). Substituição de luminárias de mall de econômicas para LED. Instalação do sistema de ciluminação externo . Montagem de shafts elétricos e de exaustão.  Gestão de 349 colaboradores orgânicos e de terceirizadas. Gestão do interface de reformas entre shopping e lojista. Treinamento dos operadores e técnicos de manutenção na operação dos novos equipamentos.
Gerente Comercial
Auxiliadora Predial
nov 2002 - jun 2008
Captação de unidades de shoppings a serem negociados. Gerente especial para preparar os Shoppings para venda. Instalação da Loja Renner em unidades; reforma e ampliação da Marisa; Instalação da MANLEC. Superintendência do Shopping das L´América e Shopping do Valle; Gerenciamento de operações, manutenção mecânica, elétrica, civil, jardinagem dos shoppings do grupo APSA; Gestor de desenvolvimento para shoppings centers; prospector de novos negócios; desenvolvimento da área de negócios de shoppings para a empresa; avaliação técnica de shoppings e entidades comerciais para gestão de negócios; reavaliação de empreendimentos visando otimizar suas operações; contato com redes de lojas para ancoragem em shoppings; avaliação da operação de shoppings; planejamento de programa geral de manutenção predial e criação de rotinas de manutenção predial para serem implantadas e implementadas na rede. Prospecção de shoppings para serem administrados pelo grupo APSA. Montagem dos books técnicos de shoppings, para apresentação aos possíveis compradores. Prospecção de mercado internacional, ( Grupo Solterra – Espanha; Grupo Gazit – Israel; Grupo Aliance – Canadá, para associação e parceria na compra e administração de shoppings. Levantamento geral  de condições de shopping a serem reformados com emissão dos orçamentos e relatórios. Viagem à Israel para contato com grupo Gazit. Viagem a Espanha para negociação com Grupo Soltierra.  Âncora da negociação de venda do Italian Shopping em Caxias do Sul, para o Grupo Gazit de Israel, com fechamento de negócio de U$ 80.000.000,00.
Gerente de Operações
Shopping Iguatemi Caxias
jun 2000 - nov 2002
Gerente de Planejamento e Manutenção. Planejamento e coordenação de todas as atividades da divisão de manutenção (mecânica, elétrica e construção civil). Âncora de gerenciamento de contratos terceirizados (limpeza, segurança, recolhimento de detritos e condicionamento de ar). Elaboração e gestão dos SLA´s para gestão de terceirizadas. Gerenciamento da divisão de compras e almoxarifado. Gerenciamento de projetos de ampliação e melhorias técnicas (KAIZEN). Gerenciamento do Departamento de Arquitetura. Ampliação da área bruta locável de 12.200 m2 para 22.400  m2 Gerente da reforma das instalações dos cinemas, ampliando de 4 salas para 8 salas de projeção.  Gerente de compras e almoxarifado geral. Montagem e gerenciamento do orçamento anual do shopping. Coordenação do Programa de Qualidade para o Departamento Operacional. Montagem e gerenciamento do orçamento anual da unidade. Ganhador do Prêmio Gerente Revelação 2000. Gestão de colaboradores de limpeza, manutenção, segurança, jardinagem e CFTV. Implantação de sala segura (segurança patrimonial) com implantação de sala segura blindada. Redutor do custo condominial em 27%, com implantação de cronograma de iluminação. Premiado como Gerente Revelação 2001, pelo projeto aproveitamento de lixo, gerando recursos para o condomínio. Premiado como Gerente de Melhor Rendimento operacional em 2001. Gestão das operações das lojas do equipamento. Qualidade das instalações, manutenção das instalações, abertura e fechamento, cumprimento das normas do equipamento.
Gerente de Operações e Manutenção
Sinos Shopping
mar 1995 - jun 2000
 Gerente de Planejamento e Manutenção. Planejamento e coordenação de todas as atividades da divisão de manutenção (mecânica, elétrica e construção civil). Âncora de gerenciamento de contratos terceirizados (limpeza, segurança, recolhimento de detritos e acondicionamento de ar). Elaboração e controle dos SLA´s para gestão de terceirizadas. Gerenciamento de compras, gerenciamento de projetos de ampliação e melhorias técnicas (KAIZEN). Implantação de sistema Kamban, nas oficinas de manutenção e almoxarifado. Gerenciamento do Departamento de Arquitetura. Coordenação do Programa de Qualidade para o Departamento Operacional. Responsável pelo orçamento anual da unidades. Ganhador do Prêmio Gerente Revelação do Grupo Salvetti em 1998 e 1999. Implantação do sistema de redução de consumo de energia elétrica, para arrefecimento do empreendimento com projeto de insulflamento de ar exterior. Implantação de rotinas operacionais com redução de 33 % do consumo de energia. Implantação do sistema de reaproveitamento de água pluviais, com redução do consumo de água potável em 13 %. Treinamento da equipe operacional, para gestão eficiente, voltado ao bem estar do cliente. Treinamento da equipe operacional, para gestão. Âncora do projeto de revitalização do shopping ,com formatação de contratos com empresas locais de fornecimento de tintas e mão de obra de pintura do empreendimento, em troca de propaganda em mall. Diminuição de custos operacionais com renegociação de contratos de demanda com fornecedora de energia. Reorganização da divisão de operações com formatação de equipes de trabalho diminuindo o absinteísmo e número de horas extras. Reorganização das equipes operacionais integrando-as as normas ABNT (utilização de EPIS). Implantação de normas ISO no empreendimento. Gestor de implantação de normas ISO no grupo Salvetti. Gerenciamento da interface entre empreendedor e unidade. 
Gestão das operações das lojas do equipamento. Qualidade das instalações, manutenção das instalações, abertura e fechamento, cumprimento das normas do equipamento. Responsável pela reforma a central dde água gelada com o novo projeto da mesma aumentando sua capacidade de refrigeração em 70% . Instalação e novo sistema de ar exterior. Aproveitando a umidade noturna e consequentemente diminuindo o custo fixo dde energia elétrica.

Gerente Industrial
Industria de Máquinas Metal
mar 1992 - mar 1995
Gerenciamento das áreas de projetos, produção (em geral), materiais, Controle da Qualidade, assistência técnica.  Coordenador Geral do Programa de Implantação de Garantia da Qualidade. Implementação e implantação dos processos de garantia da qualidade dentro do padrão ISO. Implantação de ISO 9000. ISO 14.000. Implantação do sistema de melhoria contínua (KAIZEN) e de KAMBAN, na produção, almoxarifados e oficinas. Implantação do sistema “Lean manufacturing”, nas áreas produtivas. Projeto e implantação do aumento do parque fabril de 1200 m2 para 4800 m2. Ampliação de atuação de mercado nacional, para mercado internacional, atingindo países como México, Argentina, Venezuela, Colômbia, Uruguay e África do Sul. Implantação de novas tecnologias produtivas. Aumento do portfolio de equipamentos e máquinas produzidas. Inserção de 3 patentes industriais. Aumento do faturamento em 76 %. Implantação de programas de gestão de pessoas junto ao RH. Reorganização do processo de produção. Desenvolvimento do departamento de engenharia de pesquisas com o desenvolvimento de 10 projetos. (Máquina de Medir Couros(MMC), Máquina de reativação com infrared (MRIH), Secador Vertical (SV), Secador vertidal com infrared (SVIF), Máquina de conformação de cabedais a frio(MCCF), Secadores horizontais (SH) e verticais(SV), secador aéreo de couros(SAC), unidade de produção de hamburguers (Mac Donalds), vaporizadora de alta pressão. Certificação de Norma ISO 9000 E ISO 9001. Participação na FIMEC 92, 93, 94 e 95. Participação da Semana do Couro de Paris em 94.
Supervisor de Engenharia
Master Equipamentos Industrias
out 1989 - mar 1992
Supervisão e gestão dos setores de projetos/produtos de máquinas para curtumes, máquinas para calçados; supervisão de Eng. de Produto e supervisão de Depto. Técnico. Nacionalização de máquinas (originárias  da Alemanha e Inglaterra) e seus componentes para curtume e calçado. Desenvolvimento do fulão de laboratório em aço Inoxidável, desenvolvimento do secador aéreo de couros, desenvolvimento do toogling horizontal, desenvolvimento do secador vertical para colas. Desenvolvimento e projeto da máquina de estabilizar couros a fio. Acompanhamento e gestão de assistência técnica para curtumes e fabricas de calçados. Intercâmbio na Alemanha, Inglaterra e França, para absorção de tecnologia de projetos e produção. Interface entre clientes e engenharia, para desenvolvimento de melhorias em máquinas. Acompanhamento de montagens técnicas de equipamento no Brasil, Argentina, Colômbia e México.
Encarregado Geral de Manutenção
Curtume Genuino
mar 1988 - out 1989
Supervisionar as equipes de manutenção elétrica, construção civil e mecânica do curtume e fábrica de cola em três turnos de manutenção.  Gerenciamento dos projetos de melhorias em utilidades industriais. Gerenciamento dos processos de manutenção. Apoio a gerencia de produção na gestão de novos projetos. Implantação de projetos de melhorias de produção. Treinamento de equipes técnicas de mecânicos. Eletricistas encanadores, oficiais de manutenção civil. Montagem de calendário de rotinas de manutenção. Montagem de cronograma de prioridades. Acompanhar tarefas dos colaboradores de manutenção. Analise de falhas para melhoria de processos de equipamentos.
Implantação de TPM no Curtume Genuino.
Reforma de máquinas para curtumes, tooglings, secadores a vácuo, estiradeiras (jacarés), descarnadeiras. Montagem de laboratório técnico de analise. Montagem de baterias de fulões. Principal elo de ligação entre fornecedores de máquinas, Master Equipamento Industriais, Máquinas Enko e Maquinas Seiko e o Curtume. Desenvolvimento de cadastro geral de fornecedores. Responsável interino pela manutenção do Curtume Shuck nas férias do engenheiro desta unidade. Acumulando os dois cargos. 
Supervisor de Produção/Manutenção
Effen Incompany
out 1987 - mar 1988
 Responsável pela produção de parboilizados; coordenação das equipes de manutenção.
Acompanhamento das equipes de produção manutenção na unidade de Atlanta -  Georgia - USA.  Treinamento com equipes de manutenção em esteiras transportadores, elevadores de caneca, estufas para secagem de grãos, moegas, balanças, silos. Treinamento em manutenção de caldeires da vapor saturado. Treinamento em manutenção de geradores a diesel, tratores e caminhões trucados, conforme padrões estipulado pela engenharia da Matriz no USA. Intercambio constante com engenheiros de manutenção da empresa nas unidades do Chile, Argentina, USA e África do Sul.
Gerente Industrial
S/A Extrativa Tanino de Acácia
abr 1985 - out 1987
 Encarregado de montagens técnicas de projetos de utilidades. Supervisão de montagem de caldeiras a vapor, manutenção de moinhos de casca, manutenção de silos e correntões. Manutenção de auto-claves. Manutenção de subestações de energia. Manutenção de tornos, fresas e plainas. Manutenção de tratores, jeeps e caminhões trucks da frota da empresa. Manutenção de linhas de utilidades, vapor, gás, água de serviço e potável, manutenção e projeto de estações de bombas e bombeamento (centrífugas, helicoidas, de profundidade, de estágio, em aço inoxidável e fofo. Projeto e montagem de linhas de vapor saturado, com isolamento térmico destas. Gerenciamento de obras civis para execução de reservatório de aguas de serviço. Apoio técnico ao curtume Leuck Mattes, empresa do mesmo grupo nas atividades de manutenção em equipamentos de curtume como tooglings, secadores a vácuo, cabines de pintura. Projeto e execução de linhas de ar comprimido e de vapor saturado.  
Encarregado de Tratamento Térmico
HS Industria e Comércio
fev 1982 - abr 1985
Encarregado de Manutenção Mecânica.  Estagiário de Produção/Manutenção. Manutenção mecânica de máquinas para produção de produtos de madeira, tornos, fresas, plainas, destopadeiras. Manutenção de caldeiras a vapor saturado. Manutenção de bombas e estações de bombeamento de fluidos.  Manutenção e operação de estufa para secagem de madeira. Gestão da área de tratamento térmico para peças em madeira. Implantação do controle de qualidade nos processos industriais. Implantação de controle de fornecedores. Desenvolvimento de novos fornecedores.  	

Formação
Pós - Gestão de Projetos
Universidade Federal da Argentina
jun 2004 - jun 2006

            
            
Mestrado Engenharia Mecânica
Unisinos
jun 2003 - dez 2005

            
            
Engenharia - Pós Gestão de Manutenção Predial
Universidade Católica do Chile
jun 1999 - dez 2000

            
            
Pós Graduação - Gerenciamento de Programas de Qualidade
Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade
jun 1994 - jun 1995

            
            
Engenharia - Gestão de Utilidades - Pós Graduação
Universidade Federal de Santa Catarina
mar 1992 - dez 1993

            
            
Graduação - Engenharia Mecânica
Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
mar 1982 - dez 1990

            
          
Idiomas
Português - Fluente
Espanhol - Fluente
Inglês - Intermediário
Alemão - Básico
Italiano - Básico
Hebraico - Fluente
PDF