Gerente de produção ; gerente industrial

Luc*** ***** (XX anos)
Gerente Industrial e Consultor em LNJ SERVIÇOS INDUSTRIAIS
USP
São Paulo,
São Paulo
|
Experiência
Gerente Industrial e Consultor
LNJ SERVIÇOS INDUSTRIAIS
mar 2012 - Atualmente
Gestor industrial e Consultor
Trabalhos em Consultoria e Gestão Empresarial como PJ na área de Industrial, Qualidade, Projetos, Diligenciamento de Fabricação e Inspeção.

•	12/08/2019 – 07/10/2019 – BQS (Brazilian Quality Services) 
 Engenheiro Residente de Qualidade (trabalho por tempo determinado)

Engenheiro residente de qualidade na usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) a serviço da Andritz (fornecedor de turbina). Trabalho por tempo determinado atuando junto ao site manager da Andritz, na elaboração e controle de não conformidades ocorridos durante a montagem das unidades geradoras na usina. Responsável pelas análises de falhas em campo, report de diagnóstico de falhas para matriz, propor soluções de engenharia, levantamento de causas de falhas, acompanhamento, treinamento, garantia.


•	  03/2017 a 01/2018 - SEC POWER IND. COM. DE MAQ. E EQUIP. E SERV.LTDA (Alltech)

• Gerenciamento da área Industrial e Engenharia - 
Empresa de usinagem fabricante de equipamentos e sistemas para automação para indústrias de transformação de filmes.
Gerenciamento das áreas de PCP; PRODUÇÃO; CQ; ALMOXARIFADO; MONTAGEM E ENGENHARIA.
Crescimento de 19% na produção em 9 meses e diminuição em 95% nos atrasos na entrega. Conclusão de 100% nos projetos de engenharia de novos produtos.
 Redução de custos com desenvolvimento de novos fornecedores e melhorias no processo fabril. Interface entre vendas, PCP e produção para definições de entrega.

•	03/2012 a 03/2017 - BQS (Brazilian Quality System) 

Trabalhos realizados com este cliente:

_ Diligenciamento de Fabricação e Inspeção em fornecedores da GE.
_ Site Manager - Pentair - Coordenação da Execução de Obras de Montagem Eletromecânica em empresa de Bebidas. Trabalho realizado na Leão Alimentos em Linhares (ES)
Responsável Técnico pela coordenação da execução de obras de montagem eletromecânica para instalação de sistema de recepção de suco de maçã a granel, de forma a obter o cumprimento dos prazos, custos e qualidade requerida, dentro dos padrões de segurança exigidos e também integração entre as áreas de montagem e cliente final.
_ Diligenciamento de Inspeção para o grupo ASCO (IRAN), na empresa SMAR (Sertãozinho), referente ao fornecimento de instrumentos de controle de pressão e temperatura para o projeto PERSIAN GULF STAR OIL COMPANY, com elaboração de relatórios de inspeção (em inglês) para o cliente final.
_ Implementação de indicadores de produção e produtividade. - PGP Sacolas Plásticas
 _ Diligenciamento de Inspeção para o grupo TAESA, nas seguintes empresas:
_ Electrovidro, São Gonçalo - RJ - Inspeção de Isoladores de Vidro Temperado _ Alubar - Barcarena - PA - Inspeção Cabos de Alumínio _ SAE Towers - Betim - MG - torre LNDF do Reforço Lagoa Nova II.
_Diligenciamento de Fabricação sendo o responsável técnico pela empresa LVM (Canadá) junto a empresa IMMA/ALSTOM em Porto Velho (RO), referente a fabricação das comportas da barragem de Pointe du Bois (Manitoba Hydro - Canadá) acompanhando e auditando toda a fabricação (envolvendo os processos de solda, montagem, usinagem e pintura até a liberação para embarque), visando garantir todas as especificações técnicas, de qualidade e documentação (Data-Book), bem como o cumprimento dos prazos contratuais.
_ Diligenciamento de Inspeção pela AES na empresa Brumazi (Sertãozinho).
_ Inspeção de painel elétrico de BT para a BP na empresa WEG em Jaraguá do Sul (SC)
_ Elaboração de Plano de Qualidade para ser implementado e aplicado durante o projeto que envolve a expansão da unidade termelétrica da Tropical Bioenergia S.A., localizada em Edéia - Goiás, da empresa BP (ex-British Petroleum).
_ Trabalho no escritório de projetos (PMO) da empresa AES Eletropaulo Tietê (Bauru-SP), para desenvolvimento de procedimentos e fluxos para processos de gerenciamento do Projeto; análise de maturidade em gerenciamento de projeto e guia de indicadores de desempenho.
Diretor Industrial
Inovaplastic Tecnologia e Serviços Industriais Ltda
fev 2009 - fev 2012
Responsável por toda a área Industrial; CQ; PCP; Manutenção; Suprimentos; Financeiro; etc.
Montagem e Start-Up da Unidade Fabril, definição do planejamento estratégico industrial da empresa, desenvolver fornecedores de produtos e matérias-primas.
 Planejar e controlar processos de produção, acompanhar o desempenho das atividades produtivas e assessorar o trabalho do supervisor de produção.
 Definir metas de produção, planos de investimento e atuar na definição de linhas de produto.
 Avaliar tendências de mercado, definir políticas ambientais, sociais, de segurança e higiene do trabalho.
 Dimensionar recursos, avaliar exequibilidade de projetos, definir padrões de qualidade, fomentar pesquisa e desenvolvimento.
 Prospectar tendências tecnológicas, analisar plano de vendas, decidir plano de produção (tipo, quantidade e prazos).
 Especificar recursos humanos e materiais. Planejar paradas e intervenções em máquinas, equipamentos e instalações.
Viagem à China, por duas vezes em 2009, para visitas a empresas e a maior feira de plástico na China (Chinaplas).
Gerente de Produção
Weener Indústria Plástica
jun 2000 - dez 2008
Responsável pela implantação e start-up da fábrica de esferas plásticas no Brasil e seu gerenciamento, tendo realizado treinamento nos Estados Unidos para transferência de tecnologia.
Desenvolver, Implantar e Gerenciar as atividades da área industrial, relacionadas ao planejamento, organização e controle da produção, manutenção, controle de qualidade, fabricação, armazenagem e expedição. Acompanhar a execução dos programas e políticas de produção, analisando a necessidade de investimentos, sua viabilidade e recomendando o desenvolvimento de técnicas de produção, equipamentos e dispositivos que visam melhor desempenho, qualidade e custos dos produtos fabricados. Criar sinergia entre as áreas envolvidas, de modo a gerenciar o desempenho da equipe para atingir as metas estabelecidas, bem como buscar a melhoria contínua nos processos e práticas.
Interface com toda cadeia produtiva (logística, financeiro, comercial, marketing e suprimentos).
Consultor Industrial
Natarelli Consultoria Industrial
jun 1999 - jun 2000
Trabalhos de Consultoria e Gestão Empresarial, para as seguintes empresas:
•	(04/00 - 06/00) - Poligel - Indústria Goiânia de Embalagens 

 Projeto de Viabilidade Econômica e Industrial; para implantação unidade fabril de tampas plásticas, resultando na sua aprovação e implantação; 

•	(01/00 - 04/00) - Indústria e Comércio de Bebidas Cajamar 
Trabalho de Consultoria para reestruturação da massa falida da empresa (Administrativa e Industrial) 

•	(06/99 - 10/99) PAC Embalagens – 
Estudo de Implantação para fábrica de Tampas Plásticas 
Gerente Industrial
Grupo Owens – Illiniois
abr 1997 - mai 1999
•	(20/07/98 -06/05/99) - OI Tampas do Brasil Ltda. 
Gerente Industrial - Tampas Plásticas
- Gerenciamento da Produção e Controle de Qualidade
- Desenvolvimento de fornecedores de matéria-prima, insumos de produção, etc..
Principais Realizações:
- 1998 - Toledo/ Michigan - USA - Treinamento de 30 dias na função de Focus Factory Manager em Tampas Plásticas
- Desenvolvimento e Implantação de Sistema de Qualidade baseado na norma ISO 9001
- Implantação, Estruturação e Gerenciamento das áreas: Produção, Controle de Qualidade, PCP, Suprimentos e Materiais, e auxílio na implantação da Manutenção. Implantação, Estruturação e Gerenciamento das áreas: Produção, Controle de Qualidade, PCP, Suprimentos e Materiais, e auxílio na implantação da Manutenção. Treinamento nos EUA.
• (14/04/97 – 02/06/98) - CIA Industrial de Vidros São Paulo e Rio - Cisper 
Coordenador de Qualidade de Produção
Responsável por supervisão de turno de produção, qualidade e embalagem com aproximadamente 80 funcionários diretos. 
Principais Realizações:
- Desenvolvimento e Implantação de Sistema de Correção de Anomalias de Equipamentos e Solicitação de Serviços, através da filosofia TPM (Total Productive Maintenance).
Gerente de unidade fabril
CSI Closures (ex- Alcoa Alumínio do Brasil S/A. - Divisão de Embalagens).
mar 1990 - set 1995
			(05/94 - 09/95)- Gerente da Unidade Fabril de Injeção Preformas PET - Recife 
			(07/91 - 04/94) - Assistente Técnico (Brasil e Exterior) 
			(03/90 - 06/91) - Coordenador de Produção (Tampas Plásticas) 

Implantação, Estruturação e Gerenciamento das áreas: Produção, Controle de Qualidade, PCP, Suprimentos e Materiais, e auxílio na implantação da Manutenção.
_ Injeção de Preformas PET – ALCOA – Recife (PE), gerenciamento da construção e compras de equipamentos com orçamento de US$ 2,800 milhões; estruturação e gerenciamento das áreas: Produção, Controle de Qualidade, PCP, Compras, Manutenção, Assistência Técnica e Logística.
_ Sopro de Preformas PET – ALCOA – 3 unidades no estado do Rio de Janeiro – gerenciamento da construção de unidades de sopro dentro das fábricas dos clientes (engarrafadores). Responsável pela contratação da empreiteira; do acompanhamento: do andamento da obra, da compra dos equipamentos, da contratação e treinamento dos funcionários; da instalação e start-up dos equipamentos.
_Nacionalização de Equipamentos; desenvolvimento, capacitação e credenciamento de fornecedores (nacionais e internacionais).
_Visitas Técnico-Comerciais a clientes (Brasil e América do Sul) homologando produto (Tampa Plástica) e realizando conversão de equipamentos (encapsuladoras), instruindo e treinando pessoal operacional e de manutenção, determinando também um programa contínuo de Assistência Técnica preventiva e corretiva.
Formação
Especialização em Qualidade e Produtividade
USP
set 2003 - ago 2005

          
          
Pós-Graduação em Administração de Empresas
Fundação de Escola do Comércio Álvares Penteado – FECAP
jul 1992 - out 1994

          
          
Engenharia Industrial Mecânica
Universidade Santa Cecília – UNISANTA
jul 1985 - dez 1989

          
          
Tecnologia Mecânica em Processos de Produção
FATEC/SP
fev 1981 - dez 1984

          
        
Idiomas
inglês - avançado
espanhol - básico e intermediário para conversação
Informações Adicionais
experiência internacional
•	China (2009) – Visita duas vezes no ano para conhecer empresas fornecedoras de Matéria Prima e de Equipamentos/Chinaplas (feira internacional de embalagem)
•	Wilson (North Carolina - USA) (2000) – Treinamento de 30 dias para transferência de toda tecnologia para produção de esferas no Brasil.
•	Toledo/ Michigan - USA (1998) - Treinamento de 30 dias na função de Focus Factory Manager em Tampas Plásticas
•	Chile, Bolívia e Colômbia (1993 a 1995) - Assistência ao cliente (Alcoa);
•	Argentina (1994) - Proferir palestra sobre tampas plásticas na Coca-Cola;
•	Indiana/USA (1990) - Treinamento de 45 dias para transferência de tecnologia (Alcoa) de Tampas Plásticas.
cursos extra-curriculares
•	Life & Professional Coaching – IPC (Instituto Profissional de Coaching)
•	Introdução ao Lean Manufacturing – Voitto
•	Energia Solar Fotovoltaica – Conceitos e Aplicações - SENAI
•	PM Canvas e Takt PM – Gerenciamento de Projetos -  José Finochio
•	Fundamentos no Gerenciamento de Projetos c/ base no PMBOK 4ª Edição – TI Exames
•	Curso de Inspetor de Solda – Nível 1 – Connection Brasil
•	Administração da Produção - FEI
•	Gerência de Controle de Qualidade - FEI
•	Gestão da Qualidade Total e Certificação ISO 9000 – USP
•	Como Preparar a Empresa para a Qualidade Total - SEBRAE
•	CEP - Fundação Cristiano Otoni/Cisper
•	Fluxo de Caixa - Como Administrar - SEBRAE
•	Habilidade e Postura nas Negociações - IDORT/ALCOA
•	TPM – Formação de Instrutores Internos- Alcoa
•	Tecnologia de Injeção do Plástico – USP