Seu currículo está bem escrito? Revise esses 8 pontos

Se você está buscando um novo trabalho, é super importante que seu CV esteja bem redatado. Caso contrario, as vagas que você se candidatar nunca darão resultado.

Antes de mais nada, aqui vai a pergunta de um milhão de reais: Você está tendo entrevistas de trabalho?

A melhor forma de medir o desempenho do seu currículo é olhar para os resultados que está conseguindo com ele, ou seja, contabilizando o número de entrevistas que realizou e contatos de recrutadores recebidos. Se esses dois pontos vêm acontecendo com certa regularidade, é um sinal de que seu CV está ótimo!

Agora se a sua resposta para esses dois pontos anteriores foi não, te ajudaremos a mudar isso! Imaginamos que há mais de 3 ou 4 semanas você não foi contatado por nenhum recrutador mesmo tendo enviado seu CV para mais de 20, 30, 40 empresas... Sem dúvida, é hora de revisar seu currículo. Seu CV é sua carta de apresentação e deve impresionar aos profissionais de RH.

As dicas que preparamos para você não só te ajudará a criar um currículo invejavél, como também a melhorar pontos valorizados pelos recrutadores.Veja só:

1. Nem só de texto se faz um currículo! Inclua números e dados.

Uma das melhores formas de fazer com que um CV se destaque é incuir números, métricas e dados. Colocar números chama atenção e faz com que o CV seja mais interessante, consequentemente terá mais chances entre os demais.

Aqui vai alguns exemplos de como você pode incorporar os números no seu CV. Imagina que trabalha em uma empresa de atenção médica, gestionando blog corporativo e redes sociais:

  • Aumento do número de seguidores nas redes sociais en 212%
  • Visitantes do blog – 220.000 por mês
  • Publicação de 6 posts por semana

Essa é uma maneira muito mais atraente que simplesmente “Responsável de Redes Sociais Corporativas” ou “Responsavel de gestionar blog corporativo”. Tanta letra cansa e os números fazem com que essa leitura seja mais amena, além de tangibilizar os resultados do seu trabalho.

 

2. Seu CV deve estar enfocado em resultados e não em responsabilidades

Profissionais de RH não são muito fãs da expressão “Responsavel de”. Além de não impressionar, realmente no descreve seu trabalho. Uma boa saída é o uso de verbos como “Implementei, dirigi, organizei, gestionei, etc”. Assim conquistará ao recrutador nos primeiros segundos que veja seu CV.

 

3. Boa formatação e de fácil leitura

Outro ponto que prefissionais de RH não gostam: parágrafos enormes e sem espaços. Adicione mais quebras de linhas, faça com que seja facil ler. Nossa recomendação é um parágrafo por trabalho.

 

 4. Adapte seu CV de acordo com os requisitos da vaga

Seu CV será analizado dentro dos requisitos básicos da vaga na qual você está se candidatando, por isso é importante adaptar seu currículo inserindo palavras chave da oferta, adaptando funções exercidas, etc.

 

 5. Optimize seu CV por palabras chave

Você deve sempre escrever seu currículo para uma pessoa real, pois será ela quem tomará a decisão final de contratá-lo, mas além disso, deve garantir que os sistemas de busca também avaliem positivamente seu CV. Portanto, certifique-se de incluir palavras-chave da descrição do trabalho em seu currículo. Você pode fazer isso em seu histórico de empregos, seção de habilidades ou em um parágrafo de introdução / resumo.

 

6. Revise e evite erros gramaticais

 Certifique-se de que seu CV não contenha erros de digitação, muito menos gramaticais. Esses tipos de erros podem te custar uma entrevista de trabalho. Peça ajuda de um profissional ou até mesmo aquele amigo que sempre mandou bem no português.

 

 7. Formato moderno e profissional

Não exagere com cores e elementos de design a ponto de distrair a leitura, utilize um fomato que seja atemporal e que esteja sempre atualizado.

 

8. Seja objetivo

 Cada frase deve convencer de que você é o melhor candidato para a vaga, por isso seja objetivo, utiilzando apenas informações concisas e relevantes. Não há regras de quantas páginas seu CV precisa ter, mas evite que seja maior que o necessário.

 

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?