Como conseguir um trabalho depois dos 50 anos?

Conseguir um emprego depois de uma certa idade não é fácil, mas também não é impossível. Você vai precisar de muita força de vontade e não pode esquecer uma coisa, procurar trabalho também é um trabalho e exige dedicação.

A primeira coisa que pode desencorajá-lo é a preferencia das empresas por funcionários jovens, que os ensinam do zero e nenhuma experiência anterior para “contaminar” seu novo trabalho. Entretanto, o mercado de trabalho também está cheio de oportunidades para perfis mas maduros, com mais experiência e maior senso de responsabilidade.

Por esta razão, e para ajudá-lo, vamos ensinar tudo o que você precisa fazer para conseguir um emprego se você tiver perto dos 50.

 

  1. Crie redes sociais profissionais

As redes sociais são uma das melhores e mais rápidas ferramentas para encontrar um emprego. Aproveite para agregar todos os seus contatos, pense em ex-empregadores, amigos  de trabalho, colegas e até mesmo pessoas que você supervisionou ou recomendou no passado. Network se constrói com o tempo, sem dúvida esse é um dos seus diferenciais comparado aos jovens profissionais.

Conselho: Não tenha vergonha de reativar um contato antigo, pergunte como elas estão, que andam fazendo, como vai a família, mostre interesse em geral e, o mais importante, deixe-as saber que você está procurando um emprego! Ninguém pode ajudá-lo se não souber o que você precisa.

 

  1. Faça seu currículo seguindo estas diretrizes

Antes de tudo, tenha em mente que é sua escolha o que colocar e o que não colocar em seu currículo. Mas se você tem uma carreira de 30 anos, você não precisa incluir seu primeiro emprego como aprendiz se você está no nível de gerente agora, por exemplo.

Tente manter seu currículo em não mais de duas páginas, a menos que você esteja em uma profissão que envolva muita pesquisa, publicações, etc., como um doutorado em ciência.

Recomendamos que você inclua um título básico e informações de contato, uma seção de resumo de currículo, um histórico cronológico de trabalho que inclua seus trabalhos relevantes e bastante recentes, os dos últimos 15 anos no máximo, e então uma seção simples de habilidades e educação no final.

Outro ponto importante: elimine datas de formatura e outras coisas que possam permitir a discriminação por idade em seu currículo.

Reduza o número de empregos anteriores em seu currículo para que os empregadores não o descartem pela sua idade ou porque você é "muito experiente" ou "superqualificado".

 

  1. Transforme sua idade em uma vantagem competitiva

Não deixe de enfatizar como sua idade e experiência o beneficiam e irão beneficiar a futura empresa. Você pode utlizar este argumento nas suas cartas de apresentação e nas respostas que dá na entrevista de emprego. Não perca de vista o fato de que você também tem muitos pontos positivos e coisas únicas a oferecer a um empregador precisamente por causa de sua idade.

 

  1. Tire o máximo proveito de suas entrevistas de trabalho

Não é fácil conseguir entrevistas de trabalho, certo, então você deve querer fazer todo o possível para aproveitar ao máximo cada entrevista de trabalho que você tem.

Isto inclui praticar suas respostas e rever suas habilidades profissionais antes de ligar ou se encontrar com qualquer profissional de RH.

 

  1. Mostre suas habilidades de trabalho em equipe

Não mostre apenas suas habilidades individuais, mostre que você pode orientar outros, contribuir para a equipe e ser uma influência positiva em geral.

Se você encontrou desafios ou resolveu problemas de equipe no passado, é mais provável que o gerente de contratação o contrate na esperança de que sua experiência seja útil se estas situações surgirem na empresa.

A melhor maneira de transparecer isso é se mostrar como um colega generoso disposto a orientar e compartilhar o que você aprendeu durante a sua carreira.

 

  1. Amigo da tecnologia

A última coisa que você quer é que seus entrevistadores se preocupem com seu entendimento da tecnologia, o que acontece com certa freqüência com as pessoas mais velhas.

Mostre como você utilizou a tecnologia em trabalhos anteriores, ou mesmo em sua busca de emprego atual. Além disso, ao se candidatar a um emprego, certifique-se de usar um endereço de e-mail com aparência profissional. Recomendamos usar o Gmail ou Outlook e usar um destes formatos para criar seu e-mail de contato:

Nombre.Apellido@gmail.com

Nombre-Apellido@outlook.com

NombreApellidoApellido@xxxx.com

 

  1. Busque empresas que parecem contratar pessoas de sua idade

Não perca seu tempo solicitando um emprego em uma pequena empresa de tecnologia onde a idade média dos funcionários é 26 anos. Pesquise e foco em empresas que tenham mais o seu perfil etario.

  1. Não seja tão exigente

Você está descartando oportunidades relevantes porque está esperando pelo emprego "perfeito"? Tire isso da cabeça. Recusar ofertas de emprego ou uma entrevista de emprego por ser muito exigente pode estender sua busca de emprego e impedir que você encontre um trabalho, além do que, quanto mais entrevistas, melhor será seu desempenho e mais opções de trabalho terá!

  1. Considere um trabalho de meio período ou temporário

Antes de mais nada, não estamos sugerindo que você se contente com algo que não quer. Entretanto, empregos de meio período ou temporários permitirão que você consiga um emprego, ganhe algum dinheiro e preencha uma vaga no setor em que você quer estar. Tudo isso aumentará sua confiança e o ajudará a retomar sua carreira.

  1. Seja persistente e permaneça ativo

O esforço conta. O número de entrevistas para as quais você é convidado é o resultado do número de solicitações que você envia. Portanto, sim, você precisa "adaptar" seu currículo a cada oferta de emprego que você se candidata e escrever uma boa carta de apresentação se achar apropriado.

Você também precisa se candidatar a muitos empregos, manter-se alerta e consistente. Não apenas algumas semanas, mas de forma permanente e abundante. Não desista. Tire um dia de folga se você se sentir desanimado, mas volte no dia seguinte e faça um esforço.

  1. Controle sua mente e evite a negatividade

Encontrar um emprego depois dos 50 anos não é fácil, mas ser negativo, reclamar, ficar com raiva, NÃO ajudará.

É normal se sentir assim depois de um longo período de busca, mas você tem que superar isso. Volte a se concentrar no que você precisa e quando falar com os empregadores, seja através de comunicação verbal ou e-mails como acompanhamento após a entrevista, nunca pareça zangado, desencorajado ou amargo, ou eles não te contratarão.

Seja positivo, mostre aos empregadores que você é um otimista, um profissional enérgico e que você tem confiança em seu valor como trabalhador.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?