Habilidades profissionais mais buscadas pelas empresas

De acordo com uma pesquisa realizada por Jobatus com mais de 2.000 trabalhadores, aproximadamente metade estão trabalhando remoto e tudo aponta que o trabalho à distância irá crescer rapidamente no nosso país. Então, se está buscando um novo trabalho, veja quais são as habilidades que deve demonstrar em entrevistas de trabalho baseado nessa mudança de estrutura laboral.

 

Comunicação

Os recrutadores estão sempre à procura de candidatos com boas capacidades de comunicação, tanto escrita como verbal. Ao candidatar-se a um emprego remoto, é mais importante do que nunca poder demonstrar que é capaz de comunicar-se bem com colegas de trabalho, gestores, clientes e fornecedores, mesmo quando não se está fisicamente no mesmo entorno que eles.

E como desenvolver estas capacidades tõ valorizadas atualmente? O segredo está em ouvir, essa é a base de uma comunicação bem sucedida e que deve ser praticada. Pesquise sobre a empresa, pratique em casa diferentes situações que possam ocorrer durante a entrevista e esteja preparado para responder às perguntas mais comuns das entrevistas (vale procurar e preparar algumas respostas).

 

Motivação

Para ser bem sucedido como trabalhador à distância, precisa estar motivado. Para causar uma boa impressão, terá de convencê-los de que é proactivo, que está altamente motivado e que pode fazer as coisas bem sem que ninguém veja cada movimento seu. Como demonstrar que possui esta capacidade de trabalho? Muitos entrevistadores perguntarão: "Você se automotiva facilmente?" Obviamente, deve responder que sim, mas não pare por aí. Ofereça exemplos específicos de como se manterá motivado e dê infinitas razões para estar motivado todos os dias e querer enfrentar o mundo.

 

Estar disposto a pedir ajuda

Quando se trabalha à distância, pode ser ainda mais difícil engolir o orgulho e admitir que precisa de algum esclarecimento, ajuda ou um segundo olhar para um problema. Por outro lado, se for bom a admitir que precisa de uma mão, terá uma enorme vantagem sobre aqueles que têm dificuldade em fazê-lo. Se não se sente à vontade para pedir ajuda, comece dando uma mão a outros. Ser reconhecido como alguém que está sempre disposto a ajudar os outros, abrirá portas aos que também estão dispostos a ajudá-lo quando precisar.

Como mostrar aos entrevistadores que você é uma pessoa disposta a pedir ajuda? Os entrevistadores pedem frequentemente aos candidatos que deem exemplos dos seus maiores desafios relacionados ao trabalho e como os venceram. Conte uma história sobre como abordou um colega para aprender uma nova habilidade, por exemplo, isso poder representar que é auto-motivado e ansioso por aprender, bem como um bom membro para o time.

 

Trabalho em equipe

Por falar em ser um bom membro para o time, você deverá deixar claro que é capaz de se dar bem com os outros e cooperar para atingir um objectivo comum. Quando se trabalha à distância, é ainda mais importante dar prioridade à colaboração e comunicação entre os colegas de equipe. É essencial respeitar outros pontos de vista durante as suas comunicações com os colegas. Não concordar em todos os pontos é normal, o segredo para isso é sempre ouvir as opiniões alheias. Isso permitirá qe todos poassam encontrar soluções mais eficazes. O respeito é fundamental. Além disso, é útil para praticar o benefício da dúvida, especialmente quando se comunica através de mensagens ou e-mail, é fácil confundir o tom das pessoas. Esclareça todos os pontos antes de assumir qualquer responsabilidade.

 

Resolução de problemas

Existem poucas habilidades tão aplicáveis ao trabalho do que aquelas relacionadas com a resolução de problemas. Os gestores querem candidatos que possam identificar, analisar e resolver problemas no trabalho, desde o serviço ao cliente até à gestão executiva. Mas mesmo que o seu trabalho não pareça envolver muita resolução de problemas, vai precisar destas competências trabalhando de casa. Os trabalhos à distância são complexos simplesmente porque está fora do ambiente de trabalho, longe do resto do seu time. Haverão situações que terá que lidar com problemas que não surgiriam se estivesse no escritório. Como se desenvolve a capacidade profissional de resolução de problemas? Se enfocar a informação certa, analisá-la eficazmente e fazer um plano para a implementar, irá maximizar as suas hipóteses de encontrar uma boa solução. Agora como demonstrar capacidades profissionais de resolução de problemas em entrevistas? Dê alguns exemplos de momentos em que tenha resolvido problemas no trabalho.

 

Esperamos tê-lo ajudado e que encontre um emprego em breve. Lembre-se que pode criar um alerta de emprego em Jobatus Brasil para receber ofertas de emprego do seu interesse diretamente no seu email. Boa sorte!

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?