5 dicas para manter a busca por um novo trabalho em segredo

Ter um trabalho ou conquistado uma posição importante não significa estar feliz na empresa atual ou que não esteja à procura de uma nova oportunidade. A flexibilidade e a capacidade de realizar mudanças na carreira é muitas vezes uma das formas de conseguir um upgrade no cargo, um aumento salarial ou um salto na sua trajetória profissional a longo prazo.

Procurar um novo emprego estando trabalhando pode fazer muito sentido desde o ponto de vista pessoal, mas certamente não deixará nenhum chefe satisfeito em saber que uma pessoa da equipe está pensando em deixar a empresa. Evite gerar um ambiente constrangedor de maneira desnecessária, todos sabemos que encontrar o trabalho ideal leva seu tempo. Então em quanto isso, aprenda a buscar novas oportunidades em segredo sem criar alvoroços no seu trabalho atual.  

 

Não seja um tagarela nas redes sociais

Não importa se seu perfil é privado e que você confia no seu círculo online de amigos, compartilhar que está buscando um novo trabalho nas redes é dar abertura para vasarem seu post. Informação publicada no universo online fica para sempre e sempre existirá a possibilidade de sua empresa atual ficar sabendo. Além disso, mantenha esta informação longe dos ouvidos dos seus colegas de trabalho, secretária ou mensajeiro!

 

Não pesquisar durante as horas de trabalho

Embora possa pensar que o check-in rápido no LinkedIn ou o envio de um currículo a um recrutador enquanto está sentado no escritório é inofensivo, a procura de um novo emprego durante a sua jornada laboral é ético e ainda te colocar em em apuros. As empresas controlam frequentemente a utilização do correio electrónico e da web nos dias de hoje, e a leitura dos seus emails pode não ser tão privada como pensa. A utilização de recursos da empresa (sim, o seu tempo conta como um) para procurar um novo emprego pode ser considerada como roubo. Embora seja pouco provável que a sua atual empresa te processe, essa é uma atitude pouco profissional e deve ser evitada.

 

Mantenha os dias de doença a um mínimo

Pode sentir-se tentado a usar esses dias de baixa por doença para procurar trabalho ou fazer entrevistas. Porém não só o seu atual chefe vai desaprovar sua mentira, como também pode contar a sua futura nova empresa sobre este tipo de atitude em uma simples ligação de recomendação. Mantenha o seu tempo longe do escritório a um mínimo para evitar problemas. Como bónus, os empregadores pagam as férias ou os dias de baixa que faltam, o que significa que quanto menos tempo passar longe da empresa, maior será o seu cheque para celebrar a nova carreira.

Sugira horários alternativos, antes de entrar ao trabalho, depois, durante sua hora do almoço, etc. Assim evitará possíveis problemas futuros e ainda passará uma boa imagem ao novo empregador.

 

Vestir-se para o trabalho que você (ainda) tem

Seja discreto no uso de roupas que fogem do guarda roupas normal de sua empresa. Aparecer um dia de terno e gravata para trabalhar em um ambiente mais informal pode deixar na cara que seu próximo compromisso será uma entrevista de emprego. Se você tiver uma entrevista durante o almoço ou depois do trabalho, considere deixar suas roupas de entrevista no armário ou guardadas no carro.

 

Não minta!

Quando você inevitavelmente tiver que tirar aquele dia ou meio dia de folga do seu trabalho atual para comparecer a uma entrevista ou encontrar-se com um recrutador, evite inventar histórias complicadas ou mentir. A melhor maneira de manter a sua consciência tranquila é evitar inventar desculpas (mortes ou doença de familiares). Se você precisar tirar um tempo livre, informe seu chefe ou RH que você tem um compromisso pessoal.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?