Já aconteceu que você tinha uma entrevista de emprego e não se apresentou?

Já aconteceu que você tinha uma entrevista de emprego e não se apresentou?

Como mudar o dia da entrevista com educação?

Em um universo ideal, você chegaria a sua entrevista com 15-20 minutos antes da hora estimada. Você ficaria calmo, frio e recolhido, tendo se dado muito tempo extra para fazer o trajeto da manhã. Você pode até ter parado para beber um cafezinho rápido, entusiasmante e estimulante. Em resumo, as coisas teriam corrido exatamente como você o planeou.

Mas a realidade e totalmente diferente e as coisas inesperadas acontecem. Muitos fatos poder acontecer: de repente as crianças adoecem, as, os ônibus ficam atrasados, os carros não funcionam, você acorda com gripes, resfriado ou outros inconvenientes que  certamente não são capazes de se registar no calendário do Google ainda.

Se você fica no mercado de trabalho há algum tempo, sabe que em algum momento será inevitavelmente obrigado a cancelar ou remarcar uma entrevista de emprego bastante básica e desejada. Num esforço para prepará-lo para este cenário temível, compilamos uma lista de coisas a fazer e não fazer e recomendações para ajudá-lo a obter o máximo de um dos cenários mais infelizes que um candidato a emprego pode enfrentar.

1. Falar com sinceridade

Antes de tudo, se você tiver alguma chance de conseguir outra entrevista ou, uma oferta de trabalho após recusar a primeira tentativa, a comunicação será fundamental. Assim que você pensar que as coisas podem dar errado, envie uma comunicação inicial para o recrutador ou para o contacto de contratação. Mesmo desta forma, poderá ainda  ter uma oportunidade e será muito menos do que se você simplesmente não aparecer ou telefonar, ou enviar um e-mail no último minuto do grande dia.

Quanto à questão da comunicação, tenha em mente fornecer vários detalhes exatos sobre as situações que oferecem espaço para a necessidade de cancelamento. É fundamental que você se mantiver sempre fiel aos fatos e não inventar uma história.

Os empregadores também som pessoas por isso e que eles compreendem questões como, por exemplo, atrasos ferroviários, tráfego pesado ou crianças doentes. Dê uma razão razoável para a necessidade de reprogramar e deixar espaço suficiente sem prejudicar as suas chances de conseguir a oferta de trabalho final.

2. Tentar se for possível, sugerir uma nova data para a entrevista

Se você precisar cancelar a sua entrevista inicial, é fundamental que sugira ou solicite uma data completamente nova para se encontrar e que o recrutador ou gerente de contratação saiba que ainda está comprometido e interessado.

Embora o reagendamento for por uma razão válida, a falta de previsão e vontade de seguir no processo de trabalho pode oferecer uma luz negativa sobre a sua candidatura.

Enquanto for possível, tente planejar o seu novo horário e data dentro de alguns dias. Tenha em mente dar a si mesmo tempo suficiente para se recuperar de quaisquer incidentes ou condições que causaram a reprogramação original e aparecer rapidamente para evitar parecer não confiável.

3. Estude o seu discurso para enquanto o empregador perguntar.

No dia da entrevista, é quase garantido que a questão do seu novo agendamento será tratada. Por esse motivo você dever ser capaz de se antecipar a isso, abrindo a entrevista com um pedido de desculpas e uma apreciação pela flexibilidade.

Se você estiver relaxado, o empregador percebera tudo isto e ele ficara surpreso pela boa educação. Estes são motivos positivos para uma eliminação de uma imagem que você poderia ter formado na cabeça dele.

4. O resultado final


O reagendamento de uma entrevista de trabalho  está longe do fim de todos. É fundamental que os candidatos comuniquem a necessidade de uma data e hora de entrevista totalmente nova, inclusive dando o maior aviso.

Exija uma data e uma hora totalmente nova que se adaptem à sua situação e, faça o que fizer, não se esqueça de aparecer no dia da entrevista. Se você não o fizer, isto não só afetará as suas perspetivas para a posição atual, mas sua indústria é possivelmente muito menor do que você pensa, e a iniciativa de perder o tempo, não ser confiável ou ser um candidato pobre pode se propagar rapidamente, impactando a sua capacidade de colocar o seu pé na porta para futuras posições.

 

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?