Sabe qual são os pontos mais importantes para rever no CV?

Reveja estes 5 pontos-chave no seu CV e garanta o sucesso na sua próxima entrevista

Se está à procura de um novo emprego, é particularmente importante que o seu CV estiver bem escrito. Caso contrário, os empregos a que se candidata nunca se concretizarão.

Antes de mais, aqui vai à pergunta de um milhão de dólares: tem entrevistas de emprego?
A melhor maneira de medir o desempenho do seu CV é olhar para os resultados que obtém dele, ou seja, contar o número de entrevistas que teve e os contactos que recebeu dos recrutadores. Se estas duas coisas acontecerem com alguma regularidade, é um sinal de que o seu CV é excelente.
Agora, se a sua resposta a estes dois pontos for não, nós vamos ajudá-lo a mudar isso! Imaginemos que durante mais de 3 ou 4 semanas não foi contactado por nenhum recrutador, apesar de ter enviado o seu CV a mais de 10, 30, 50 empresas? Sem dúvida, é hora de rever o seu CV. O seu CV é a sua carta de apresentação e deve impressionar os profissionais de RH.
As dicas que preparámos para si não só o ajudarão a criar um CV bem invejável, mas também a melhorar os pontos valorizados pelos recrutadores:


1. Incluir números e dados

Uma das melhores formas de fazer um CV destacar-se é incluir números, métricas e dados. Colocar números no seu CV atrairá a atenção e torná-lo-á mais interessante, pelo que se destacará da multidão.
Aqui estão alguns exemplos de como pode incorporar números no seu CV.

Por exemplo se você trabalhar na área de Social Media seria interessante dizer o aumento e % do número de follower que você obtive no seu perfil, ou o número de visitantes que cresceu no seu blog no último mês. Isto é muito mais atrativo do que simplesmente "Chefe dos Meios Sociais Empresariais" ou "Chefe da Gestão de Blogues Empresariais". Tantas palavras são cansativas e os números tornam a leitura mais agradável, além de tornarem os resultados do seu trabalho tangíveis.

2. Mostrar os resultados

Os profissionais de RH não são grandes fãs da expressão "Responsável por". Para além de ser pouco impressionante, não descreve realmente o seu trabalho. Uma boa solução é usar verbos como "Implementado, dirigido, organizado, gerido, etc.". Desta forma, ganhará o recrutador nos primeiros segundos em que eles virem o seu CV.

3. O formato do CV tem que ser minimalista

Outro ponto que os profissionais de RH não gostam: parágrafos enormes sem espaços. Acrescentar mais quebras de linha, facilitar a leitura. A nossa recomendação é um parágrafo por posto de trabalho. Não exagere com cores e elementos de design a ponto de distrair a leitura, utilize um formato que seja atemporal e estar sempre atualizado.

 4. Adaptar o CV às diferentes ofertas de emprego

O seu CV será analisado dentro dos requisitos básicos do trabalho a que se candidata, por isso é importante que adapte o seu CV inserindo palavras-chave da oferta de trabalho, adaptando as funções desempenhadas. Cada frase deve convencer de que você é o melhor candidato para a vaga, por isso seja objetivo, utiilzando apenas informações concisas e relevantes. Não há regras de quantas páginas seu CV precisa ter, mas evite que seja maior que o necessário.

 5. Introduzir palavras-chave cumprindo as normas gramaticais

Deve sempre escrever o seu CV para uma pessoa real, pois será ela quem tomará a decisão final de o contratar, mas também deve certificar-se de que os motores de busca também valorizam positivamente o seu CV.

Portanto, certifique-se de incluir as palavras-chave da descrição do trabalho no seu CV. Pode fazê-lo na sua história de trabalho, na secção de competências ou num parágrafo introdutório/resumário.

Certifique-se de que o seu CV não contenha erros de digitação, muito menos gramaticais. Essas categorias de erros podem-lhe custar uma entrevista de trabalho.

Peça ajuda de um profissional ou até mesmo aquele amigo que mandou sempre  bem no português.

 

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?