A importância de sorrir ao longo de uma entrevista de emprego

Os sorrisos e outras expressões faciais são um aspeto crítico da interação humana. Até os nossos animais de estimação podem reconhecer quando estamos sorrindo e o que isso significa. Os sorrisos fazem o mundo girar.

Para os candidatos que vão a uma entrevista, significa que é hora de aquecer os seus músculos da bochecha e praticar o sorriso. Quer saber como usar o seu sorriso para influenciar positivamente as suas perspetivas de trabalho?

Continue lendo e lembra: tudo o que você precisa é um sorriso.

Más por que tem tanta importância?

Você já participou de alguma reunião ou primeiro encontro cara a cara? Se assim for, você sabe como o cenário pode ser embaraçoso. Você está fazendo perguntas, mas é como se estivesse arrancando os dentes. No final, você afasta-se sentindo como se não tivesse feito uma conexão com o humano através da mesa.

Isto é muito parecido numa sala de entrevistas. Um sorriso leve e descontraído ajuda a colocar os outros à vontade e transmite uma sensação de calma, controle e até mesmo confiança. Sorrir pode ajudar a difundir uma resposta errada, preencher o vazio numa pausa numa conversa, ou transmitir um senso de humor, ou um leve sarcasmo, se a situação assim o exigir. Embora sejam suas qualificações e habilidades que acabarão por dar-lhe o emprego, ser o candidato mais simpático pode ajudar a influenciar a opinião de um gerente de contratação quando há outros candidatos com antecedentes semelhantes.

Seja você mesmo sorrindo

O que você está procurando é um sorriso relaxado e natural que não faça você parecer um vilão de quadrinhos com uma queda de cabelo verde. Embora este conselho possa parecer razoável, aperfeiçoar um sorriso natural é mais difícil do que parece.

Para começar, pratique respondendo perguntas com um sorriso e expressões faciais relaxadas em frente a um espelho. Certifique-se de não exagerar. O sorriso deve ser usado como um destaque e não deve ser permanentemente rebocado no seu rosto de uma forma que se apresente como não sincero. Após suficientes entrevistas presenciais, você será um profissional, mas enquanto isso, você precisa ter alguma prática que não tenha impacto na sua carreira.

Certifique-se de se relaxar antes da entrevista, chegar com bastante tempo e participar de outras atividades de preparação da entrevista que ajudarão a acalmar os seus nervos. Todas essas atividades são projetadas para ajudar a aumentar a sua confiança e permitir que o seu sorriso venha mais naturalmente.

Sorrir pode dar-lhe uma chance

Quando você sorri durante uma entrevista, é quase inevitável que os seus dentes vão tomar o centro do palco. Se você já comeu algo antes da entrevista, não se esqueça de se olhar no espelho para ter certeza de que as folhas de espinafre que restam não atrapalhem o seu sorriso ou criem um momento muito incómodo, evite que o empregador diga: "você tem algo nos seus dentes". Da mesma forma, se você decidir usar batom, dê uma olhada rápida para ver que nada foi transferido para aqueles brancos perolados.

Se você fuma ou bebe vinho tinto, pode valer a pena uma visita ao dentista para uma sessão de clareação. A boa saúde oral também ajuda na higiene pessoal e ajuda a eliminar o mau hálito desagradável, o mau hálito e a conversa, não importa o ambiente. Finalmente, se você tiver que mastigar chicletes ou pastilhas de menta, certifique-se de se livrar dela antes da entrevista. Mastigar durante a entrevista não só é grosseiro, também pode distrair o entrevistador das palavras que saem da sua boca ou tornar o seu discurso pouco claro.

Siga as nossas rápidas palavras de sabedoria e você estará bem encaminhado para impressionar o seu próximo entrevistador com um sorriso digno de Madonna, certamente para ajudá-lo a conseguir uma ligação de retorno ou uma oferta de emprego.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?