Como se sair bem em uma entrevista de emprego (Parte I)

Não nos enganemos, você já escreveu e reescreveu esse currículo inúmeras vezes. Você candidatou-se para aquele trabalho que aguarda ansiosamente, a que eles o aceitem. Você pode até ter feito isso através de um questionário inicial ou de um chamado telefônico preliminar de seleção com o RH. E hoje, finalmente, é o grande dia; é a hora da entrevista.

Com tanta interação crítica com o seu empregador, é fácil ver como as entrevistas podem parecer uma experiência assustadora.

No entanto, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a conseguir a entrevista perfeita e o emprego dos seus sonhos e isto é só a primeira parte.

A preparação é a chave do sucesso

Todos nós passamos a noite antes de pensar em que perguntas nos serão feitas e que respostas poderíamos dar. Que rostos colocar para parecer o mais sério possível ou que sorriso é melhor enquanto se está olhando no espelho. Todos esses detalhes têm uma grande influência na entrevista, por isso devemos dedicar algum tempo a eles.

Pesquise o seu possível empregador para certificar-se de que as suas respostas na entrevista são relevantes e concordam com a mensagem e os valores da empresa.

O website da empresa é um ponto importante para pesquisas, bem como uma rápida leitura das notícias recentes, tudo isso é o que você precisa para ter uma estrutura sólida para o sucesso e entrar muito bem preparado.

Vista-se para o êxito

Como diz o provérbio, a entrevista começa no momento em que você entra na sala. A primeira impressão começa com uma aparência limpa, arrumada e bem cuidada. Quando se trata de vestuário, também não há necessidade de invadir as estantes dos estilistas. Um ambiente de trabalho conservador, limpo e sem rugas, juntamente com uma boa higiene pessoal, falará de você antes de pronunciar uma única palavra.

Fica atento ao relógio

Você sabe como você fica irritado quando os seus amigos o fazem esperar pelo jantar de sexta-feira? Pegue isso e multiplique por mil e esse é o nível de frustração que seu entrevistador em potência terá se você estiver atrasado para uma entrevista.


A dificuldade nas suas interações iniciais com uma empresa não pressagia bem a sua capacidade de aparecer a tempo para trabalhar. Saia cedo e não tenha medo de chegar à entrevista com muito tempo para mostrar que você está falando sério. É aconselhável chegar 10 minutos mais cedo, nunca chegar mais de meia hora atrasado, pois é geralmente visto com desdém pela empresa.

Abandone seus nervos na entrada

Embora seja de esperar algum nível de nervosismo, os candidatos que aceitam as suas entrevistas raramente deixam mostrar o seu desconforto. Use um aperto de mão firme, faça contato visual adequado e mantenha os seus ombros para trás e retos. Um pouco de prática com a família ou amigos também pode ajudar a afastar o medo no final da entrevista.

Tenha confiança em sua formação e conhecimento e lembre-se sempre que eles escolheram o seu currículo entre centenas que se candidataram para a mesma posição que você.

Esteja preparado com perguntas para o empregador

A maioria das entrevistas normalmente terminam com o temido cenário "você tem alguma pergunta para mim?". Enquanto alguns entrevistados podem estar com pressa de murmurar "não" e sair pela porta, ter perguntas inteligentes e atenciosas preparadas-lhe garantirá grandes pontos para a obtenção do emprego. Embora as suas perguntas devam ser específicas para o trabalho, considere algumas delas como pontos de partida para uma grande discussão na entrevista.

Olhas exemplos de perguntas:

  • Você pode descrever como seria um dia típico na minha posição?
  • Como é o ambiente do escritório?

Demonstre a sua gratidão.

Lembre-se sempre de ser agradecido e, acima de tudo, respeitoso. Os e-mails de agradecimento são agora a norma e devem ser enviados a todos com quem você se encontrou, incluindo o contato de RH.

Esperamos que a nossa experiência em entrevistas o tenha ajudado a acalmar os seus nervos e a se preparar para o seu grande dia. Seja uma posição de nível básico ou de gerência, seguir as nossas dicas universais irão ajudá-lo a conseguir aquele emprego ou carreira de sonho.


Está procurando emprego?

Está procurando emprego?