Como se sair bem em uma entrevista de emprego (Parte II)

AS MELHORES RESPOSTAS

Se você está no mercado de trabalho há algum tempo, você provavelmente está familiarizado com a abordagem habitual que os futuros empregadores adotam quando se trata de pesquisar o valor de um candidato para uma vaga de emprego. A entrevista, começa com uma revisão das suas qualificações, a descrição do cargo e uma discussão das questões essenciais.

Após a conclusão das apresentações iniciais, as coisas se voltam para a entrada das perguntas. Qualquer pessoa que tenha visto o interior de uma sala de conferência sabe o que queremos dizer. Os temidos golpes intelectuais explícitos que foram projetados por alguém, há muito tempo, que achava que era a melhor maneira de penetrar nas profundezas da personalidade de um candidato.

Sim, não somos propriamente grandes fãs deste tipo de tática de entrevista, mas é provável que o seu próximo empregador o seja, o que significa que você deve estar preparado para responder, de modo a ter a melhor chance de conseguir essa oferta de emprego. Não se preocupe, porém, temos estratégias e dicas para abordar as respostas como um profissional.

Estamos na segunda parte de dicas especiais para ajudá-lo a conseguir a entrevista perfeita e o emprego dos seus sonhos.

Fala-me sobre você

Esta pequena e delicada questão será provavelmente feita durante a primeira parte da entrevista, possivelmente para quebrar o gelo. Embora você possa se sentir tentado a falar sobre seu hobby de pintar ou sobrepor-se ao fato de ter quebrado 15 ossos e ter tido o seu apêndice removido, não se deixe enganar pela natureza casual da pergunta.

Os entrevistadores estão procurando traços de caráter que façam de você o candidato perfeito para o trabalho, tanto em termos de experiência como de personalidade. Pense nas características que você pode ter para alcançar este fim.

Outro traço perfeitamente aceitável é ser direto e mencionar as suas qualificações, formação e habilidades de uma forma não ilustrativa. Leia a situação e seu entrevistador em potencial para decidir qual tato tomar.

Vista-se para o êxito Fale-me de um momento onde / o qual / quando

Este é aquele que pode ser enforcado até mesmo pelos entrevistados mais experientes. Quando o seu empregador em potencial pede um tempo específico em que você demonstrou habilidade x, y ou z ou teve que realizar uma tarefa específica, certifique-se de usar isso como uma oportunidade para combinar a sua experiência anterior com a descrição do emprego ao qual você está se candidatando.

É provável que você tenha muitas respostas que pode dar se você está no mundo do trabalho há muito tempo. O nosso mais importante conselho aqui é preparar, lendo e depois relendo os atributos requeridos na posição para a qual você está aplicando e identificar várias situações que melhor reflitam estas qualidades.

Pontos fortes

Esperamos que você goste de falar de si mesmo porque esta é a única pergunta embaraçosa da entrevista que o fará expressar suas auto-elogios como um profissional experiente. Embora esta possa parecer uma pergunta muito simples, há alguns pontos importantes a serem lembrados.

Em primeiro lugar, as características que o seu entrevistador está procurando têm menos a ver com os seus hobbies e mais com os relatórios financeiros que você terá que rever. Tenha isto em mente e considere os seus pontos fortes em relação à descrição do cargo. Além disso, esteja preparado para espaldar qualquer explicação com um exemplo, no caso do inevitável "conte-me mais". Se você afirma ter uma atenção incrível aos detalhes, alinhe um exemplo a seguir ou, melhor ainda, insira um breve na sua resposta inicial.

Pontos fracos

Guardamos um verdadeiro presente para o fim. O "fale-me das suas maiores fraquezas" é o parceiro inevitável no crime quando se trata de pedir-lhe que esboce os seus pontos fortes. Os empregadores em potencial muitas vezes vêem isto como uma área onde você pode tropeçar, mas com um pouco de preparação, você pode transformar isto numa oportunidade de ouro para ilustrar as suas habilidades.

Ao escolher os pontos fracos para falar, procure qualidades que você possui em abundância, mas que são melhores com moderação. Por exemplo, ter a capacidade de resolver problemas é uma coisa ótima, mas gastar muito tempo procurando uma solução não é o melhor uso do seu tempo. Tente explicar que muitas vezes você é muito tenaz em querer ver as coisas até o fim, mas que você trabalhou para reconhecer quando é melhor pedir ajuda ou opiniões diferentes na solução de problemas.

Embora as perguntas em aberto possam ser um assunto difícil para muitos entrevistados, com um pouco de preparação, os candidatos experientes não terão nada a temer. Lembre-se de que as perguntas oferecem-lhe oportunidades para promover as suas melhores qualidades. Use isto a seu favor e você estará aterrando o trabalho dos seus sonhos em pouco tempo.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?