Psicologo Clínico

Psicólogo Clínico: O que faz?  Formação? Dia? Salário? Vagas?

Os psicólogos clínicos trabalham para reduzir o sofrimento psicológico em pessoas com problemas de saúde mental ou física. Psicólogos clínicos com experiência considerável e apropriada podem ser chamados a agir como testemunhas especializadas e a escrever relatórios ou documentos legais.
O psicólogo se preocupa com intervenções para a prevenção, diagnóstico e tratamento da angústia psicológica e emocional. A atividade do psicólogo inclui o estudo e análise de processos psíquicos, mentais e cognitivos (conscientes e inconscientes), e visa fornecer apoio psicológico a indivíduos, casais, grupos, comunidades.

A profissão de psicólogo visa melhorar o bem-estar relacional, social e o crescimento pessoal dos pacientes, a fim de melhorar a qualidade de vida em todos os contextos (família, escola, trabalho, sociedade). Os psicólogos operam através de sessões ou reuniões e utilizam métodos e ferramentas específicas.

O que fazem os Psicólogos Clínicos?

O psicólogo, o psiquiatra médico e o psicoterapeuta são todos terapeutas que lidam com patologia psicológica e mental, mas se diferenciam na forma de tratar os problemas do paciente: os psiquiatras utilizam instrumentos farmacológicos, os psicoterapeutas utilizam instrumentos psicoterapêuticos, os psicólogos utilizam terapias psicológicas.

Dependendo da especialização e das áreas em que trabalham, as intervenções do psicólogo podem dizer respeito ao tratamento de ansiedade, ataques de pânico, distúrbios de humor, depressão, distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), processamento da dor, problemas de casal e familiares, infância (psicologia infantil) e adolescência, traumas devido a abuso e violência, estresse relacionado ao trabalho, comportamento anti-social e muitos outros tipos de angústia.

Além disso, os psicólogos também são ativos no campo da reabilitação: eles fornecem apoio psicológico para restaurar as habilidades cognitivas, emocionais, relacionais e práticas das pessoas deficientes, dos idosos e das pessoas que sofrem de vícios.

Algumas das tarefas principais são as seguintes:

  • Redação de relatórios
  • Fornecer apoio e aconselhamento aos cuidadores
  • Reunião, aconselhamento e ligação com outros profissionais do Serviço Nacional de Saúde
  • Ajudar os clientes a fazer mudanças positivas nas suas vidas

Formação e competências requeridas:

Os requisitos de entrada para os diplomas de psicologia variam, mas são geralmente exigidos pelo menos 2 ou 3 níveis. A ou qualificações equivalentes, além do apoio às GSCEs. Os assuntos científicos podem ser preferidos.

Você precisará de um 2,2 num curso de psicologia de graduação credenciado pela Sociedade Britânica de Psicologia (BPS) para se qualificar para ser membro graduado da BPS. Alternativamente, você poderia ter obtido um curso de conversão credenciado pela BPS, às vezes conhecido como um grau acelerado. Os cursos de conversão geralmente levam um ano para serem concluídos, embora isso possa variar, assim como os requisitos de entrada. Depois disso, você passará para estudos de pós-graduação e treinamento, e precisará completar um doutorado de três anos em psicologia clínica.

Em seguida, você deve se registar como psicólogo clínico no Conselho de Saúde e Profissionais de Saúde (HCPC).

Algumas experiências de trabalho clinicamente relacionadas podem ser necessárias antes de iniciar o treinamento de pós-graduação.

Principais habilidades para psicólogos clínicos

  • Conhecimento da teoria e da prática psicológica
  • Interesse em como as pessoas pensam e se comportam
  • Boa capacidade de pesquisa
  • Capacidade de se relacionar e ter empatia com uma variedade de pessoas
  • Boa capacidade de trabalho em equipe
  • Excelentes habilidades de comunicação
  • Habilidade de escuta sensível e de questionamento
  • Capacidade de lidar com situações emocionalmente exigentes
  • Capacidade de trabalhar por conta própria e com outros

Quando é o dia do Psicólogo?

O dia do psicólogo aqui no Brasil é o dia 27 de agosto.

Quanto ganha um Psicólogo Clínico?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um psicólogo vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalho e formação:

Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 2.037,00 - R$ 4.502,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.

A profissão de psicólogo pressupõe um interesse no estudo do comportamento humano. Permite que você se conheça melhor e compreenda em um nível mais profundo as emoções, pensamentos e ações.

Em termos de ofertas de trabalho para psicólogos, há oportunidades em muitas esferas diferentes: por exemplo, nos serviços de saúde, nas comunidades, nas escolas, no treinamento e orientação profissional, na gestão de recursos humanos.

Em geral, o psicólogo é uma profissão que pode ser muito envolvente e gratificante, pois permite fazer a diferença na vida das pessoas, oferecendo apoio nas dificuldades e ajudando-as a encontrar a serenidade.

E você quer ver as vagas disponíveis como psicólogo?

 

Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Psicologo Clínico

Li e aceito os termos e condições.