Social Media

Social Media: O que é? É uma profissão do futuro? Descubra tudo!

O primeiro. Você sabe o que são as midias sociais? E as redes sociais?

Antes de mais nada, seria interessante entender o que é a mídia social e porque ela se tornou tão importante nos últimos tempos.

Mídias sociais como Facebook, Instagram, Tik-Tok ou LinkedIn, são plataformas cuja função principal é trocar conteúdo e transmitir informações para outras pessoas e isso geralmente é conseguido através de redes sociais.

Mais não fique confuso as redes sociais e as mídias sociais não são a mesma coisa.

As redes sociais são definidas como um grupo de pessoas com vínculos entre si, seja para negócios, amizade o ou trabalho. Esses laços são formados através das midias sociais. Mas a principal função de uma rede social é conectar pessoas no mundo virtual, para construir novas conexões sociais.

Você sabia que Brasil segundo "We are social" and "Hootsuite":

  • É o terceiro país com maior público em Facebook (130.000.000 Reachs, pesquisas)
  • É o quinto país com maior público em Twitter (16.200.000 Reachs, pesquisas)
  • E o terceiro país com maior público em Instagram (99.000.000 Reachs, pesquisas)

Então, o que é um Social Media?

Um social média é um profissional encarregado de gerir as atividades de mídia social de uma empresa, uma marca ou uma organização.

O trabalho de um profissional de social média é maximizar a contribuição que a gestão do perfil de mídia social de uma empresa faz ao negócio da empresa (como o retorno do investimento). Uma das suas atividades, é, por exemplo, aumentar a presença on-line, melhorar o reconhecimento e a reputação da marca, criar envolvimento, gerar leads e fidelizar o público: os objetivos destes professionales variam de acordo as diferentes estratégias de marketing digital de cada empresa.

O que faz um Profissional de Social Média?

Especificamente, um profissional de social média tem a responsabilidade pela gestão operacional dos perfis, páginas e contas oficiais da empresa ou do cliente nas redes sociais, incluindo, por exemplo, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, e possivelmente também o blog da empresa.
Os profissionais de social média utilizam as diferentes plataformas sociais para interagir com os usuários e criar uma comunidade ativa. Também tem que analisar e interpretar os dados da web e da mídia social usando ferramentas analíticas e de escuta para identificar tendências, hashtags e determinar o direcionamento das atividades de marketing e comunicação.

Outras das tarefas é desenvolver uma estratégia eficaz de comunicação da marca e escolher quais  das plataformas sociais usar para a comunicação, definindo um plano editorial para a criação de conteúdo para redes sociais, estudado ad hoc conforme o público-alvo: textos, imagens, GIF, vídeos, encete, concursos interativos ou campanhas virais para estimular o interesse e a participação dos utilizadores e aumentar o número de seguidores e ações.

De um jeito, mas resumido, as tarefas principais são as seguintes:

  • Gerir os perfis sociais de uma brand, empresa, instituição ou celebridade.
  • Definir a estratégia digital a ser adotada
  • Planear, criar e distribuir conteúdo em canais sociais
  • Aumentar o envolvimento do utilizador
  • Monitorar o desempenho, escrever análises e relatórios periódicos

Qual é a formação académica de um profissional de Social Media? Como tornar-se num profissional?

Geralmente é necessário um diploma em Marketing e Comunicação para se tornar num profissional de Mídia Social. Mas hoje em dia é possivel existem cursos  (Gratuito e Pagos) para a formação de mídia social que fornecem conhecimentos específicos para a definição de uma estratégia bem sucedida de mídia social e para a criação e gestão de conteúdo para redes sociais.

O treino teórico deve então ser necessariamente aperfeiçoado no campo, por exemplo, através de experiência de estágio numa empresa ou numa agência de Internet, para se familiarizar com a gestão operacional das contas.

A constante atualização profissional é um requisito essencial para trabalhar em web marketing, para acompanhar as tendências atuais e ser capaz de implementar as estratégias mais eficazes para cada marca, dependendo do contexto.

Quanto ganha um profissional de Social Media?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de uma profissional vária segundo muitos fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria de empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, e seu treino, e formação.
Mas a estimação que temos é de R$ 1.952,00 e R$ 3.452,00 mensalmente aqui no Brasil.

Profissão do Futuro?

Aqueles que escolhem o querem começar uma carreira como profissional de Mídia Social estão fascinados pelas novas oportunidades de comunicação oferecidas pelas mídias sociais.

É uma profissão muito dinâmica e estimulante, que lhe permite usar a sua paixão pelo mundo das mídias sociais no trabalho e assim dar uma contribuição importante para o sucesso de uma empresa, de uma instituição ou de uma brand.

Além disso, há numerosas ofertas de trabalho para profissionais de mídia social: as empresas estão constantemente à procura de profissionais especializados para confiar as suas atividades de comunicação e marketing on-line de modo a gerar tráfego e lucros.

Então, você está, preparado para trabalhar como Profissional de Social Media?


Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Social Media

Li e aceito os termos e condições.