Tatuador

Tatuador: O que faz? Salário? Formação? Habilidades-Chave?

O tatuador é um profissional que cria e realiza designs (desenhos) permanentes sobre a pele, de diferentes tipos e tamanho com ferramentas especiais, agulhas e tintas, tanto pretas como coloridas, em conformidade com as normas de higiene e segurança.

O que faz um Tatuador?

 

O dia do tatuador é feito principalmente pelo desenho das tatuagens, primeiro no papel e depois diretamente na pele.

Cada novo trabalho começa a partir dos pedidos do cliente: o tatuador escuta o que o cliente quer e tenta entender o motivo da tatuagem, para encontrar o design certo a ser proposto, também de acordo com a parte do corpo a ser tatuada
Normalmente as pessoas já têm em mente uma ideia da tatuagem que desejam (um retrato, um desenho ou uma frase com um significado particular), mas nem sempre é fácil para o tatuador entender o que os clientes têm na cabeça, o que às vezes não é tão fácil de expressar.

O tatuador propõe a arte do catálogo, a partir da qual o cliente pode escolher a que prefere ou pode ser inspirado por uma tatuagem personalizada, e então faz vários esboços e desenhos que ele apresenta para a aprovação do cliente.

Após ter acordado sobre a tatuagem a ser feita (design, cor e tamanho), o tatuador explica em detalhes o procedimento a ser realizado, responde às perguntas e dúvidas do cliente e o informa sobre possíveis reações da pele às tatuagens
O ambiente de trabalho é então preparado para evitar infeções: o tatuador cobre a cama ou cadeira, insere o tubo da agulha e as agulhas descartáveis na máquina elétrica, usa luvas de látex descartáveis, seleciona e prepara as tintas.

Dependendo da parte do corpo a ser tatuada, ele ou ela remove os pelos, prepara e limpa a pele com detergentes especiais anti bacterianos.
Durante a execução da tatuagem, o tatuador deve ter cuidado com as reações do cliente e, por exemplo, parar se o cliente sentir muita dor.

Geralmente, as tatuagens são feitas durante uma sessão, mas se forem complicadas ou com desenhos muito grandes, ainda mais sessões podem ser organizadas com o cliente.
No final do trabalho, o tatuador informa o cliente sobre como cuidar da tatuagem que acaba de ser feita, antes de tudo para evitar o risco de infeção: ele dá indicações sobre os produtos específicos a serem usados para limpar a tatuagem e para promover uma cura rápida.

Como tornar-se em Tatuador?

Para se tornar um artista de tatuagem não há um curso de estúdio predefinido, mas uma boa escolha pode certamente ser participar de uma escola de arte, uma academia de belas artes ou um curso de desenho gráfico e ilustração.
Este tipo de treinamento permite ao futuro tatuador aprender e experimentar diferentes técnicas artísticas: desenho em papel e digital, pintura, ilustração, fotografia, design gráfico...

Mesmo aqueles que têm um background diferente, mas têm um talento natural para o design, criatividade e paixão pelo mundo da arte da tatuagem, podem se tornar tatuadores.

A obrigação de exercer a profissão é, de fato, o certificado de frequência a um curso de tatuador e operador de piercing, que também proporciona a necessária qualificação higiênico-sanitária.

Durante o treinamento você aprenderá as técnicas de tatuagem e piercing, o uso correto das ferramentas do ofício e a sua limpeza, desinfeção e esterilização, elementos de dermatologia,infectologia, virologia e biologia, regras de segurança, proteção da saúde no local de trabalho e proteção ambiental.

Além disso, o curso fornece conhecimentos úteis para gerenciar as relações com os clientes e organizar atividades numa loja de tatuagens.

Também é essencial para o tatuador praticar o conhecimento adquirido com a supervisão de um profissional: kits de tatuagem estão disponíveis para praticar a tatuagem em superfícies semelhantes à pele humana, tais como pele sintética ou, para aqueles que preferem, também é possível testar em cítricos e outras frutas.


Quando tiver adquirido experiência e confiança suficientes, o tatuador está pronto para realizar a primeira tatuagem sob a orientação e supervisão do mestre tatuador. todos os desenhos, obras de arte e tatuagens feitas acabam no caderno de esboços do tatuador, para serem mostrados aos clientes e empregadores potenciais para dar provas concretas das suas habilidades e profissionalismo.

Mesmo após adquirir habilidades e experiência, aqueles que trabalham na área de tatuagem devem estar dispostos a se atualizar constantemente sobre novas técnicas, novos estilos de design e tendências atuais, através de revistas, blogs e participando de exposições, feiras e convenções de tatuagem.

Quais são as habilidades-chave de um Tatuador?

As competências que tudo tatuador deve ter são:

  • Habilidade de desenho à mão livre
  • Conhecimento de técnicas de tatuagem
  • Conhecimento da anatomia e fisiologia da pele
  • Conhecimento dos protocolos de desinfeção e esterilização de instrumentos
  • Conhecimento das regras de higiene e profilaxia estabelecidas nos regulamentos
  • Criatividade e senso artístico
  • Atenção aos detalhes
  • Boas habilidades interpessoais e propensão para o contacto físico

Qual é o salário de um Tatuador?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um tatuador vária segundo diferentes fatores como: a categoria de empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, e seu treino, e formação, a categoria de tatuagem, a categoria de tinta, e a categoria de cliente.

Mas a estimação que temos é de R$ 1.080,00 e R$ 6.000,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho de 40-43 horas semanais

Então, você está, preparado para trabalhar como tatuador?

Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Tatuador

Li e aceito os termos e condições.