Diretor de branding, diretor de conhecimento, diretor de conteúdo

Jac*** ***** (XX anos)
Diretor-executivo de conhecimento em Grupo Padrão
IE Business School Madri
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Diretor-executivo de conhecimento
Grupo Padrão
jan 2017 - Atualmente
Detectar, evidenciar tendências de mercado, identificar arcos temáticos que norteiam a produção de conteúdo multiformato e multiplataforma, desenhar o formato e o conteúdo dos eventos presenciais e on-line, ser o curador do conhecimento produzido na empresa, estruturando a informação, gerando insights e combinando dados de fontes diversas, elaborar planos estratégicos de conteúdo para clientes dos mais diversos segmentos, liderar times de produção de conteúdo e os planos de transformação digital do negócio. Responsável pela gestão das marcas do grupo.

Resultados: Mudança no modelo de negócio baseado em publicidade para um modelo de negócio baseado em oferta de conteúdo customizado para clientes, com migração da receita de um para outro modelo à ordem de 35%. Aumento de audiência dos conteúdos digitais em mais 100% nos últimos 12 meses, criação de uma dezena de produtos de conhecimento para ativação de portfólio de conhecimento, geração de leads e conversões para clientes da casa a partir de estratégias de conteúdo (b2b, cerca de 5x6 leads por ação). Índices de satisfação de audiências com os conteúdos dos eventos - Conarec, Whow Festival de Inovação, A Era do Diálogo, entre outros, de mais de 85% nos últimos 4 anos.
Diretor de conhecimento e inteligência de negócios
Grupo Padrão
fev 2014 - jan 2017
Criei a área de conhecimento da e,presa, formatando os tópicos e temas que a revista Consumidor Moderno, os sites e eventos da empresa deveriam abordar. Combinei a área de conhecimento unificando a produção de conteúdo on e off-line, estruturando o Centro de Inteligência Padrão (depois tornado área independente, com gestor próprio) e a área de Relações Públicas e contato com executivos Top Level. Criei uma linha de produtos denominada “Mais Valor”, para combinar estratégias de publicidade, patrocínio e conteúdo para ativar, com sucesso pleno, os 30 maiores clientes da casa.

Resultados: Estruturação da produção de conhecimento e inteligência, definição do calendário de eventos, e ativação permanente dos 30 maiores da casa por 3 anos consecutivos. Em 2015, a edição de 20 anos de Consumidor Moderno, anotou 384 páginas, recorde histórico, com mais de uma centena de páginas de publicidade fechadas. Os projetos “Mais Valor” permitiram que a empresa passasse sem sustos pela recessão de 2015-16
Diretor de Marketing e Comunicação
Grupo Padrão
mar 2011 - jan 2014
Responsável pela área de marketing e comunicação da empresa, definindo estratégias de comunicação dos produtos e eventos da casa, bem como toda a estratégia de gestão de marcas. Criei praticamente todas as marcas do Grupo.

Resultados: Seguidos recordes de inscritos pagos nos eventos Conarec, reconhecido como o principal evento de inteligência relacional e comportamento do consumidor do mundo, criação do projeto A Era do Diálogo, principal fórum de debates sobre relações de consumo do país, criação do Brazilian Retail Week, durante 5 anos, o principal evento de varejo do país, criação de diversas marcas e produtos de grande geração de caixa e prestígio, como Consumidor Moderno Experience Summit, Anuário Brasileiro de Relacionamento com Clientes e “Mais Valor”
Construtor de Marcas e CEO
Mr Brand
jan 2006 - fev 2011
Fundador e responsável pela agência e consultoria de gestão de marcas, Mr Brand, responsável pela estratégia de comunicado e curadoria de marcas de empresas como CorpFlex, Unimed Seguros, Plusoft, Grupo Padrão, Wittel, Nasajon Sistemas, Abrarec, Dedic, entre outras

Resultados: Nosso trabalho posicionou a Wittel como a principal integradora de soluções de tecnologia de comunicação nos segmentos financeiro, contact center e telefonia (10 dos 10 maiores bancos, 9 das 10 maiores de telefonia, 10 dos 10 maiores contact centers adotaram soluções Wittel), transformamos CorpFlex na pioneira e primeira empresa de soluções de Cloud Computing do país, estabelecemos Plusoft como o maior CRM do mercado.
CEO e diretor de criação
branding estratégia e propaganda
jun 2000 - dez 2005
Fui o idealizador e fundador de uma agência que lançou as bases do futuro da publicidade no país. A branding estratégia e propaganda nasceu inteiramente digital em 2000, em 2002 sua gestão era inteiramente conduzida por um sistema de gestão baseado na nuvem, permitindo que clientes solicitassem jobs de qualquer lugar, cotações com fornecedores eram realizadas por meio de pregões on-line, todo o fluxo de trabalho era on-line. Atendemos Unimed Sefuros, Dedic, Open Concept, Imation, Alcatel, Grupo Padrão, Plusoft, Altitude, Shering Plough (Mantecorp), CorpFlex, entre outras. A agência tinha ferramentas exclusivas de gestão de marcas e desenvolvimento de campanhas.

Resultados: A branding era uma agência muito eficiente, os índices de refração mal atingiam 5%, os índices de conversão das propostas de campanha e comunicação eram superiores a 90%, regularmente. Fizemos a Unimed Seguradora reverter prejuízos em 2000 para lucros consistentes já em 2002 e dali em diante, estruturando e organizando as marcas. Ajudamos Wittel a crescer 2 dígitos altos sistematicamente de 2001 a 2005, remodelamos a imagem da Open Concept para que se tornasse uma empresa de software alvo de aquisições (era o objetivo), tornamos uma pequena empresa de rede corporativa, NetMicro, em uma player de Cloud Computing, já como CorpFlex.
Diretor de Criação
CIN Propaganda
fev 1997 - mai 2000
Responsável pela gestão de um time com 8 criativos, elaboração e execução de campanhas para clientes de varejo, mídia, laboratórios farmacêuticos e tecnologia.

Resultados: Pude mudar o perfil criativo da empresa e ajudá-la a ganhar seus primeiros prêmios publicitários, além de criar campanhas que geraram crescimento de vendas de mais de 50% para os clientes de varejo e de 30% para os clientes de laboratórios farmacêuticos (OTC).
Supervisor de Criação
Logullo Associados Publicidade
jun 1995 - jan 1997
Criação e aprovação de campanhas e peças para os clientes da agência, dos segmentos de varejo hipermercados, autopeças, bebidas, química, financeiro.

Resultados: Vários prêmios conquistados para campanhas nos segmentos de autopeças, conquista da conta do Extra Hipermercados e criação de campanhas com grandes resultados de vendas.
Professor
ESPM - Escola Superior de Propaganda & Marketing
fev 1989 - jun 2001
Professor de criação publicitária na graduação, orientador de projetos de conclusão de curso e professor da pós-gradução em comunicação dirigida. Formei um grupo de mais de 30 grandes criativos que dominaram a cena publicitária entre os anos 90 e 2015.
Formação
Liderança
IE Business School Madri
dez 2020 - dez 2020
Como curador de conhecimento, costumo desenvolver cursos de liderança para executivos Top Level, anualmente, módulos de 12 a 15 horas, sempre com a coordenação e aplicação de instituições estrangeiras. Durante 3 anos, desenhei esses  cursos com a Berlin School of Creative Leadership e este ano, com a iE Business School. foi saboroso participar do curso que ajudei a desenvolver.
Pensamento Exponencial
SingularityU Brasil On-line
out 2020 - nov 2020
Curso sobre fundamentos do pensamento exponencial, 16 horas.
Análise Organizacional
Stanford On-line/Coursera
set 2020 - nov 2020
Um curso de 10 semanas, com avaliações semanais, em inglês sobre estruturas de organização, tipos de organização, liderança, coalizões, cultura e aprendizado organizacional. Concluí o curso com média 92,60.
Inovação e empreendedorismo
Stanford On-line
jul 2020 - jul 2020
Curso sobre conceitos, aplicações e estruturação de práticas de inovação.
Comunicação Social e Publicidade
Universidade de São Paulo
fev 1985 - dez 1989
Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em publicidade e propaganda, formado com média 8,91.
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Intermediário
Informações Adicionais
Um provocador e reinventor de empresas.
Gosto de reinventar negócios. Fui assim desde o princípio. Com apenas 24 anos, já propunha um novo modelo de funcionamento para a saudosa Salles Inter-Americana de Publicidade. Em 2000, criei uma agência especializada em comunicação e gestão de marcas que funcionava digitalmente. A branding era inteiramente digital, de ponta a ponta, desde 2002. Ajudei dezenas de empresas a se reinventar, fazendo da compreensão das mecânicas de construção de marcas um vetor de sucesso. Desenvolvi uma metodologia de gestão de marcas exclusiva, capaz de avaliar, redimensionar e fortalecer marcas em qualquer cenário. Hoje, procuro reinventar o negócio do Grupo Padrão como diretor de conhecimento, uma empresa originalmente de mídia no caminho da transformação digital.
Mentor, articulista, colunista e escritor
Tenho enorme facilidade de escrever. Costumo cobrir os principais eventos de inovação do mundo, como SXSW, World Retail Congress, Web Summit, NRF Big Show, Viva Tech Paris, Cannes Lions, etc. Nesses momentos, funciono como trendsetter, desenvolvendo e estruturando tendências para apresentar aos líderes do mercado corporativo nacional. Sou palestrante, participo de mesas redondas do Web Summit, sou mentor de startups, entre outras atividades.