Gestão industrial

Ami*** ***** (XX anos)
Coordenador de Relacionamento com a Indústria em SENAI São Paulo - São Paulo, SP
FATEC Jundiaí
Campinas,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Coordenador de Relacionamento com a Indústria
SENAI São Paulo - São Paulo, SP
out 2002 - nov 2015
Um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Oferece produtos educacionais e serviços tecnológicos para os profissionais da indústria.

• Coordenador de Relacionamento com a Indústria de Set/13 a Nov/15
• Agente de Treinamentos de Abr/09 a Ago/13
Promover a divulgação e venda consultiva dos serviços e produtos educacionais e tecnológicos do SENAI São Paulo. Identificar a necessidade do cliente. Formular uma solução para eliminar a lacuna encontrada: selecionar conteúdos, construir trilhas de aprendizagem, ficha de produto customizada ou programa de prateleira. Negociar a proposta de atendimento para o serviço. Selecionar estratégias de aprendizagem e prover os recursos humanos e materiais necessários para sua realização. Supervisionar a entrega do produto para a empresa. Avaliar os resultados obtidos. Atuar na busca da melhoria contínua do cliente. Promover ações para a fidelização do cliente. Disseminar novas tecnologias desenvolvidas
pelos centros tecnológicos da rede. Apoiar a realização da missão e visão de empresas contribuintes.

• Técnico de Ensino do Curso Técnico em Alimentos de Out/02 a Mar/09
Coordenador de Estágios dos alunos junto as indústrias. Docente do Curso Técnico em Alimentos nos elementos curriculares: Embalagens para Alimentos, Técnicas de Preservação de Alimentos, Princípios de Engenharia, Qualidade e Gestão, Análise Sensorial de Alimentos, Tecnologia de Panificação; Tecnologia de Balas, Confeitos e Chocolates, Tecnologia de Produtos Cárneos.
Instrutor Técnico
Bunge Alimentos - São Paulo, SP
dez 1999 - abr 2000
Pães Pullman, empresa do grupo multinacional industrial argentino atuando no  mercado de produtos derivados do trigo e soja, fertilizantes, tintas e vernizes e especialidades químicas. Elaboração e multiplicação do treinamento "Atualização em Tecnologia de Panificação" para Técnicos e Supervisores das áreas da Produção e da Qualidade.
Gerente de Unidade
Ito Ovos Ltda - Itirapina, SP
mar 1998 - jul 1999
Ovos ITO, empresa familiar de médio porte atuando na avicultura: reprodução de
matrizes, Incubatório, granjas de postura, fábrica de rações e industrialização de ovos líquidos pasteurizados. Gerenciamento de Unidade de Negócios In-natura com faturamento de US$ 1 milhão/mês Unidades: Fábrica de Rações e Industrial (Incubatório, Cria, Recria, Postura, Classificação, Acondicionamento, Transporte de Ovos e Vendas Varejo). Áreas funcionais com subordinação direta: Produção, Manutenção, PCP,
Compras, Recursos Humanos e Venda Varejo e Transporte. Áreas com subordinação funcional: Faturamento, Fiscal e Contábil.

Adequação do leiaute da área de Classificação e Embalagem de Ovos. Reforma da loja de vendas varejo e atacado. Implantação de estrutura de Cargos e Salários. Centralização do Almoxarifado. Atualização do sistema de pesagem da fábrica de rações. Instalação de duas novas quadras para Recria. Implantação do plano de manutenção periódico das instalações dos aviários.
Supervisor de Processos
Bunge Alimentos - São Paulo, SP
abr 1996 - abr 1998
Pães Pullman, empresa do grupo multinacional industrial argentino atuando no mercado de produtos derivados do trigo e soja, fertilizantes, tintas e vernizes e especialidades químicas. Supervisão dos processos de produção de sete linhas de fabricação de pães e bolos industriais.

Definição dos indicadores de processos de cada etapa. Capacitação dos operadores para a gestão dos KPIs estabelecidos. Implantação do sistema de controle e apuração das perdas por turno de produção. Elaboração do Manual de Procedimentos Operacionais Padrão para a linha de pães deforma. Multiplicação dos conteúdos junto aos operadores das linhas. Implantação da Reunião Mensal de Resultados para apresentação dos KPIs. Introdução do Painel Mensal de Comparativo de Produtos da concorrência. Membro da equipe encarregada do refit da linha automática para produção folhados da Rheon. Responsável técnico da empresa junto ao CRQ e CREA.
Gerente Industrial
Cooperativa Agroindustrial Holambra - Holambra, SP
abr 1994 - mar 1996
Cooperativa de grande porte atuante no agronegócio com produção, industrialização e comercialização de produtos da avicultura, suinocultura e flores. Gerenciamento da Unidade de Abate com capacidade para a industrialização de 60 mil aves/dia. Após, gerenciamento da Unidade de Embutidos Cárneos com produção de 30 ton/dia.

Projeto e execução da Sala de Cortes automáticos com a Linco Food Systems. Eliminação de gargalos na linha de produção permitiram incrementar o abate diário de 40 mil para 60 mil aves/dia em 90dias. Adequação do sistema frigorífico com a instalação de dois compressores SABROE em duplo estágio. Adequação da instalação elétrica do Abatedouro. Ações para redução do custo marginal de produção: substituição do tratamento térmico por N2 por choque térmico em câmara estacionaria, desenvolvimento de novo sistema de recepção de aves por plataformas. Ações para a Qualidade: atualização do sistema de sangria para atordoamento elétrico de alta frequência, sistema de controle de cloro residual no chiller, implantação do sistema de monitoramento da temperatura dos baús frigoríficos durante a distribuição.
Gerente de Produção
La Baguette S.A. - São Paulo, SP
jan 1993 - abr 1994
Empresa familiar de médio porte produtora de produtos de panificação e confeitaria veiculados em lojas próprias e franquias. Gerenciamento da unidade central de fabricação de produtos de panificação e confeitaria em São Paulo.

Melhoria do controle de processos: implantação do Planejamento e Controle da Produção. Implantação de POPs de fabricação e PPHOs. Implantação de programas de manutenção preventiva de máquinas e equipamentos. Melhorias da produtividade: readequação do leiaute de fabricação. Ações para desenvolvimento de novos produtos: desenvolvimento de novos fornecedores, novos produtos: linha de pães “Saúde” (adicionados de vegetais) em parceria com a Nutrimental, Farofa para sorvete “Crock Top”, Muffins, Pães de centeio integrais (Schwarzbrot), Mini
Baguettes em embalagens com barreira e em atmosfera modificada para shelf life estendido em parceria com a White Martins.
Sócio Gerente
Carlos Firmino S/C Ltda. - São Paulo, SP
nov 1991 - dez 1992
Representação comercial de empresas fabricantes de utensílios e equipamentos para panificação e para operação de embalagem em atmosferas modificadas: Haas Technik (Curitiba), Monferrina (Itália), Bodson (França}, de Buyer (França) e KOMET Maschinenfabrik (Alemanha).
Chefe de Produção
Bunge Alimentos - Rio de Janeiro, RJ
mai 1990 - set 1991
Plus Vita S.A., empresa do grupo multinacional industrial argentino atuando no mercado de produtos derivados do trigo e soja, fertilizantes, tintas e vernizes, especialidades químicas Gerenciamento da produção de pães e bolos com capacidade para industrialização de 60 ton/dia de farinha. Gestão de quadro de 220 postos de trabalho, avaliação de desempenho e plano de desenvolvimento pessoal

Tratamento das causas de quebras na produção reduziram o indicador de perdas de produção de 6,8% para 1,6% em 6 meses: adequação do sistema de arrasto na esteira de esfriamento, implantação da sistemática de ordens de produção nas etapas de pesagem de ingredientes e masseira, identificação dos pontos críticos para controle dos processos, implantação do programa de higienização de formas, desenvolvimento do projeto e implantação de formas estriadas em alumínio naval. Reativação da linha de produção de panetones. Ações para redução do custo
marginal de produção: elaboração do anteprojeto para conversão da alimentação dos fornos industriais para gás natural manufaturado (previsão de redução em 25% da conta de combustíveis).
Engenheiro Trainée
BUNGE Trigo - São Paulo, SP
dez 1989 - mai 1990
Moinho Fluminense, holding do grupo multinacional industrial argentino atuando no mercado de produtos derivados do trigo e soja, fertilizantes, tintas e vernizes, especialidades químicas.

Capacitação técnica para atuação na área de Processos da Divisão de Tecnologia Industrial Trigo. Implantação do Informe de Gestão Industrial Mensal na Plus Vita (RJ).
Chefe de Operações
Bunge Serviços - São Paulo, SP
nov 1986 - mai 1989
LUBECA, empresa da Divisão de Serviços do Grupo Bunge, responsável pelos serviços de alimentação no Centro Empresarial de São Paulo. Prestação de serviços de alimentação para terceiros de refeições transportadas. Coordenar as operações de produção e transporte de 18 mil refeições/dia Responsável pelas operações do Açougue, Stewards, Recepção de Matérias Primas, Almoxarifados, Distribuição e Rouparia. Chefia de PCP durante 5 meses.

Conciliação físico contábil dos estoques estabelecida após 5 meses de implantações: controle de estoque por curva ABC, introdução de inventários rotativos, treinamento de operadores, paletização das áreas de estoque. Melhoria do fluxo de abastecimento às unidades: controle de estoque de congelados Kanban, criação do procedimento de itens de estoque não regular disponíveis com dois dias de antecedência. Participação do comitê de criação do sistema digital de inventario (Almoxarifado, CQ, PCP e Custos). Ações aderidas a segurança dos alimentos: validação do esquema de higienização de áreas e utensílios com a Ecolab, treinamento dos stewards e Implantação do cronograma de Auditorias higiênico-sanitárias com terceiro: nenhuma ocorrência de ordem sanitária no período.
Comprador
SODEXHO do Brasil - São Paulo, SP
out 1985 - nov 1986
Multinacional francesa atuando na prestação de serviços de restauração coletiva em 65 unidades distribuídas em 5 estados.

Redução do custo marginal das filiais em 5% em 8 meses. Formação de lotes econômicos de carnes congeladas armazenadas em terceiros garantiu o abastecimento das filiais durante o Plano Cruzado permitindo a fidelização de clientes e alavancagem de novos negócios para o Departamento Comercial. Introdução de novos produtos no cardápio das filiais: sistemática implantada junto a Cozinha Experimental, incorporação de cortes de exportação alternativos no cardápio. Logística do abastecimento: desenvolvimento de fornecedores locais, programação de compras alinhados com as rotas de distribuição de fornecedores. Formação do preço de aquisição: criação do indicador “rendimento do porcionamento” informado pelas filiais.
Agente Fiscal
Prefeitura Municipal de Campinas - Campinas, SP
dez 1982 - abr 1985
Fiscalização Sanitária de estabelecimentos comerciais com consumo no local pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas (convenio UNICAMP).
Formação
Gestão Empresarial
FATEC Jundiaí
fev 2016 - Atualmente

          
          
Engenharia de Alimentos
UNICAMP
fev 1976 - jun 1985

          
        
Idiomas
Português - Nativo
Espanhol - Intermediário
Fancês - Básico
Inglês - Avançado
Informações Adicionais
Gestão Industrial e Relacionamento B2B
Engenheiro de Alimentos (UNICAMP, 1985) com especialização em Formação Pedagógica (UNIMEP, 2003). Em curso, EAD Gestão Empresarial (FATEC, 2021).  Mais de vinte anos de experiências no gerenciamento da fabricação, processos e pessoas empregados na industrialização de produtos alimentícios. Prática na oferta e entrega de soluções customizadas para capacitação e qualificação de pessoas, produtos e processos.  Experiência na representação comercial de fabricantes de máquinas e equipamentos para a indústria de alimentos. Gestão de suprimentos para produtos alimentícios.  Relacionamento B2B em vendas consultivas para indústrias e entidades dos mais variados segmentos. Coordenação da gestão da oferta para contas chaves do negócio. Eixo norteador: entender para atender.  Vivências nos segmentos da Educação Profissional, Avicultura, Industrialização de produtos derivados do Trigo, Abate e Industrialização de produtos de Origem Animal
e Alimentação Coletiva.  Estilo participativo desenvolvido na liderança de equipes multifuncionais, focado no gerenciamento de KPIs e OKRs utilizando o MASP. Hábil no tratamento de anomalias
encontradas em processos utilizando as Ferramentas da Qualidade.  Vivência em ambientes ISO, 5Ss, APPCC, PPCP, MRPII, Lean, TPM, Kaizen e WCM.  Aplica BSC, CANVAS, KANBAM e Design Thinking. Ambientação em gestão WCM em visita técnica a cinco montadoras de automóveis na Sérvia e Itália.  Consultor e Multiplicador dos programas BPF e APPCC.  Inglês avançado, Espanhol e Francês técnicos.
Últimas certificações
Introdução ao Marketing Analítico (INSPER, 2017), Cenários 20/25 (FIA, 2020), Introdução a Gestão de Projetos (ENAP, 2020), Gestão da Estratégia com o uso do BSC (ENAP, 2020), Formação de Facilitadores de Aprendizagem (ENAP, 2020), Introdução ao Power BI (DataB, 2021), Design Thinking (SEBRAE, 2021), Desenvolvendo Times de Alta Performance (ENAP, 2021), Desenho Instrucional para Soluções de Capacitações Presenciais (ENAP, 2021)