Community Manager

Community Manager: O que é O que faz? Salário? Formação? Habilidades-Chave?

O Community Manager é encarregado de administrar e desenvolver a parte online de uma empresa o marca. Algumas das suas funções mais gerais são aumentar o alcance da marca ou empresa e detetar clientes potenciais.

O que faz? Objetivos que tem que cumprir:

Um Community Manager tem uma ferramenta utilizada por milhões de pessoas no mundo. É o primeiro ponto que uma pessoa passa quando interage com um cliente, portanto e como mencionado anteriormente, o Community Manager deve estar familiarizado com o que representa. A tarefa de se tornar conhecido e a publicidade tornou-se muito mais fácil e com muito mais possibilidades devido a tudo a que temos acesso hoje em dia.

O Community Manager um elemento que tem tido muita importância nas estratégias de comunicação, pois eles são um novo suporte para a participação das pessoas através desses novos canais e ferramentas que temos. Graças a eles, a troca de informações é encorajada, sendo isto muito positivo para o desenvolvimento de diferentes técnicas que melhoram as capacidades de cada CM.

Um grande exemplo da importância de uma Community Manager são as redes sociais. O seu rápido crescimento fez com que as empresas utilizassem essas ferramentas para conseguir difusão e alcançar mais pessoas. Tanto que a popularidade de algumas dessas redes sociais obrigou as empresas a repensar as suas estratégias de marketing, publicidade e atendimento ao cliente. Estas mudanças nas empresas fomentaram a necessidade de uma CM, pois é a pessoa com o conhecimento necessário para gerenciar estas variáveis.

Os principais objetivos são:

  • Criar conteúdo e gerenciá-lo: É preciso trabalhar para aumentar a visibilidade da marca no mundo digital, por isso é essencial ter uma boa abordagem prévia, já que a maioria dos clientes potenciais acessa as redes para consumir esses conteúdos.
  • Melhorar a visibilidade: Um Community Manager não deve se concentrar apenas na quantidade de pessoas que podemos alcançar, você também tem que cuidar da qualidade de nosso conteúdo e de nossos clientes para ser mais atraente para o resto do público.
  • Estabelecer contactos e relacionamentos: A lealdade pode ser alcançada através de uma relação mais próxima com os clientes, conhecendo seus desejos e necessidades a fim de ter uma taxa de lealdade maior. Uma parte importante disto hoje em dia são os influenciadores, que podem ser muito úteis para este propósito.
  • Atendimento ao client: Temos que estar sempre prontos para resolver as dúvidas de nossos clientes.

 

Como tornar-se em Community Manager: Principais habilidades ou competências:

Para que um profissional de CM faça bem o seu trabalho, ele deve ter uma série de competências e habilidades.

É verdade que no início era suficiente ter boas habilidades de comunicação e estar familiarizado com as redes, mas cada vez mais se busca um perfil mais multidisciplinar. Você pode treinar por conta própria ou, de preferência, com um curso contrastado.

Dependendo do seu objetivo na empresa, você pode treinar através de várias opções. Se você deseja desenvolver a estratégia de uma empresa e ajudar a criar organizações, você deve trabalhar em uma abordagem estratégica e pode fazer um mestrado em Gerente Comunitário. Por outro lado, se você quiser se concentrar mais em marketing e comunicação, você pode fazer uma pós-graduação em marketing e Gestão Comunitária. Em qualquer caso, recomendamos que você tenha o máximo de treinamento possível.

As principais competências que um Community Manager deve ter são:

  • Conhecimento das redes e de como elas funcionam
  • Capacidade de organização e gerenciamento
  • Habilidade de ouvir, é importante saber o que está sendo dito sobre a marca ou empresa
  • A proatividade, além de gerenciar o conteúdo, deve ser ativa, pesquisar e estar atenta
  • Estar orientado ao cliente
  • Habilidades de comunicação e relações sociais
  • Sendo metodológico, é essencial aplicar uma boa metodologia de trabalho
  • Paciente, todo trabalho relacionado às pessoas não é imediato.

Qual é o salário de um Community Manager?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um Community Manager vária segundo diferentes fatores como: o grado de experiência, a categoria de trabalho realizado, a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, o seu treino e formação:

Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre R$ 1.950,00 - R$ 3.560,00 mensalmente aqui no Brasil por uma carga de trabalho entre 40-43 horas semanais.

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