Comercial/planejamento estratégico
Mat*** ***** (XX anos)
Gerente Geral Comercial e Operações em GRUPO ANGELONI
FDC – Fundação Dom Cabral
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente Geral Comercial e Operações
GRUPO ANGELONI
out 2019
-
out 2020
Reportando-se ao CEO, com a gestão de compras, operação e inteligência comercial da BU Farmácia. Desenvolveu o plano comercial das categorias: Medicamentos RX, Genéricos, OTC, Beleza, Infantil e Nutrição. Liderava todo o time de vendas e operação das lojas incluindo supervisores, gerentes e farmacêuticos. Como resultado o negócio cresceu o dobro do mercado farma entregando a maior venda dos últimos 20 anos.
Diretor Comercial e Marketing
SUPERMERCADOS CAVICCHIOLLI
ago 2017
-
mar 2019
Reportando-se ao CEO, com a responsabilidade de toda a estratégia comercial e marketing da empresa (Arena Atacado e Supermercados São Vicente), liderando mais de 80 colaboradores, respondeu pelas áreas: comercial, marketing, trade marketing, inteligência comercial, pricing, gestão de categoria e CRM. Definia o orçamento de compras e metas de vendas, desenvolveu campanhas promocionais e institucionais, construiu planos de negócios (JBP) com os fornecedores e implementava KPI´s continuamente. Teve como resultados ganhos de 4,2% na margem comercial da empresa.
Diretor de Operações
ULTRAFARMA
ago 2016
-
mar 2017
Reportando-se ao CEO, com a responsabilidade de 52% do faturamento da empresa e liderando mais de 450 colaboradores, respondeu pela liderança da área comercial e operações de lojas físicas e televendas, definiu campanhas de venda por laboratórios para alavancagem de resultados, implantou processos na operação dos canais (KPIs, cross category, padrão de atendimento, etc) e reestruturou o modelo e a hierarquia das unidades de negócio. Teve como resultados ganhos de 70% nas vendas de laboratórios parceiros.
Diretor Comercial
ATACADO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO S.A.
fev 2014
-
ago 2016
Reportando-se ao CEO, foi responsável pela área comercial com todo o faturamento da empresa, liderando uma equipe de compradores, analistas e assistentes, definindo a gestão e o cumprimento do orçamento de compra, controles de estoques, programações de compra, definição do sortimento de produtos por perfil de lojas (clusterização). Implantou o uso de inteligência comercial e de acordos comerciais com fornecedores. Implantou a gestão de categorias com a atribuição do papel atrelado à faturamento e margem. Criou mix de margem para que o pricing permitisse competitividade em itens sensíveis e alto giro. Introduziu na empresa o conceito de OTB (Open to Buy) com otimização do orçamento. Desenvolveu a marca própria permitindo ganhos de margem superior à 10p.p. Reduziu os estoques em mais de 30 dias (MR$70/ano), melhorando o capital de giro por meio do aumento de prazo médio de pagamento em mais de 40 dias.
Gerente Pleno de Produtos
GRUPO CARREFOUR BRASIL
nov 2008
-
nov 2010
Reportando-se ao Gerente de Categorias, respondeu pela gestão dos grupos de produtos com a maior entrega de margem do não alimentos, bem como pela definição da estratégia comercial completa por categoria envolvendo metas de venda e margem, budget de compra, controle de estoques, negociações e acordos comerciais com a indústria, definição de ações promocionais (TV, rádio e impressa), definição da variedade e o sortimento de produtos, precificação por praça, distribuição por loja e gestão de P&L. Desenvolveu marca própria desde a composição até a definição de embalagem e campanha de lançamento. Potencializou resultados e ganho de market share por praça através de relatórios Nielsen, tendo como resultado aumento de 12% em vendas e ganhos de margem em 5 p.p. em itens de alto consumo.
Gerente de Expansão e Desenvolvimento de Categorias (têxtil, bazar e eletro)
GRUPO CARREFOUR BRASIL
Reportando-se ao Diretor de Expansão, foi responsável pela abertura de mais de 15 hipermercados. Definiu o mix de produtos adequados à cada nova loja através de gestão de categorias e rentabilidade. Desenvolveu análise de mercado concorrencial identificando novas oportunidades de negócios. Case modelo “atacarejo” dentro da bandeira Carrefour que culminou na aquisição da bandeira Atacadão. Desenvolveu book de acompanhamento e implantação de categorias à cada perfil de Loja, tendo como resultado o aumento em 12% na superfície de vendas (via potencial de mercado) e padronização de Lojas.
Formação
Especialização em Finanças
FDC – Fundação Dom Cabral
jan 2017
-
dez 2017
Especialização em Marketing de Varejo
ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
fev 2014
-
dez 2014
MBA em Inteligência de Mercado
FIA - Fundação Instituto de Administração
fev 2013
-
dez 2015
MBA em Varejo
USP – Universidade de São Paulo
fev 2008
-
dez 2008
Graduado em Comunicação Social
Universidade Paulista
fev 1999
-
dez 2002
Idiomas
Ingles - Fluente
Informações Adicionais
Qualificações
Mais de 20 anos de experiência nas áreas comercial, compras, operação e marketing. Forte desenvolvimento de equipes multidisciplinares e de alta performance de vendas e negociações. Planejamento da estratégia comercial (metas de vendas aliada ao calendário de ativações). Atuação em grandes negociações de volume direcionadas ao atacado. Desenvolvimento assertivo de plano de sortimento de produtos com uso de gestão de categorias. Construção do calendário de marketing (canais on e off line) com plano 360 e medição dos resultados. Definição de orçamento de compras com redução de estoques com a aplicação de OTB (Open to buy). Elaboração de JBP (planos de negócios) em conjunto com a indústria estabelecendo melhores resultados.
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