Coordenador de responsabilidade social e/ou sustentabilidade corporativa

Joã*** ***** (XX anos)
Sócio-Fundador em Ponto Social Consultoria e Inovação Social Ltda.
Fundação Dom Cabral
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Sócio-Fundador
Ponto Social Consultoria e Inovação Social Ltda.
dez 2016 - Atualmente
Com o apoio do Instituto Camargo Corrêa e em parceria com outros especialistas, no fim de  2016 fundei o PontoSocial (pontosocial.net), que é uma iniciativa que tem como propósito ampliar a efetividade de organizações da sociedade civil e do investimento social corporativo através da inovação e da tecnologia.

A empresa passou por um processo de incubação durante o ano de 2017 e desde 2018 atua de forma independente realizando os seguintes serviços: 

Estratégia: Diagnósticos socioeconômicos; Planejamento estratégico da responsabilidade social corporativa, do voluntariado empresarial e do investimento social privado; Estruturação de programas e processos.

Gestão: Como uma extensão de empresas, institutos e fundações, realiza o apoio à gestão e ao relacionamento com stakeholders de modo a otimizar processos, recursos e entregar resultados que maximizem a geração de valor compartilhado de programas e projetos.

Execução: Planejamento e execução de ponta-a-ponta de projetos e eventos nas áreas de responsabilidade social e voluntariado empresarial, utilizando tecnologias inovadoras e acessíveis a empresas, institutos e fundações de diferentes portes.

Transformação: Execução completa de projetos de mentoria/coaching online, que utilizam ferramentas e metodologias desenvolvidas pelo Ponto Social. Tais projetos já envolveram mais de 1800 pessoas em 3 países (Brasil, África do Sul e Portugal).

Alguns clientes do Ponto Social: AES Brasil, Alpargatas, Amcor, Fundação Nestlé, Fundação Casas Bahia, Fundação FEAC, Instituto Alpargatas, Instituto InterCement, Kimberly-Clark, SulAmérica e Nestlé.
Coordenador de Investimento Social Privado
Instituto Camargo Corrêa
ago 2014 - dez 2016
No Instituto Camargo Corrêa, atuei na coordenação da implantação, gestão e monitoramento de projetos de investimento social e voluntariado corporativo das empresas do Grupo Camargo Corrêa na África do Sul, Moçambique, Egito, Cabo Verde, Portugal, Argentina e Paraguai.

Também coordenei a área de Gestão do Conhecimento, tendo atuado no desenvolvimento de iniciativas ligadas à organização, sistematização e disseminação do conhecimento acumulado pela organização, a partir de projeto coordenado por mim e desenvolvido pela consultoria EY.

Fui responsável pela gestão e coordenação geral do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Sociais (PDES), que durante 12 meses capacitou 174 profissionais e membros de comunidades de 20 municípios envolvidos nos projetos sociais do Instituto em uma grade de 120 horas de formação (parceria com o Instituto GESC/FIA).

Ainda como profissional do ICC, atuei no processo de desenvolvimento e implantação de  soluções para monitoramento e avaliação de resultados/impacto do Investimento Social:

Portal de Gestão de Projetos e suas metodologias para monitoramento e avaliação de resultados;
Projeto “Mensuração do impacto das iniciativas de Responsabilidade Social, Gestão Social e de Investimento Social Privado”, desenvolvido pela PwC para avaliar o impacto das ações do instituto nas comunidades;
Projeto “Geração de Valor Compartilhado”, no qual participei do desenho da metodologia de avaliação e da construção do modelo de aplicação e avaliação.
Coordenador de Sustentabilidade
Mondelez International Ltda.
fev 2013 - ago 2014
Comitê de Sustentabilidade - Coordenação e facilitação das reuniões do Comitê Estratégico de Sustentabilidade, mapeamento das ações e temas, follow-up das atividades, acompanhamento dos grupos de trabalho e reporte para o steering committee. O Comitê tem a função de gerar conhecimento e promover a disseminação deste conhecimento sobre os temas estratégicos e sobre projetos e iniciativas da companhia.

Educação para Sustentabilidade - Desenvolvimento e condução dos programas de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade.

Sustentabilidade como ferramenta de valor reputacional

Preparação do Relatório de Sustentabilidade da Mondelez International;
Benchmarking e relacionamento com outras empresas;
Participação em Associações (ABIA, ABA, CEMPRE, ABICAB), Comitês, Organizações, Universidades e grupos externos ligados ao tema de sustentabilidade.

Projetos Corporativos de Sustentabilidade

Logística Reversa – Coordenação do programa de logística reversa e reciclagem de embalagens da Mondelez, em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (apoio a cooperativas de reciclagem, programa de educação e pontos de entrega voluntária).

Coordenei também o Grupo de Trabalho que discute alternativas para reciclagem de embalagens flexíveis no CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) do qual fazem parte empresas como Unilever, BRASKEM e Nestlé.

Cocoa Life Program – Participação direta no desenvolvimento e execução do programa de apoio aos produtores de cacau no sul da Bahia. Responsável pelos estudos e parcerias na área sócio-econômica. Também participo como um dos representantes da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) na Câmara Setorial do Cacau no Ministério da Agricultura e do grupo de trabalho que discute a agenda estratégica da Câmara.

Investimento Social – Liderança na reformulação do modelo de investimento social da Mondelez, que passaram a contar com projetos voltados a questões de saúde e bem-estar que totalizam um total de 1.000 escolas e 675 mil pessoas diretamente beneficiadas.

Projetos de Sustentabilidade das Marcas

Responsabilidade pelo apoio às categorias e suas marcas no desenvolvimento de iniciativas que fazem uso do tema sustentabilidade para comunicação com o consumidor, como as Brigadas Tang e a Turma do Bem (Trident), etc.
Analista de Responsabilidade Social Pleno e Sr.
Mondelez International Ltda.
ago 2008 - fev 2013
Como profissional da Cadbury Brasil antes da aquisição desta pela Kraft Foods, Atuei no desenvolvimento dos projetos de Responsabilidade Social, em especial do projeto Bate-Bola, que atendeu a cerca de 800 crianças e adolescentes em São Paulo, Bauru e Guarulhos.

Responsável pelos grupos de voluntariado corporativo, pelos programas de qualidade de vida da empresa (grupos de corrida, ginástica laboral, eventos internos) em São Paulo e pelo atendimento de assistência social a cerca de mil profissionais da força de vendas da empresa em todo o Brasil.

Com a compra da Cadbury pela Kraft Foods, atuei na coordenação dos projetos de investimento social privado da empresa, como os projetos Ação Saudável e Vida Sustentável, desenvolvidos em parcerias com ONGs em 4 estados e com mais de 500 mil pessoas impactadas. 

Também coordenei as ações do Programa de Voluntariado Corporativo em São Paulo. Responsável pelos processos de utilização de incentivos fiscais para patrocínios culturais e educacionais (Lei Rouanet, ProAC-ICMS, FIA-FUMCAD, Lei do Esporte, etc). Ainda na área de responsabilidade social, atuei em projetos e iniciativas ligadas ao tema sustentabilidade, como o projeto End-2-End do Walmart.

Em 2011 fui responsável pela criação do Comitê de Sustentabilidade, grupo do qual fui coordenador por três anos e no qual atuei no desenvolvimento da Agenda Estratégica de Sustentabilidade.
Analista de Recursos Humanos e Responsabilidade Social Jr. e Sr.
Bombril S.A.
fev 2006 - ago 2008
Na Bombril atuei nos projetos de responsabilidade social nas unidades da Bombril nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco nas áreas da educação e defesa dos direitos da mulher, além do programa de voluntariado corporativo aplicado nas três unidades.
Responsável pela comunicação interna da empresa, pelo planejamento e execução das ações de comunicação voltadas ao público interno, entre elas a revista interna, os painéis informativos, ações de endomarketing e intranet.
Estagiário da Área de Responsabilidade Social
Philips do Brasil Ltda.
fev 2003 - dez 2003
Apoiei a implantação, execução e divulgação das ações da empresa em saúde, educação e meio ambiente. Colaborei também na coordenação dos projetos de voluntariado corporativo que a empresa aplica em Manaus, Recife, Varginha e São Paulo e na comunicação interna dessas ações.
Formação
Gestão Responsável para a Sustentabilidade
Fundação Dom Cabral
mar 2011 - dez 2011

          
          
Pós Graduação - Gestão de Negócios
Escola Superior de Propaganda e Marketing
fev 2005 - dez 2006

          
          
Graduação - Comunicação Social - Propaganda e Marketing
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ago 1999 - dez 2003

          
        
Idiomas
Inglês - Avançado
Espanhol - Intermediário
Português - Fluente
Curriculum relacionados