Coordenador/supervisor/gerente de logística

Jon*** ***** (XX anos)
Gerente de Logística (04/2013 a 05/2017) em GRUPO INDUSTRIAL JOÃO SANTOS (CIMENTO NASSAU)
Faculdade Martha Falcão
João Pessoa,
Paraíba
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de Logística (04/2013 a 05/2017)
GRUPO INDUSTRIAL JOÃO SANTOS (CIMENTO NASSAU)
abr 2013 - mai 2017
Gerenciar múltiplas áreas de uma Unidade Negócios (transporte/logística) com cerca de 300 colaboradores, onde gerenciava habilidades e competências de profissionais das seguintes áreas:
Materiais/Suprimentos: gestão de estoques, processo de compras, recebimento de materiais, lançamento de notas fiscais, baixa de materiais, inventários rotativos, periódicos, por família, follow-up de compras, entre outros;
Logística/Transportes: planejamento, roteirização, distribuição, expedição, planejamento anual, previsão de faturamento, tabela de frete, índices de desempenho, controle de qualidade, check-list de veículos, caminhões e máquinas pesadas, controle de frota, peças, combustíveis entre outros;  
Financeira: fluxo de caixa, previsão financeira, conciliação bancária, contas à pagar, contas à receber, controladoria, rotinas fiscais e tributárias, entre outras;
Recursos Humanos: processo de seleção, admissão, folha de pagamento, benefícios, recolhimento de encargos sociais, rescisão do contrato de trabalho, entre outras;
Administração: elaboração e controle de contratos de prestação de serviços e fornecimento de produtos; requisitos legais dos estabelecimentos, controle das rotinas administrativas, patrimoniais, entre outras;
Manutenção Mecânica: controle de equipamentos, plano de manutenção de máquinas leves e pesadas, controle de consumo de combustíveis, índices de desempenho, controle de qualidade e outros;
Gestor de Transportes/Logística (09/2009 a 03/2013)
GRUPO INDUSTRIAL JOÃO SANTOS (CIMENTO NASSAU)
set 2009 - mar 2013
Gerenciar a logística (abastecimento de CDs e a distribuição de cimento em Belém-PA, Manaus-AM, Macapá-AP, Porto Velho-RO e Santarém-PA, através dos modais de transportes rodoviário e fluvial, com aumento de metas anuais da ordem 15% e barateamento do frete em até 20%;
Implementação de cadastro de transportadores dos modais fluvial e rodoviário nos Estados do Pará, Amazonas, Amapá e Rondônia;
Aperfeiçoamento da logística de distribuição aos pontos de varejo na região metropolitana de Belém, Santarém, Macapá e Porto Velho.
Implantação do sistema de transportadores rodoviários agregados a fim de possibilitar agilidade das entregas aos clientes varejistas da Região Sul do Pará;
Estruturação de tabela de frete e sistema de negociação e composição de parcerias, tendo em vista a otimização operacional através do pós-vendas;
Suporte a planejamento no dimensionamento logístico para abastecimento de grandes obras como: Hidrelétricas de Porto Ferreira e Caldeirão Grande no Estado do Amapá e Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira no Estado do Pará;
Implantação e desenvolvimento de logística reversa em umas regiões mais desafiadora (Amazônia).
Auditor
ALBAP S.S LTDA - Auditoria e Consultoria
ago 2002 - ago 2009
Desenvolver de auditoria interna (de regularidade) com objetivo de verificar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis pelas áreas financeira, fiscal/tributária, recursos humanos, suprimentos, administrativa, verificando se estão em “compliance”, isto é, em conformidade com leis e regulamentos externos e internos;
Desenvolver auditorias operacionais nas áreas de produção, materiais/suprimentos, transportes e comercial, com a finalidade de avaliar o seu desempenho, identificar oportunidades de melhoria e aperfeiçoar a gestão;
Acompanhar os planos de ações, elaborados pelos gestores responsáveis pelas áreas auditadas, a fim de verificar a eficácia das medidas corretivas implementadas.
Chefe de Logística
GRÁFICA SANTA MARTA LTDA
mar 2002 - jul 2002
Gerenciar a logística de distribuição e transportes;
Planejar e coordenar os trabalhos das equipes de logística para atender a demanda;
Desenvolver projeto para implantação de sistema operacional eficaz, a fim de agregar diferencial competitivo à empresa, haja vista seu déficit nesse seguimento;
Aperfeiçoar as rotas de distribuição das regiões Nordeste e Norte do Brasil;
Ampliação da carteira de transportadores, aéreos e rodoviários, conforme a demanda;
Estruturação do sistema de negociação de fretes, visando a otimização operacional;
Conseguimos aumentar em 20% a área atendida usando a mesma frota.
Chefe de Logística
REFRESCOS GUARARAPES LTDA – Coca-Cola
jan 1998 - mar 2002
Chefe de Logística (2 anos)
Coordenar o trabalho de três equipes em setor ininterrupto: planejar transferência de mercadorias entre unidades do grupo industrial, inventariar diariamente todos os estoques, controlar entradas e saídas para distribuidores do Estado inteiro, coordenar as atividades de carregamento/descarregamento de frota com cerca de 50 caminhões, diariamente; conferir/liberar frota da distribuição, controlar estoques, custos decorrentes da operação de movimentação de estoques, manter rodízio de estoques (FIFO), controlar perdas, etc. 
Assistente Administrativo (2 anos) 
Departamento Pessoal, em rotinas como: admissão, demissão, folha de pagamento, recolhimento de encargos sociais, benefícios, etc. No segundo ano passei a dar suporte administrativo e técnico na área de materiais e expedição (logística): controlar materiais e insumos de fábrica de refrigerantes (Coca-Cola) via sistema SAP; levantar a necessidade de materiais; solicitar compras, recepcionar, conferir e distribuir materiais; efetuar entradas, baixas de requisições; providenciar devolução de materiais fora de especificação; efetuar lançamentos de notas fiscais de compras, emitir notas fiscais de transferências, em ambiente SAP, de produtos provenientes/destinados a outras unidades do grupo industrial, monitoramento de sistema de controle de quebras e perdas.
Formação
Direito
Faculdade Martha Falcão
jul 2010 - dez 2015
Graduado em Direito
Administração
Fundação Getúlio Vargas - FGV
abr 2005 - out 2006
MBA em Gestão empresarial - Pós-graduação.
Administração
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
jul 1993 - jan 1998
Graduado em administração de empresas
Idiomas
Espanhol - Avançado
Inglês - Intermediário
Informações Adicionais
Habilidades:Comunicação, Flexibilidade, Foco em Resultados, Iniciativa, Liderança Participativa, Planejamento e Estratégia, Solução de Conflitos, Tomada de Decisão, Trabalho em Equipe, Visão Sistêmica.
Graduado e pós graduado em Administração e Direito, com sólida experiência em administração, gestão e logística (rotinas de suprimentos, compras, estoques, expedição, distribuição, abastecimento de CDs, administração de filiais, transportes, etc.,). Com mais de 20 (vinte) anos de vivência prática em grandes empresas dos ramos de bebida, gráfico e de cimento.  Ao longo desses anos participei de forma direita do desenvolvimento, implantação e gerenciamento de projetos, tanto na Coca-Cola, em Pernambuco e Paraíba, quanto em fábricas de cimento na Região Norte do Brasil. Domínio de software de gestão como: SAP, Protheus e Datasul da TOTVS.  
Larga experiência em auditoria interna (2002 a 2009), cujo objetivo é de verificar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis pelas áreas financeira, fiscal/tributária, recursos humanos, administrativa, logística, e se estes estão em “compliance”, isto é, em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, visando avaliar o seu desempenho, identificar oportunidades de melhoria e promover o aperfeiçoamento da gestão.
Curriculum relacionados