Diretor administrativo/financeiro/operações/gestão de riscos/auditoria

Pau*** ***** (XX anos)
Diretor Administrativo Financeiro em Solaia Logística e Transporte
IBMEC SP
São Paulo,
São Paulo
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Experiência
Diretor Administrativo Financeiro
Solaia Logística e Transporte
dez 2019 - out 2021
Gerenciamento das atividades operacionais e financeiras;
Gestão da reestruturação da empresa promovendo a reorganização de suas atividades operacionais, infraestrutura, área financeira e desenvolvimento de novos negócios;
Elaboração do planejamento de ações, coordenando a implementação em 2020, buscando maior eficiência operacional e financeira; 
Elaboração de processos diversos relacionados a melhoria da gestão e controle da operação (elaboração de indicadores de performance em todas as áreas da empresa), implementação de processos relacionados à segurança no trabalho, Certificação ISO 9001, sistemas de controle de warehouse e de meios de pagamentos.
Resultados:
Implementação em 2020, gerando incremento de 36% no lucro - maior resultado da história da empresa. 
Redução de despesas em média 25% no custo com fornecedores e melhoria da qualidade do serviço, 80% nos prejuízos relacionados a avarias, 25% no custo de mão de obra e crescimento médio de 50% na capacidade da operação.
Head da Auditoria Interna, Segurança da Informação e Departamento de Prevenção a Fraude
Grupo Rendimento S.A.
out 2010 - mar 2019
Estruturação e organização das áreas de auditoria interna, segurança da informação e prevenção a fraudes.
Gerenciamento da restruturação das áreas adequando-as à legislação e política da empresa;
Elaboração do planejamento anual e o relatório (RAINT), coordenação da implementação das ações relacionadas ao planejamento, apresentação do resultado das áreas para o Presidente do Grupo e Comitê de Auditoria;
Acompanhamento da implementação das ações corretivas relacionadas aos apontamentos da auditoria interna, segurança da informação e prevenção a fraude;
Apuração e acompanhamento de ocorrências de fraude, auditoria e inspeção nas mais de 65 filiais distribuídas pelas principais cidades no Brasil, do Banco Rendimento e Cotação DTVM; 
Acompanhamento da implantação das ações corretivas e reporte de status; 
Acompanhamento das Auditorias do Bacen, CETIP e Auditoria externa.
Resultados:
Aumento expressivo do resultado das empresas do grupo em função da identificação e 	mitigação de fraudes;
Estabelecimento do cumprimento de políticas e legislação vigente, diminuindo o risco de multas e/ou processos estabelecidos pelos órgãos reguladores;
Aumento do rating do Banco perante o Banco Central;
Auditoria considerada nas últimas 2 revisões como uma das áreas mais fortes do Grupo Rendimento;
Maior transparência e precisão dos números do balanço;
Maior segurança das informações do Grupo Rendimento após implementação e estabelecimento de controles, processos e monitoramento constante da infraestrutura, aplicativos, sites e processos e procedimentos de TI.
Gerente Geral de Auditoria Interna
Banco Santander Brasil
dez 2008 - mar 2010
Gerenciamento das atividades de auditoria interna para o segmento de grandes empresas, operações de tesouraria, asset management, fusões, aquisições e custodia qualificada;
Suporte do comitê de auditoria interna e órgãos reguladores como o Banco Central.
Resultados:
Estabelecimento de métricas e metodologias de auditoria, facilitando o acompanhamento das atividades e monitoramento do comitê de auditoria;
Alinhamento dos procedimentos de auditoria com as regras do Instituto dos Auditores do Brasil.
 Superintendente de Auditoria Interna
Banco ABN AMRO
abr 1987 - dez 2008
Gestão das equipes de auditorias de Global Market, Global Client, Asset Management, Private Banking no Brasil e América Latina (Argentina, Colômbia, Uruguay, Paraguay, México, Chile) e atividades pontuais na Europa, Itália e Holanda.
Resultados:
Maior controle e monitoramento sobre o ambiente da tesouraria e áreas afins;
Relatórios periódicos enviados para o Comitê de Auditoria para acompanhamento dos principais riscos e trabalhos realizados;
Alinhamento da metodologia da auditoria interna em toda América Latina, Brasil e Matriz na Holanda; 
Due diligence no Banco da Itália, comprado pelo ABN AMRO em 2007 de comunicação diversas para a organização.
Formação
MBA em Finanças Corporativas
IBMEC SP
mar 2002 - dez 2004
Administração de Empresas
Auditoria em instituição Financeira
FECAP
mar 1998 - dez 2002
Auditoria em instituição Financeira
Administração de empresas
UNIP São Paulo
mar 1989 - dez 1996
Bacharelado em Administração de empresas
Idiomas
portugues - Nativo
Ingles - Avançado
Espanhol - Avançado
Italiano - Basico
Informações Adicionais
Certificações e cursos
	CCSA - Certificação de Avaliação de Controle de Risco. IIA Instituto dos Auditores Internos.
	QA - Avaliação da Qualidade da Auditoria. Qualtec Institute for Competitive Advantage.
	CPA-20 - ANBID Qualtec Institute for Competitive Advantage. 
	PDL - Programa de Desenvolvimento de Liderança. ABN AMRO Bank no Brasil.
	Risco de Mercado. Academia do Banco ABN AMRO na Holanda.
	Certificado de Compliance Financeiro. LEC Legal, Ethics e Compliance.
	CPC-A Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção. Fundação Getúlio Vargas | LEC – Legal, Ethics e Compliance.
	COSO – Controles internos, gerenciamento de riscos corporativos e prevenção a fraudes
Sumario
Profissional com mais de 35 anos de sólida carreira desenvolvida em empresa nacional e multinacional de grande médio e pequeno, porte nos segmentos de instituições financeiras. Últimos anos atuando como Diretor Administrativo e Financeiro de Logística e Transporte, responsável por toda a cadeia logística , tais como compra, Logistica (inbound/outbound e reversa), expedição, faturamento, armazenagem, transporte, distribuição, SAC & Qualidade, Controladoria, Recursos Humanos, contabilidade e fiscal, infraestrutura, Segurança patrimonial, segurança da informação e tecnologia e área Comercial. Responsável pela medição da performance eficiência das áreas por meio de criação de KPI`s. 
	Forte experiência em Prevenção e apuração de fraudes internas e externas em parceria com advogados, polícia e investigador especial;
	Experiência em gestão de pessoas e construção de grandes equipes multidisciplinares;
	Foco em resultado e suporte a área comercial, facilitando assim o atingimento de metas e objetivos;
	Experiência em elaboração e implantação de politicas institucionais;
	Larga experiência em gerenciamento e consultoria de projetos e sistemas, inclusive relacionado a Segurança da Informação;
	Excelente capacidade de análise, revisão e preparação de relatórios, técnicas de entrevistas e elaboração de apresentação para a alta administração, comitês e auditoria interna;
	Representante das reuniões do Comitê de Auditoria Interna para reporte trimestral dos resultados e do acompanhamento do planejamento e implantação dos apontamentos;
	Liderança efetiva durante a implantação de projetos e ações corretivas para mitigação de riscos;
	Capacidade de atuação sob pressão e estresse durante a implementação de projetos; 
	Excelente comunicação e influenciador de mudanças positivas com habilidade de inspirar equipes, criando visões e promovendo mudanças culturais. 
	Pacote Office.
	Conhecimento das ferramentas SMART, KANBAN, SCRUM, LEAN e AGILE
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