Diretor/Controller/Gerente

Wel*** ***** (XX anos)
Controller em GRUPO POLO LOGÍSTICA LTDA.
FGV
Salvador,
Bahía
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Controller
GRUPO POLO LOGÍSTICA LTDA.
fev 2012 - Atualmente
Atribuições:
Responsável pelas rotinas de Controladoria: Contas a Pagar/Receber, Tesouraria/Fluxo de Caixa, Crédito/Cobrança, Faturamento, Planejamento Tributário, Custos e Contabilidade Gerencial & Societária;
Elaboração, Controle e Acompanhamento do orçamento e planejamento financeiro anual e estratégico.
Gestão Centralizada das Filiais (Governança - BA/RJ/SP/SC); 
Negociação com Clientes (contratos Prestação Serviços) e Fornecedores (Suprimentos e parcerias logísticas); 
Apurar Resultados e Elaborar Relatórios Gerenciais para Avaliação de Desempenho Operacional e Financeiro.
Principais resultados:
Estruturação da Controladoria – redução de equipe/custos via racionalização e automatização de rotinas.
Processos mapeados e revisados, políticas e procedimentos criados, Sistema de Gestão Operacional, Contábil/Financeiro, Fiscal e Gerencial implantados;
Redução da inadimplência em 20% através da racionalização das políticas de crédito e cobrança.
Redução de ICMS +/- 35% via Crédito Presumido & Recuperação de PIS/COFINS em R$ 1,0MM (Cash).
Gerente Administrativo Financeiro
GRUPO VITALMED SERVIÇOS LTDA.
nov 2009 - jan 2012
Atribuições & Resultados:
Responsável pelas rotinas administrativas e financeiras: Contas a Pagar/Receber, Tesouraria/Fluxo de Caixa, Crédito/Cobrança, Cadastro, Faturamento, Custos, Orçamento, Logística (CAF), Manutenção & Serv. Gerais, TI;
Mapear processos e revisar/criar procedimentos administrativos e financeiros;
Projetos de Financiamento (Via Bahia e Bahia Norte) - Obtenção recursos junto ao BNB (R$ 4,0M);
Elaborar Relatórios Gerenciais para Avaliação de Desempenho Operacional e Financeiro.
Coordenador Financeiro Corporativo
GRUPO UNIGEL S/A
dez 2007 - out 2009
Atribuições:
Responsável pelas rotinas financeiras: Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria, Crédito e Cobrança;
Responsável por negociações para aplicações com cobertura cambial e pagamento de importações.
Captação de recursos financeiros (giro e investimento), controle e acompanhamento do fluxo de caixa.
Controle e acompanhamento do cronograma financeiro para liberação de recursos do BNDES.
Elaboração de Relatórios Gerenciais e Avaliação de Desempenho Financeiro.
Principais resultados:
Estruturação do layout e da equipe da área Financeira – redução de equipe via automatização de rotinas.
Redução da inadimplência em 20% através da racionalização das políticas de crédito e cobrança.
Captação de recursos financeiros para giro (empréstimos) com Bancos comerciais no valor de R$ 195 milhões (FINIMP’s, NCE’s, Pré-Pagamentos, ACC’s, etc.).
Gerente Executivo
M DIAS BRANCO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA
dez 2003 - jul 2006
Atribuições:
Gestor dos setores de: RH, DP, Serviços Gerais, Vigilância, Segurança do Trabalho, Suprimentos, Informática, Cafeteria, Transporte, Operações Portuárias, Relações Institucionais e Meio Ambiente, Logística de Expedição.
Responsável pelas rotinas financeiras como: Faturamento, Compras, Suprimentos, Contabilidade, Patrimônio, Custos, Inventário, Fiscal, Contas a Pagar/a Receber, Tesouraria e Contratos Locais.
Principais resultados:
Estruturação do layout e da equipe das áreas Administrativa, Contábil e Financeira.
Redução de 40% na contratação de efetivos pela consolidação de Filiais Comerciais no GMA – BA.
Obtenção de licenças ambientais e operacionais para implantação e operação do GMA / TPC (CRA e IBAMA).
Estruturação da logística para o suprimento das afiliadas (SP) possibilitando redução de compra de MP.
Estruturação física e de pessoal de filial ADRIA-SP na Bahia, ampliando a participação no mercado em 7%. 
Redução da inadimplência em 20% via racionalização das políticas de crédito e seleção de clientes.
Operacionalização do TPC para recepção de matéria prima (trigo) reduzindo de 35% os custos de importação.
Controller
BODY SYSTEMS DO BRASIL LTDA (FORD AMAZON – CAMAÇARI)
mar 2001 - nov 2003
Atribuições:
Responsável pelas negociações para aplicações com cobertura cambial e pagamento de importações.
Captação de recursos financeiros (giro e investimento), controle e acompanhamento do fluxo de caixa.
Controle, acompanhamento e análise vertical e horizontal de Indicadores técnicos, operacionais e financeiros.
Elaboração de orçamento e planejamento financeiro anual e estratégico.
Cálculos de ganhos e perdas nas conversões de balanço (tradução de livros locais para US & UK).
Elaboração de Relatórios Gerenciais e avaliação de Desempenho Operacional.
Responsável pelas rotinas do Faturamento, Contabilidade, Patrimônio, Custo, Fiscal, Inventário, Contas a Pagar/Receber, Empréstimos e Financiamentos – BNDES & DESENBAHIA.
Implantação de sistemas de Gestão (ERP) e PCP.
Principais resultados: 
Estruturação do layout e da equipe de toda área Contábil/Financeira.
Implementação do sistema de informação gerencial – business plan, budget, forecast, board report.
Implementação do sistema de gestão integrada – eliminando trabalho e aumentando produtividade. 
Obtenção de recursos financeiros para giro (empréstimos) com Bancos comerciais no valor de R$ 39 milhões.
Obtenção de recursos financeiros para investimento DESENBAHIA – R$ 145,5MM e BNDES – R$ 114,5MM.
Redução dos riscos financeiros de contratos de fornecimento externo (ABB e KUKA – R$ 39,2 milhões) através de operações de cobertura cambial (swaps) sem lastro junto a bancos comerciais – Bank Boston.
Implantação de sistemas para conversão e consolidação de balanços, reduzindo prazos de fechamento.
Controller
SMITHLINE BEECHAM QUÍMICA DO NORDESTE LTDA
dez 1987 - jan 2003
Atribuições:
Responsável pelas negociações para aplicações com cobertura cambial e pagamento de importações.
Captação de recursos financeiros (giro e investimento), controle e acompanhamento do fluxo de caixa.
Controle, acompanhamento e análise vertical e horizontal de Indicadores técnicos, operacionais e financeiros.
Elaboração de orçamento e planejamento financeiro anual e estratégico.
Cálculos de ganhos e perdas nas conversões de balanço (tradução de livros locais para US & UK).
Elaboração de Relatórios Gerenciais e avaliação de Desempenho Operacional.
Responsável pelas rotinas do Faturamento, Contabilidade, Patrimônio, Custo, Fiscal, Inventário, Contas a Pagar/Receber, Empréstimos e Financiamentos – BNDES & DESENBAHIA.
Implantação de sistemas de Gestão (ERP) e PCP
Responsável por negociações cambiais nos processos de importação e exportação.
Elaboração de projetos financeiros para obtenção de benefícios fiscais – SUDENE e remessa de divisas.
Principais resultados:
Implantação do sistema de planejamento e controle operacional com redução de 20% nos desperdícios.
Aumento da produtividade administrativa, contábil e financeira pela implantação de sistemas integrados de gestão – Contas a Pagar/Receber, Contabilidade, Inventário, Ativo Fixo, Custos.
Terceirização das áreas de serviços gerais e cafeteria com redução efetiva de pessoal.
Redução de 40% dos custos operacionais do site através de programas de redução de custos (racionalização de processos e substituição de matérias primas importadas).
Desenvolvimento de projetos financeiros de ampliação e modernização da planta no valor de U$ 15 milhões.
Aumento das exportações para coligadas em 80% por competitividade em custos (fornecedor global).
Obtenção do benefício fiscal do Pró-Bahia de redução de 40% do ICMS sobre vendas locais – Projeto AMOX.
Remessa de divisas para Matriz (reservas de “transfer pricing”) via processos junto ao BACEN.
Encerramento legal da unidade nas várias esferas via processo de incorporação em controladora.
Formação
Finanças Corporativas
FGV
mar 2000 - jan 2001
Vide Certificado Anexo.
Idiomas
Inglês - Intermediário
Informações Adicionais
Peril
Profissional qualificado, capaz de assumir cargos de direção, gerência ou controladoria, MBA em Finanças Corporativas com ênfase em Gestão Contábil Financeira pela FGV e Graduado em Ciências Econômicas pela UFBA. Inglês Intermediário. Forte experiência em gestão administrativa, contábil e financeira, desenvolvendo trabalhos em empresas de médio e grande porte, nacionais e estrangeiras, nas áreas industrial e de serviços, com foco em resultados e conformidades, capaz de liderar grupos e pessoas, fazer análises, planos, orçamentos e projetos estratégicos, implantar sistemas de controles e custos, estudos de viabilidade e implantação de unidades de negócios etc. Experiente e com capacidade de influenciar e aglutinar pessoas com diferentes perfis, formação e conhecimento técnico para trabalhar de forma colaborativa em prol de um objetivo empresarial. Atuar de forma generalista, (aptidão agregada ao longo das experiências profissionais), que permite fazer diversas coisas ao mesmo tempo e transitar em todas as áreas da empresa com elevados índices de sucesso e realizações, e de forma "humana" nos relacionamentos, privilegiando o tom conciliador na solução de conflitos, e com habilidade de se comunicar, direta e assertivamente, com os "diferentes públicos-alvo", além de sempre estar disponível e comprometido com qualquer trabalho, desafio ou meta almejada,  com a coragem de sempre falar a verdade e tomar decisões (ainda que desagradáveis) para obtenção dos resultados.
Curriculum relacionados