Executivo de negócios

Ale*** ***** (XX anos)
Gerente de Negócios de Solução em Panasonic do Brasil
Univap - Universidade do Vale do Paraíba
São José dos Campos,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de Negócios de Solução
Panasonic do Brasil
abr 2018 - jun 2019
•	Gerenciei carteira de clientes, prospectando negócios com peças de reposição, identificando necessidades e apresentando soluções, além de atuar em suprimentos e na gestão de contratos.
•	Coleta, validação e avaliação de informações relevantes de fontes internas e externas, criando premissas sobre as tendências futuras do negócio objetivando melhores resultados.
•	Definição da estratégia de venda de peças de reposição, plano de ação, acompanhamento dos resultados e mudanças se necessário para atender as expectativas dos clientes.
•	Experiência em compras e vendas (nacionais e internacionais), com clientes do Brasil, Argentina e Equador, além de fornecedores do Japão, Cingapura, EUA, Europa e China.
•	Elaboração de propostas técnicas, contratos de compra/venda/locação/comodato, acordos de confidencialidade, contratos de representações e distribuição, além de atuar na intermediação da área comercial com áreas afins, alinhando informações e formulando proposta.
•	Experiência em compras e vendas Trading/Indent (Importação direta para o cliente).
•	Gestão das importações/exportações/classificações fiscais de produtos.
•	Gerenciamento de estoques.
•	Elaborar mapa estratégico dos clientes;
•	Desenvolver processo de venda garantindo a rentabilidade e gestão dos contratos de peças de reposição;
•	Gestão dos custos operacionais da área;
•	Prepara relatórios e mapas demonstrativos sobre o desempenho da área para apreciação do superior;
•	Participante de reuniões com as demais áreas da Divisão apresentando resultados, planos de ação, necessidade de recursos, budget, etc. visando atingir melhores resultados.
Gerente de Assistência Técnica
Panasonic do Brasil
abr 2013 - abr 2018
•	Gestão da compra e venda de peças de reposição de máquinas de SMT para a indústria, mantendo contato constante com fornecedores e clientes, identificando suas necessidades, oportunidades e desenvolvendo projetos para explorar o potencial de mercado, através da coordenação de equipes multidisciplinares, sob minha hierarquia ou não, formadas por engenheiros, técnicos, analistas em comércio exterior e administrativos.
•	Responsável por identificar ativamente necessidades e oportunidades para vendas de peças de reposição.
•	Soluções de questões impactantes na entrega e qualidade das peças, identificando falhas e promovendo ações corretivas, comunicando partes interessadas, gestão de riscos, gestão de mudanças e interação direta com os clientes.
•	Planejamento do ciclo de vida das peças de reposição no estoque de acordo com previsões financeiras e mercadológicas.
•	Projeto e realização de campanhas promocionais de vendas de peças de reposição para atingir as metas de negócios.
•	Elaboração e gestão do plano de negócios (Business Plan e Forecast de vendas / lucro / despesas).
•	Suporte necessário na logística de importação de equipamentos, acessórios e peças de reposição, assegurando o cumprimento de prazos.
•	Coleta e report de dados do mercado, visando avaliar as oportunidades de crescimento, clientes, fornecedores, e as práticas da concorrência.
•	Análises de custos, rentabilidade e suporte jurídico nos processos de pré-vendas, envolvendo elaboração, análises e pareceres de contratos comerciais e acordo de confidencialidade (NDA).
Chefe de Assistência Técnica
Panasonic do Brasil
out 2002 - abr 2013
•	Atuação na área de assistência técnica, suprimentos de peças de reposição e serviços, suporte de campo e treinamento, trabalhando com clientes de Manaus, Sul, Sudeste e Internacionais.
•	Venda de serviços, contratos de manutenção, kits de peças de reposição e peças em geral de forma ativa.
•	Coordenação da equipe técnica composta por engenheiros e técnicos de campo com diferentes níveis de conhecimento.
•	Planeja, coordena e supervisiona os serviços de assistência técnica e a venda de peças de reposição para clientes visando à satisfação dos mesmos.
•	Experiência na gestão do pós-venda de serviços e peças de reposição com foco na organização dos atendimentos, redução de tempo deste atendimento e na entrega de peças ao cliente.
•	Criação de cronogramas, procedimentos e organização de fluxos de trabalhos.

Formação
Engenharia Elétrica
Univap - Universidade do Vale do Paraíba
jan 1995 - dez 2000
•	Graduação em Engenharia Elétrica (1995 - 2000), UNIVAP - UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA - São José dos Campos/SP.
Idiomas
Inglês - Intermediário