Gerente comercial

Clé*** ***** (XX anos)
Gerente Comercial em Industrias Têxteis Sueco Ltda.
Fundação Getúlio Vargas
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente Comercial
Industrias Têxteis Sueco Ltda.
mar 2019 - fev 2021
Administrar e gerenciar a área Comercial;
Atender os clientes Key Accounts e exportações para o Mercosul;
Estabelecer objetivos e metas para os representantes comerciais;
Desenvolver ferramentas de controle e gestão – BI (Business Intelligence) e KPI’s;
Visitar os principais clientes e detectar necessidades para desenvolvimento de novos produtos;
Direcionar a produção fabril para atender sob demanda de mercado, assim evitando estoques;
Treinar representantes com o objetivo de atender dentro da necessidade e expectativa da empresa;
Elaborar e controlar budget anual.
Atender clientes com perfil de Key Account e acompanhar o atendimento de representantes por todo o território nacional.
Alpina Têxtil Ltda.
Gerente Comercial
abr 2011 - mar 2019
Administrar e gerenciar a área Comercial;
Responsável por introduzir produtos em novos segmentos de mercado nacional e Mercosul;
Elaborar a estruturação do plano comercial da empresa, incluindo metas por região versus representante;
Definir as metas/objetivos da área comercial por representante e região;
Controlar, analisar e definir os indicadores de resultados.
Elaborar o budget anual.
Pesquisar as tendências de consumo e analisar o mercado nacional e internacional;
Elaborar políticas de premiações de representantes/vendedores;
Efetuar contatos diretos com clientes estratégicos ou de grandes volumes (Key Account).
Desenvolver ferramentas de controle e gestão – BI (Business Intelligence) e KPI’s;
Desenvolver coleções exclusivas para clientes;
Contratar e treinar representantes dentro da filosofia da companhia;
Desenvolver catálogos, books e materiais diversos para divulgação de produtos.
Têxtil Renaux View S.A.
Gerente Comercial
nov 2006 - out 2009
•	Administrar e gerenciar as áreas Comercial, Marketing e Desenvolvimento de Produtos (P&D);
•	Responsável por introduzir produtos em novos segmentos de mercado nacional e Mercosul;
•	Elaborar a estruturação do plano comercial da empresa, incluindo metas por região versus representante;
•	Elaborar o Planejamento Estratégico para 10 anos supervisionado pela Fundação Dom Cabral;
•	Participação no gerenciamento e coordenação do sistema de controle e gestão BSC (Balanced Scorecard);
•	Administrar através do sistema Balanced Scorecard (BSC) e efetuar reuniões mensais de reporte e acompanhamento;
•	Pesquisar as tendências de consumo e analisar o mercado nacional e internacional;
•	Planejar as políticas e diretrizes de marketing, inclusive a gestão de contrato com patrocinados (Estilistas e SPFW);
•	Desenvolver coleções exclusivas para clientes e estilistas renomados;
•	Contratar e treinar representantes dentro da filosofia da companhia;
•	Participar e apresentar em feiras, eventos e convenções de vendas;
•	Desenvolver campanhas de marketing e de fidelização de clientes;
•	Desenvolver catálogos, books e materiais diversos para divulgação de produtos.
Gerente Comercial
Single Simex Import Export Ltda.
jan 2004 - ago 2006
Gerenciar os Departamentos Comercial, Produtos e Marketing, incluindo liderança de equipes, planejamento comercial, plano de marketing e de lançamentos de produtos;
Delimitar as áreas de vendas, gerenciar e treinar representantes de vendas e formar equipes;
Desenvolver ferramentas de gestão e relatórios de acompanhamento e reporte;
Desenvolver e planejar o planejamento estratégico da empresa;
Gerenciar as marcas e o ciclo de vida dos produtos, em estreito contato com o mercado, fornecedores e clientes;
Introduzir no mercado produtos competitivos com preços adequados e qualidade acima da expectativa do consumidor;
Planejar lançamentos de produtos e analisar a viabilidade econômica e taxa de retorno financeira;
Efetuar pesquisas de tendências de consumo e analisar o mercado nacional e internacional.
Negociar e comprar produtos com produções terceirizadas e/ou importação;
Homologar novos fornecedores;
Elaborar, gerenciar e conduzir o budget de vendas. Dividir as metas de vendas por região e desenvolver planos de premiação de metas;.  
Desenvolver novos clientes, estreitar o relacionamento com os clientes ativos e inativos;
Planejar as políticas e diretrizes de marketing em conformidade com o direcionamento dos licenciadores;
Desenvolver catálogos e participar de eventos e desfiles;
Ministrar workshops de produtos para lojistas;
Avaliar concorrência, posicionar o produto e coordenar as promoções;
Treinar de vendedores de lojas e representantes da empresa.
Gerente de Negócios
Malharia Rana Ltda.
dez 2001 - jan 2004
Gerenciar os Departamentos Comercial, Produto e Marketing;
Planejar a política comercial e dimensionar as metas de venda por região versus representante;
Administrar, direcionar e supervisionar as equipes internas e externas (representantes e vendedores);
Gerenciar o desenvolvimento e lançamento de produtos;
Elaborar o budget de vendas por linha de produto;
Gerenciar as marcas e o ciclo de vida dos produtos;
Desenvolver novos clientes e solidificar o relacionamento com os clientes ativos;
Negociar com fornecedores de matérias-primas e de  materiais para pontos de venda;
Avaliar a concorrência e o posicionamento de produto;.
Ministrar workshops de produtos para lojistas;
Gerenciar e controlar dos pagamentos de royalties.
Desenvolver materiais de ponto de venda, catálogos de produtos e contratos de patrocínios.

Gerente de Produtos
Alpargatas S.A.
mar 2000 - dez 2001
Gerenciar o ciclo de vida dos produtos, em total integração com as áreas de vendas e produção, e estreito contato com os clientes, colocando no mercado produtos competitivos com preços adequados e qualidade acima da expectativa do consumidor;
Desenvolver e executar o planejamento de lançamentos de produtos dentro de uma calendário internacional e, também, o budget de vendas em parceria com a área Comercial;
Direcionar e coordenar os investimentos em propaganda e marketing no lançamento de produtos;
Prospectar clientes parceiros e novos patrocinados para divulgação;
Gerenciar os sub licenciamentos de marcas e produtos;
Administrar a constante atualização da linha de produtos, atendendo às necessidades de mercado, atuando com foco em crescimento da marca, redução de custos, melhoria no processo produtivo e aumento de lucratividade.
Trabalhar junto à Agência de Comunicação/Propaganda, desenvolver planos / planejamentos e materiais para divulgação dos produtos/marca perante a mídia, o público e o trade.
Asics Corporation - Asics Tiger do Brasil Ltda.
Gerente de Marketing e Promoção
jan 1998 - fev 2000
Gerenciar as marcas no Brasil, incluindo verba de propaganda, gestão dos royalties, importação, posicionamento de marca e produto, e análises de lucratividade;
Administrar, desenvolver e gerenciar toda a linha de produtos, atuar na criação e viabilização de novos produtos (do briefing até o consumidor final);
Desenvolver e executar o planejamento estratégico em conformidade com o direcionamento internacional da marca;
Efetuar e coordenar os planos de marketing, visando o posicionamento da marca junto ao mercado (trade e consumidor);
Transferir o know-how de tecnologia para o licenciado com a finalidade de  melhorar a qualidade dos produtos, aprimorar, atualizar e aumentar a participação de mercado;
Analisar a concorrência e o desempenho por linha de produto;
Elaboração e execução de Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Budget de Vendas.
Coordenar as pesquisas quantitativas e qualitativas nos diversos flancos de consumo;
Contatar clientes e fornecedores em todo o território nacional;
Efetuar viagens internacionais e análise do mercado interno com a finalidade de direcionar os esforços na tendência de consumo;
Desenvolver trabalhos junto às Agências de Comunicação/Propaganda e desenvolver planos/planejamentos de mídia.
Gerente de Produtos
Cambuci S.A.
abr 1994 - set 1997
Gerenciar o ciclo de vida dos produtos, em total integração com as áreas de vendas e produção, e estreito contato com os clientes, colocando no mercado produtos competitivos com preços adequados e qualidade acima da expectativa do consumidor;
Desenvolver e executar o planejamento de lançamentos de produtos dentro de uma calendário internacional e, também, o budget de vendas em parceria com a área Comercial;
Direcionar e coordenar os investimentos em propaganda e marketing no lançamento de produtos;
Reports internacionais para os licenciadores;
Prospectar clientes parceiros e novos patrocinados para divulgação;
Gerenciar os sub licenciamentos de marcas e produtos;
Administrar a constante atualização da linha de produtos, atendendo às necessidades de mercado, atuando com foco em crescimento da marca, redução de custos, melhoria no processo produtivo e aumento de lucratividade.
Trabalhar junto à Agência de Comunicação/Propaganda, desenvolver planos / planejamentos e materiais para divulgação dos produtos/marca perante a mídia, o público e o trade.
Formação
Pós Graduação em Marketing
Fundação Getúlio Vargas
jul 1999 - nov 2000
Pós Graduação
Bacharelo em Administração de Empresas
Faculdades Getúlio Vargas
mar 1989 - dez 1992
Bacharelado
Idiomas
Inglês - Fluente
Informações Adicionais
Resumo Profissional
•	26 anos de experiência profissional nos segmentos têxtil e vestuário nas áreas Comercial (Vendas), Marketing e Produto. 
•	Possuo profundo conhecimento técnico de produto adquiridos em treinamentos no país e no exterior – têxtil e vestuário;
•	Participação no desenvolvimento e gerenciamento de planejamentos estratégicos;
•	Participação no gerenciamento e coordenação de sistemas de controles e gestão;
•	Gerenciamento e expansão de venda através de fidelização, prospecção e melhoria na cobertura de representantes comerciais;
•	Coordenação de equipes internas e externas (representantes autônomos e vendedores);
•	Participação no desenvolvimento de ferramentas de gestão comercial;
•	Preparação de metas de venda por região versus representante;
•	Gerenciamento, planejamento e execução de budget de vendas, planos comerciais e de marketing;
•	Preparação de estratégias comerciais por segmentação de canais de vendas.
•	Gestão de contas de clientes com perfil Key Account.
Demais cursos complementares
Administração de Marketing – Fundação Getúlio Vargas (GV PEC)
Gerenciando o Desenvolvimento de Produtos e Serviços – Fundação Getúlio Vargas
Direção Estratégica de Marketing – Fundação Getúlio Vargas
Gestão Estratégica de Negócios – Fundação Getúlio Vargas
Estruturação e Alinhamento do Planejamento Estratégico – Fundação Dom Cabral (in company)
Finanças e Contabilidade para Administradores não Financeiros - ESPM
Pesquisa de Mercado - ESPM
Plano de Marketing e Gerência de Produtos – IMAM
Formação de Preços – USP
Práticas de Negociação Comercial – Ibramerc
Inteligência de Mercado - Ibramerc