Gerente comercial
Clé*** ***** (XX anos)
Gerente Comercial em Industrias Têxteis Sueco Ltda.
Fundação Getúlio Vargas
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente Comercial
Industrias Têxteis Sueco Ltda.
mar 2019
-
fev 2021
Administrar e gerenciar a área Comercial; Atender os clientes Key Accounts e exportações para o Mercosul; Estabelecer objetivos e metas para os representantes comerciais; Desenvolver ferramentas de controle e gestão – BI (Business Intelligence) e KPI’s; Visitar os principais clientes e detectar necessidades para desenvolvimento de novos produtos; Direcionar a produção fabril para atender sob demanda de mercado, assim evitando estoques; Treinar representantes com o objetivo de atender dentro da necessidade e expectativa da empresa; Elaborar e controlar budget anual. Atender clientes com perfil de Key Account e acompanhar o atendimento de representantes por todo o território nacional.
Alpina Têxtil Ltda.
Gerente Comercial
abr 2011
-
mar 2019
Administrar e gerenciar a área Comercial; Responsável por introduzir produtos em novos segmentos de mercado nacional e Mercosul; Elaborar a estruturação do plano comercial da empresa, incluindo metas por região versus representante; Definir as metas/objetivos da área comercial por representante e região; Controlar, analisar e definir os indicadores de resultados. Elaborar o budget anual. Pesquisar as tendências de consumo e analisar o mercado nacional e internacional; Elaborar políticas de premiações de representantes/vendedores; Efetuar contatos diretos com clientes estratégicos ou de grandes volumes (Key Account). Desenvolver ferramentas de controle e gestão – BI (Business Intelligence) e KPI’s; Desenvolver coleções exclusivas para clientes; Contratar e treinar representantes dentro da filosofia da companhia; Desenvolver catálogos, books e materiais diversos para divulgação de produtos.
Têxtil Renaux View S.A.
Gerente Comercial
nov 2006
-
out 2009
• Administrar e gerenciar as áreas Comercial, Marketing e Desenvolvimento de Produtos (P&D); • Responsável por introduzir produtos em novos segmentos de mercado nacional e Mercosul; • Elaborar a estruturação do plano comercial da empresa, incluindo metas por região versus representante; • Elaborar o Planejamento Estratégico para 10 anos supervisionado pela Fundação Dom Cabral; • Participação no gerenciamento e coordenação do sistema de controle e gestão BSC (Balanced Scorecard); • Administrar através do sistema Balanced Scorecard (BSC) e efetuar reuniões mensais de reporte e acompanhamento; • Pesquisar as tendências de consumo e analisar o mercado nacional e internacional; • Planejar as políticas e diretrizes de marketing, inclusive a gestão de contrato com patrocinados (Estilistas e SPFW); • Desenvolver coleções exclusivas para clientes e estilistas renomados; • Contratar e treinar representantes dentro da filosofia da companhia; • Participar e apresentar em feiras, eventos e convenções de vendas; • Desenvolver campanhas de marketing e de fidelização de clientes; • Desenvolver catálogos, books e materiais diversos para divulgação de produtos.
Gerente Comercial
Single Simex Import Export Ltda.
jan 2004
-
ago 2006
Gerenciar os Departamentos Comercial, Produtos e Marketing, incluindo liderança de equipes, planejamento comercial, plano de marketing e de lançamentos de produtos; Delimitar as áreas de vendas, gerenciar e treinar representantes de vendas e formar equipes; Desenvolver ferramentas de gestão e relatórios de acompanhamento e reporte; Desenvolver e planejar o planejamento estratégico da empresa; Gerenciar as marcas e o ciclo de vida dos produtos, em estreito contato com o mercado, fornecedores e clientes; Introduzir no mercado produtos competitivos com preços adequados e qualidade acima da expectativa do consumidor; Planejar lançamentos de produtos e analisar a viabilidade econômica e taxa de retorno financeira; Efetuar pesquisas de tendências de consumo e analisar o mercado nacional e internacional. Negociar e comprar produtos com produções terceirizadas e/ou importação; Homologar novos fornecedores; Elaborar, gerenciar e conduzir o budget de vendas. Dividir as metas de vendas por região e desenvolver planos de premiação de metas;. Desenvolver novos clientes, estreitar o relacionamento com os clientes ativos e inativos; Planejar as políticas e diretrizes de marketing em conformidade com o direcionamento dos licenciadores; Desenvolver catálogos e participar de eventos e desfiles; Ministrar workshops de produtos para lojistas; Avaliar concorrência, posicionar o produto e coordenar as promoções; Treinar de vendedores de lojas e representantes da empresa.
Gerente de Negócios
Malharia Rana Ltda.
dez 2001
-
jan 2004
Gerenciar os Departamentos Comercial, Produto e Marketing; Planejar a política comercial e dimensionar as metas de venda por região versus representante; Administrar, direcionar e supervisionar as equipes internas e externas (representantes e vendedores); Gerenciar o desenvolvimento e lançamento de produtos; Elaborar o budget de vendas por linha de produto; Gerenciar as marcas e o ciclo de vida dos produtos; Desenvolver novos clientes e solidificar o relacionamento com os clientes ativos; Negociar com fornecedores de matérias-primas e de materiais para pontos de venda; Avaliar a concorrência e o posicionamento de produto;. Ministrar workshops de produtos para lojistas; Gerenciar e controlar dos pagamentos de royalties. Desenvolver materiais de ponto de venda, catálogos de produtos e contratos de patrocínios.
Gerente de Produtos
Alpargatas S.A.
mar 2000
-
dez 2001
Gerenciar o ciclo de vida dos produtos, em total integração com as áreas de vendas e produção, e estreito contato com os clientes, colocando no mercado produtos competitivos com preços adequados e qualidade acima da expectativa do consumidor; Desenvolver e executar o planejamento de lançamentos de produtos dentro de uma calendário internacional e, também, o budget de vendas em parceria com a área Comercial; Direcionar e coordenar os investimentos em propaganda e marketing no lançamento de produtos; Prospectar clientes parceiros e novos patrocinados para divulgação; Gerenciar os sub licenciamentos de marcas e produtos; Administrar a constante atualização da linha de produtos, atendendo às necessidades de mercado, atuando com foco em crescimento da marca, redução de custos, melhoria no processo produtivo e aumento de lucratividade. Trabalhar junto à Agência de Comunicação/Propaganda, desenvolver planos / planejamentos e materiais para divulgação dos produtos/marca perante a mídia, o público e o trade.
Asics Corporation - Asics Tiger do Brasil Ltda.
Gerente de Marketing e Promoção
jan 1998
-
fev 2000
Gerenciar as marcas no Brasil, incluindo verba de propaganda, gestão dos royalties, importação, posicionamento de marca e produto, e análises de lucratividade; Administrar, desenvolver e gerenciar toda a linha de produtos, atuar na criação e viabilização de novos produtos (do briefing até o consumidor final); Desenvolver e executar o planejamento estratégico em conformidade com o direcionamento internacional da marca; Efetuar e coordenar os planos de marketing, visando o posicionamento da marca junto ao mercado (trade e consumidor); Transferir o know-how de tecnologia para o licenciado com a finalidade de melhorar a qualidade dos produtos, aprimorar, atualizar e aumentar a participação de mercado; Analisar a concorrência e o desempenho por linha de produto; Elaboração e execução de Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Budget de Vendas. Coordenar as pesquisas quantitativas e qualitativas nos diversos flancos de consumo; Contatar clientes e fornecedores em todo o território nacional; Efetuar viagens internacionais e análise do mercado interno com a finalidade de direcionar os esforços na tendência de consumo; Desenvolver trabalhos junto às Agências de Comunicação/Propaganda e desenvolver planos/planejamentos de mídia.
Gerente de Produtos
Cambuci S.A.
abr 1994
-
set 1997
Gerenciar o ciclo de vida dos produtos, em total integração com as áreas de vendas e produção, e estreito contato com os clientes, colocando no mercado produtos competitivos com preços adequados e qualidade acima da expectativa do consumidor; Desenvolver e executar o planejamento de lançamentos de produtos dentro de uma calendário internacional e, também, o budget de vendas em parceria com a área Comercial; Direcionar e coordenar os investimentos em propaganda e marketing no lançamento de produtos; Reports internacionais para os licenciadores; Prospectar clientes parceiros e novos patrocinados para divulgação; Gerenciar os sub licenciamentos de marcas e produtos; Administrar a constante atualização da linha de produtos, atendendo às necessidades de mercado, atuando com foco em crescimento da marca, redução de custos, melhoria no processo produtivo e aumento de lucratividade. Trabalhar junto à Agência de Comunicação/Propaganda, desenvolver planos / planejamentos e materiais para divulgação dos produtos/marca perante a mídia, o público e o trade.
Formação
Pós Graduação em Marketing
Fundação Getúlio Vargas
jul 1999
-
nov 2000
Pós Graduação
Bacharelo em Administração de Empresas
Faculdades Getúlio Vargas
mar 1989
-
dez 1992
Bacharelado
Idiomas
Inglês - Fluente
Informações Adicionais
Resumo Profissional
• 26 anos de experiência profissional nos segmentos têxtil e vestuário nas áreas Comercial (Vendas), Marketing e Produto. • Possuo profundo conhecimento técnico de produto adquiridos em treinamentos no país e no exterior – têxtil e vestuário; • Participação no desenvolvimento e gerenciamento de planejamentos estratégicos; • Participação no gerenciamento e coordenação de sistemas de controles e gestão; • Gerenciamento e expansão de venda através de fidelização, prospecção e melhoria na cobertura de representantes comerciais; • Coordenação de equipes internas e externas (representantes autônomos e vendedores); • Participação no desenvolvimento de ferramentas de gestão comercial; • Preparação de metas de venda por região versus representante; • Gerenciamento, planejamento e execução de budget de vendas, planos comerciais e de marketing; • Preparação de estratégias comerciais por segmentação de canais de vendas. • Gestão de contas de clientes com perfil Key Account.
Demais cursos complementares
Administração de Marketing – Fundação Getúlio Vargas (GV PEC) Gerenciando o Desenvolvimento de Produtos e Serviços – Fundação Getúlio Vargas Direção Estratégica de Marketing – Fundação Getúlio Vargas Gestão Estratégica de Negócios – Fundação Getúlio Vargas Estruturação e Alinhamento do Planejamento Estratégico – Fundação Dom Cabral (in company) Finanças e Contabilidade para Administradores não Financeiros - ESPM Pesquisa de Mercado - ESPM Plano de Marketing e Gerência de Produtos – IMAM Formação de Preços – USP Práticas de Negociação Comercial – Ibramerc Inteligência de Mercado - Ibramerc
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