Gerente de riscos /compliance/controle interno

Pau*** ***** (XX anos)
Consultor independente- Compliance em Via Etica
FMU
São Paulo,
São Paulo
|
Experiência
Consultor independente- Compliance
Via Etica
mar 2018 - nov 2019
Realizando projetos como monitoramento de controles de compliance e investigações de canal de denúncia para empresas multinacionais tais como Wittur GmbH e Novartis Biociências S.A.
Financial Control & Compliance Manager LaCan
Novartis Group
jan 2014 - jan 2018
	Assegurou anualmente que todas as Divisões (Pharma, Genéricos e Vision Care) na América Latina e Canada estivessem operando em conformidade às Políticas e procedimentos emitidos em cada país, bem como com as diretrizes estabelecidas globalmente pela matriz.
	Coordenou junto aos CFOs de todos os países no treinamento e monitoramento da implementação de uma matriz de riscos e controle internos alinhados a lei SOX, garantindo a efetividade dos controleis internos.
	Desenvolveu parcerias de sucesso com os países, de forma a aumentar e compartilhar “best practices” e cumprir com a governança corporativa.
	Gerenciou o follow up e fechamento de pontos de auditoria em todos os negócios nas áreas operacionais e de Ethic & Compliance.
	Desenvolveu e participou com competência em programas de monitoramento de compliance visando reduzir riscos com anticorrupção.
	Hábil na criação e revisão de procedimentos operacionais, normas internas e políticas dos diversos setores da organização.
	Participou com sucesso na criação e implementação do processo de monitoramento de controles contínuo na região latam.
	Responsável por elaborar o risk assessment dos processos financeiros e alinhamento com o CFO regional e finalmente aprovado pela matriz.
Business Process Control Manager LaCan e Western Europe
Sandoz Pharmaceuticals
jan 2006 - dez 2013
	Baseado na Espanha foi responsável por assegurar que todas as unidades de negócios da Divisão genéricos na America Latina e Western Europe operassem de acordo com os padrões, normas e direcionamentos definidos pela matriz. Durante 2011 e 2012 também acumulei a função de gerente de controles internos para o Brasil e com sucesso, liderei o projeto de “turnaround” de auditorias insatisfatórias que a unidade vinha recebendo durante os últimos quatro anos.
	Coordenei juntamente com os CFOs de todos os países na implementação de um manual de controles internos (alinhado com as regras SOX), o que facilitou na certificação anual das demonstrações financeiras e requerimentos de controles internos por parte da matriz.
	Gerenciei e conduzi follow ups de auditoria em todos os países da região em áreas Operacionais como Vendas, Marketing, Finanças, Compras, Produção, Recursos Humanos e Compliance dentre outras.
	Participei junto com o Headquarters no desenvolvimento de uma matriz de controles de compliance visando cobrir os principais riscos de anticorrupção.
Manager Internal Audit, Risk and Compliance South Latam
Pernod Ricard
	Responsável por gerenciar atividades de auditoria/controles internos nos países da América do Sul com foco em processos operacionais e financeiros, bem como dar suporte e participar de investigações do canal de denúncia.  
	Desenvolvimento e implantação com os “C Level” das organizações de cada país do mapa de risco (Business Risk Assessment), o qual é enviado a matriz na França. Também realizo o acompanhamento dos planos de ações para mitigar os riscos mais críticos identificados.
	Responsavel por garantir que o Programa de Compliance Corporativo esteja implementado de forma efetiva através da coordenação de treinamentos e comunicação regular com todos os colaboradores. Condução de self assessment e avaliação de riscos para detector falhas nos processos e desenvolvimento de programas de testes e monitoramento de compliance para garantir que as atividades do negócio estejam sendo conduzidas seguindo as regras e procedimentos de compliance corporativos.
Formação
Ciencias Contabeis
FMU
fev 1990 - dez 1993

          
        
Idiomas
Ingles - fluente
Espanhol - fluente
Curriculum relacionados