Supervisor comercial/vendas

Kle*** ***** (XX anos)
Gerente de Área - Regiões de Atuação: PE, AL, BA, PB em Pancristal
FACULDADE METROPOLITANA
Abreu e Lima,
Pernambuco
|
Experiência
Gerente de Área - Regiões de Atuação: PE, AL, BA, PB
Pancristal
out 2014 - jan 2020
Principais Atividades:
• Report direto ao Diretor Comercial
• Gestão de equipe com cerca de 01 Vendedor 03 técnicos, 12 promotores.
• Reestruturação da Área Comercial e Implantação do novo modelo de gestão em vendas com foco em: Resultado; Gente e Qualidade com a criação da nova rotina de Vendas e Trade Mkt, para os diferentes canais de atendimento;
• Implementação de gestão comercial direcionada a resultados, desenvolvendo e implantando métricas para sua mensuração;
• Acompanhamento e viabilização das metas mensais de vendas junto à equipe interna e externa de vendas;
• Visitação e avaliação mercadológica, visando constante atualização referente às ações da concorrência criando alternativas para combate imediato;
• Assegurar condição de rentabilidade e lucratividade nos canais de distribuição, bem como do portfólio de produtos sob sua responsabilidade em acordância com o Planejamento da área aprovado pela Unidade de Negócios;
• Responsável por 20% do Faturamento e 55% do Volume de Vendas Nordeste.

Resultados obtidos: Aumento do faturamento de R$ 300.000,00 para R$ 1.500.000,00 com abertura de novos canais de vendas, maior posicionamento de marca saindo de cadastro de MIX de 33 produtos para 65 produtos nas Grandes Contas (Key Account) que correspondia 55% do Volume de Vendas da empresa.
Gerente Regional - Regiões de Atuação: PE, PB, RN, AL, BA e SE
Vida Alimentos Ltda
ago 2012 - out 2014
Principais Atividades:
• Report direto ao Gerente Nacional de Vendas
• Gestão de equipe com cerca de 05 Representantes.
• Gestão das estratégias de vendas; atendimento junto a grandes redes regionais, distribuidores; gestão de equipe/vendas (representantes e distribuidores)- PE, PB, RN, AL, BA e SE; elaboração e manutenção de orçamentos; gestão de abastecimento / atendimento canal revenda e varejistas; analise de indicadores de desempenho da equipe de vendas (volume x curva abc x positivação x margem comercialização); prospecção de novas oportunidades de negócios; apresentação de controles/indicadores mensais, trimestrais de vendas e ações; negociação de fretes; treinamento e lançamento novos produtos.

• Responsável pela implementação das estratégias de trade marketing e distribuição nos mercados dos atendidos pela venda direta e indireta, garantindo a correta aplicação das políticas comerciais, exposição e diretrizes da empresa
Resultados obtidos: Em 2013 e 2014 alcance da meta anual, através de estratégia consolidada e avaliação completa de potencial do cliente, especificação do produto e mercado específico.

Supervisor Comercial - Regiões de Atuação: PE, PB e RN
Brasfrigo S.A
ago 2010 - jul 2012
Principais Atividades:
• Report direto ao Gerente Regional de Vendas
• Gestão de equipe com cerca de 04 Representantes e 02 Vendedores.
• Supervisão e gestão da equipe de vendas (representantes, CLT e distribuidores): PE, PB e RN. Acompanhamento do desempenho dos Representantes frente aos principais indicadores faturamento, rentabilidade, mix e clientes. Orientação por meio de plantões telefônicos, email e reuniões focadas. Elaboração de reuniões de estratégias, visando à formação, informação e desenvolvimento de carteiras de clientes, metas e elencos dos representantes.
• Fomentar o aumento das vendas dos representantes; Aperfeiçoar os roteiros comerciais e de vendas; Elaborar Estratégias de Marketing e Vendas; Programar e Planejar metas de vendas; Abrir novas praças comerciais; Analisar relatórios de vendas, rotas de trabalhos comerciais para redução de custos operacionais; Negociar com clientes inadimplentes.
• Divisão dos clientes entre carteiras e grupos de interesse: tabelas especiais e Elaboração de estratégia sobre a melhor modalidade de negociação: crédito ICMS, consignação, programação, entrega futura e faturamento, rentabilidade, mix e clientes
• Campanhas motivacionais para a equipe: reuniões, concursos e premiações
• Análise de mercado das regiões trabalhadas a fim de promover ações de aproximação da empresa de seu público alvo.

Resultados obtidos: em 1 ano, contratei mais representantes, implantei a equipe de merchandising e o serviço de pós-venda, o que consolidou a empresa no mercado.

Supervisor Comercial - Região de Atuação: PE
Ortobom - Industria de Colchões e Espumas Ltda
set 2009 - mai 2010
Principais Atividades:
• Report direto ao Gerente de Vendas
• Gestão de equipe com cerca de 05 Vendedores.
• Acompanhamento de resultados da equipe, montar estratégias de atuação no mercado, avaliação de desempenho, confecção de relatórios de visitas, atendimento diferenciado aos clientes, administração de conflitos e foco em resultados, equipe de em média 8 vendedores.

Resultados obtidos: Aumento do faturamento da célula de negócios em 32%.

Supervisor de Vendas Varejo - Regiões de Atuação: PE e PB
M. Dias Branco – Divisão GME
set 2005 - jun 2009
Principais Atividades:
• Report direto ao Gerente de Vendas
• Gestão de equipe com cerca 08 vendedores+ 02 representantes e suas equipes com médias de 08 pessoas por equipe (Filial PB)
• Gestão de equipe com cerca 06 vendedores e 35 promotores. (Filial PE)
• Coordenação e gestão de equipe/vendas equipe de vendas nos estados PE e PB, Planejamento das estratégias de vendas; atendimento junto a grandes redes regionais, varejo, distribuidores; gestão de abastecimento / atendimento canal revenda e varejistas; analise de indicadores de desempenho da equipe de vendas (volume x curva abc x positivação x margem comercialização); planejamento e execução ações; negociação de v.p.c.; gestão ações chão de loja; prospecção de novas oportunidades de negócios; manutenção de vendas (pós-venda); apresentação de controles/indicadores mensais..
• Emissão mensal de relatórios de vendas junto à diretoria e gerência para uma melhor visão estratégica junto ao mercado e posicionamento da empresa em relação aos seus principais concorrentes

Resultados obtidos: Aumento do faturamento médio mensal em torno de 230.000 kg (PE) e 190.000 kg (PB), em (03/2008) atingi a marca recorde anual de 450.000 Kg (PE) e 350.000 kg (PB), crescimento da célula de negócios em de 96% em relação ao igual período anterior.

Coordenador de Vendas - Região de Atuação: PE
Pelaggio Oliveira S/A – Filial Recife
mai 2003 - set 2005
Principais Atividades:
• Report direto ao Gerente de Vendas
• Gestão de equipe com cerca de 06 vendedores, 08 promotores, 02 estoquistas ,01 ADM/financeira e 03 Motoristas.
• Gerenciamento administrativo e comercial da filial Recife (Pelaggio Oliveira S/A) com a realização de planejamento comercial, eficácia na implementação de promoções, redução de custos operacionais, redução do índice de inadimplência e aumento do canal de distribuição prospecção de novos clientes.
• Reestruturação e formatação da equipe de vendas para uma melhor dinamização e comercialização junto aos principais clientes da região de PE.
• Implementação das estratégias de trade marketing e distribuição nos mercados dos atendidos pela venda direta e indireta, garantindo a correta aplicação das políticas comerciais, exposição e diretrizes da empresa.
Resultados obtidos: Aumento e positivação de novos clientes bem como sua fidelização e reativação dos que se encontravam desativados na carteira e aumento de produtividade comercial de 25 % em relação às vendas de igual período anterior. Aumento do faturamento da célula de negócios da filial PE de 43% em relação ao ano anterior.

Supervisor de Vendas
Primo Schincariol Ind. de Cerv. e Refrigerante – Filial Bahia
fev 2002 - nov 2002
Principais Atividades:
• Report direto ao Gerente de Vendas
• Desenvolvimento de projeto de regionalização do estado de PE, iniciando toda estrutura de vendas (promotores) e desenvolvimento dos canais de venda com a captação e abertura de clientes. Planejamento de vendas: metas, rentabilidade e roteirização. Acompanhamento de todo processo comercial junto a equipe de vendas nas lojas (relacionamento, pesquisas de preços, layout, exposições), com os promotores. Atendimento nas centrais de compras para gestão de vendas, decorrentes das estratégias e do planejamento fundamentado pela Empresa, e quanto a nossa atuação nas áreas, envolvendo produtos e concorrentes. Bompreço / Todo Dia / Carrefour / Atacadão / Makro / Pão de Açúcar / Comprebem / Extra e Redes Regionais,
Supervisor de Vendas AS
AMBEV – Cia de Bebidas das Américas – Filial Nordeste Cargo
jul 1997 - fev 2002
Principais Atividades:
• Report direto ao Gerente de Vendas
• Gestão de equipe com cerca 01 vendedor júnior, e 85 promotores.
• Promovido de Vendedor a Supervisor de Autos Serviços, tendo alcançado Mark up de 18%, em 45 dias e elaboração projeto onde o foco era atender todas as lojas de conveniências de recife, inicialmente as franqueadas, (Shell, Ypiranga, Texaco e Esso) alcançando uma positivação de 100% das lojas com produtos do nosso mix, logo após de 120 dias de projeto, passamos a atender segmentado todos os postos de gasolina com lojas franqueadas ou não.
• Aumento da Marca Share do projeto Skol de 2% para 18% no período de 12 meses
Formação
Marketing de Varejo
FACULDADE METROPOLITANA
dez 2020 - Atualmente
Pós Graduação Lato Sensu em “Marketing e Varejo” na modalidade EAD - CH 620
Idiomas
Português - Nativo/Fluente
Informações Adicionais
Qualificação Profissional
 Experiência consolidada na área comercial de empresas multinacionais e líderes de mercado como: AMBEV, SCHINCARIOL, M. DIAS BRANCO, PELAGGIO OLIVEIRA S/A, BRASFRIGO S.A, VIDA ALIMENTOS LTDA, PANCRISTAL na Gestão de equipe de vendas, Gerenciamento de metas, Planejamento e Análise crítica de vendas, Consolidação da marca e Prospecção de novos mercados e clientes, implementação de estratégias e diretrizes comerciais/promocionais, Gestão e negociação e fechamento e gestão dos contratos e padronização de tarefas e métodos nos estados PE, AL, BA, PB e RN (capital e interior).

 Atingimento consistente de resultados de curto, médio e longo prazos;

 Gestão de cliente nacionais e grande regionais de varejo e atacado: análise da positivação, distribuição numérica e ponderada (Nielsen) em pontos de vendas do varejo e atacados, para uma melhor otimização, prospecção de novos mercados e consolidação das marcas.

 Formação, gestão e qualificação / desenvolvimento de equipes diretas e indiretas, através de treinamentos, processos de coaching e feedback, com a criação da nova rotina de Vendas e Trade Mkt, para os diferentes canais de atendimento.

 Bastante experiência na gestão de equipes de vendas, técnicos e equipe de apoio: definições de metas, análise de mercado, pós-vendas, técnicas de marketing, fidelização do cliente, trade marketing gestão de margem por produto e preço médio, elevado grau de comprometimento e Proatividade, senso de urgência e liderança com foco em melhoria contínua e inovação;

 Perfil dinâmico, atitude empreendedora com capacidade de decisão, senso de urgência, iniciativa, habilidade de relacionamento interpessoal, criatividade, gerenciamento de números e resultados, resistência à pressão e Visão Sistêmica e postura ética.
Carta de Apresentação
Prezado recrutador(a),

Deixo aqui um resumo do meu perfil profissional e pessoal com o objetivo de mostrar um pouco sobre como posso ser útil em sua organização empresarial.

Tenho minha formação profissional alicerçada em Administração com ênfase no Comercio Exterior, e com uma grande afinidade comercial em meu DNA, mantenho-me sempre com foco na apresentação de resultados, o que me permite interpretar a velocidade necessária às demandas de outras áreas com mais sensibilidade, bem como gerenciar e alcançar resultados com efetividade.

Como mostrado no currículo anexo, sou um profissional com larga experiência em Gestão de equipe, na área comercial/vendas e com expertise e experiência multidisciplinar adquirida em empresas privadas, atuando na gestão de vendas com experiência em vários canais Varejos, Food Services, Key Account Redes Regionais, Atacados, Distribuidores e na gestão de Representantes.  

Sou natural de Pernambuco, casado a 24 anos, pai de 04 meninas e atualmente morando em Recife e durante os últimos anos tive que focar e desenvolver os trabalhos no estado de PE (Capital e Interior), PB, AL, BA, porém constantemente transitando entre Pernambuco e Alagoas.
Fico inteira disposição para conversarmos, onde poderei detalhar melhor minha experiência, o atingimento consistente de resultados de curto, médio e longo prazos, os níveis de desafios que venho buscando atualmente.


Kleber Vitor Monteiro
Comercial /Vendas
Telefones: (81) 9 8201-0102 (81) 9 9161-8837 (Rec.)                     
E-mail: klebervitor39@gmail.com        
linkedin.com/in/kleber-vitor-monteiro-13a97222        

Curriculum relacionados