Biólogo

Cás*** ***** (XX anos)
Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro
|
Formação
Ciências Biológicas
Universidade Federal de Viçosa

          
        
Idiomas
inglês - avançado
espanhol - básico
Informações Adicionais
CÁSSIA NASSER DE FREITAS
 
Brasileira, solteira, 28 anos.
(21) 99811-3803 / (31)98864-4992	 
cassianfreitas@hotmail.com
CRBio: 112789/04-D
Estrada do Engenho Velho, 835, casa 44. 
Taquara. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22.723-391
 

 RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES:

	Experiência em laboratórios e trabalho de campo, com manejo e comportamento animal; em sala de aula (teórica e prática) e produção de conteúdos didáticos; em vendas, com atendimento ao público e prospecção de clientes; em aplicação de provas e concursos públicos e em trabalhos voluntários; Domínio na área de informática, incluindo pacote do Office, redes sociais e programas de edição de imagens e vídeos; Inglês avançado; CNH tipo “B”.

  FORMAÇÃO ACADÊMICA:

2018 	Mestrado em Biologia Animal – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa/MG. Brasil. 
FREITAS, C. N.; Perfil proteico de Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836) em indivíduos com diferentes números de cromossomos B. 2018 (Projeto em parceria com a CEMIG).

2016 	Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa/MG. Brasil.
FREITAS, C. N.; Diversidade haplotípica em populações das espécies Prochilodus argenteus e Prochilodus costatus à montante e jusante da UHE de Três Marias – MG. 2016 

2015	Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa/MG. Brasil.

 HISTÓRICO PROFISSIONAL:

MAI 2019 – JUL 2019. 	Rommanel Kogut. Rio de Janeiro/RJ.
	Caixa. Atendimento ao cliente, venda de materiais de apoio, orientar sobre condições e formas de pagamento, recebimento de valores, consultar cheques e/ou crédito de clientes junto ao setor ou sistema de cadastro, conferência de cédulas, abertura e fechamento de caixa e emissão de notas fiscais. 

AGO 2015 - DEZ 2018.	Laboratório de Citogenética e Biologia Molecular - UFV, Viçosa/MG.
	Pesquisadora; Pesquisa em genética e biodiversidade, com ênfase em ictiologia neotropical; Análise genômica; Elaboração de redes de haplótipos; Extração de DNA, PCR; Técnicas de FISH; Análise proteômica; Espectrometria de massas; Elaboração de relatórios e participação em projetos científicos.

MAR 2015 - JUL 2015.	Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes, Viçosa/MG.
	Professora de Educação Ambiental; Elaboração de material didático relacionado ao meio ambiente, com a temática “Uso eficiente de água e energia”; Aplicação de conteúdo, desenvolvimento de oficinas práticas.

MAR 2014 - SET 2015.	Departamento de Biologia Animal da UFV, Viçosa/MG.
	Estagiária de Biologia; Estudo do comportamento animal; Estudo de sítios de dormida de híbridos de Callithrix sp.; Censo e registro de primatas; Captura e morfometria de saguis híbridos (C. penicilata x C. geoffroyi); Elaboração de relatórios e participação em projetos científicos.

AGO 2014 - NOV 2014.	 COLUNI - Colégio de Aplicação - UFV, Viçosa/MG.
	Estagiária de Licenciatura em Ciências Biológicas; Elaboração de aulas de biologia utilizando notícias da atualidade; Ministração de aulas e monitorias; Preparação para o vestibular e ENEM; Auxílio no projeto "Julgamento do Colesterol”.

JUL 2012 - SET 2014.	Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Viçosa/MG.
	Bolsista - subárea Licenciatura em Ciências Biológicas; Planejar e ministrar de aulas e monitorias; Desenvolvimento de atividades teóricas e práticas; Construção e utilização de material lúdico; Elaboração e correção de conteúdo didático; Elaboração de gincanas e projetos. Atuou nas escolas: Escola Estadual José Lourenço de Freitas, Escola Estadual Effie Rolfs, Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres.

MAR 2011 - JUL 2012.	Curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB), Viçosa/MG.
	Professora estagiária no projeto “Ensino-Aprendizagem e Metodologias de Ensino Para Surdos - EAMES”; Planejamento e ministração de aulas de biologia para alunos surdos; Elaboração de conteúdo preparatório para ENEM e vestibular para surdos; Desenvolvimento de material para auxílio a portadores de deficiência auditiva.

MAR 2010 - JUL 2010.	Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) - UFV, Viçosa/MG.
	Estagiária de Biologia; Recebimento, triagem, destinação, alimentação, nutrição, contenção e manejo de animais silvestres. 

  PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO:

2011	Coordenador organizador de evento de extensão. FREITAS, C. N.; Libras em Ação: Encontro Nacional do Surdo (Exposição).
2011	Coordenador organizador de evento. FREITAS, C. N.; Formação inicial de Professores: Repensando Novas Metodologias de Ensino-aprendizagem para Surdos (Exposição).
2012	Organização de evento. FREITAS, C. N.; A Graduação na UFV – decisão de futuro (Exposição).
2013	Expositor na Feira do Conhecimento de Viçosa. FREITAS, C. N.; COELHO, A. J.P.; RODRIGUES, S. S.; SILVEIRA, P. R.; AVELAR, G.; MOREIRA, R. C.; ARAÚJO, J.M.; Energia Limpa: Uma cidade sustentável. In: Simpósio de Integração Acadêmica SIA UFV 2013, Viçosa. 
2013	Expositor na Feira do Conhecimento de Viçosa. FREITAS, C. N.; COELHO, A. J.P.; Sensações do Corpo Humano: O papel dos cinco sentidos e seus órgãos. In: Simpósio de Integração Acadêmica SIA UFV 2013, Viçosa. 
2014	Expositor no evento: LDB e o Ensino Médio, do Departamento de Educação da UFV. FREITAS, C.N.; NETO, A. S.; DIAS, J. D.; SÉRVULO, V.; BAQUIM, C..; O ensino de filosofia e sociologia nas escolas. Departamento de Educação da UFV.
2014	Expositor no VI Mostra de Trabalhos Sobre a Educação Básica. FREITAS, C. N.; Descobrindo Espaços, Trilhando Caminhos e Aprofundando Conhecimentos. 
2014	Elaboração de material didático online para o projeto Laboratórios Virtuais de Ciências do Ensino Fundamental, desenvolvido pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Viçosa. FREITAS, C. N.; COELHO, A. J. P.; Classificando Animais e Biomas (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo).

  CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO:

2010	Tópicos em Biologia Celular. 
2010	Vacinas Recombinantes. 
2011	Biologia e Técnicas de Coleta no Estudo de Mamíferos Marinhos. 
2013	Uso do microscópio de luz preparo e observação de lâminas não permanentes de bactérias, fungos, células animais e vegetais. 
2013	Surdez em sala de aula: Reflexões sobre a inclusão efetiva do estudante surdo no processo de ensino-aprendizagem de ciências e biologia. 
2013	Licenciamento Ambiental. 
2014	Exemplos de jogos didáticos e técnicas lúdicas para o ensino de biologia. 
2016	FISH: obtenção e manejo de imagens de hibridização in situ de sondas fluorescentes de DNA repetitivo. 
2017	Técnicas de processamento de tecidos de peixes para protocolos de análises citogenética e molecular.
2019	Iniciação Profissional em Educação Ambiental – SENAI.