Diretor de engenharia / diretor industrial

Ped*** ***** (XX anos)
Diretor de Inovação, de Novos Desenvolvimentos e de Qualidade LATAM em Verescence Vidros Brasil
FGV
São Paulo,
São Paulo
|
Experiência
Diretor de Inovação, de Novos Desenvolvimentos e de Qualidade LATAM
Verescence Vidros Brasil
fev 2016 - Atualmente
- Me reportando ao CEO da Verescence Brasil, sou o responsável pela gestão da carteira de projetos, pelo desenvolvimento de novos produtos e pela Qualidade na América latina.

- Dentro das minhas atribuições inclui-se a de definir e orientar programas de inovação para a introdução efetiva de novos produtos e processos no mercado afim de cumprir o plano estratégico da empresa. Sou também encarregado pela integração da Industria 4.0 e de implementar a inovação colaborativa através de uma rede de parceiros.

- Além de ter demonstrado neste primeiro ano toda minha capacidade de adaptação (nova indústria, novo mercado, passei para o lado de fornecedores...) pude, juntamente com minha equipe, alcançar resultados que eram até o presente momento improváveis, dentre eles podemos citar: 
		           -  O Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos foi adaptado para o Brasil com uma importante redução do nosso Tempo de Desenvolvimento (dividido por 2 em relação a 2015). A volumetria de Novos Negócios em 2016 foi duplicada em relação a 2015 (mesmo com a situação econômica real do Brasil). O número de projetos em um ano também duplicou.

	- Em Julho de 2017, eu assumi a responsabilidade da gestão de qualidade na planta. Estou à frente de um plano ambicioso para reduzir o refugo em 40% e aumentar o OEE em 10%. Este plano baseia-se na gestão Visual, na aplicação das melhores práticas de fabricação, na implementação da indústria 4.0 entre outros.

- Implementei durante estes dois anos, nesta nova indústria e segmento, diversas ferramentas de melhorias de performance em projetos, qualidade e liderança. Tais como, SIPOC, HOSHIN, OBEYA, Design thinking, Inovação colaborativa com diversos parceiros, World Café, A3 PDCA, Gestão de riscos, tollgates... Adaptando-os da minha experiência de 15 anos em processos de Gestão, Organização e Controle provenientes do segmento automotivo.
Diretor de Programa
PSA Peugeot Citroën do Brasil
abr 2014 - jan 2016
- Me reportando ao Vice-Presidente de R&D da América Latina, atuei como Diretor de Programa de um novo veículo da PSA Peugeot Citroën. 

- Fui responsável por coordenar todas as atividades relacionadas ao projeto, desde a definição do Business Case, passando pela concepção e desenvolvimento de um novo veículo a ser lançado no Brasil e na Europa. Gerenciei uma equipe multicultural localizada no Brasil, França e Espanha. Primeiro programa gerenciado (com equipes de projetos no Brasil e na Europa) e desenvolvido fora da Europa para ser produzido também na Europa. Orçamento do projeto 160M €
Gerente de Engenharia de Produto e Processo
PSA Peugeot Citroën do Brasil
jun 2012 - mar 2014
- Neste momento, me reportando ao Diretor de Engenharia de Produtos e Processos da América Latina, assumi o Departamento de Engenharia de produto (Body in White, Interior e Exterior) na PSA Peugeot Citroen do Brasil. 

- Responsável pela Gestão de 115 engenheiros e técnicos (Orçamento de 8M € por ano) envolvidos no desenvolvimento de produtos e processos, assim como na gestão de projetos.
- Reestruturação do Departamento de Engenharia de Produto (-30% de efetivo, passando à 75 pessoas) adaptando os modos de operação da época a uma estrutura mais compacta favorecendo a comunicação e a reatividade entre equipes funcionais.
- O diferencial foi foco maior no que o cliente espera e o desenvolvimento de uma cultura de resultados a todos os níveis do Departamento. Estivemos muito perto de conseguir um resultado nunca visto, em termos de qualidade (lançamento do novo 208 cuja qualidade é reconhecida como o melhor de todos os veículos produzidos em Porto Real) e custos (12 M € de ganhos confirmados em Outubro / 2013)
Responsável Técnico Programas
PSA Peugeot Citroën do Brasil
jan 2010 - mai 2012
- Me reportando ao Diretor do Programa, trabalhei na elaboração do escopo de um novo programa em conjunto com as áreas de marketing e engenharia avançada. 

- Gerenciei equipes técnicas, juntamente com as equipes de um parceiro do projeto (GM), elaborando especificações, desenhos de produto e processo. Foi o projeto mais importante no qual eu participei (1 bilhão de euros previstos de orçamento), onde se definiu as primeiras fundações da Aliança entre a PSA e a General Motors, culminando recentemente na compra da OPEL pela PSA.

- Eu criei e liderei a implementação de uma nova metodologia de desenvolvimento de produtos baseada no Design to Cost. Aplicando-a na validação de um novo Business Case quando ocupei o cargo de Diretor de Programa (vide acima).

- Como Gerente responsável pela área de testes veicular no programa do Peugeot 208, era encarregado de encontrar o melhor compromisso entre os anseios de produto das equipes de Marketing, a Arquitetura de Veículo (pacote), os testes, e a homologação do veículo. Reconhecido pela imprensa local como o veículo mais bem adaptado ao mercado local que a PSA já produzira.

- Fui o responsável por introduzir o TCO (Total Cost Ownership) na PSA, identificando soluções aplicáveis em diversas áreas (marketing, desenvolvimento de produto, pós-venda ...), primeiro caso de aplicação foi o projeto 208. Funciona e se torna um novo case de referência dentro da PSA AmLat
Coordenador de Engenharia
PSA Peugeot Citroën do Brasil
jan 2007 - dez 2009
- Me reportando diretamente ao Responsável Técnico do programa 207 na América Latina (207, 207 sw e 207 passion), fui encarregado pelo desenvolvimento de produto e processo (perímetro de carroceria, equipamentos externos e internos) do programa. A particularidade deste projeto foi o lançamento simultâneo do mesmo produto com produções na Argentina e no Brasil. Com equipes me reportando diretamente nos dois países.

- Após os lançamentos do 207, assumi o mesmo cargo, porém na implementação de melhorias de qualidade e de redução de custos na fábrica de Porto Real.

- Fui responsável pela validação/qualificação de fornecedores com diferentes processos diferentes (estampagem, injeção, bancos ...). No final de 2009, chegamos a qualificar o produto e processo de um painel com mais de 85% das peças do perímetro. Representa cerca de mais de 200 referências de peças validados/qualificados em um ano.

- Eu criei e liderei uma equipe multidisciplinar cujo o objetivo era a recuperação de fornecedores críticos (questões de performance técnico-industriais). Melhoramos a qualidade e as contas financeiras dos fornecedores mais problemáticos da PSA Brasil.
Coordenador de Projetos
PSA Peugeot Citroën
mai 2003 - dez 2006
- Reportando ao Gerente Sênior do Departamento de Engenharia de carroceria na França, era responsável por elaborar e desenvolver especificações técnicas de componentes, pelas validações numéricas (simulações virtuais) e pelos testes relacionados a confiabilidade e a durabilidade do veículo. Os projetos nos quais participei foram o C4 e o programa 308 na Europa. O resultado deste trabalho pôde ser medido no programa 308 que foi considerado na Europa, o carro com maior confiabilidade em seu segmento;

- Eu criei em conjunto com a École Politecnique de Paris, novas metodologias de cálculos de fadiga. As ferramentas criadas permitiram economias de ordem de 3,5 M €, através de uma gestão muito mais pragmática do risco.

Consultor Técnico
Siège SERA CAR
out 2001 - abr 2003
- Trabalhei como consultor técnico na área de simulações numéricas em diversos tipos de componentes diferentes em vários clientes: Peugeot (caixa de câmbio), Renault (cálculos estruturais) e Veritas (cálculos de estruturas náuticas).

- O projeto de maior relevância foi no Grupo Veritas onde desenvolvi e validei numericamente a construção das jangadas de transporte das asas do A380 avião do Airbus.
Formação
Gestão Industrial com ênfase em lean Manufacturing
FGV
jun 2008 - dez 2009
MBA Executivo em Gestão Industrial com ênfase em lean Manufacturing
Engenharia Mecãnica
Universidade federal da Paraíba e INSA de Lyon na França
fev 1995 - ago 2001
Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). sendo que o quinto Ano de engenharia foi cursado no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (INSA) de Lyon na França, dentro de um programa de intercâmbio entre a Universidade Federal da Paraíba e o Departamento de Engenharia de Desenvolvimento do INSA de Lyon - 2000/2001. Neste período realizei meu estágio de conclusão de curso na Renault Automobile em Rueil Malmaison na França. Trabalhando em projetos de tribologia ligados à problemáticas na caixa de câmbio do Laguna II em 2001.
Idiomas
Francês - Nativo
Inglês - Avançado
Português - Nativo
Informações Adicionais
Cover Letter
Caro,

Olá e bem-vindo a um rápido overview da minha carreira. Pensando francamente no meu percurso, posso me considerar uma pessoa de muita sorte. Durante estes 16 anos de experiência, sempre trabalhei com algo com o qual sou muito apaixonado. Fui confrontado com as questões relativas à P&D e aos diversos desafios industriais, à inovação e disrupção e ao desenvolvimento de novos produtos. 

Consegui, durante todo este período, passar por quase todas as posições no mundo da P&D. Seja durante o desenvolvimento de tecnologias nos fornecedores, seja gerindo a integração de novos produtos na planta ou até mesmo nesta mudança de segmento que realizei. Fui de Pesquisador na Universidade, passando por diferentes cargos como o Engenheiro de Produto, Gerente de Produto, Gerente do Departamento de Engenharia, o Gerente de Projeto, o Diretor do Programa e, finalmente, alcançando o cargo de Diretor de P&D.

Abaixo, você encontrará uma pequena parte dessa experiência incrível de vida e carreira:

- Tudo começou quando terminei minha faculdade na França. Éramos 40 estudantes brasileiros em Lyon na França e apenas 2 pessoas (eu e um amigo) foram contratadas. E eu sou muito orgulhoso disso.

- Na verdade, depois de uma bela carreira no segmento automotivo, precisava abrir um pouco minha visão de negócios, Hoje vivencio uma importante e calculada mudança de cultura de empresa, de mercado e de indústria, atundo como Diretor de P&D e Qualidade e sou membro do Conselho de Administração no Brasil. Participo ativamente da definição da estratégia da empresa, definindo entre outras a estratégia relacionada ao desenvolvimento local de produtos e processos, trabalhando mais especificamente com resolução de problemas, introduzindo projetos de melhorias de performance, inovação (como Indústria 4.0) e qualidade.

- Aprendi durante esta mudança de empresa que o mais excitante é conhecer pessoas com diferentes mindset e diferentes visões, conseguir engajá-las sobre objetivos ambiciosos (tirando-os completamente da zona de conforto) e alcançar esses objetivos juntos como equipe. Minha maior motivação é criar um ambiente que leve à inovação, à parcerias, à resultados. Isso sem esquecer da gestão das pessoas e de suas motivações. Isso é algo que sempre fiz e sei como fazer como líder

- Afim de abrir um pouco mais meus horizontes no sentido industrial, realizei um MBA Executivo em Lean Manufacturing.

- Bilingue / fluente em francês e português. Habilidades avançadas em inglês. Participando de organizações globais (agora e na PSA), compartilhando experiências e resolvendo problemas com equipes francesas, americanas e espanholas.

Com a minha família, somos geograficamente móveis.