Analista de comunicação interna

Ren*** ***** (XX anos)
Analista de Marketing de Produto em Grupo La Pastina & World Wine
Universidade Anhembi Morumbi
Santo André,
São Paulo
|
Experiência
Analista de Marketing de Produto
Grupo La Pastina & World Wine
nov 2019 - out 2020
- Planejamento estratégico de marketing e ciclo de vida dos produtos (vinhos).
- Gestão de marcas, análise de mercado, ações promocionais e campanhas de incentivo. 
- Acompanhamento de indicadores, análise e elaboração de relatórios e apresentações.
- Ações de comunicação interna, eventos e treinamentos.
- Relacionamento com agências de comunicação e assessoria de imprensa. Elaboração de briefings, criação, revisão e aprovação de conteúdo divulgado nas redes sociais, WhatsApp e e-mail marketing. 
Analista de Comunicação
Grupo La Pastina & World Wine
mar 2018 - out 2019
- Responsável pela elaboração do plano de comunicação interna.
- Implantação da nova intranet com aplicativo e gestão dos canais de comunicação.
- Planejamento e execução de ações de endomarketing, engajamento e datas comemorativas.
- Criação de conteúdo para os veículos de comunicação interna como intranet, e-mail e murais. Elaboração de comunicados (textos, diagramação, revisão e layout) e criação de peças gráficas.     
- Organização e planejamento de eventos e treinamentos. 
- Interface com lideranças e profissionais das demais áreas para captação de pautas e informações.
- Atuação como membro do comitê da área de treinamento, desenvolvimento e comunicação.
- Relacionamento com fornecedores para produção de brindes e realização de eventos. 
- Participação na implantação da Universidade Corporativa e gravação de vídeos (treinamentos). Conteúdo divulgado na intranet com emissão de certificado e acesso via aplicativo e intranet.
- Alinhamento de processos internos e normativas. Destaque para a criação do “Regulamento e Boas Práticas das Lojas World Wine” e do “Manual de Abertura de Lojas World Wine”.
- Suporte ao CEO em projetos estratégicos e apresentações corporativas. 

Principais resultados:

- A implantação e lançamento da intranet (Portal CONECTA) com aplicativo ocorreu em 30 dias. A meta de 80% de usuário ativos foi alcançada no primeiro mês após o lançamento.
- Cerca de 40% do público interno é deskless (não possuem um posto fixo de trabalho) e não acessam computador ou e-mail. O Portal CONECTA com aplicativo tornou a comunicação mais eficaz e acessível.
- Retomada do programa “Cozinhando com La Pastina” com colaboradores. Promoveu aulas práticas de gastronomia com utilização dos produtos La Pastina e foi desenvolvido em parceria com o Marketing.
Analista de E-commerce
Grupo La Pastina & World Wine
set 2017 - mar 2018
- Gerenciamento de pedidos do site da World Wine.
- Publicação de banners, cadastro de produtos, vitrines, ações promocionais e e-mail marketing.
- Acompanhamento e análise de indicadores.
- Definição das ações promocionais juntamente com o Marketing.
Assistente de Recursos Humanos (Comunicação Interna)
Grupo La Pastina & World Wine
set 2016 - set 2017
- Gestão do plano estratégico de comunicação interna e ações de endomarketing.
- Produção de conteúdo (textos e layout) alinhado ao negócio para os meios de comunicação: intranet (SharePoint), e-mail e quadros de avisos.
- Produção de apresentações para a Diretoria. 
- Apresentação de estudo e plano de ação para a implantação da TV Corporativa.
- Reestruturação de programas de reconhecimento.
- Efetivação de parcerias com benefícios para os colaboradores como instituições de ensino, lazer e cultura.
Estagiário de Comunicação
Johnson Controls Automotive (Adient do Brasil)
set 2013 - set 2015
- Gestão do plano estratégico de comunicação interna e ações de endomarketing.
- Produção de conteúdo (textos e layout) alinhado ao negócio para os meios de comunicação: intranet (SharePoint), e-mail e quadros de avisos.
- Produção de apresentações para a Diretoria. 
- Apresentação de estudo e plano de ação para a implantação da TV Corporativa.
- Reestruturação de programas de reconhecimento.
- Efetivação de parcerias com benefícios para os colaboradores como instituições de ensino, lazer e cultura.

Principais resultados:

- Cerca de 95% dos colaboradores avaliaram positivamente (Bom/Ótimo) o conteúdo do jornal mensal e dos materiais divulgados nos quadros de avisos. (Fonte: Pesquisa de Comunicação de 2015).
Formação
Especialização em Comunicação Corporativa
Universidade Anhembi Morumbi
mar 2018 - jun 2019
Comunicação Interna e Externa / Técnicas de Avaliação e Mensuração / Gestão de Crises / Responsabilidade Social e Sustentabilidade / Sistema de Informações e Novas Mídias / Stakeholders / Gestão da Identidade Visual / Comunicação Governamental / Comunicação Mercadológica / Psicologia Organizacional / Comunicação Corporativa.
Bacharel em Comunicação Mercadológica (Propaganda e Promoção de Vendas)
Universidade Metodista de São Paulo
fev 2012 - dez 2015
Live Marketing / Varejo / Merchandising / Marketing Direto / Marketing Cultural / Marketing Esportivo / Marketing Digital / Trade Marketing / Eventos.
Idiomas
Inglês - Pré-Avançado
Informações Adicionais
6 anos de experiência em Comunicação Interna, Endomarketing e Marketing em empresas de grande porte.
- Experiência em planejamento estratégico de comunicação interna, gerenciamento e execução de campanhas internas, eventos e ações de endomarketing.
- Habilidade em produção de conteúdo, textos e comunicados.
- Criação de peças de comunicação e gerenciamento da identidade visual da marca.
- Produção de apresentações e suporte para alta liderança. 
- Gestão e reestruturação de canais de comunicação e adequação da mensagem aos diferentes veículos de comunicação, tais como: intranet, site, newsletter, boletim eletrônico, e-mail e jornal mural. 
- Conhecimento em Employer Branding, Employee Experience e EVP (Employee Value Proposition). 
- Relacionamento com as diferentes áreas da empresa e tipos de stakeholders (colaboradores, representantes, clientes B2B e consumidor final).  
- Interface com fornecedores, agências de comunicação e mídias sociais e assessoria de imprensa.