Analista de controles internos, auditor interno

Fáb*** ***** (XX anos)
Senior Associate (Auditoria e Asseguração - Riscos e Controles) em PWC BRASIL
Universidade Estácio de Sá
São Gonçalo,
Rio de Janeiro
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Experiência
Senior Associate (Auditoria e Asseguração - Riscos e Controles)
PWC BRASIL
jul 2019 - mai 2020
Atividades principais:
-	Encarregado pela condução de trabalhos de Auditoria Interna com execução de testes de controles em empresas de diversos segmentos (como por exemplo: energia, petróleo e gás, mineração, telecomunicação, consumo e varejo, automotivo, música), além de Auditoria de TI (mapeamento, revisão, execução e design dos testes ITGC sobre controles em sistemas como SAP, Protheus, Oracle, Totvs);
-	Expertise no mapeamento de processos de negócios (identificação e documentação do design de controles internos sobre relatórios financeiros e outros processos (tais como: Contábil, RH e Departamento Pessoal, Ativo Fixo, Compras e Contas a Pagar, Receitas e Contas a Receber, Custos e Estoques, Jurídico, entre outros), além da avaliação de aderências / compliance dos padrões internos com as melhores práticas existentes;
-	Responsável pela coordenação e acompanhamento dos trabalhos da equipe de consultores em campo;
-	Experiência na elaboração de relatórios, reportando as eventuais deficiências, ameaças e vulnerabilidades observadas durante os testes, desenvolvendo recomendações e planos de ação para melhoria dos processos e controles de acordo com os padrões PCAOB, ISA, ITIL, COBIT, Guia Interno de Auditoria, COSO e Lei Sarbanes-Oxley;
-	Uso de ferramentas de apoio em auditoria como ACL, Aura, Connect e Alteryx, etc.
Auditor Interno
NISSAN DO BRASIL (FIRST RH TEMPORÁRIO)
fev 2019 - jun 2019
Atividades principais:
-	Responsável por planejar e conduzir auditorias em todas as áreas da empresa, visando assegurar a correta aplicação das normas internas, bem como da legislação vigente;
-	Encarregado por elaborar e executar procedimentos técnicos, examinando a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da empresa evitando riscos de fraudes, erros, ineficiências e outras irregularidades;
-	Expertise na análise de processos e controles operacionais, visando identificar desvios e oportunidades para melhorar a produtividade e eficiência do trabalho;
-	Grande experiência na elaboração de relatórios, assinalando as eventuais falhas encontradas, ameaças e vulnerabilidades observadas durante as auditorias, desenvolvendo recomendações e planos de ação para melhorar os processos e controles;
-	Ênfase na apresentação dos resultados da auditoria para discussão de conclusões e recomendações, participando e contribuindo no fechamento de reuniões com os responsáveis pelos processos; dentre outras.
Analista de Controles Internos
SINAF SEGUROS
abr 2013 - abr 2017
Atividades principais:
-	Responsável pela realização das atividades de controles internos e compliance, visando à garantia da conformidade com a legislação vigente, bem como o acompanhamento das mudanças ocorridas na legislação aplicável às atividades da Companhia e a disseminação da cultura ética e de controles internos na organização;
-	Experiência no mapeamento, análise e revisão dos processos da empresa, com foco na identificação de oportunidades de melhoria, além da confecção e revisão dos fluxogramas das áreas;
-	Expertise na análise e identificação dos riscos e controles inerentes a cada processo, bem como elaboração e revisão da matriz de risco das áreas;
-	Habilidade na produção de relatórios de não conformidades, além de participação na elaboração e acompanhamento do cumprimento dos planos de ação;
-	Ampla vivência na revisão e padronização de formulários, realizando a análise de conteúdo e a formatação padrão, em conformidade com os padrões estipulados;
-	Participação no desenvolvimento de metodologia de projetos, com foco na concepção, documentação, desenvolvimento e acompanhamento dos projetos, aplicando as melhores práticas em gerenciamento de projetos estabelecido pelo PMI; dentre outras.
-	Uso dos sistemas Visio, Microsiga, Internet e Intranet, etc.
Analista de Controles Internos
UNICRED RIO COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO
out 2010 - jan 2012
Atividades principais:
-	Encarregado pela realização de inspetoria nos processos e procedimentos nas unidades de negócios e na unidade Administrativa cumprindo plano de testes periódicos, identificando problemas e correção de procedimentos inadequados e/ou incorretos, orientando quanto ao cumprimento da legislação pertinente a Cooperativa;
-	Expertise no mapeamento, análise e revisão dos processos e procedimentos relativos às carteiras de produtos e serviços, com a finalidade de melhoria ou para detectar problemas existentes, além de prevenir falhas ou ausência de controles;
-	Ênfase na produção de relatórios formais das irregularidades verificadas, tal como na elaboração ou atualização de procedimentos e melhoria dos processos;
-	Participação no desenvolvimento de políticas internas e demais regulamentações que previnam problemas futuros de não conformidade da regulamentação aplicável a cada processo/negócio desenvolvido pela Cooperativa; dentre outras.
-	Uso dos sistemas BizAgi, SAP, Internet e Intranet, etc.
Analista de Riscos e Processos
PRUDENTIAL DO BRASIL VIDA E PREVIDÊNCIA SA
fev 2008 - fev 2010
Atividades principais:
-	Ênfase no mapeamento, análise e redesenho dos processos junto às áreas da Companhia, com foco na melhoria dos processos ou na mitigação de riscos ou controles ineficientes / inexistentes; 
-	Suporte aos gerentes das áreas internas na identificação, análise e gerenciamento dos riscos associados aos projetos e processos existentes e em andamento dentro da empresa, bem como na elaboração da matriz de riscos e controles das áreas;
-	Vivência no monitoramento junto às áreas internas da efetividade das atividades de controles alinhados ao atingimento dos objetivos e mitigação dos riscos identificados, além da confecção e acompanhamento dos planos de ação;
-	Habilidade na elaboração de relatórios de não conformidades e revisão dos Manuais de Procedimentos da empresa, tal como no acompanhamento de projetos, aplicando as melhores práticas em gerenciamento de projetos estabelecido pelo PMI, quando necessário; dentre outras.
-	Uso dos sistemas Visio, Project Builder, Oracle Purchase and Budget, Internet e Intranet, etc.
Assistente Administrativo (Analista de Arrecadação)
MONGERAL SA SEGUROS E PREVIDÊNCIA
mar 2006 - set 2007
Atividades principais:
-	Responsável pela conferência e transmissão de consignações para desconto em folha, bem como pela análise de crítica de pendências e divergências do movimento de consignações;
-	Experiência na emissão de relatórios gerenciais, com ênfase na previsão e retorno do valor confirmado da carteira de produtos da Companhia;
-	Vivência em cálculo de faturas e contas a pagar, além de contato com parceiros comerciais para esclarecimento de dúvidas e negociações; dentre outras.
-	Uso dos sistemas Sysprev, Sies, Consigsys, Consigweb, Zetra Soft, Internet e Intranet, etc.
Formação
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Universidade Estácio de Sá
jan 2019 - Atualmente
Universidade Estácio de Sá
-	Análise e Desenvolvimento de Sistemas
 (Em andamento – Início em 2019)
Auditoria e Controladoria
Faculdade Integrada Cândido Mendes - AVM
jan 2014 - jan 2015
Faculdade Integrada Cândido Mendes - AVM
-	Pós-graduação – MBA em Auditoria e Controladoria
390 horas/aula – concluído em Janeiro/2015
Marketing Empresarial
Universidade Federal Fluminense - UFF
jan 2006 - jan 2007
Universidade Federal Fluminense - UFF
-	Pós-graduação – MBA em Marketing Empresarial
384 horas/aula – concluído em Janeiro/2007
Comunicação Social, Jornalismo
Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
jan 1999 - dez 2002
Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
-	Comunicação Social, Jornalismo
4 anos – concluído em Dezembro/2002
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Fluente
Espanhol - Básico
Informações Adicionais
Diversos cursos de especialização
-	Controles Internos – Certificação Técnica – 64h – Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg)
-	Gerenciamento de Risco com Simulação de Monte Carlo – 11,5h – Udemy
-	Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos – 16h – IDEMP
-	Gestão de Processos – Sistematização, Análise e Melhoria – 40h – Solução Consultoria e Treinamento
-	Internal Controls - Design, Implementation and Monitoring – 6h – Udemy
-	Sarbanes-Oxley (SOX) Auditing Standards – 3h – Udemy
-	ISO 31000 - Enterprise Risk Management for the Professional – 9h – Udemy
-	ACL for Audit, Data Analysis and Visualization – 8,5h – Udemy
-	Fundamentos de Governança de TI – 12h – Fundação Bradesco
-	Customer Due Diligence AML Controls and Procedure – 1h – Udemy
-	Due Diligence for Centralizing Accounts Payable – 1h – Udemy
-	M&A Due Diligence Best Practices – 1h – Udemy
-	Anti-Money Laundering and Combating Terrorism Financing – 1h – Udemy
-	Gestão da Qualidade e Metodologia Lean 6 Sigma – 2,5h – Udemy
-	Capacitação em Gerenciamento de Projetos – 16h – Dinsmore Associates
-	Agile Project Management Agile Delivery – 1,5h – Udemy
-	Inglês Fluente (curso completo) – 780 horas (6 anos) – Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU)
-	Espanhol Básico – 10,5h – Udemy (Universidade Estácio)
Outras habilidades e qualificações
-	Fluência em Inglês e vivência internacional (curso completo – 6 anos no ICBEU e Programa de Intercâmbio AFS Intercultura Brasil – 6 meses vivendo e estudando nos Estados Unidos - High School);
-	Conhecimento de metodologias de gestão de riscos, Lei Sarbanes-Oxley (SOX), COSO ERM, e ISO 31000;
-	Conhecimento da notação BPMN e de programas de modelagem de processos (Microsoft Visio, BizAgi);
-	Conhecimento da notação EPC e de programa de modelagem de processos ARIS;
-	Conhecimento do software de análise de dados para Auditoria – Audit Command Language (ACL);
-	Conhecimento das melhores práticas de Compliance relacionado ao processo de classificação de riscos de terceiros (Due Diligence ABC), de prevenção a lavagem de dinheiro (AML - Anti-Money Laundering) e regulamentos anticorrupção (FCPA - Foreign Corrupt Practices Act);
-	Conhecimento da metodologia e de programas de gerenciamento de projetos (MS Project, Project Buider, Open Project);
-	Conhecimento de informática (Windows, Word, Excel, PowerPoint, CorelDraw, PhotoShop, Dreamweaver, Flash, etc.);
-	Habilidade no relacionamento interpessoal;
-	Raciocínio lógico bem desenvolvido;
-	Capacidade de analisar e criticar dados;
-	Facilidade de comunicação verbal e escrita;
-	Organização, planejamento e compromisso para cumprir prazos;
-	Acostumado a trabalhar sob pressão, com foco em resolver problemas, administrar conflitos, buscando aumento do lucro e redução de despesas, trabalhando com metas tanto por equipe quanto individuais;
-	Comportamento cooperativo e pró-ativo no trabalho em equipe, criando um ambiente agradável e influenciando positivamente no comportamento da equipe.