Analista e prevenção de perdas

Ala*** ***** (XX anos)
Encarregado Prevenção de Perdas em Tenda Atacado
Fatec Itaquaquecetuba
Poá,
São Paulo
|
Experiência
Encarregado Prevenção de Perdas
Tenda Atacado
mai 2018 - nov 2020
•	Responsável pela coordenação e formação da equipe de prevenção de perdas e terceirizados.
•	Garantir o perfeito funcionamento do monitoramento e alarme da loja.
•	Realizar treinamentos e disseminar a cultura de prevenção de perdas a toda equipe da loja.
•	Implantar e garantir os processos de acordo as normas e procedimentos da empresa.
•	Realizar relatórios de ocorrências internas como furtos, roubos, erros de processos, ocorrências de estacionamento bem como realizar folow up das ocorrências e ressarcimentos junto a gerência e o setor jurídico.
•	Garantir o foco nos setores de recebimento, televendas e frente de caixa no intuito de evitar desvios.
•	Responsável pela gestão de estoque como inventários PAR, rotativos, cíclicos e geral, análises de vendas negativas bem como realizar os ajustes e análises sistêmicas no intuito de identificar possíveis causas de desvios e elaborar plano de ação junto a liderança de cada área envolvida para recuperação de perdas.
•	Garantir o controle de validade de mercadorias e plano de ação para solicitação de rebaixa de preço para mercadorias próximo ao vencimento.
•	Elaborar relatórios e apresentações com indicadores de perdas apresentando os resultados em reuniões com a liderança no intuito de mante – los informados sobre os desvios e garantir o que foi acordado no plano de ação elaborado com cada setor.
•	Também fui responsável por realizar treinamentos para encarregados de prevenção de perdas recém contratados na empresa e dar suporte ao coordenador de prevenção de perdas quando solicitado. 

Chefe Prevenção de Perdas
Roldão Atacadista
set 2016 - mai 2018
•	Responsável pela coordenação e formação da equipe de prevenção de perdas e terceirizados.
•	Garantir o perfeito funcionamento do monitoramento e alarme da loja.
•	Realizar treinamentos e disseminar a cultura de prevenção de perdas a toda equipe da loja.
•	Implantar e garantir os processos de acordo as normas e procedimentos da empresa.
•	Realizar relatórios de ocorrências internas como furtos, roubos, erros de processos, ocorrências de estacionamento bem como realizar folow up das ocorrências e ressarcimentos junto a gerência e o setor jurídico.
•	Garantir o foco nos setores de recebimento, televendas e frente de caixa no intuito de evitar desvios.
•	Responsável por toda gestão de estoque como inventários PAR, rotativos, cíclicos e geral análise vendas negativas bem como realizar os ajustes e análises sistêmicas das possíveis causas e elaborar plano de ação junto a liderança de cada setor para melhorar os resultados de perdas.
•	Garantir o controle de validade de mercadorias e plano de ação para solicitação de rebaixa de preço para mercadorias próximo ao vencimento.
•	Realizar auditorias e tratativas de mercadorias sem vendas, e analisar as causas.
•	Elaborar relatórios e apresentações com indicadores de perdas apresentando os resultados em reuniões com a liderança no intuito de mante – los informados sobre os desvios e garantir o que foi acordado no plano de ação elaborado com cada setor.
Auditor Pleno
Seta Atacado
set 2015 - abr 2016
•	Responsável por realizar auditorias nas diversas áreas da empresa a fim de, verificar o cumprimento dos processos e políticas estabelecidas, assegurar a qualidade das operações, sua funcionalidade, eficácia, inconformidades e ações corretivas. 
•	Desenvolver papel de trabalho de auditoria de modo a padronizar e facilitar a execução dos trabalhos aos auditores em início de carreira, elaborar relatórios, indicadores e pareceres ao gerente geral de auditoria sobre as apurações realizadas.
•	Realizar reuniões e entrevistas para entendimento de processos, mapear processos e documentar cenário atual, Identificar GAPS e sugerir melhorias para mitigar os riscos caso necessário.
Gerente de Auditoria
Construdecor S/A / Dicico – Sodimac
jan 2013 - mai 2015
•	Responsável por validar in loco a execução dos inventários gerais em 58 lojas, centro de distribuição e entreposto.
•	Responsável conceitualmente por auditores nas 58 lojas visando diagnosticar a real situação dos estoques das lojas, comparando o estoque teórico com o físico, e consequentemente se a filial está sendo bem operada, gerenciada ou fraudada.
•	Responsável por desenvolver e divulgar a agenda de inventários PAR, rotativos, cíclicos e geral para diretoria e lojas.
•	Responsável por garantir a execução 100% da agenda de inventários divulgada para as lojas mantendo contato diretamente com diretor regional e regionais de prevenção de perdas quando a não realização das demandas solicitadas pela matriz.
•	Desenvolver melhoria contínua na aplicação e execução dos inventários gerais.
•	Responsável por contratar e validar o pagamento da empresa terceirizada especializada em contagem de inventário, bem como fornecer dados necessários para contagem. Ex: SKU, M² loja etc.
•	Responsável por realizar análises e tratativas nas movimentações de estoques sobre as maiores divergências encontradas nos dados (Input) recebidos da empresa terceirizada responsável por realizar a contagem do inventário geral.

•	Após análises das maiores divergências encontradas realizar o input no sistema validado o resultado do inventário geral.

•	Divulgar os resultados apurados dos inventários a diretoria e as lojas auditadas.

•	Realizar visitas técnicas em lojas, a fim de verificar a qualidade dos inventários rotativos e a efetividade dos controles internos.

•	Realizar folow up nos planos de ação e melhorias, referentes às recomendações efetuadas nas visitas, apresentar e discutir os resultados das visitas técnicas realizadas junto às áreas auditadas, fornecendo dados e informações para ajudar na melhor administração do negócio, gestão dos riscos e plano de ação para mitigar as perdas.

•	Fui um dos responsáveis junto ao setor TI por um projeto de desenvolvimento de transações SAP customizadas para melhoria da execução dos inventários da empresa, bem como realizar os testes, validar, treinar os colaboradores de lojas para o uso correto e implantar as novas ferramentas nas 58 lojas da empresa.
Gerente de Prevenção de Perdas
Construdecor S/A / Dicico – Sodimac
mar 2009 - dez 2012
•	Tive oportunidade de gerenciar cinco lojas da rede Dicico como Gerente de prevenção de perdas e destas cinco lojas fui responsável pela inauguração da loja de Poá na grande São Paulo.
•	Coordenar equipe de prevenção de perdas.
•	Responsável por aplicar e desenvolver métodos e processos para mitigar as perdas, fraudes e desvios.
•	Garantir as normas e procedimentos da empresa dentro dos diversos setores e áreas.
•	Garantir a realização da agenda de inventários estipulada pela matriz
•	Garantir o correto funcionamento do sistema de alarmes e monitoramento das câmeras.
•	Controle de acesso de terceiros a loja
•	Realizar análise das perdas e quebras bem como identificar os possíveis desvios e tratativa.
•	Garantir o correto registro das quebras e acompanhamento de descarte.
•	Realizar reunião com liderança apresentando os resultados de perdas apurados e plano de ação elaborado com o responsável de cada setor.
•	Realizar folow up sobre o plano de ação elaborado no intuito de medir sua eficiência e eficácia.

Chefe Prevenção de Perdas
Retail Serviços Corporativos - Terceirização Serviços
dez 2004 - fev 2012
•	Responsável por implantar os serviços de terceirização na área de prevenção de perdas na empresa Coop Hipermercados (Antiga cooperativa de consumo Cooperhódia).
•	Atuei em cinco lojas e um centro de distribuição entre cidades do ABC paulista e Sorocaba contratando colaboradores e realizando treinamento para a equipe de fiscais de prevenção de perdas e controladores de acesso. 
•	Responsável por auxiliar na elaboração de políticas e normas corporativas, identificar riscos e fraudes, recuperação de perdas, disseminar cultura de prevenção de perdas, desenvolver planos de redução às perdas, garantir o perfeito funcionamento dos sistemas de CFTV, segurança eletrônica e física.
Chefe Adjunto Prevenção de Perdas
Sonae Distribuição Brasil -Hipermercado BIG
fev 2001 - abr 2004
•	Atuei como agente de prevenção de perdas matriz responsável por desenvolver métodos e processos para mitigar as perdas, inventários cíclicos e gestão de riscos. 
•	Também atuei como Chefe de prevenção de perdas responsável pela  gestão de equipe de fiscais de loja, equipe tratamento de piso e conservação, CFTV, alarmes, elaborar planos operacionais de segurança e de vigilância, implantação e supervisão da brigada de incêndio, garantir os processos de prevenção nos setores de recebimento e expedição, frente de caixa e demais setores, realizar campanhas de conscientização voltadas para prevenção de perdas, auditorias em processos, inventários físicos de mercadorias e ativos, controlar e recuperar perdas agindo fortemente no controle de descarte e registros de movimentação de estoques, elaborar planos de ação com medidas preventivas e corretivas para mitigar as perdas.
•	Atuei também como agente de prevenção de perdas matriz responsável por aplicar checklist de prevenção de perdas em lojas a fim de auditar processos e políticas, coordenar e auxiliar trabalhos do departamento de prevenção de perdas matriz como inventários rotativos, cíclicos e auditorias esporádicas, monitorar movimentações e ajustes de estoques. 
Formação
Gestão Empresárial
Fatec Itaquaquecetuba
jun 2017 - dez 2020

          
        
Idiomas
Espanhol - Intermediário