Arquivista

Nat*** ***** (XX anos)
Guaíra,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Formação
Preservação Digital e Gestão de Documentos Digitais
IMES
mai 2023 - Atualmente
O objetivo deste programa é preparar profissionais para atuar de forma diferenciada nos setores público e privado no campo da preservação e gestão de documentos digitais, bem como habilitar os profissionais para que tenham uma interação mais efetiva.
Arquivologia
UNESP
mar 2006 - dez 2009
O curso de graduação em Arquivologia da Unesp de Marília, único do estado de São Paulo, é oferecido na modalidade de bacharelado, com 30 vagas em período diurno e 4 anos de duração (2640 horas/176 créditos). É reconhecido pela Portaria  CEE/GP nº 312, de 22/07/2019, publicada no D.O.E. de 23/07/2019.

Desde sua implementação, em 2003, acumulou experiências em relação à teoria arquivística referentes a outras escolas, ampliando o suporte teórico para o ensino e a pesquisa. A tradição ibérica influenciou desde o século XIX a constituição dos Arquivos Públicos Históricos e no desenvolvimento da arquivística no Brasil, principalmente em seu fazer.

Nos anos 1990, a Gestão Documental de concepção canadense, herdeira dos records managements norte-americanos, mostrou-se como concepção teórica influente nos Arquivos Públicos. Tal concepção desenvolveu-se no Brasil de tal forma que na atualidade, no Estado de São Paulo, o governo estadual implanta, com relativo sucesso, um Sistema de Arquivos, orientando todo o processo de gestão de documentos nas prefeituras.

Pensando o documento em todo o seu ciclo de vida e não apenas no momento em que ele torna-se um documento histórico, praticamente desprovido de importância administrativa, a gestão integrada trata de outros aspectos do documento que são pouco contemplados pela tradição ibérica, ou ainda, se o são é em uma perspectiva a privilegiar o histórico. Essa concepção por outro lado proporciona outras possibilidades, principalmente, no âmbito da pesquisa aproximando-se de documentos em plena vigência e trâmite seja em instituições públicas ou privadas, tentando compreender os processos que envolvem toda a gestão da produção documental à sua guarda permanente.

Frente a tais influências o curso de Arquivologia garante sua característica de interface não apenas com outras áreas, mas em si, confrontado diferentes concepções e apresentando uma importante base teórica para que o aluno reflita sobre a realidade que estuda e que posteriormente poderá atuar.