Auditor interno

Dou*** ***** (XX anos)
Auditor Interno em Multilog S/A
Instituto de Pós Graduação - Londrina-Pr
Joinville,
Santa Catarina
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Auditor Interno
Multilog S/A
nov 2017 - ago 2020
- Implantação e coordenação dos departamentos de auditoria interna, riscos e compliance.
- Elaboração do plano anual de auditoria interna e dos programas de auditoria interna.
- Mapeamento de processos identificando o correto cumprimento das etapas de acordo com o modelo definido pela companhia. 
- Análise e cálculo de exposição dos riscos corporativo e elaboração de recomendação de melhorias;
- Auditoria, monitoramento e gestão de riscos. Confecção do reporting mensal da matriz de riscos detalhada.
- Responsável pela auditoria de cumprimento do sistema de compliance corporativo (políticas e monitoramento) definido pelos stakeholders.
- Auditorias contábeis, fiscais, e de demonstrações financeiras e suas publicações.
- Suporte a auditoria independente.
- Monitoramento continuo de processos pré-definidos através do uso de software ACL Analytics;
- Auditoria contínua das transações financeiras por meio de scripts automáticos, pré-definidos sobre os limites de alçadas e aprovações. 
- Acompanhamento e condução de investigações de fraudes e desvios.
- Auditoria de segurança da cadeia logística para manutenção da certificação OEA.
- Acompanhamento de inventários físicos.
Principais resultados:
- Implantação das áreas de auditoria interna e compliance.
- Desenvolveu o programa de auditoria interna específica para avaliação dos processos de segurança da cadeia logística.
- Fomentou o desenvolvimento do canal de denúncias.
- Revisão e aprimoramento do código de ética da companhia.
- Coordenador do projeto LGPD.
Gerente de Auditoria Interna
GTFOODS S/A
jul 2012 - jun 2017
- Liderou o departamento de auditoria interna, gestão de riscos e compliance.
- Confecção do plano anual de trabalhos auditoria interna submetendo apreciação e aprovação pelo comitê de auditoria interna.
- Elaboração e coordenação dos programas e escopos de auditoria interna.
- Liderança das equipes de trabalhos em campo.
- Análise dos resultados das auditorias de mapeamento de processos e dos riscos identificados.
- Detectar através dos relatórios de análise de riscos executados nas áreas controles que seriam possíveis de serem auditados continuamente. 
- Avaliação do comportamento dos indicadores de riscos de maneira tempestiva, provendo rapidamente informações críticas ao comitê de auditoria.
- Debate com os demais pares de outras áreas, quanto a exposição aos riscos identificados, buscando implementação de ações de mitigação;
- Acompanhamento dos resultados dos trabalhos de auditoria e do monitoramento contínuo de processos chaves da operação.
- Testar e homologar a automatização de testes de auditoria e seus alertas;
-  Coordenar os trabalhos de auditoria de compliance garantindo que as políticas e procedimentos definidos pela companhia sejam cumpridos e estejam em conformidade com as melhores práticas de governança.
- Zelar para o cumprimento das políticas do código de ética, investigando e registrando infrações e descumprimentos.
- Prestar auxilia nos processos de investigações de denuncias de fraudes e desvios.
- Auxiliar e orientar os comitês diversos nos temas relacionados ao Compliance e Código de ética.
- Treinar e capacitar a equipe de auditores e áreas de apoio.
Gerente de Controladoria
Bondio S/A
jun 2009 - jun 2012
- Liderança das áreas de controladoria, contabilidade, fiscal, faturamento, contas a pagar e a receber, tesouraria, custos e orçamento, recursos humanos.  
- Fechamento contábil mensal e anual e consolidação de demonstrativos de resultados e reporting do DRE detalhado por linha de receita e custos para os para diretores e acionistas.
- Apresentação dos principais indicadores financeiros de gestão a vista para comitê estratégico.
- Gestão das obrigações fiscais sua apuração e recolhimento e das rotinas contábeis garantindo o fechamento mensal e suas publicações.
- Atendimento da legislação fiscal e a implementação do melhor planejamento tributário que traga maior economia de impostos para a empresa.
- Elaboração e execução do Orçamento Anual na ordem de 1,2 bilhões anual e todas as revisões necessárias de curto e longo prazo. 
- Manutenção e execução modelo financeiro de negócios (execução e manutenção) definido pelos acionistas.
- Controle dos resultados das linhas de OPEX e CAPEX.
- Garantir o máximo de retorno com os recursos orçamentários por área, otimizando os gastos por tipo de despesa e departamentos.
- Patrocinar e incentivar projetos de redução de custos e despesas, aumento de produtividade, melhoria de processos visando maior competitividade da empresa.
- Acompanhamento dos processos tributários junto ao jurídico, bem como avaliações constantes acerca de oportunidades tributárias.
- Garantir o atendimento dos prazos, legislações pertinentes e requisitos de auditoria, bem como cumprir com as exigências dos princípios contábeis, agindo e apresentando os números e resultados com transparência.
- Coordenar e fiscalizar a política de tesouraria aprovada garantindo que o custo de captação total (bancário e operacional) esteja de acordo com as diretrizes e estratégias que foram definidas pelo conselho.
- Assegurar que a necessidade de capital de giro com custos de financiamentos otimizados e com limites bancários suficientes.
- Cumprimento da política de Hedge e cambial.
- Garantir o máximo de retorno com os recursos orçamentários por área, otimizando os gastos por tipo de despesa e departamentos.
- Planejamento e organização das reuniões de Relacionamento com Investidores (R.I).
-Participação nas reuniões setoriais do segmento de avicultura e órgãos reguladores.

Principais Resultados
- Patrocinou projeto específico para recuperação de valores em atraso de clientes na ordem de R$ 60 milhões.
- Instituiu uso de aplicativo on line para monitorar diariamente a rentabilidade de criação das aves, com intuito aumentar a margem de contribuição do mix de produtos e aumentar resultados da empresa em 11%.
- Idealizador e responsável pela implantação do Projeto de Revenue Assurance Prevention.
- Identificação, negociação e conclusão de operação financeira estruturada no montante de R$ 550 milhões, que garantiu a perenidade dos resultados financeiros da empresa por um período de 02 anos.
SUPERVISOR DE AUDITORIA
MARTINELLI AUDITORES
jan 2005 - mai 2009
-Supervisionar e orientar os membros das equipes de auditoria designados para execução dos trabalhos em campo, garantindo o atendimento aos escopos e a qualidade dos trabalhos;
-Controles de horas das equipes e dos projetos de auditoria;
- Auditoria das demonstrações financeiras DRE, 
-Entendimento do escopo de trabalho de novos clientes;
- Entrevistas para planejamento da realização de trabalho de campo e elaboração da minuta e relatório de auditoria incluindo as recomendações de melhorias às fragilidades identificadas;
-Revisar os papéis de trabalhos e os relatórios de auditoria;
-Realizar reuniões com clientes para apresentação do relatório de auditoria;
-Realizar auditorias de revisão limitada;
-Feedback e treinamentos e desenvolvimento técnico das equipes;
-Prospecção de novos negócios.
Gerente de Controladoria
Grupo Vilella Ltda
jun 1998 - ago 2003
- Gestão da rotina diária do departamento de controladoria, contabilidade, fiscal, faturamento, contas a pagar e a receber, central de nota, tesouraria, RH e TI.
- Planejamento, elaboração e administração do orçamento anual de OPEX na ordem de R$ 3 milhões, e gerenciamento do movimento financeiro da empresa de aproximadamente R$ 5 milhões/ano. 
- Análise das variações orçado e realizado, atuando junto com as demais áreas para corrigir eventuais desvios;
- Análise das fichas técnicas dos produtos e dos critérios de rateio para apuração do custo padrão e formação do preço de venda e markup.
- Gestor direto dos recursos e destinações resultados das linhas de OPEX e CAPEX definidas no orçamento.
- Confecção do reporting mensal do DRE detalhado por linha de receita e custos para os acionistas. 
- Principais Resultados
- Implantação dos projetos de Central de Notas, otimizando o tempo de conferencia lógica dos recebimentos e o tempo de lançamento das notas de 48 horas para 2 horas.
- Implantação do Centro de Serviços Compartilhado, reduzindo custos de mão de obra em R$ 2 milhões ano otimizando os tempos com lançamentos de documentos e reduzindo retrabalhos de conferência.
- Liderança do projeto de Gestão a Vista com foco especifico em redução de custos na ordem de 26 milhões e aumento do resultado comprometido com os acionistas.
- Implantação do projeto de Revenue Assurance, analisando todas as linhas de receita da empresa, identificando oportunidades e  coordenado planos de ações para recuperação de valores, resultando em alavancagem de caixa de R$ 70 milhões em dois anos. 
- Responsável direto pela contratação e manutenção da apólice de seguro empresarial com garantia na ordem de R$ 700 milhões por ano. 
- Participação nas reuniões setoriais junto ao regulador do segmento. 
Formação
Ciências Forenses e Perícia Criminal
Instituto de Pós Graduação - Londrina-Pr
ago 2016 - set 2017
Curso voltado a área Jurídica e de praticas periciais.
MBA FINANÇAS
FACULDADES MARINGÁ - Maringá-Pr
jul 2015 - nov 2016
Curso de especialização em práticas de gestão financeira avançada.
Ciências Contábeis
Fae Business Schooll - Curitiba-Pr
fev 1994 - dez 1998
Graduação em ciências contábeis
Idiomas
Inglês - Intermediário
Informações Adicionais
Sólida experiência nas áreas Financeira, Tesouraria, Contábil, Controladoria e Auditoria.
Profissional  de Controladoria e auditoria, formado em ciências contábeis com CRC ativo, MBA em Finanças e Ciências Forenses, trajetória de 22 anos em grandes empresas dos segmentos Industrial, Logística, Agroindústria, Varejo e Serviços. Especialista na liderança de projetos para a coordenação e gerencia das áreas de controladoria e auditoria que exigem maturidade, concentração e habilidade de compreensão do cenário organizacional. Visão sistêmica dos processos e habilidade de liderança de equipes, planejamento e organização. Possuo condições para residir em outras cidades, disponibilidade início imediata e também considero a opção de trabalho modalidade PJ.