Business development manager

Car*** ***** (XX anos)
Gerente de Desenvolvimento de Negócios em PSA
FGV
Santo André,
São Paulo
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Experiência
Gerente de Desenvolvimento de Negócios
PSA
set 2020 - Atualmente
	Responsável pela área de Inteligência de Mercado e os indicadores de performance comercial
	Gerenciar processos de mapeamento, segmentação e estudos de mercado e concorrência analisando pontos forte e fracos, construindo cenários, identificando oportunidades de negócios.  
	Sugerir políticas comerciais e recomendar posicionamento e estratégias para alcance dos resultados, apoiando as diretorias das marcas Peugeot e Citroen em Vendas e Pós-vendas
	Apoiar o processo de inovação da empresa e a introdução de novos produtos, serviços e sistemas.
Gerente de Vendas de Seminovos
Movida
mar 2020 - abr 2020
	Responsável pelas operações de Vendas de Veículos Usados da Movida São Paulo em 7 lojas na capital.
	Gerenciando 7 Gerentes de lojas e suas equipes englobando ações de Vendas, controle de estoques, recebimento de unidades da locadora e administração dos custos operacionais dos pontos de vendas.
	Término do contrato por conta da paralisação das atividades / pandemia.
Gerente Nacional de Vendas Pós Vendas e Planning de Caminhões
Ford
ago 2016 - dez 2019
	Responsável pelas operações de Vendas de Veículos Novos e Peças além do Planejamento de Produção da àrea de Caminhões da Ford. 
	Gerenciando 4 Gerentes Regionais de Vendas e Serviços e suas equipes, englobando ações de Vendas, Peças, Desenvolvimento da Rede e Rentabilidade dos Concessionários. 
	Liderança da área da operação de Distribuição de Caminhões e administração dos pedidos nacionais da rede de concessionárias.
	Planejamento de Produção com interação entre diversas áreas como Manufatura, Logística, Vendas, Marketing, Engenharia, Qualidade e Planning Nacional.
	Desenvolvimento e implementação do processo de governança, qualidade operativa e treinamento para força de vendas e pós-vendas e rede de concessionárias.
	Gerenciamento e follow-up dos fundamentos de vendas e pós-vendas, varejo, atacado, peças e share.
	Desenvolvimento de Treinamento sobre Planejamento e Liderança para os Gerentes da Rede de Concessionárias.
	Reestruturação da Área Comercial da Ford Caminhões, criando novas funções e processos ganhando agilidade e sinergia.
	Responsável pela implementação da Ferramenta Sales Force na equipe de vendas da Ford e da Rede de Concessionárias.
Gerente de Vendas e Pós Vendas de Porto Alegre
Ford
jan 2011 - jul 2016
	Responsável pelas Vendas e Pós-Vendas na região Sul do país, desenvolvimento e ações para aumentar o Market Share, Vendas de Peças, Administração de Serviços, Satisfação de Clientes e Rentabilidade da Rede de Concessionárias.
	Abertura de novos pontos de venda para a marca no regional Porto Alegre.
	 Lançamentos de novos produtos e ações de Marketing e Propaganda.
Supervisor de Vendas e Pós Vendas Rio de Janeiro
Ford
mar 2007 - dez 2010
	Responsável pela Administração dos Regionais de Vendas de Veículos, liberação de documentação, criação de Planos Anuais de Comercialização para a rede e Controles da Satisfação de Clientes
	Responsável pela área de Peças e Serviços nos Estados do Rio de Janeiro e Espiríto Santo. Atendimento a Cliente, Peças, Acessórios, Serviço ao Cliente, Treinamento Técnico e de Vendas, Garantia, Engenharia Técnica e Marketing de Serviços e abertura de novos pontos de venda para a marca.
Coordenador de Faturamento e Consultor de Vendas SP
Ford
dez 1997 - fev 2007
Consultor de Vendas Sênior Regional São Paulo (12/2003 - 02/2007)
	Responsável pelas vendas no Atacado e Varejo da rede de concessionárias de São Paulo e Interior de São Paulo. Distribuição de Objetivos, Coleta de Pedidos, mapas de tendências de vendas, Promoções e Propaganda na região de São Paulo, feirões de marca.
Coordenador de Faturamento Nacional (8 Coordenados 06/2000 - 11/2003)
	Responsável pela Coordenação do faturamento nos 8 escritórios regionais de Ford, avaliação de estoques, suporte a produção, logística, marketing e a Diretoria de Vendas.
Estagiário de Marketing de Peças (01/1999 - 02/2000)
	Elaboração e controle de promoções de peças, pacotes de serviços, análise de dados da rede de concessionárias e visita a fornecedores
Estagiário Marketing Ford Credit (12/1997 - 12/1998)
	Atendimento a clientes para confecção de financiamentos de produtos Ford.
Formação
MBA Marketing
FGV
jan 2001 - set 2002
MBA em Marketing – FGV Fundação Getúlio Vargas 
Administração
USCS
jan 1996 - dez 1999
Graduação em Administração com Comércio Exterior - Universidade São Caetano do Sul – USCS 
Idiomas
Ingles - Inglês intermediário para conversação e avançado para escrita e leitura
Informações Adicionais
Cursos Adicionais
	Inteligência de Mercado em um Cenário de Crise – Live University Ibramerc
	Gestão Ágil com Scrum – Omni Academy/ Udemy
	Scrum Fundation Professional Certificate (SFPC) - CertiProf
	Jornada da Liderança – Ford 
	Experienced Leader Program (ELP) Modulos 1 e 2 - Ford 
	Oficina de Delegação – FGV	 
	Oficina de Feedback – FGV 
	Salaried Supervisor Institute (SSI) Phases 1-5 - Ford 
	Fundamentos de Marketing, Técnicas de Apresentação e Técnicas de Negociação – ESPM
	Green Blet Certificado Consumer Driven 6-Sigma & Green Belt 6-Sigma para Concessionárias Ford
	Curso de Representantes de Vendas Ford 
	Programa de Formação de Executivos – USCS 
Informações Adicionais
	Coordenador do PDC#5 (Supervisores) e Membro do PDC#4 (Gerentes) – Personnel Development Committees (PDCs) and the Professional Development Process
	Membro do BCP – Business Continuity Plan
	Membro do PCD -  Diversity and Inclusion Committee 
	Viagem Internacional na Convenção de Vendas Ford – Las Vegas EUA - 2013
	Viagem Internacional na Reunião de Negócios Ford Caminhões – Mendoza Argentina - 2017