Consultor de marketing

Lui*** ***** (XX anos)
Consultor de Marketing e Redator Publicitário em Consultoria Autonoma
Instituto Superior de Propaganda e Marketing
Londrina,
Paraná
|
Experiência
Consultor de Marketing e Redator Publicitário
Consultoria Autonoma
jan 2017 - Atualmente
Como Consultor de Marketing  atuo de forma estratégica ajudando as empresas a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online e off-line, que garantam a exposição e retorno da marca nas mídias digitais e convencionais ( Inbound outbound )*.

Minha função como consultor de marketing é analisar o propósito e situação da empresa, inicialmente sob o aspecto de "branding" fundamental para a adequada sobrevivência da marca,, para poder em seguida estruturar um plano de marketing global que inclua a estratégia macro da empresas e o detalhamento das ações a serem implementadas nas diversas áreas do marketing, sejam digitais e convencionais, de forma a atingir os objetivos determinados na etapa de planejamento estratégico.

Inclui-se nesse planejamento:

Objetivos da presença online e offline da marca;
Necessidades imediatas em função da situação de mercado;
Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online e offline;
Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online e offline;
Estruturação do merchandising nos pontos de venda PDV:
Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorados.
Atualmente minha função principal é prestar um serviço de suporte às organizações e seus gestores no sentido de auxiliá-los a entender e definir quais são as melhores alternativas no mercado de publicidade online e offline e as implicações da sua adoção.

É meu papel como consultor de marketing, redator e designer, elencar as opções disponíveis, seus custos e resultados, de forma a embasar as decisões dos gestores do negócio

* Atividades recentes como designer e redator poderão ser visualizadas pela URL: www.webimagem.wix.com/staff1.
Consultor de Marketing
RR Compacta Emgenharia
abr 1998 - mar 2017
A atividade esteve voltada  para o desenvolvimento de projetos de propaganda promocional e institucional, na prospecção de novos mercados, incluindo a comunicação corporativa, objetivando dar o necessário suporte à diretoria comercial na geração de material de mídias convencionais e digitais ( Inbound/outbound ) com foco  no segmento da indústria da construção civil, envolvendo os segmentos: industrial, condomínios residenciais verticais, rede hoteleira, núcleos hospitalares e laboratoriais, complexos empresariais, supermercados, shopping's centers; com ênfase na restauração e recuperação estrutural, construção, ampliações industriais, reforço estrutural revitalização predial, sistemas de impermeabilização, retrofit, repaginação no design de interiores mobiliário e decorativo ( upholstered furniture , outdoor furniture) 
O portifólio de trabalhos realizados para a empresa no período foram relacionados a instituições como : Mercedes Bens, Michelin, Votorantin, Petrobras, Eurofarma, Laboratórios Roche, IBM, Shopping Iguatemi, Shopping Morumbi, Le Marchè, Nitroquímica, Hospital Sírio Libanes, Toyota do Brasil, Infraero, Nova Dutra, Aurora EADI, Tribunal Regional do Trabalho, Rolls Roice, Amazon.com, Arcelor, Panex, KSR, Acegri, Nortene, Givaudan, Copebrás, ETE Alegria, Cedae, Lwarcel, Gerdau, Glaxo, CSN, Hotel Copacabana Palace, Estádio Cícero Pompeo de Toledo, Centro Empresarial Paulista, Centro Empresarial Mário Garnero, Banco do Brasil, Banco Itaú, Edifício Rio Sul, COSIPA, Tribunal Superior do Trabalho, Claro, Dupont,  Condomínio Jardim Guedala, Condomínio George V, Condomínio Verdes Mares, entre outras. 
Alem da elaboração de material midiático, a atividade envolveu o planejamento e a organização de exposições, feiras e eventos realizadas no período de 2008 a 2018. Entre eles o Pavilhão de Eventos Anhembi, Expo Center Norte, São Paulo Expo.
Coordenador de Promoção e Marketing
Editora Pini
jul 1993 - out 2001
A atividade envolveu , como supervisor consultor de marketing,a coordenação do departamento de propaganda ( House ) na criação, redação, produção e tráfego dos anúncios institucionais e do caderno de cotação das revistas "Construção, Técne e Arquitetura e Urbanismo, Anuário Pini de Construção, no suporte ao cliente anunciante, incluindo todo o material de institucional, no suporte à gerência comercial, gerência da biblioteca digital e diretoria de marketing da editora.
Formação
Administração,Propaganda, publicidade e Marketing
Instituto Superior de Propaganda e Marketing
mar 1984 - out 1988
Branding:Identidade; 
Redação Publicitária, Design; Desenvolvimento; Building; Posicionamento, Reposicionamento e Revisão da Proposta de Valor
Comunicação: 
Corporativa; Interna; de Produto; no Varejo; Voltada a Clientes; Consumidores; Shopper; Cooperada; Planejamento de Mídia.
Marketing, Propaganda, Publicidade, Comunicação
Escola Panamericana de Arte e Design
jan 1980 - nov 1983
Corporativa;
Interna;de Produto; no Varejo; Voltada a Clientes; Consumidores; Shopper; Cooperada; Planejamento de Mídia.
Marketing 
Plano de Marketing; Plano de Marketing no Varejo e no Agronegócio; Métricas e Resultados; Criação de Produto; Inovação de produtos; Desenvolvimento de produto; Lançamento de produto; Posicionamento de produto; Reposicionamento de produto.
Idiomas
Portugues - Nativo
Ingles - Intermediário
Italiano - Intermediário
Informações Adicionais
Plataforma Promocional para o Negócio Digital de Varejo Voltada para Shoppings Centers.
O conceito de geração Millennials foi criado pelo norte americano Neil Howe em 1980. Para ele, todas as pessoas nascidas no período de 1980 e 1990 já estariam intimamente ligadas com as novas tecnologias. Foi então que a partir de 2010, essa geração começou a se tornar economicamente ativa e seus hábitos alteraram a maneira das empresas de se relacionarem com esses novos consumidores. Para essa geração, a ideia de ir fazer compras num shopping center no fim de semana, e passar horas visitando lojas e dialogando com dezenas de vendedores passou a ser considerada uma inconveniente perda de tempo. A dinâmica desses novos tempos, aliada a conectividade e a busca pelo conforto (visando a economia de tempo), tornou-se uma realidade no dia a dia destas gerações. Considerando a crescente evolução desta nova cultura comportamental, o consumidor passou a estar presente e atento a todos os canais. A relação do cliente com a marca tornou-se fragmentada, ou seja, o atendimento digital e o físico se dividiram em mundos distintos e sem nenhuma conexão. Diante da necessidade de integrar esses dois ambientes, surgiu o omnichannel, que passou a integrar lojas físicas, virtuais e o consumidor.
A concepção do projeto Store Box de loja colaborativa - www.webimagem.wix.com/storebox - se insere neste universo, dando suporte a este novo conceito onde a pessoa pesquisa online e retira tudo em uma única loja .
Visualizar projeto Plataforma Promocional para o Negócio Digital de Varejo Voltada para Shoppings Centers.
Para visualizar o projeto acesse: www.https://webimagem.wixsite.com/shoppingplaceuno
Experiência de Voluntariado
Coordenador de Programa de Conservação Patrimonial
Nome da empresa : Prefeitra do Município de São Paulo
Datas do trabalho voluntário - Janeiro. de 1981 – set. de 1984 Duração do trabalho voluntário :     
3 anos 9 meses
Causa Meio ambiente
O programa visou sensibilizar a iniciativa privada e a comunidade paulistana da cidade de São Paulo a colaborar na preservação do patrimônio público - praças, parques públicos, monumentos, pontes, jandins, canteiros, manutenção da sinalização horizontal e vertical das vias públicas e marginais, e preservação do verde dos jardins e arborização das vias públicas na cidade.
O programa, do qual participei como coordenador, teve repercussão nacional sendo adotado por inúmeras Prefeituras em todo o território nacional.
Mais de 460 empresas participaram desta iniciativa do prefeito Mário Covas, sendo gerida pela Secretaria das Administrações Regionais - administrada pelo secretário Carlos Eduardo Sampaio Dória- durante suas respectivas administrações à frente da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Ampla matéria foi divulgada na edição da Revista Veja, Edição 901 - ( Vejinha ).
E se Picasso tivesse um PC - Março. de 2002 até o Momento
O projeto "E se Picasso tivesse um PC" são experimentos voltados à criação de obras contemporâneas produzidas em ambientes que incorporem ferramentas e técnicas de computação gráfica, tendo como resultado mais de cem obras finalizadas.
O projeto visa estimular a inclusão digital e a criatividade através da arte a partir de linguagens computacionais que vão desde a manipulação de imagens foto-realísticas até a arte abstrata pura.
As obras estão em fase de conclusão e poderão em breve ser visualizadas no site www.webimagem.wix.com/wixart, e estão disponíveis para venda à arquitetos e decoradores de ambientes e instituições interessadas, onde parte do valor (25%) apurado nas vendas, será revertido para a aquisição de hardware e software que será doado para instituições de apoio à jovens carentes que queiram implementar o projeto " E se Picasso tivesse um PC" em suas práticas de inclusão digital voltadas para as artes plásticas.
Recomendações
Adriana (Dri Lopes) Lopes
 Publicitária, Diretor Planejamento/ Criação, Professora na CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
Itu, São Paulo, Brasil
Excelente profissional de comunicação e marketing. Juntos tivemos oportunidade de compartilhar bons trabalhos e campanhas com resultados significativos. Sem nenhuma dúvida recomendo seu trabalho como uma dedicada e competente profissional de Marketing.
Recomendaciones

Consultoria Autonoma

Adriana Lopes (Você manteve uma posição igual) :

Luiz Cláudio Rodrigues é um profissional extremamente generoso e capacitado, sendo um excelente parceiro para trabalhos em equipe no que se refere a planejamentos de comunicação e projetos criativos, colaborando com ideias, iniciativas e criação de soluções para diversos clientes e suas demandas em comunicação e marketing. Foi muito bom tê-lo em nossa equipe colaborando para o desenvolvimento da identidade visual e plataformas de contato com os consumidores dentro dos projetos regionais que atendemos juntos.