Consultor / gestão financeira senior / cfo / diretor financeiro/ gerente financeiro

Mar*** ***** (XX anos)
Consultor financeiro - Autônomo em M MARTINES GARCIA ME
British and American Schools
Curitiba,
Paraná
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Consultor financeiro - Autônomo
M MARTINES GARCIA ME
abr 2022 - Atualmente
. Responsável pela estruturação de  uma captação de R$ 22 MM para uma empresa numa operação com 2 anos de carência e 7 de repagamento.
. Responsável pelo reperfilamento de dívida de R$ 50 MM para uma indústria alongando seus passivos com uma montagem financeira junto a Fundos, contribuindo diretamente para a redução de suas taxas e custos de captação e carregamento de dívida .
. Montei uma securitização de recebíveis de R$ 15 MM para uma empresa, além de ter reorganizado e readequado o time financeiro de uma companhia.
. Consultoria administrativa e financeira em pequenas e grandes empresas visando captação de recursos, reestruturação de dívidas, reorganização de empresas e setores, além de redução de custos e despesas.
Diretor Financeiro
OZZ Saúde
fev 2018 - abr 2022
•Responsável nas 3 empresas do Grupo pelas áreas Financeira (fluxo de caixa orçado, realizado e projetado), Compras(insumos médicos, materiais médicos, frota, materiais alocados diretamente e indiretamente na operação), Contratos(clientes/fornecedores), Controladoria, Contabilidade, Tesouraria (CaR/CaP), TI(infra/novo ERP Protheus), Seguros, Financiamento de Projetos, Melhoria de Processos e Gestão de Riscos;
•Liderei a contratação de linhas de financiamento e capital de giro junto a bancos privados possibilitando alavancagem no montante de R$ 50 milhões em 3 meses. Alongamento de prazos(de 60 dias p/36 meses), estabelecendo carências de pagamento(3 meses p/principal e juros) e taxas diferenciadas de mercado;
•Desenvolvimento de parceiro p/fins de alocação na nuvem(cloud) do banco de dados e do servidor de emails da empresa, o que culminou com a diminuição de gastos com investimentos em servidores locais e espaço físico da ordem de R$ 700 mil;
•Maior transparência, governança, performance e auxílio ao dono(único acionista) no “management” e tomada de decisões; 
•Responsável pelo gerenciamento de equipes diretas de gerentes e coordenadores(inclusive irmã do acionista na função de gerente financeira da empresa). Coaching da mesma;
•Revisão de todos os contratos da empresa. Otimização de recursos p/a empresa. Ex.: Revisão dos contratos de abastecimentos das ambulâncias. Fidelização do parceiro. Bônus de fidelização de cliente para a empresa no valor de R$ 150 mil mês por 2 anos;
•Redução no prazo de Compras de 15 dias p/72 horas na empresa com a implantação de uma solução chamada Bionexo. Com esta plataforma, reduzimos o quadro de 8 para 4 compradores, reduzimos o preço das compras percentualmente em 11% e passamos de uma compra ativa, para uma compra passiva. Nós recebemos as cotações de mais de 1500 fornecedores, estipulamos o prazo da cotação, o prazo da entrega vis a vis otimização do preço de compra x alongamento de prazos para pagamentos junto aos fornecedores.
Consultor financeiro - Autônomo
M MARTINES GARCIA ME
abr 2016 - fev 2018
. Consultoria nas áreas Financeira, Controladoria, Administrativa e TI/ERP .
. Em empresas de pequeno e médio porte com faturamento entre R$ 22 MM a R$ 160 MM ano do setor moveleiro, vidraceiro, importação e TI.
. Como consultor financeiro, estruturei em 6 meses para o RH de uma empresa uma cartilha com a política de integração de novos colaboradores, o que reduziu os passivos trabalhistas em 50%. 
. Conduzi e liderei um processo de gestão ativa de recebíveis, recuperando em 2 meses para uma empresa mais de R$ 2 MM. Reduzi a inadimplência em mais de 10%, propondo reestruturação no contrato de vendas desta mesma empresa. 
. Reestruturei o passivo bancário da mesma de R$ 30 MM via alongamento de prazo de pagamento de principal e juros em 1 ano, gerando folego de caixa para compras à vista, reduzindo custos de captação de 2,75 para 1,25% e redução da alíquota de IOF para “zero”.
. Sugeri a mudança produtiva fabril ganhando escalas, reduzindo custos industriais e diversificando a linha produção de produtos.
Controller Corporativo - Temporário
Atlantic Energias Renováveis S.A
set 2015 - abr 2016
. Responsável pela área financeira e contábil. Liderava uma equipe com 10 colaboradores. 
. Implantei em 4 meses, um método para a confecção, revisão e consolidação do orçamento da companhia (50 unidades de negócios e 50 CNPJs) de R$ 3 bilhões, o que contribuiu para aumentar a gestão da empresa, acurácia do números e identificação das 5 maiores contas que estavam dando distorções aos números.
. Atuação no fechamento mensal da companhia respondendo pela consolidação dos números da companhia, gerando relatórios gerenciais e de controle reportando no board da companhia para 3 acionistas, 9 conselheiros, presidente, 3 diretores.
. Implantação de um novo ERP na empresa em substituição ao ERP caseiro.  Com esta ação, consegui reduzir o prazo do fechamento mensal contábil, fiscal e financeiro para o “board” da mesma em 20 dias.
. Responsável pelo relacionamento com bancos no mercado visando a captação de recursos para fazer frente ao capex da empresa. Projetos de mais de R$ 2,2 Bi.
. Ponto focal pelo relacionamento da empresa junto ao BNDES visando captação de recursos para fazer frente ao capex da empresa. 
. Responsável pelo caixa da empresa, pelas projeções, projetos e pela análise e acompanhamento da TIR do projeto.
. Realizei a venda de US$ 25 MM em ativos, visando as necessidades de “capex” da empresa e capital de giro.
Diretor Administrativo Financeiro
Horizons Business Telecom
jun 2012 - set 2015
. Fui o responsável por planejar e coordenar as atividades do departamento administrativo, financeiro, tesouraria, controladoria, jurídico, auditoria, compras, contabilidade, RH e logística da empresa com reporte direto ao presidente acionista. Suporte ao presidente acionista nas definições das estratégias do negócio e na condução de ações do dia a dia da empresa.
. Implantação de budget, fluxo de caixa (orçado / realizado e projetado), plano de contas da contabilidade e controladoria em 3 meses.
. Implantação de normas, processos e procedimentos nas áreas administrativa e financeira (crédito, cobrança, contas a pagar e receber, fluxo de caixa). Implantação do sistema ERP na área administrativa financeira em 12 meses.
. Contratação de seguros da empresa – valor R$ 60 MM.
. Fiz projeções de negócios, analisei propostas e cenários de viabilidade para novos projetos.
. Mantive relacionamento da empresa com bancos (nacionais e internacionais) com clientes e com fornecedores. Abertura de R$ 20 MM linhas de crédito.
. Responsável pela área de manutenção e serviços gerais (limpeza, frota, segurança, higiene e manutenção predial).
. Elaborei e criei planilhas, apresentações e relatórios para acionista e demais diretores para embasar processo decisório. 
. Gestão de 15 subordinados diretos.
. Estabeleci critérios e políticas de contratação de fretes e estoques para a empresa resultando na redução de ambos em 20%. 
. Assumi a área de compras e suprimentos desta empresa, conseguindo junto aos fornecedores, o aumento do prazo de pagamentos das compras de 30 para 60/90 dias. 
. Fui responsável pela gestão, políticas de “capex e opex”, estruturação e planejamento de toda área administrativa e financeira desta empresa, iniciando-a do “zero”. 
. Contribui efetivamente para que o faturamento de R$ 60 MM (vendas com produtos de acesso a redes, internet, “firewall”, data center) fosse alcançada no 3º ano antes da meta estabelecida de 4 anos de funcionamento pleno.
Gerente Financeiro
VREC - Vital Renewable Energy Company
abr 2011 - mai 2012
. Montagem em 6 meses de uma estrutura de captação de recursos via “project finance” do BNDES no valor de US$ 130 MM, com prazo de financiamento de 6 anos e 1 ano de carência, visando o aumento da capacidade de moagem de uma usina de cana de açúcar de 1,5 MM/Ton para 3,5 MM/Ton.
. Estruturação de uma operação tributária o que culminou numa economia de impostos (ICMS) na ordem de 85% para esta empresa.
. Contratação de operações de Finame PSI BK em 6 meses junto ao BNDES no valor de R$ 12 MM – financiamento para bens de capital e bens rodantes.
. Contratação de seguro de equipamentos e demais seguros da Usina no valor de R$ 25 MM.
. Montagem de estruturas de financiamentos (empréstimos ponte) de projetos para a usina junto ao BNDES – R$ 80 MM em 6 meses com linha de Repasse Indireto e Sindicato de 03 bancos (Santander, Bradesco e Banco do Brasil). 
. Contratação de linhas de capital de giro no valor de R$ 11,6 MM em 02 meses (4131 "swapada" para R$, plantio agrícola, CPR´s, etc).;
. Implantação do sistema mega na área financeira e rubi no RH em 08 meses.
. Implantação de fluxo de caixa (orçado / realizado e projetado).
. Implantação de plano de contas da usina com a contabilidade e a controladoria.
. Implantação de normas, processos e procedimentos nas áreas administrativa e financeira (crédito, cobrança, contas a pagar e receber, fluxo de caixa).
. Elaboração de planilhas e relatórios, apresentações para acionistas, bancos, diretores e "road-shows".
. Análise de KPI´s financeiros e operacionais da usina.
. Reporte ao Presidente no Brasil e acionista nos EUA com 9 colaboradores diretos.
Gerente de Tesouraria
MILENIA AGROCIENCIAS
nov 2008 - abr 2011
. Elaborei, implementei, defini e realizei a renovação trimestral de USD 200 milhões em operações de hedge, na tesouraria da empresa (estruturas de ndf´s, forwards, duplo indexador, zero cost dólar, etc).
. Contratação de seguros da companhia. Reduzi os custos de contratação de seguros patrimoniais da companhia de R$ 1,2 Bi para R$ 900 mil com as seguradoras Aon e Mapfre.
. Renovação de limites de créditos junto a bancos no valor de USD 430 MM, em 6 meses.
. Realização de operações de Crédito Rural (USD 21 milhões) e Vendor (USD 70 milhões, em 9 meses.
. Estruturação de financiamento para uma nova fábrica de biotecnologia com recursos da FINEP (USD 19 milhões) e do BNDES (USD 70 milhões), em 9 meses.
. Venda de R$ 10 milhões de ativos dados em garantias em 7 meses, com deságio de 10% inferior à meta estabelecida pela companhia de 30%.
. Implantação do sistema ERP–SAP TRM ( "treasury risk management" ) na área financeira.
. Aprimoramento de relatórios gerenciais administrativos financeiros para a matriz israelense.
. Estruturei em 1 ano uma operação de “clean-up” de balanço com seguradoras de crédito, transferências de risco e crédito, o que possibilitou à esta indústria alavancar vendas em 50%, fidelizar clientes e mitigar risco de crédito.
. Acompanhamento de auditorias.
. Liderava equipe de 21 colaboradores diretos com "double" reporte ao presidente e diretor no Brasil e ao vice presidente de finanças do grupo, em Israel.
Gerente Financeiro
EMS S/A INDUSTRIAS FARMACEUTICAS
mar 2007 - nov 2008
. Relacionamento e abertura de linhas de crédito com instituições financeiras de mercado de R$ 630,5 MM para uma indústria farmacêutica em 6 meses. Propus ações para o aumento do spread de aplicação de recursos e rentabilidade da empresa de 90,6% para 100% do CDI.
. Terceirizei o contas a pagar e receber (“cash management”) para um banco, gerando uma economia da folha de pagamento em torno de R$ 200 mil/mês versus um custo de terceirização de R$ 9 mil/mês e otimizando o quadro de funcionários de 29 para 10 colaboradores.
. Estabeleci políticas de crédito para vendas a mais de 5.000 farmácias no Brasil, reduzindo a inadimplência em 3%.
. Implantação do Sistema ERP –SAP.
. Realização da operação de Hedge com 50% da carteira de importação da empresa - USD 50MM, em 3 meses. 
. Montagem da estrutura de crédito consignado com os recursos excedentes do acionista propiciando receita líquida anual em torno de R$ 650 mil / ano (Banco Cacique).
. Implantação de meios de pagamento eletrônicos com o banco do Brasil e Itaú BBA – resultando no tempo médio de assinatura de borderôs e documentos de 2 horas para 15 minutos.
. Otimização do quadro de funcionários de 29 colaboradores para 10 colaboradores com a profissionalização do contas a pagar e receber – gerando ganho de produtividade.
. Venda da folha de pagamento para o Banco Santander – resultado de R$ 9 MM.
. Liderava equipe de 35 colaboradores diretos com reporte ao diretor financeiro.
Gerente Administrativo Financeiro
Furukawa Industrial S.A. Produtos Elétricos
nov 2001 - mar 2007
. Em 6 anos, conduzi uma situação de reversão de PL negativo de R$ 150 MM para PL positivo de R$ 30 MM, de aumento de faturamento de R$ 90 MM para R$ 290 MM com 300 funcionários(eram 1294 funcionários, vieram à 100 e depois à 300) o que garantiu a continuidade operacional de uma indústria.
. Renegociei e reestruturei dívidas de US$ 100 MM (R$ 370 MM) com 17 bancos nacionais e internacionais parceiros de mercado, com fornecedores, clientes, credores e assessoria jurídica Tozzini Freire Advogados, em 5 meses.
. Abertura de limites de crédito e captação de recursos para recompor o caixa da empresa em R$ 370 MM no prazo de um mês, sem garantias ("clean basis"), com bancos parceiros: Citibank, HSBC, Unibanco, Itaú, Banco do Brasil, ABN Amro, Bank Boston, Banco ABC, Banco Alfa, Banco Modal, Credit Suisse, Bradesco, Santander, Banco BNP, Banco Mitsubishi.
. Estabelecimento de políticas de crédito, compras, hedge, câmbio, pagamentos antecipados com o objetivo de solidificar a situação financeira da empresa.
. Gestão de contratos de terceiros, com a terceirização da frota e do restaurante com redução de custos de operação, manutenção e pessoal, na ordem de 30%.
. Envolvimento com a área comercial e aumento de vendas de R$ 90 MM para R$ 270 MM em 3 anos, otimização do fluxo de caixa, fidelização da carteira de clientes através do fundo de direitos creditórios (FDIC) de R$ 30 MM.
. Emiti, preparei, criei e elaborei vários relatórios gerenciais e KPI´s ( financial data consolidated”, “cash fllow for the period”, “projected cash flow”, “profit & losses”, “gross/divisional profit”, “main overdue clients”, “financial revenues and expenses”, etc).
. Planejamento, controle, RH, TI, orçamento, câmbio (importação e exportação Argentina), produtos, logística e "project & structured trade finance". Tomada de decisões.
. Reportava no Board brasileiro ao Presidente e acionistas no exterior (Japão).
. Liderava equipe de 15 colaboradores no Brasil e 10 na Argentina.
Gerente Financeiro
ABB ALSTOM POWER BRASIL LTDA
ago 2000 - nov 2001
. Estruturei em 10 meses, um financiamento “turn key” para a construção de uma usina hidrelétrica na Venezuela no valor de US$ 1 bi com ajuda dos recursos do BNDES, FINAME, bancos nacionais e internacionais e “private equity funds”.
. Montagem de diversas estruturas de financiamento (mais de RS 60 MM) para pequenas usinas hidrelétricas (PCH´s) no Brasil com ajuda de bancos e fundos de pensão; 
. Desenvolvimento de uma estrutura de venda antecipada de geração de energia e de um projeto de financiamento de mais de R$ 500 MM para vários clientes : Inds. Votorantim, Cemig, Cesp, CEEE, Eletropaulo, MBR, CESC, Usiminas, Belgo Mineira, Cosipa, entre outras;
. Utilização de estruturas de "project finance" com os dos recursos do PAI, FINAME, BNDES,
FCO - Fundo do Centro Oeste e outros, contribuindo com um aumento de 30% para 55% do total do faturamento do grupo num prazo de 8 meses; 
. Responsável pela análise financeira e dos projetos de transmissão, hidrelétricas, termoelétricas,    pch´s e co-geração, viabilização econômico financeira destes e captação de recursos necessários para a viabilização dos mesmos;
- Liderava equipe de 5 colaboradores e reportava ao diretor administrativo financeiro.
Gerente de Logística e Transportes - Asian Desk
Circle Fretes Internacionais Do Brasil Ltda
ago 1999 - ago 2000
. Em 2 meses, implantei a carteira comercial de negócios com a Ásia ("Asian Desk") para a empresa de logística com o fechamento da primeira operação de exportação com a Ásia, envolvendo todos os serviços da cadeia logística(fretes aéreos, rodoviários, marítimos, armazenagem, desembaraço aduaneiro) gerando um faturamento de US$ 700.000,00.
. Fechei várias operações de desembaraço aduaneiro (linha azul) e armazenagem que gerou faturamento de mais de R$ 1 MM para a empresa.
. Fechei várias cotações de fretes rodoviários no Brasil e “inlands”  e transbordos de cargas, no exterior gerando receitas de R$ 500 mil.
Formação
Certificação
British and American Schools
jul 2022 - ago 2023
Proficiência na Língua Inglesa. Diferenciação do British English do American English.
MBA
FGV - PR
mar 2004 - dez 2006
MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças.
Bacharel
PUC - SP
mar 1989 - dez 1994
Curso Superior em Economia.
Idiomas
Inglês - Fluente
Português - Nativo
Espanhol - Avançado