Consultor ou coordenador de cobrança

Mar*** ***** (XX anos)
Consultor de Cobrança em TELEFONICA BRASIL S/A
ESAN – Esc. Superior de Administração de Negócios
São Bernardo do Campo,
São Paulo
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Experiência
Consultor de Cobrança
TELEFONICA BRASIL S/A
ago 2017 - mar 2021
Criação de estratégias aderentes ao negócio de Cobrança, através de elaboração de novas réguas de Cobrança específicas por produto, como as réguas de B2B, também parametrizadas por grau de risco do cliente.
Criação de políticas aderentes ao negócio e ampliação do escopo de atuação com assessorias externas, aumentando a recuperação com baixo custo.
Aplicação de ferramentas para negociação on line, novas plataformas.
Redução significativa dos indicadores de PDD e Churn Involuntário, atingindo os menores patamares da empresa.
Padronização de processos.
Controle orçamentário em linha com as necessidades da empresa.
Elaboração de metas para as assessorias de Cobrança, relacionadas a Monitoria e Qualidade.
Reduzir indicadores de Contact Rate motivados por ações de cobrança, para melhoria do TDNA.
Geração de informações que suportem a tomada de decisão.
Área: Diretoria de Planejamento e Experiência do Cliente
o	Estratégias de cobrança.
o	Projetos.
o	Operação de Débito Automático.
o	Monitoria de Cobrança.
o	Assuntos Regulatórios (TAC e Ouvidoria).
o	Diagnósticos.
Principais Responsabilidades
o	Elaborar novas estratégias de Cobrança, Pessoa Física (B2C) e corporativo (B2B).
o	Criar estratégias para redução do churn e da inadimplência (PDD).
o	Suportar a tomada de decisão da Diretoria Executiva.
o	Colaborar na definição de réguas de cobrança, conforme segmento e perfil de cliente.
o	Analisar políticas de crédito e cobrança (Behavior/Credit/Collection Scoring).
o	Definir modelos de predição e escoragem.
o	Avaliar riscos dos canais vendas e produtos, para aplicação de estratégias.
o	Gerenciar assessorias de Cobrança. 
o	Elaborar metas de recuperação.
o	Criar campanhas motivacionais de recuperação de carteira.
o	Dar suporte para área Atendimento / CRM.
o	Elaborar Processos e Procedimentos.
o	Definir políticas e estratégias.
o	Planejar orçamento para recuperação de créditos.
o	Monitorar os atendimentos de Cobrança, para buscar a satisfação do cliente, através do speech analytics ou humano.
o	Realizar diagnósticos de atendimentos, para entender a causa raiz.
o	Habilidade em negociações.
o	Clareza na Comunicação.
Coordenador Financeiro
CLARO S/A
jul 2007 - nov 2016
Criação de réguas de Cobrança específicas por produto, como a régua de Banda Larga, atuando com o cliente através de dados. 
Réguas parametrizadas por grau de risco do cliente.
Criação de políticas aderentes ao negócio.
Ampliação do escopo de atuação com assessorias externas, triplicando a recuperação com baixo custo.
Aplicação de ferramentas com a equipe, como Mentoring.
Desenvolvimento de modelos de remuneração, tanto para assessorias internas como para externas (fixo, success fee, chamadas e outros).
Redução significativa dos indicadores de PDD e Churn Involuntário, atingindo os menores patamares da empresa.
Padronização de processos.
Controle orçamentário em linha com as necessidades da empresa.
Elaboração de metas.
Painéis de controle com todos os indicadores.
Acompanhamento diário da operação.
GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE SUPORTEM A TOMADA DE DECISÃO.
Área: Cobrança Nacional PF, PME e GE (Corporativo)
o	Analista de Cobrança Sênior.
o	Especialista Financeiro.
o	Coordenador de Cobrança.
o	Coordenador Financeiro.
Principais Responsabilidades

o	Gerir a área de Cobrança, Pessoa Física e Corporativo (PME e GE).
o	Liderar e desenvolver equipe.
o	Criar estratégias que garantam a redução da inadimplência.
o	Suportar a tomada de decisão da Diretoria Executiva.
o	Construir modelos de forecast aderentes às metas.
o	Definir réguas de cobrança de acordo com segmento e perfil de cliente.
o	Elaborar estratégias para redução do churn e da inadimplência (PDD).
o	Analisar políticas de crédito e cobrança (Behavior/Credit/Collection Scoring).
o	Definir modelos de predição e escoragem.
o	Avaliar riscos dos canais vendas e produtos, para aplicação de estratégias.
o	Gerenciar assessorias de Cobrança. 
o	Elaborar metas de recuperação.
o	Criar campanhas motivacionais de recuperação de carteira.
o	Dar suporte para área Comercial / CRM.
o	Elaborar Processos e Procedimentos.
o	Definir políticas e estratégias.
o	Planejar orçamento para recuperação de créditos.
o	Habilidade em negociações.
o	Clareza na Comunicação.
Supervisor Financeiro
NEXTEL TELECOMUNICAÇÕES LTDA
nov 1998 - jul 2007
o	Analista de Cobrança Corporativo Sênior.
o	Supervisor de Crédito.
o	Supervisor de Cobrança – Desempenhando Função de Gerência.
o	Supervisão de Pós-Vendas.
o	Supervisão de Quality Assurance (Qualidade e Projetos).
Principais Responsabilidades
Desenvolvimento da área de Cobrança Corporativa, interagindo diretamente com a área Comercial, segmentando por tipo de cliente, como Vips, Governo, Estratégicos e outros.
Negociação com empresas como: Grupo Pão de Açúcar, General Motors, Bolsa de Valores de SP, Ford e outros, recebendo valores significativos.
Visita presencial em Brasília para recebimento de valores dos Ministérios e Gabinete da Presidência.
Processo de Pós Vendas para clientes Corporativos, realizando readequações de planos, análise de rentabilidade.
Gestão de projetos e auditorias.
Desenvolvimento do projeto de Validação Cadastral e implantação de sistema de Cobrança.
Criação de ferramenta de processo, via web.
Encarregado de Crédito e Cobrança
EDITORA DO BRASIL S/A
ago 1997 - ago 1998
Principais Responsabilidades
Criação de toda a área de Crédito e Cobrança, porém com ênfase em governo, por se tratar de empresa que fornecia material didático.
Analista Pleno de Cobrança
DUN & BRADESTREET
nov 1995 - fev 1997
Principais Responsabilidades
Projeto piloto com a empresa Localiza Rent a Car, realizando a organização de seus recuperáveis, onde o sucesso foi representativo. 
Atuação focada em cobrança, através de carteiras fidelizadas.
Atingimento dos melhores índices de recuperação com empresas como: Rádio Jovem Pan, SBT e outros.
Tesouraria/Auxiliar de Contabilidade
ENCO ZOLCSAK EQUIP. INDUSTRIAIS LTDA
jul 1991 - jan 1995
Principais Responsabilidades
Responsável por diversas atividades, iniciando como auxiliar de Contas à Receber até chegar na área de Contabilidade e Tesouraria, onde programava e organizava todos os pagamentos da empresa e lançamentos contábeis. Atuação focada em áreas administrativas.
Auxiliar de Contabilidade
ESCOLA SUP. PROPAGANDA E MARKETING
mai 1990 - fev 1991
Principais Responsabilidades
Responsável por realizar lançamentos contábeis, classificações e conciliações, além de gerir o recebimento das mensalidades.
Formação
Administração de Empresas
ESAN – Esc. Superior de Administração de Negócios
jan 1991 - dez 1994
Bacharel em Administração de Empresas.
Idiomas
Inglês - Intermediário
Informações Adicionais
OBJETIVO
Com experiência de mais de 25 anos no segmento de Telecom, nas áreas de Operações Comerciais, administrativa e Financeira, com foco em Cobrança, tenho como objetivo atuar estrategicamente na gestão de equipe, gerenciamento de informações, Qualidade, elaboração de estratégias e políticas.
CURSOS / TREINAMENTOS
	Administração Financeira	 
	Estratégias de Negociação	
	Mercado de Capitais		 
	Contabilidade para Administradores 
	Cursos de Informática
	Desempenho e Gestão de Pessoal
	Normas contra a Prática de Atos de Corrupção no Exterior		
	Quality Tools			
	Qualidade na Prática		
	Ética e Conduta – Padrões 
	Abordagens de Cobrança		
	Retenção de Clientes		
	Desenvolvimento de Liderança	
	Programa de Mentoring	
	Design Thinking
	DNA de Cobrança
QUALIFICAÇÕES
	Liderar equipe focando em coaching, envolvimento, comunicação, feedback, recrutamento, elaboração e acompanhamento de campanhas motivacionais em resultados. Mentoring.
	Acompanhar indicadores de qualidade (N.S, DMM, HMM, TME, TMA, TMO chamadas recebidas, atendidas e abandonadas) e indicadores operacionais (Absenteísmo, turn over, produtividade, monitoria). 
	Realizar diagnosticos para entender a causa raiz, através do speech analytics ou humano.
	Elaborar estudos e controles estratégicos ao negócio.
	Avaliar metas e desempenho das equipes utilizando as ferramentas decil e quartil.
	Analisar inadimplência por faixa de atraso, produto e reversão da PDD.
	Participar na elaboração das metas mensais e indicadores como Churn, PDD.
	Gerenciar áreas como: Crédito / Cobrança / Pós Vendas / Qualidade / Projetos.
	Atuar com clientes B2C e B2B no segmento Varejo ou corporativo. 
	Administrar Assessorias de Cobrança.
	Gerir réguas de cobranças de acordo com o segmento de negócio.
	Dar suporte para área Comercial.
	Elaborar Processos e Procedimentos.
	Definir políticas e estratégias.
	Planejar orçamento para recuperação de créditos. 
	Habilidade em negociações e clareza na Comunicação
PREMIAÇÕES
	Top Talent – Nextel  Telecom.
	Reconhecimentos – Telefonica.
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