Coordenador de enfermagem

Lív*** ***** (XX anos)
Coordenadora Assistencial Regional em Clínicas DOC
Universidade do Estado de Mato Grosso
Campo Novo do Parecis,
Mato Grosso
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Coordenadora Assistencial Regional
Clínicas DOC
jun 2022 - Atualmente
Responsável pela coordenação clínica de 5 unidades e assistencial de enfermagem de uma unidade.
Aumentar a captação de clientes junto às recepcionistas
Assegurar a realização e o cumprimento das metas, fluxos, rotinas de trabalho e ações estabelecidas no planejamento da Unidade, por meio da execução das mesmas, junto à equipe assistencial e acompanhamento das etapas de implementação;
Cumprir e fazer com que a equipe cumpra as normas e procedimentos inerentes ao exercício das suas funções e legislação vigente;
Relacionar e solicitar as necessidades inerentes a estrutura, materiais, medicamentos, equipamentos, mobiliário, decoração, melhoria, ambientação, identidade visual;
Especificar e solicitar as necessidades, bem como monitorar a entrega de todas as atividades administrativas demandadas pela unidade, como manutenção e aquisições, solicitação de compras e de materiais, reposição de medicamentos, contratação de prestadores terceiros, contratação de pessoal;
Avaliar e promover a manutenção adequada de toda infraestrutura das unidades;
Acompanhar a prestação de serviços de terceiros;
Monitorar as atividades realizadas pela equipe multidisciplinar em saúde da Unidade (quantidade de atendimentos, grupos realizados, gestão das agendas, ocupação, absenteísmo, gestão de faltosos, gestão de carteira) por meio de auditoria e análise dos relatórios quantitativos e qualitativos referentes a rotina assistencial;
Avaliar, selecionar e contratar novos colaboradores para o setor, aplicando as etapas inerentes ao processo seletivo;
Avaliar desempenho e aplicar ferramentas de feedback, das equipes assim como solicitar desligamento ao gestor quando necessário;
Elaborar cronograma de treinamentos internos anual e ministrar treinamentos aos novos colaboradores e de educação continuada;
Fazer cumprir junto as equipes o encaminhamento adequado dos pacientes que necessitarem, para assistência domiciliar, rede prestadora de apoio (hospital, pronto socorro, médicos especialistas, laboratórios, serviços de imagem) e serviços de remoção;
Estruturar cronograma de reuniões de discussão de caso clínico e alinhamentos com equipe assistencial, com devida evidência em atas;
Realizar controle e calibração dos aparelhos utilizados pela equipe assistencial;
Controlar a quantidade e validade dos materiais e medicamentos utilizados, garantindo pela equipe a dispensação adequada;
Acompanhar com a equipe de atendimento os agendamentos, confirmações, cancelamentos das consultas e devolutivas das captações aos clientes contratantes das unidades;
Realizar controle de utilização de materiais, medicamentos, guias e formulários impressos, providenciando a necessidade de reposição;
Acompanhar as devolutivas relacionadas às captações de clientes e cumprimento do fluxo de encaminhamento dos mesmos à prestadores parceiros (Smartcare, entre outros);
Identificar e atuar nas oportunidades de melhoria nas atividades desenvolvidas no ambulatório;
Manter atualizadas a documentação da clínica e colaboradores e interface direta com o setor administrativo
Gerenciar o andamento das atividades do setor, o alcance das metas estabelecidas e a qualidade dos serviços prestados através da geração dos relatórios padronizados e análise dos indicadores clínicos, de desempenho e de resultados dos atendimentos realizados nas Unidades e do Book Médico de coordenação do cuidado;
Responder pela rotina de gestão de pessoas do setor, tais como: cumprimento e horário de trabalho, fechamento de ponto, escalas, férias, cobertura de feriados, compensações de faltas, RPs (requisição de pessoal), vagas, desligamentos, entre outros;
Estabelecer e manter atualizado os processos da Unidade no sistema de gestão da qualidade, assegurando o cumprimento dos mesmos pelas equipes assistenciais e a satisfação dos clientes participantes;
Garantir o cumprimento das políticas e normas estabelecidas na organização e do sistema de gestão da qualidade, e disseminar para a equipe;
Incrementar a qualidade dos serviços prestados com tratativas e estruturação de plano de ações de melhoria frente as reclamações;
Gerenciar o andamento das atividades do setor, o alcance das metas estabelecidas e a qualidade dos serviços prestados através da análise dos indicadores clínicos, de desempenho e de resultados dos atendimentos realizados nas Unidades e do Book Médico de coordenação do cuidado;
Responder pela rotina de gestão de pessoas do setor, tais como: cumprimento e horário de trabalho, fechamento de ponto, escalas, férias, cobertura de feriados, compensações de faltas, RPs (requisição de pessoal), vagas, desligamentos, entre outros;
Estabelecer as rotinas de atendimento das unidades e agendas dos profissionais, com acompanhamento da acessibilidade;
Garantir o cumprimento das normativas da Agência Nacional de Saúde (ANS) no que tange aos prazos de atendimento
Auditar e sinalizar as não conformidades de preenchimentos das evoluções relacionadas aos atendimentos da equipe multidisciplinar das unidades;
Acompanhar as devolutivas relacionadas às captações de clientes e cumprimento do fluxo de encaminhamento dos mesmos à prestadores parceiros (Smartcare, entre outros);
Realizar interface com a equipe interdisciplinar visando à melhoria dos serviços prestados ao cliente;
Identificar e atuar nas oportunidades de melhoria nas atividades desenvolvidas no ambulatório;
Manter atualizadas a documentação da clínica e colaboradores e interface direta com o setor administrativo.
Elaborar ficha técnica de indicadores das Unidades;
Solicitar, ajudar na construção e avaliar os relatórios elaborados pela equipe assistencial relacionados aos atendimentos (clínicos e quantitativos) com implementação de ações preventivas e corretivas para melhoria dos processos.
Enfermeira de Família
Clínicas D.O.C
out 2021 - out 2023
Realizar avaliação e atendimento aos pacientes estratificando e identificando suas necessidades básicas, graus de dependência e avaliação do risco, estruturando um plano de ação individualizado ao paciente e com base em evidências;
Observar, reconhecer e descrever os sinais e sintomas ao nível de sua qualificação; 
Verificar os sinais vitais (Pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de O2, peso, altura, IMC e glicemia capilar) durante a consulta;
Registrar os dados e queixas dos pacientes no prontuário eletrônico e comunicar ao médico quando o motivo for uma queixa, sinal ou sintoma para que, junto com a equipe responsável, o atendimento seja direcionado no sentido de responder as necessidades humanas básicas afetadas; 
Comunicar ao médico quando diagnosticado sinal de alerta durante a consulta de enfermagem no sentido de traçar planos de cuidados para atender as necessidades do paciente; 
Responder a demanda conforme necessidade do paciente, dando o encaminhamento necessário;
Coordenar o cuidado prestado junto ao médico de família realizando o acolhimento e atendimento dos pacientes tanto em demanda espontânea quanto eletiva;
Realizar curativos e pequenos procedimentos de enfermagem, ministrar medicação aos pacientes atendidos nas Unidades;
Orientar o paciente e cuidador quanto ao controle dos fatores de risco, quedas, trabalho respiratório, medicação utilizada;
Orientar quanto à auto aplicação da insulina para os que a utilizam;
Monitorar os pacientes gerenciados quanto ao cumprimento do plano de cuidados estabelecido, com monitoramento deles;
Acompanhar e promover junto aos clientes o correto cumprimento da prescrição médica;
Realizar controle e calibração dos aparelhos utilizados pela equipe assistencial;
Realizar treinamento para equipe assistencial da Unidade com foco nas linhas de cuidados oferecidas e acompanhadas;
Realizar técnica asséptica nos procedimentos realizados nos pacientes, bem como a correta técnica na desinfecção / descontaminação de material / equipamento;
Controlar a quantidade e validade dos materiais e medicamentos utilizados;
Identificar e encaminhar os pacientes que necessitarem, para assistência domiciliar, rede prestadora de apoio (hospital, pronto socorro, médicos especialistas, laboratórios, serviços de imagem) e serviços de remoção;
Confeccionar relatórios de acompanhamento dos indicadores dos atendimentos realizados nas Unidades e ao Book Médico de coordenação do cuidado;
Confeccionar as agendas assistenciais;
Acompanhar com a equipe de atendimento, os agendamentos, confirmações, cancelamentos das consultas e devolutivas das captações aos clientes contratantes das unidades;
Elaborar e ministrar cursos, palestras, grupos e oficinas voltados para assistência em atenção primária; 
Apoiar o desenvolvimento de material informativo de orientação em saúde para o cliente;
Apoiar no desenvolvimento e descrição do fluxo de processos de trabalho da área;
Realizar controle de utilização de materiais, medicamentos, guias e formulários impressos, sinalizando à Coordenação necessidade de reposição; 
Realizar tele monitoramento dos clientes gerenciados;
Garantir o preenchimento adequado das evoluções no sistema, pertinentes a sua atuação;
Auditar e sinalizar à gerência as não conformidades de preenchimentos das evoluções relacionadas aos atendimentos da equipe multidisciplinar da sua unidade de atuação;
Monitorar periodicamente junto a equipe multiprofissional o desenvolvimento do beneficiário mediante plano de cuidados;
Realizar ações básicas de saúde em sua população de abrangência conferindo planejamento assistencial, supervisão, coordenação, execução e avaliação dos programas desenvolvidos na APS;
Atuar na interface e encaminhamento dos clientes a prestadores parceiros (Smartcare, entre outros);
Realizar interface com a equipe interdisciplinar visando à melhoria dos serviços prestados ao cliente;
Identificar e atuar nas oportunidades de melhoria nas atividades desenvolvidas no ambulatório;
Prestar socorro de urgência e emergência quando necessário;
Manter-se atualizado sobre as ferramentas de gestão (qualidade, planejamento estratégico, orçamento e demais), cumprir as normas e procedimentos inerentes ao exercício de sua função e legislação vigente;
Auxiliar na rotina de gestão de pessoas do setor, tais como: escalas, férias, cobertura de feriados, vagas entre outros;
Realizar atendimento individual presencial ou virtual (videoconsulta ou teleconsulta)
Realizar atendimento em grupo presencial ou virtual;
Criar materiais educativos para os clientes impressos ou por vídeos;
Criar vídeos de educação continuada e troca de experiência para os profissionais DOC e SMART para serem utilizados via plataforma EAD;


Secretária Adjunta de Saúde de Nova Olímpia-MT
Prefeitura Municipal de Nova Olímpia - MT
fev 2020 - fev 2021
Promoção de integração e o vínculo entre as os profissionais das equipes entre estes e os usuários;
Divulgar as normas e diretrizes municipais, estaduais e nacionais que
incidem sobre a Atenção Primária, de modo a orientar a organização do processo de trabalho na Unidade de Saúde da Família (USF), promovendo discussões com
as equipes;
Participação e orientação  no processo de territorialização e diagnóstico situacional, o
planejamento e a programação das ações das equipes, incluindo a organização
da agenda das equipes;
Avaliação e monitoramento, com os demais profissionais, dos resultados produzidos pelas equipes, propondo estratégias para o alcance de metas de saúde;
Atuação na mediação de conflitos e resolução de problemas das equipes;
Estimulo e realizar ações de promoção de segurança no trabalho, incluindo: identificação, notificação e resolução de problemas relacionados ao tema;
Análise sobre a adequada alimentação de dados nos sistemas de informação da Atenção Primária vigente, por parte dos profissionais, verificando sua consistência, estimulando a utilização para análise e planejamento das ações e divulgando os
resultados obtidos;
Acompanhar a utilização de recursos físicos, tecnológicos e equipamentos
existentes na Unidade de Saúde da Família (USF) (como uso do Prontuário
Eletrônico); 
Qualificação da gestão da infraestrutura e dos insumos (manutenção, logística dos
materiais, ambiência da Unidade de Saúde da Família (USF), zelando pelo bom
uso dos recursos e evitando o desabastecimento;
Representação do serviço em todas as instâncias necessárias e
articular com demais atores da gestão e do território com vistas à qualificação do trabalho e da atenção à saúde realizada na Unidade de Saúde da Família (USF);
Conhecimento sobre a Rede de Atenção à Saúde (RAS), participação e fomentar o envolvimento
dos profissionais na organização dos fluxos de usuários, com base em protocolos,
diretrizes clínicas e terapêuticas, e apoiar o cuidado continuado (referência e contrarreferência) entre equipes e pontos de atenção.
Enfermeira APS
Prefeitura Municipal de Nova Olímpia - MT
jan 2017 - jan 2020
Atividades administrativas, educativas e de assistência básica de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, tanto na Unidade de Saúde da Família quanto na comunidade junto às famílias da área.
Ações gerenciais de coordenação e reuniões com equipe, educação continuada, capacitações, preenchimento de relatórios, planejamento de atividades, organização e administração de materiais, coordenação/gerência da ESF, supervisão dos ACS.
Formação
Enfermagem
Universidade do Estado de Mato Grosso
jul 2010 - fev 2017

          
        
Informações Adicionais
Perfil de Líder
Tenho disponibilidade de mudança;
Sou altamente disciplinada em relação as regras e deveres;
Liderança em equipe; 
Gestão positiva;
Assistência de enfermagem.