Coordenador de recursos humanos, supervisor de recursos humanos, consultor de rh

Joa*** ***** (XX anos)
Analista de Recursos Humanos Sr em Magna Seating
Unifacs
Bahía
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Analista de Recursos Humanos Sr
Magna Seating
jun 2015 - Atualmente
• Coordenar a área de Recrutamento & Seleção, garantindo que os processos internos e externos sejam focados em competências e para oportunidades desde operacional a estratégicas, além de suportar os gestores em planos de aumento e redução de mão de obra, inclusive fazendo uso da ferramenta Quantum quando necessário.
• Responder pela área de Treinamento & Desenvolvimento, garantindo a elaboração e execução do plano de treinamento anual, além de atuar diretamente com a gestão na identificação das necessidades de desenvolvimento. Atuação como instrutor de treinamento de Desenvolvimento de Liderança, Integrações entre outros.
• Coordenar o processo de Avaliação de Desempenho, garantindo a aplicação do instrumento em todos os níveis, tendo posteriormente a responsabilidade de administrar o fluxo de consolidação dos resultados e ações de desenvolvimento a serem adotadas ao longo do ano.
• Garantir a elaboração e disseminação das comunicações internas da empresa através dos canais oficiais, bem como elaborar e atualizar os indicadores (KPI) chaves da área para reports contínuos.
• Coordenar as atividades de Folha e Pagamentos, Ponto Eletrônico, Remuneração e Benefícios, fazendo uso de sistemas como Datamace, Dimep e SAP.
• Suportar diretamente a área jurídica nas contestações e defesas em processos trabalhista, além de atuar como preposto da empresa sempre que necessário.
• Suportar as atividades de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, bem como participar ativamente das Auditorias Internas e Externas pertinentes.
Analista de RH PL
Voith Serviços Industriais
dez 2012 - jun 2015
Iniciei na Voith em 05/12/2012, como Analista de Recursos Humanos, para trabalhar diretamente na área de Desenvolvimento Organizacional (DO) da Unidade Bahia, sendo responsável pelos subsistemas de Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento.

Entre as atividades que desenvolvo em Recrutamento & Seleção estão:

• Prospectar mão-de-obra qualificada, com foco em competências, para cargos Operacionais, Técnicos e Engenharia;
• Elaborar Estratégias de Reposição de Vagas sejam através de Recrutamento Interno ou Externo;
• Controlar o Headcount dos contratos;
• Dar suporte na Implantação de novos contratos;
• Apoiar na elaboração e controle de indicadores;
• Coordenar o Programa de Jovem Aprendiz da Unidade Bahia;

Entre as atividades que desenvolvo em Treinamento & Desenvolvimento estão:

• Fazer o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) dos contratos;
• Elaborar mensalmente a Programação de Treinamentos;
• Estabelecer contatos com empresas que ofertam treinamentos dentro da necessidade da Voith e negociar junto a estas empresas, buscando sempre o melhor custo-benefício.
• Atualizar mensalmente as ferramentas de Treinamento: Matriz de Versatilidade, Plano de Treinamento e Matriz de Requisitos;
• Acompanhar todo o processo de Avaliação de Competências da Unidade.
• Responder as Auditorias com Foco em Treinamentos Normativos tais como: NR-10, NR-33, NR-35 e outras;
• Elaborar os comunicados, e após aprovação dos mesmos, fazer a divulgação em murais e por e-mail.

Além das atividades relacionadas acima, dou suporte aos demais subsistemas como: Ponto Eletrônico, apoio na admissão de novos colaboradores, quando necessário realizo processo de desligamento entre outros.
Terceirizado - Treinamento e Desenvolvimento
Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia
jul 2008 - dez 2012
Iniciei na Secretaria da Fazendo do Estado da Bahia, como estagiário em julho/2008, atuando nas Coordenações de Ensino Presencial e a Distância.

Em maio de 2009, próximo do término do meu estágio, fui absorvido ao quadro da Secretaria da Fazenda como terceirizado, para dar continuidade aos trabalhos que já desenvolvia em ambas as Coordenações:

• Coordenação de Ensino Presencial:

* Suporte no Planejamento, Controle e Execução de cursos presenciais e semipresenciais;
* Contatos com Instrutores, Relatórios, Indicadores de Treinamentos e Planilha de Pagamento de Instrutoria conforme legislação vigente.
* Contatos diários com as Secretarias de Estado para quantificação da demanda e também para o levantamento das necessidades de treinamentos;
* Apoio direto em eventos externos em que a Universidade Corporativa estivesse envolvida, como: Seminários, Workshops, Videoconferências e demais eventos.


• Coordenação de Ensino a Distância:

* Prestava suporte no Planejamento, Controle e Execução de cursos semipresenciais e a distância;
* Monitorar as turmas de cursos a distância;
* Acompanhamento como Tutor de turmas do curso de Introdução à Teoria da Administração.
* Elaboração de relatórios, atendimento aos Servidores lotados em todas as regiões da Bahia.

Na Secretaria da Fazenda participei de Projetos de cunho Estratégico, tais como:

• Programa de Desenvolvimento Gerencial:

* Confecção de materiais, kits, frequência e elaboração de indicadores para apresentação à Diretoria.

• Programa de Certificação dos Agentes de Tributos Estaduais:

* Suporte no planejamento dos cursos, bem como aplicação das provas através do AVA.

• Implantação do Sistema FIPLAN

* Sistema adotado pelo Governo do Estado da Bahia, no intuito de integrar as várias partes do Estado em um único sistema, onde o objetivo era treinar mais de dois mil Servidores Públicos espalhados por todo o Estado.

Em dezembro de 2012 encerrei as minhas atividades na Sefaz.
Monitor
Faculdade da Cidade do Salvador
mar 2008 - mar 2009
A Monitoria é um Programa realizado pela Faculdade da Cidade do Salvador, onde eles oferecem a oportunidade de que os alunos possam desenvolver atividades para a Faculdade, desde que as mesmas sejam em áreas correlatas a que está estudando na Instituição, e a carga horária é convertida em atividade complementar.

Por estar cursando Administração, fui aprovado para trabalhar como Monitor no Núcleo de Extensão e Pós-Graduação, na área de Treinamento e Desenvolvimento, realizando as seguintes atividades:

• Planejamento, Controle e Execução de cursos de extensão voltados aos alunos da Faculdade e também a alunos externos;
• Acompanhamento dos cursos de Pós-Graduação, e suporte na confecção dos módulos e grades curriculares;
• Controle de Frequência, impressão e confecção de materiais didáticos, elaboração e entrega de certificados aos alunos;
• Organização das salas utilizadas nos cursos de extensão e de Pós-Graduação;
• Suporte aos multiplicadores seja dos cursos de extensão ou de Pós-Graduação;
• Atendimento aos alunos da Faculdade e da comunidade externa.
• Contato diário com setor Marketing para atualização das informações no site da Faculdade, e comunicação constante com os Coordenadores dos Cursos de Graduação, no intuito de provisionar cursos de extensão que pudessem atender as grades curriculares disponíveis.

O Programa de Monitoria tem o prazo de um ano, e por esta razão em março de 2009 as minhas atividades no Núcleo de Extensão e Pós-Graduação foram encerradas.
Supervisor de Matrícula
Stefanini
dez 2005 - jan 2006
Este estágio foi pelo Instituto Stefanini, onde atuava como Supervisor de Matrículas, prestando serviços para a Prefeitura Municipal de Salvador, que em 2005 estava implantando o processo de matrícula informatizada. Isso se mostrou um grande desafio, pois tínhamos a responsabilidade de trabalhar no processo de transição das matrículas realizadas localmente, para as matrículas realizadas através da internet.

Eu era responsável por Coordenar todo o processo de matrículas da Escola Municipal Tenente Almir, localizada no Bairro do Lobato em Salvador, onde dois Agentes de Matrículas reportavam-se diretamente para mim, e eu tinha a incumbência também de dar suporte e treinar os Diretores da Escola, para que eles pudessem assumir o processo de matrícula informatizada nos próximos ciclos.

Principais atividades desenvolvidas:

• Coordenar as atividades dos Agentes de Matrículas
• Realizar Matrículas através do Sistema;
• Manter contato constante com a Central de Matrículas para apresentar um status das matrículas da Unidade;
• Controle e envio dos documentos para as Escolas responsáveis;
• Atendimento direto aos Pais e Responsáveis Legais;
• Treinar as Diretoras da Escola no Sistema;
• Dar suporte na matrícula de outras escolas;

Em Janeiro o ciclo de matrículas foi encerrado, e em consequência ocorreu também o encerramento do estágio.
Formação
MBA em Finanças Corporativas
Unifacs
ago 2020 - Atualmente
MBA
Especialização em Elaboração de Conteúdo e Metodologia para Ensino a Distância
Fundação Visconde de Cairu
2014 - 2015
Especialização
Especialização em Gestão de Pessoas
Faculdades Integradas Olga Mettig - Fammetig
2010 - 2012
Especialização
Administração de Empresas
Faculdade da Cidade do Salvador
ago 2005 - ago 2009
Graduação em Administração de Empresas
Idiomas
Inglês - Intermediário
Informações Adicionais
Resumo
Profissional de Recursos Humanos apaixonado por gente, que vibra e acredita nos resultados através das pessoas. Com 14 anos de experiência em todos os subsistemas de RH, tendo expertise na prospecção, contratação e desenvolvimento de talentos. Atuante nas ações de aprimoramento dos clientes internos, direcionando-os à alta performance, além de ser focado na identificação dos potenciais sucessores para cargos estratégicos;

Fui responsável por conduzir um processo assertivo de ampliação do quadro de empregados em uma ordem superior à 50%, passando de 183 para 403 empregados em pouco mais de 03 meses;

Condução do Programa “Renascer”, visando a substituição de 90 empregados de alta senioridade por outros com carreira em nível inicial, com baixo impacto na transição para o cliente;

Manutenção do Turnover da Unidade abaixo do target de 1%, em razão da assertividade nos processos de Recrutamento & Seleção;

Manutenção da Cota de Aprendizagem com um aproveitamento de 30 a 40% dos jovens em posições que surgem após o término do programa;

Atendimento da Cota de Pessoas com Deficiência – PCD em cumprimento às exigências do Ministério do Trabalho;

Cumprimento de mais de 95% de todas as ações existentes no Plano de Treinamento anual;

Obtenção do resultado de 91% na auditoria internacional de RH (HRCIA –  Canadá);

Contribuição para que a Unidade ao longo dos Últimos três anos alcançasse resultados expressivos na Pesquisa de Clima Corporativa (Canadá), tendo sido obtido 90% na Última realizada 2019.
Sucesso no desenvolvimento e implantação dos Procedimentos de Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento, Medidas Disciplinares Progressivas, Avaliação de Desempenho, Treinamento On The Job entre outros.

Experiência em Gestão de Benefícios e Folha de Pagamento e ponto eletrônico em sistemas como Datasul (TOTVS) e Datamace. Atuação como preposto da empresa e interface direta com o Jurídico Local e Corporativo para suportar na elaboração das defesas processuais, quando existentes.