Dba mssql / desenvolvedor back end / eng.software

Mau*** ***** (XX anos)
Professor em CETEP - Faculdade de Tecnologia
UniDomBosco
Curitiba,
Paraná
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Professor
CETEP - Faculdade de Tecnologia
mar 2013 - ago 2022
Minha experiência profissional inclui ministrar aulas nos cursos de Automação Industrial e Técnico em Mecatrônica, onde fui responsável por lecionar disciplinas de Linguagem C e Introdução à Robótica.

No curso de Automação Industrial, ministrei aulas de Linguagem C, abordando os fundamentos e conceitos essenciais dessa linguagem de programação amplamente utilizada na automação de processos industriais. Durante as aulas, desenvolvi materiais didáticos e práticos, como exercícios e projetos, para auxiliar os alunos a compreenderem e aplicarem os conceitos aprendidos.

No curso de Técnico em Mecatrônica, ministrei a disciplina de Introdução à Robótica, onde explorei os princípios básicos da robótica. Isso incluiu conceitos de cinemática, programação de robôs, controle e aplicações em automação. Durante as aulas, promovi atividades práticas, como programação de robôs e simulações, para oferecer aos alunos experiências hands-on e facilitar a compreensão dos conceitos teóricos.

Durante meu tempo como professor, adotei uma abordagem prática e interativa, incentivando a participação ativa dos alunos e promovendo um ambiente de aprendizagem envolvente. Além disso, trabalhei de perto com outros professores para garantir a coerência curricular e o alinhamento das atividades com os objetivos do curso.
Minha experiência como professor de Automação Industrial e Técnico em Mecatrônica me proporcionou a oportunidade de transmitir conhecimentos técnicos complexos de forma clara e eficaz, bem como desenvolver habilidades de comunicação, organização e trabalho em equipe.
DBA MsSql / Desenvolvedor Back-End
Medalhao Persa
mai 2007 - jul 2023
Assumi um papel fundamental na conclusão da implantação e posterior suporte, utilização e constantes customizações do ERP Everest desenvolvido pela Acom Sistemas, garantindo que o mesmo atendesse às necessidades da empresa.

Trabalhando em estreita colaboração com a equipe de desenvolvimento, utilizei minhas habilidades em análise e modelagem de processos e dados para criar sistemas e ferramentas tais como um sistema de pré-venda, cobrança, SAC, controle de retorno de item. 

Além disso, desempenhei um papel ativo na manutenção e desenvolvimento de soluções utilizando C# e ASP.NET, com foco na integração de plataformas de e-commerce, incluindo Vtex, bem como integração de NF-e, Esitef, Serasa, entre outras ferramentas relevantes. 

Como parte das minhas responsabilidades, também desempenhei o papel de DBA (MSSQL Server), onde garanti o desempenho e o gerenciamento eficiente do banco de dados. Isso incluiu o desenvolvimento de stored procedures, tables, views, e outras estruturas necessárias para o funcionamento adequado do sistema. 

Ao longo desse período, forneci suporte essencial aos usuários, oferecendo assistência técnica e soluções para suas necessidades. 

Também fui responsável pela documentação de sistemas e processos, garantindo que todas as informações fossem registradas e acessíveis a equipe. 

Minhas habilidades de comunicação e capacidade de compreender as necessidades dos usuários foram essenciais para fornecer um suporte de alta qualidade. 
Analista de Modelagem de Dados
Acom Sistemas
nov 2004 - abr 2007
Como Analista de Modelagem de Dados, tive a oportunidade de desempenhar uma série de responsabilidades essenciais para o sucesso dos projetos. Durante minha atuação, realizei levantamento de necessidades junto aos clientes, buscando compreender suas demandas e requisitos específicos. Isso me permitiu mapear e definir processos, identificando oportunidades de melhoria e otimização.

No contexto da modelagem de dados, conduzi análises estruturadas e orientadas a objetos (O.O.), utilizando metodologias adequadas para garantir a precisão e a eficiência dos modelos. Utilizei a especificação de sistemas por meio da linguagem UML, documentando as especificações técnicas e funcionais necessárias para o desenvolvimento dos sistemas.

Além disso, desempenhei um papel fundamental na gestão de equipes de desenvolvimento e implantação. Liderei equipes, garantindo a colaboração efetiva e o cumprimento dos prazos e requisitos dos projetos. 

Minha experiência como Analista de Modelagem de Dados me proporcionou um sólido conjunto de habilidades técnicas, como o levantamento de necessidades, o mapeamento de processos, a análise estruturada e orientada a objetos, a especificação de sistemas e a gestão de equipes de desenvolvimento. Além disso, desenvolvi habilidades interpessoais, como a capacidade de comunicação efetiva, o trabalho em equipe e a resolução de problemas.
Formação
Sistemas de Informação com Ênfase em IoT
UniDomBosco
mar 2020 - jul 2022
Utilização estratégica da tecnologia da informação (TI) e dos sistemas de informação para atender às necessidades das organizações.

Desenvolvimento da capacidade de analisar, projetar, desenvolver, implementar e gerenciar sistemas de informação utilizados por empresas e organizações de diversos setores, garantindo que a TI seja alinhada aos objetivos estratégicos da organização, contribuindo para a eficiência, competitividade e inovação.

Algumas disciplinas estudadas:

Fundamentos de Sistemas de Informação: Introdução aos conceitos básicos de TI, sistemas de informação e sua importância nas organizações.

Programação: Estudo de linguagens de programação, desenvolvimento de software e soluções tecnológicas.

Banco de Dados: Aprendizado sobre a modelagem, projeto e gerenciamento de bancos de dados para armazenar e recuperar informações de forma eficiente.

Gerenciamento de Projetos: Estudo das metodologias, técnicas e ferramentas para planejar, executar e controlar projetos de TI.

Análise e Projeto de Sistemas: Processos e técnicas para analisar as necessidades da organização e projetar soluções de sistemas de informação.

Gestão de Tecnologia da Informação: Abordagem dos aspectos gerenciais da TI, incluindo governança, estratégia, gestão de riscos, segurança da informação e ética.

Redes de Computadores: Estudo das redes de comunicação, protocolos, infraestrutura de rede e segurança.
Técnico em Mecatrônica
Senai CIC
mar 2017 - dez 2019
Estudo da integração entre as áreas de mecânica, eletrônica e automação, formando profissionais capacitados para projetar, desenvolver e operar sistemas mecatrônicos, que combinam componentes mecânicos, eletrônicos, de controle e de informática.

Habilidades e conhecimentos estudados

Mecânica: Estudo dos princípios e técnicas de mecânica, como projeto de máquinas, elementos de máquinas, sistemas de transmissão de movimento, controle de movimento, entre outros.

Eletrônica: Aprendizado sobre eletrônica analógica e digital, circuitos eletrônicos, componentes eletrônicos, microcontroladores, sensores e atuadores.

Automação: Compreensão dos sistemas de automação industrial, como controladores lógicos programáveis (CLPs), sistemas supervisórios, sistemas de controle de processos, atuadores pneumáticos e hidráulicos, entre outros.

Programação: Estudo de linguagens de programação, como C/C++, para programar e controlar sistemas mecatrônicos.

Robótica: Aprendizado sobre a integração de componentes mecânicos, eletrônicos e de controle para projetar e operar robôs industriais e autônomos.

Sistemas de Controle: Conhecimento dos princípios de controle de sistemas mecatrônicos, incluindo teoria de controle, sistemas de feedback, PID (Proporcional-Integral-Derivativo), entre outros.
Desenvolvimento de Sistemas Web / Mobile
FACET
mar 2014 - nov 2016
Estudo nas áreas de programação, design de interfaces, desenvolvimento de aplicativos móveis, arquitetura de sistemas web, segurança, usabilidade e gerenciamento de projetos. 

Alguns tópicos que foram abordados no curso:

Linguagens de Programação: Aprofundamento nas linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento web e mobile, como HTML, CSS, JavaScript, PHP, Java.

Design Responsivo: Aprendizado sobre as melhores práticas de design responsivo para garantir que as aplicações se adaptem a diferentes dispositivos e tamanhos de tela.

Arquitetura de Sistemas Web: Compreensão dos princípios e padrões de arquitetura para o desenvolvimento de aplicações web eficientes e escaláveis, como arquitetura cliente-servidor.

Desenvolvimento de Aplicativos Móveis: Estudo das tecnologias e frameworks utilizados no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, incluindo Android e iOS.

Banco de Dados: Aprofundamento no uso de bancos de dados no contexto do desenvolvimento web e mobile, incluindo modelagem, consultas, otimização e integração com as aplicações.

UX/UI (User Experience / User Interface): Estudo do design de interfaces e da experiência do usuário, visando criar aplicações intuitivas, atraentes e eficientes em termos de usabilidade.

Gerenciamento de Projetos: Abordagem das metodologias e ferramentas de gerenciamento de projetos específicas para o desenvolvimento web e mobile, como Scrum, Kanban, metodologias ágeis.
Engenharia de Software
Unicenp
fev 2005 - nov 2007
Foco no desenvolvimento de conhecimentos em diversas áreas da engenharia de software, buscando adquirir habilidades para projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas de software complexos e eficientes, formando profissionais capazes de enfrentar os desafios do desenvolvimento de software em ambientes cada vez mais complexos e em constante evolução, incluindo: 

Metodologias de Desenvolvimento: Estudo de metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, e metodologias tradicionais, como o modelo cascata, com foco em como aplicá-las de forma eficaz em projetos de desenvolvimento de software.

Práticas de Engenharia de Requisitos: Aprendizado sobre técnicas para elicitar, analisar, documentar e gerenciar requisitos de software, visando garantir a correta compreensão das necessidades dos clientes.

Arquitetura de Software: Compreensão dos princípios de arquitetura de software, incluindo padrões de projeto, design de sistemas distribuídos e arquitetura orientada a serviços (SOA).

Testes de Software: Estudo de técnicas e ferramentas de teste de software, incluindo testes unitários, testes de integração, testes de aceitação e automação de testes.

Gerenciamento de Configuração e Mudanças: Aprendizado sobre como gerenciar as configurações de software e as mudanças ao longo do ciclo de vida do projeto.

Qualidade de Software: Exploração de métodos para garantir a qualidade do software, incluindo revisões técnicas, métricas de qualidade e padrões de codificação.

Desenvolvimento Ágil: Aprofundamento nas práticas ágeis de desenvolvimento, com enfoque na entrega contínua, integração contínua e desenvolvimento colaborativo.

Engenharia de Software Orientada a Aspectos: Estudo de paradigmas e técnicas de programação orientada a aspectos para promover a modularidade e a reutilização de código.

Gerenciamento de Projetos de Software: Exploração de ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos específicas para o desenvolvimento de software.
Administração
UniCuritiba (Faculdades Integradas Curitiba)
jan 2000 - dez 2004
Desenvolvimento de habilidades relacionadas à gestão e ao gerenciamento de organizações, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor, formando profissionais capacitados para atuarem em diferentes áreas da administração.

Alguns dos principais tópicos de estudo abordados:

Fundamentos da Administração: Introdução aos conceitos e princípios básicos da administração, incluindo teorias e abordagens clássicas e contemporâneas.

Contabilidade: Estudo dos princípios contábeis, registros financeiros, análise de demonstrativos contábeis, custos e orçamentos.

Finanças: Compreensão dos conceitos e técnicas de gestão financeira, análise de investimentos, capital de giro, planejamento financeiro e estratégias de captação de recursos.

Marketing: Aprendizado sobre estratégias de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, desenvolvimento de produtos, promoção e comunicação.

Gestão de Recursos Humanos: Estudo das práticas de gestão de pessoas, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e remuneração.

Gestão de Operações: Exploração dos processos produtivos, logística, cadeia de suprimentos, qualidade e gestão da produção.

Estratégia Organizacional: Análise do ambiente de negócios, formulação de estratégias competitivas, planejamento estratégico, análise de cenários e definição de metas e objetivos organizacionais.

Ética e Responsabilidade Social: Reflexão sobre questões éticas e de responsabilidade social no contexto dos negócios e da gestão organizacional.

Gestão de Projetos: Estudo de metodologias, técnicas e ferramentas de gestão de projetos, como o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), para planejar, executar e controlar projetos com eficiência.
Idiomas
Ingês - Básico/Internediário
Informações Adicionais
Interesses
Administrador Banco de Dados (MSSQL Server); 
Desenvolvedor back-end;
Análise de Sistemas e Modelagem de Dados; 
Sustentação de Sistemas em Produção; 
Desenvolvimento e Implantação.
Digital Skills
Conhecimento avançado em desenvolvimento Back-end;
Conhecimento intermediário em desenvolvimento Front-end;
Experiência avançada em arquiteturas .NET e SQL Server;
Domínio em banco de dados MSSQL Server (programação PL / desempenho);
Linguagem de programação C#, .NET, C++ e ASP.NET;
Familiaridade com tecnologias Windows Form, HTML, JavaScript e CSS;
Experiência com APIs REST (integração de sistemas);
Experiência com implantação, consultoria e customização de ERPs;
Conhecimento em integração Nfe (via arquivo texto);
Sobre mim
Sou graduado em Administração e Sistemas de Informação com ênfase em IoT, também possuo pós-graduação em Engenharia de Software, Desenvolvimento Web/Mobile e Técnico em Mecatrônica. Tenho habilidades básicas/intermediárias em inglês. Tenho experiência como Administrador de Banco de Dados (DBA  MSSQL Server), além de conhecimentos em desenvolvimento C# e implantação de sistemas ERP. Trabalhei no setor de comércio varejista e tive a oportunidade de gerenciar equipes de desenvolvimento. Também possuo experiência em integração de ambientes, incluindo a plataforma de e-commerce VTex. Meu perfil é generalista e integrador, e tenho facilidade em colaborar com equipes. Sou um profissional dedicado, constantemente buscando aprendizado e crescimento.