Diretor de finanças, gestão, controller

Ant*** ***** (XX anos)
Gestor Geral - CEO em Frugis Embalagens
IBMEC
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gestor Geral - CEO
Frugis Embalagens
jun 2017 - mai 2020
Liderança de três diretores (Comercial, Operações e Finanças), além de reportar 
diretamente ao conselho de acionistas;
• Reestruturação de todas as áreas da empresa com a elaboração e execução de planos 
estratégicos e operacionais em conformidade com a missão, princípios e filosofia do
negócio, que visassem assegurar o desenvolvimento, a estabilidade, o crescimento e a 
continuidade da marca;
• Recondução e apresentação do Plano de Recuperação de Credores, a fim de estabelecer
parcerias com fornecedores, Bancos e Fundos de Investimentos, que proporcionou o 
alongamento do perfil de passivos com a obtenção de deságios e novas linhas de 
crédito;
• Coordenação e execução de planos de ação específicos de cada área para facilitar e 
integrar o trabalho das equipes, com a otimização de esforços para o alcance dos 
objetivos da empresa;
• Implantação da política orçamentária, revisão de custos diretos e indiretos, redefinição 
de margens de contribuição, lucratividade e equilíbrio, além de identificar oportunidades
de novos investimentos e desenvolvimento de novos negócios;
• Introdução de processos de maior eficiência energética, hídrica e de controle de 
despesas;
• Aperfeiçoamento dos sistemas ERP e SAP de maneira a integrar todas as atividades 
operacionais, industriais e administrativas, além do estabelecendo de políticas, rotinas e 
gestão estratégica de avaliação;
• Condução dos processos de mudança na cultura organizacional e societária, visando 
conquistar o engajamento de todos os seus integrantes e garantindo uma consolidação
orientada para a contínua busca da qualidade e de altos padrões de desempenho 
individual e coletivo.
Diretor de Gestão e Finanças
Usina Santa Fé SA
jan 2013 - fev 2017
Liderança de uma equipe de cinco gerentes das áreas, Financeira, Contábil, TI, Recursos 
Humanos e Processos;
• Redefinição e dinamização operacional, sistêmica e estratégica, com formalização e
implantação de processos e métodos, que dinamizaram as estruturas contábil, fiscal, 
societária, custos e controles, já com vistas para a governança corporativa;
• Estruturação e dinamização dos fluxos financeiros com o alongamento de todo perfil de 
compromissos financeiros junto às instituições;
• Implantação de orçamento de Capex e Opex com avaliação e correção de desvios;
• Estruturação do RH com enquadramento ao E-social, que proporcionou significativa 
redução de custos;
• Implantação e controle de Políticas e mitigação de Riscos, Hedge Account societário, 
Auditoria interna e ISO 9001 e ISSO 14001.
CFO
TEL Telecomunicações SA
jan 2008 - nov 2012
Liderança de uma equipe de quatro gerentes operacionais das áreas Financeira,
Controladoria, RH e Facilities, com faturamento de R$ 600 milhões ao ano empregando 
cerca de 10 mil funcionários;
• Reorganização sistêmica, financeira e estratégica ao desenvolver e conduzir a 
implantação de controles orçamentários, custos, rentabilidade e governança 
corporativa;
• Desenvolvimento de estudos de viabilidade econômica e negociação da compra de
outras empresas no ano de 2008, propiciando incremento do portfólio do grupo e 
ingresso no segmento de construção e na área da telefonia celular;
• Contribuição efetiva no aumento do faturamento em seis vezes em cinco anos, diante 
da aquisição de empresas e entrada no mercado da Telefonia Celular, bem como a 
inclusão no portfólio de grandes empresas como: OI, CLARO, TIM, ALCATEL, ERICSSON, 
MOTOROLA E NOKIA SIEMENS, além da abertura e gestão de filiais nas principais 
capitais do país;
• Corresponsável no startup da operação Argentina ao implantar metodologia para as 
áreas operacional, custos e gestão de trabalhos administrativos, contábeis, fiscais e RH;
• Condução do processo de negociações com instituições financeiras propiciando ganhos 
significativos para a folha de pagamento, taxa de juros, leasing, BNDES, SBLC, entre 
outros;
• Desenvolvimento e implantação do sistema consolidado de ERP, como ferramenta de 
gestão do negócio, além de qualidade total certificada.
Diretor Financeiro e Administrativo
Henipack Ind, e Comercio de Embalagens
abr 1996 - fev 2002
Responsável pelo startup da unidade industrial ao estabelecer o plano estratégico de 
operação e implantar o sistema integrado de informações, orçamentos e custos, além de 
fazer análises críticas das especificações/desvios e aplicar uma metodologia prática e 
ágil de correção.
Diretor Corporativo
Grupo Henipar Participações SA
mai 1995 - jan 2002
Responsável pelo planejamento estratégico do grupo composto de 17 empresas de 
diversos segmentos, com atuação no Brasil, Argentina e USA;
• Gestão da tesouraria centralizada, na dinamização e aplicação dos recursos de holding e 
das empresas componentes do portfólio; 
• Realização do controle físico/financeiro das diversas atividades, obras e investimentos;3
• Reestruturação, inovação e otimização dos fluxos operacionais e sistêmicos do grupo.
Diretor Financeiro e Administrativo
AVIS Rent a Car
ago 1993 - mai 1995

          
          
Gerente Financeiro
Grupo José Alves SA
mai 1990 - ago 1993

          
          
Assistente de Controladoria
Alsthon do Brasil Ltda
abr 1988 - abr 1990

          
          
Cheff d' Comptabilité
Construtora Rabelo / Fichet Bauche
fev 1984 - mar 1988
Trabalho e residência  na França e Argélia
Encarregado de Custos
Servaz SA Construtora e Saneamento Básico
jan 1979 - dez 1983

          
          
Analista de Crédito e Balanços
Duratex SA
jan 1976 - jan 1979

          
          
Diretor Financeiro, Administrativo e de Operações
Incontrol SA
(Conselheiro fiscal e representante do BID)
• Responsável direto pelo processo de reorganização organizacional e sistêmica da 
empresa ao estruturar as áreas de TI, Administrativa, Financeira e Operações chegando 
a um faturamento de R$ 50 milhões/ano e cerca de 550 funcionários, além da gestão da 
mudança de cultura interna e política de planejamento e controle de custos, finanças 
corporativas, gestão de contratos e Qualidade Total.
Formação
Economia
IBMEC
jan 2015 - dez 2015
MBA em Governança Corporativa, Responsabilidade Social e Finanças
Administração de Empresas
FMU
jan 1999 - dez 2000
Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Negócios
Administração de Empresas
FGV
jan 1998 - dez 1998
MBA em Gestão de Controladoria, Finanças e Auditoria
Administração de Empresas
ENA - École Nationale D'Administration - França
mar 1986 - nov 1986
Especialização em Planejamento Estratégico
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Avançado
Francês - Fluente
Espanhol - Avançado
Informações Adicionais
Disponível para mudanças e inicio imediato.
Profissional com mais de 30 anos de experiência em Administração Financeira e 
Estratégica nas áreas de Governança Multi Stakeholder, Controladoria, Tesouraria, 
Contabilidade Nacional e Internacional, Crédito e Cobrança, Auditorias Interna e 
Externa(BIG 4), FP&A (orçamento/budget/forecast), M&A, Contratos, Planejamento 
de Custos, Fiscal, T.I. e RH.
• Atuação em empresas multinacionais e nacionais nos segmentos de Indústria de 
Base, Engenharia, Telecomunicações, Serviços e Comércio.
• Expressiva liderança de equipes, diante de diversos cases de sucesso, com objetivo 
de sempre construir, motivar e orientar pessoas para o alto desempenho individual, 
a fim de executarem e obterem resultados significativos de qualidade.
• Significativa experiência nas áreas de Due Dilligence e Valuation, Qualidade e 
Desenvolvimento de Produtos.
• Sólidas habilidades analíticas, visão orientada aos negócios, gestão de crise e
inovação.
• Excelente comunicação e fundamentação para apresentar e obter adesão para novos 
projetos.
• Vivência em aquisições e incorporações de empresas, implementação, dinamização e 
gestão de ERP e demais ferramentas de gestão.
• Atuação na África do Norte, Europa, USA e América do Sul, o que culminou na 
fluência do francês e espanhol, além de conhecimentos avançados em inglês.
• Sólida experiência na instalação, gestão, startup e operação de novas plantas, tanto 
no Brasil quanto no exterior.
• Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC e em processo de Certificação para Conselho 
de Administração.
• CFO certificado pelo IBEF.
Liderança OnetoOne
• Trabalho junto a Equipes Multi-Funcionais-Culturais
• Orientação a Negócios
• Tomador de Decisões
• Pensamento Crítico
• Gestão da Qualidade
• Gestão de Projetos
• Dinamismo
• Facilidade de adaptação a mudanças
• Iniciativa e assertividade
• Automotivação
• Visão mais objetiva
• Gerenciamento de riscos
• Domínio de tecnologia
• Aptidão para estabelecer estratégias