Diretor de finanças, gestão, controller
Ant*** ***** (XX anos)
Gestor Geral - CEO em Frugis Embalagens
IBMEC
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gestor Geral - CEO
Frugis Embalagens
jun 2017
-
mai 2020
Liderança de três diretores (Comercial, Operações e Finanças), além de reportar diretamente ao conselho de acionistas; • Reestruturação de todas as áreas da empresa com a elaboração e execução de planos estratégicos e operacionais em conformidade com a missão, princípios e filosofia do negócio, que visassem assegurar o desenvolvimento, a estabilidade, o crescimento e a continuidade da marca; • Recondução e apresentação do Plano de Recuperação de Credores, a fim de estabelecer parcerias com fornecedores, Bancos e Fundos de Investimentos, que proporcionou o alongamento do perfil de passivos com a obtenção de deságios e novas linhas de crédito; • Coordenação e execução de planos de ação específicos de cada área para facilitar e integrar o trabalho das equipes, com a otimização de esforços para o alcance dos objetivos da empresa; • Implantação da política orçamentária, revisão de custos diretos e indiretos, redefinição de margens de contribuição, lucratividade e equilíbrio, além de identificar oportunidades de novos investimentos e desenvolvimento de novos negócios; • Introdução de processos de maior eficiência energética, hídrica e de controle de despesas; • Aperfeiçoamento dos sistemas ERP e SAP de maneira a integrar todas as atividades operacionais, industriais e administrativas, além do estabelecendo de políticas, rotinas e gestão estratégica de avaliação; • Condução dos processos de mudança na cultura organizacional e societária, visando conquistar o engajamento de todos os seus integrantes e garantindo uma consolidação orientada para a contínua busca da qualidade e de altos padrões de desempenho individual e coletivo.
Diretor de Gestão e Finanças
Usina Santa Fé SA
jan 2013
-
fev 2017
Liderança de uma equipe de cinco gerentes das áreas, Financeira, Contábil, TI, Recursos Humanos e Processos; • Redefinição e dinamização operacional, sistêmica e estratégica, com formalização e implantação de processos e métodos, que dinamizaram as estruturas contábil, fiscal, societária, custos e controles, já com vistas para a governança corporativa; • Estruturação e dinamização dos fluxos financeiros com o alongamento de todo perfil de compromissos financeiros junto às instituições; • Implantação de orçamento de Capex e Opex com avaliação e correção de desvios; • Estruturação do RH com enquadramento ao E-social, que proporcionou significativa redução de custos; • Implantação e controle de Políticas e mitigação de Riscos, Hedge Account societário, Auditoria interna e ISO 9001 e ISSO 14001.
CFO
TEL Telecomunicações SA
jan 2008
-
nov 2012
Liderança de uma equipe de quatro gerentes operacionais das áreas Financeira, Controladoria, RH e Facilities, com faturamento de R$ 600 milhões ao ano empregando cerca de 10 mil funcionários; • Reorganização sistêmica, financeira e estratégica ao desenvolver e conduzir a implantação de controles orçamentários, custos, rentabilidade e governança corporativa; • Desenvolvimento de estudos de viabilidade econômica e negociação da compra de outras empresas no ano de 2008, propiciando incremento do portfólio do grupo e ingresso no segmento de construção e na área da telefonia celular; • Contribuição efetiva no aumento do faturamento em seis vezes em cinco anos, diante da aquisição de empresas e entrada no mercado da Telefonia Celular, bem como a inclusão no portfólio de grandes empresas como: OI, CLARO, TIM, ALCATEL, ERICSSON, MOTOROLA E NOKIA SIEMENS, além da abertura e gestão de filiais nas principais capitais do país; • Corresponsável no startup da operação Argentina ao implantar metodologia para as áreas operacional, custos e gestão de trabalhos administrativos, contábeis, fiscais e RH; • Condução do processo de negociações com instituições financeiras propiciando ganhos significativos para a folha de pagamento, taxa de juros, leasing, BNDES, SBLC, entre outros; • Desenvolvimento e implantação do sistema consolidado de ERP, como ferramenta de gestão do negócio, além de qualidade total certificada.
Diretor Financeiro e Administrativo
Henipack Ind, e Comercio de Embalagens
abr 1996
-
fev 2002
Responsável pelo startup da unidade industrial ao estabelecer o plano estratégico de operação e implantar o sistema integrado de informações, orçamentos e custos, além de fazer análises críticas das especificações/desvios e aplicar uma metodologia prática e ágil de correção.
Diretor Corporativo
Grupo Henipar Participações SA
mai 1995
-
jan 2002
Responsável pelo planejamento estratégico do grupo composto de 17 empresas de diversos segmentos, com atuação no Brasil, Argentina e USA; • Gestão da tesouraria centralizada, na dinamização e aplicação dos recursos de holding e das empresas componentes do portfólio; • Realização do controle físico/financeiro das diversas atividades, obras e investimentos;3 • Reestruturação, inovação e otimização dos fluxos operacionais e sistêmicos do grupo.
Diretor Financeiro e Administrativo
AVIS Rent a Car
ago 1993
-
mai 1995
Gerente Financeiro
Grupo José Alves SA
mai 1990
-
ago 1993
Assistente de Controladoria
Alsthon do Brasil Ltda
abr 1988
-
abr 1990
Cheff d' Comptabilité
Construtora Rabelo / Fichet Bauche
fev 1984
-
mar 1988
Trabalho e residência na França e Argélia
Encarregado de Custos
Servaz SA Construtora e Saneamento Básico
jan 1979
-
dez 1983
Analista de Crédito e Balanços
Duratex SA
jan 1976
-
jan 1979
Diretor Financeiro, Administrativo e de Operações
Incontrol SA
(Conselheiro fiscal e representante do BID) • Responsável direto pelo processo de reorganização organizacional e sistêmica da empresa ao estruturar as áreas de TI, Administrativa, Financeira e Operações chegando a um faturamento de R$ 50 milhões/ano e cerca de 550 funcionários, além da gestão da mudança de cultura interna e política de planejamento e controle de custos, finanças corporativas, gestão de contratos e Qualidade Total.
Formação
Economia
IBMEC
jan 2015
-
dez 2015
MBA em Governança Corporativa, Responsabilidade Social e Finanças
Administração de Empresas
FMU
jan 1999
-
dez 2000
Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Negócios
Administração de Empresas
FGV
jan 1998
-
dez 1998
MBA em Gestão de Controladoria, Finanças e Auditoria
Administração de Empresas
ENA - École Nationale D'Administration - França
mar 1986
-
nov 1986
Especialização em Planejamento Estratégico
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Avançado
Francês - Fluente
Espanhol - Avançado
Informações Adicionais
Disponível para mudanças e inicio imediato.
Profissional com mais de 30 anos de experiência em Administração Financeira e Estratégica nas áreas de Governança Multi Stakeholder, Controladoria, Tesouraria, Contabilidade Nacional e Internacional, Crédito e Cobrança, Auditorias Interna e Externa(BIG 4), FP&A (orçamento/budget/forecast), M&A, Contratos, Planejamento de Custos, Fiscal, T.I. e RH. • Atuação em empresas multinacionais e nacionais nos segmentos de Indústria de Base, Engenharia, Telecomunicações, Serviços e Comércio. • Expressiva liderança de equipes, diante de diversos cases de sucesso, com objetivo de sempre construir, motivar e orientar pessoas para o alto desempenho individual, a fim de executarem e obterem resultados significativos de qualidade. • Significativa experiência nas áreas de Due Dilligence e Valuation, Qualidade e Desenvolvimento de Produtos. • Sólidas habilidades analíticas, visão orientada aos negócios, gestão de crise e inovação. • Excelente comunicação e fundamentação para apresentar e obter adesão para novos projetos. • Vivência em aquisições e incorporações de empresas, implementação, dinamização e gestão de ERP e demais ferramentas de gestão. • Atuação na África do Norte, Europa, USA e América do Sul, o que culminou na fluência do francês e espanhol, além de conhecimentos avançados em inglês. • Sólida experiência na instalação, gestão, startup e operação de novas plantas, tanto no Brasil quanto no exterior. • Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC e em processo de Certificação para Conselho de Administração. • CFO certificado pelo IBEF. Liderança OnetoOne • Trabalho junto a Equipes Multi-Funcionais-Culturais • Orientação a Negócios • Tomador de Decisões • Pensamento Crítico • Gestão da Qualidade • Gestão de Projetos • Dinamismo • Facilidade de adaptação a mudanças • Iniciativa e assertividade • Automotivação • Visão mais objetiva • Gerenciamento de riscos • Domínio de tecnologia • Aptidão para estabelecer estratégias
Curriculum relacionados