Diretoria, gerência

Jos*** ***** (XX anos)
Consultor Especialista em MINERALIA CONSULTORIA DE NEGÓCIOS LTDA.
THE BROKER'S HOUSE
São Paulo,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Consultor Especialista
MINERALIA CONSULTORIA DE NEGÓCIOS LTDA.
jun 2019 - Atualmente
•	Forte atuação no desenvolvimento e implementação de projetos estratégicos focados em operações logísticas e de trading, utilizando diferentes modais de transportes, como ferroviário, hidroviário, rodoviário e aéreo, entre outros.
•	Consultoria em projetos de exploração mineral de alto perfil para empresas de grande porte e fundos private equity, localizando e estruturando ativos minerais, suprindo as necessidades de informações, planejamento e viabilidade nos aspectos estruturais, de qualidade, comerciais, logísticos, ambientais e institucionais. 
•	Responsável pela identificação e desenvolvimento de ativos minerais adequados para operações de mineração, com análise de mercado específico para o minério (nacional e internacional), impactos e soluções logísticas e planejamento comercial.
•	Atendimento a cliente de grande porte, boutique de investimentos, pertencente a grande grupo / banco de investimento (BEMISA S.A./Banco Opportunity).
•	Conclusão do projeto mineral com apresentação de áreas adequadas através de estudos técnicos embasados e identificação da empresa americana proprietária dos direitos e projeto; mediação e gestão comercial com proprietários nos EUA, estabelecendo bases de relacionamento entre empresas para andamento do projeto.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
PARANAPANEMA S/A
jan 2018 - ago 2019
MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA COMPANHIA, SENDO RESPONSÁVEL PELA APROVAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS APRESENTADAS PELO CORPO DIRETIVO DA EMPRESA, E SEUS RESULTADOS PERANTE O ACIONISTA REPRESENTADO.
REPRESENTANTE DO CONSELHO NOS COMITÊS DE AUDITORIA E DE FINANÇAS RISCOS E CONTINGÊNCIAS DA COMPANHIA
MEMBRO DO CONSELHO FISCAL
GERDAU S/A
jan 2016 - dez 2017
ANÁLISE E APROVAÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS E PLANEJAMENTOS DA COMPANHIA PERANTE OS ACIONISTAS.
VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR
Diretoria (Assoc. de Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (2014-2019)
fev 2014 - dez 2019
RESPONSÁVEL PELA APROVAÇÃO DE CONTAS, DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS ASSOCIATIVISTAS, PERANTE OS ACIONISTAS DA EMPRESA REPRESENTADA, SOCIEDADE, GOVERNO E AUTARQUIAS.
Diretor Comercial e Logística
MINERAÇÃO BURITIRAMA S.A.
mar 2013 - mar 2019
•	Responsável por redefinir planejamento estratégico, implementar políticas inovadoras, métodos e procedimentos para efetivação de processos de vendas, faturamento, administração de vendas e documentação, nos mercados nacional e internacional, com aumento do EBTIDA de R$ 80MI para mais de R$ 800MI em três anos.
•	Gestão do Budget da área, Capex e Opex, bem como P&L, focando nas estratégias corporativas e ampliação de negócios.
•	Negociação, contratação e gestão de cadeias de fornecedores, suprimentos e entrega nos âmbitos nacional e internacional. 
•	Gestão de 50 pessoas (liderança, técnico e operação de áreas estratégicas), projetos de infraestrutura logística de grande porte (portos e condomínios logísticos), média R$3BI, inclusiva em licenciamento e relações institucionais governamentais.
•	Responsável pela prospecção de clientes, fomentação de negócios, desenvolvimento técnico de produtos, abertura de mercados (nacional e internacional) e negociações de contratos comerciais em modelos de vendas eventuais, longo termo e offtake, envolvendo grandes volumes de toneladas em commodities.
•	Planejamento e implantação de estratégias de ampliação da cadeia logística, expansão das operações do modal terrestre, contratação e implementação do modal ferroviário (contrato de 20 anos take-or-pay com Ferrovia da VLI) e hidroviário, com identificação e estruturação de empresas de navegação fluvial, estações de transbordo e portos fluviais.
•	Atuação direta no afretamento marítimo e operações portuárias (nacional e internacionalmente), além dos procedimentos de despachantes aduaneiros, alfandegas em diversos países e câmbio.
•	Interface com autarquias, administração portuária, agências reguladoras, órgãos ambientais, receita federal, governos municipais, estaduais e federal, envolvendo licenciamentos para comercialização e operação de produtos.
•	Definição de políticas de compliance e processos de administração de vendas nos mercados nacionais e internacionais. 
•	Vivência na estruturação dos serviços de pós-venda, atendimento ao cliente e assistência técnica, bem como em processos de auditoria e certificações de qualidade nas áreas comercial e logística (ISO 9001/14000) e florestal (FSC e CEFLOR).
•	Desenvolvimento e venda de ativos biológicos florestais (reservas de eucalipto) para grandes empresas de celulose. 
•	Experiência em relacionamentos internacionais e intercâmbios de equipamentos e tecnologias. 
•	Projetos portuários de grande porte em Vila do Conde/Pará, com gestão de premissas (volumes, layout, CAPEX e OPEX) com empresas de consultoria e engenharia, para elaboração do projeto em FEL II, conceituando modelos de negócio para comercialização de serviços, investidores e valoração econômica (R$ 2BI).
•	Desenvolvimento e comercialização de empreendimentos de construção de galpões e condomínios logísticos (SP), modelos de locação e built-to-suit (acima R$ 150MI), com contratos ajustados com empresas usuárias e fundos de investimento.  
•	Participação no planejamento estratégico para diversificar portfólio, com investimentos e aquisições de R$ 300MI.
Diretor de Operações e Negócios
CMLog S/A – GRUPO COLUMBIA
mai 2011 - fev 2013
•	Estruturação e consolidação da área de negócios de venda de serviços, com ampliação do espectro de operações portuárias, envolvendo cargas granéis (minerais e vegetais) e específicas de projeto, com soluções tailor-made.
•	Responsável por 90 reportes diretos, envolvendo níveis estratégicos, táticos e operacionais, focados em metas e resultados.
•	Projetos para clientes de terceirização de intralogística, compreendendo toda movimentação de insumos e produtos finais no interior das fábricas, da linha produção ao embarque nos navios. 
•	Implantação de controles de performance e procedimentos operacionais para o processo de vendas e movimentação de carga geral, granel e containers, com ganhos substanciais em controle de perdas, avarias e devoluções. 
•	Estruturação dos processos de controle, compliance, precificação, CRM, além do foco no desenvolvimento e treinamento de equipes nas áreas de marketing, vendas, afretamento marítimo, logística multimodal e operações portuárias.
•	Gestão de contrato e operação logística Porta/Porto de minério de níquel para Mirabela Mineração (transporte rodoviário, recebimento e armazenagem em área portuária, aprovação e carregamento de navios à granel, da mina em Itagibá até o Porto do Malhado em Ilhéus).
•	Consultoria e apoio para licenciamento operacional e ambiental do transporte e armazenamento do minério em Ilhéus. 
•	Gestão de contratos de operação de vagões importados para metrô em Salvador e descarga de navios com pás e naceles para sistemas eólicos e carga geral com distribuição rodoviária de sacos de cimento importados para empresa Lafarge S/A. 
•	Parceria com a Vale S/A e VLI para o uso de terminais portuários privados, para descarga de navios com cargas especiais. 
•	Gestão do transporte e embarque de containers de urânio vindos de Caetité/BA para embarque em Salvador, em acordo com normas da Agência Nacional de Energia Atômica, Polícia Federal e Comando Militar do Nordeste. 
•	Desenvolvimento e operação de contrato para recebimento, retirada do mar e armazenagem de veleiros (monocascos e catamarans) da Regata Internacional da Volta ao Mundo, e embarque em cargueiros especializados até portos de origem.
Sócio Administrador / Diretor de Operações
BM2 OPERADORA LOGÍSTICA PORTUÁRIA E AGENCIAMENTO LTDA – Grupo Columbia
ago 2008 - abr 2011
•	Responsável por toda estruturação da empresa, envolvendo estudo de viabilidade do negócio, estratégia e ampliação de canais de negócios, gerenciando time com 12 colaboradores, entre administrativo, backoffice e operadores portuários.
•	Forte atuação no planejamento e comercialização de serviços aeroportuários, envolvendo fornecimento de suprimentos para navios, atendimento tripulações, operações de carga e descarga, projetos de solução logística. 
•	Estabelecimento de sólido fundo de comércio e base operacional que mais tarde tornou-se associada a Columbia Trading e Multilift Logística LTDA., na formação da CMLog.
Gerente de Logística
BAHIA PULP S/A – ATUAL BSC S/A
mar 2003 - jun 2008
•	Gestão da operação logística de diferentes modais de transporte, bem como de estoques e 04 armazéns, respondendo por faturamento, armazéns, transporte e budget da área, envolvendo custos de USD 90MI.
•	Forte atuação em negociações junto a empresas de navegação ou brokers marítimos para fechamento de contratos de afretamento de transportes marítimos internacionais, gerenciando 24 pessoas em operações portuárias.
•	Contratação e gestão de operações de carregamento e transporte rodoviário de químicos perigosos até portos de embarque e de estiva nos navios (carga geral e containers), envolvendo terminais portuários, transporte ferroviário na Europa, EUA e Ásia; hidroviário (Mississipi, Reno e Yangtzé); rodoviário e ferroviário em diversos países. 
•	Gestão de estoques e operação dos armazéns de produto acabado, nas fábricas e portos.
•	Contratação de prestadores de serviços para recebimento, armazenamento, desembaraço e entrega ao cliente em diversos países nos continentes americano, asiático e europeu, abrangendo gestão de terminais, serviços, logística e transporte.
•	Aprovação de pagamento de produtos e serviços logísticos (transporte terrestre, ferroviário, hidroviário, marítimo, serviços de surveyor, despachante, seguro, operações portuárias), envolvendo negociação com autoridades e sindicatos portuários.
•	Responsável pela elaboração, conferência e aprovação de cartas de crédito, documentação comercial, de embarque e suas interfaces com a área de câmbio, bancos, despachantes e adunada.
•	Coordenação de processos de auditoria, implantação e obtenção de certificações de qualidade nas áreas comercial e logística (ISO 9001 e ISO 14000), bem como na área florestal (FSC e CEFLOR). 
•	Participação ativa na implantação de sistemas ERP (SAP) e no desenvolvimento de sistema de movimentação de transporte e ovação de containers nos portos e fabricas.
Coordenador de Logística
KLABIN CELULOSE RIOCELL (Mar/93 – Mar/03)
mar 1993 - mai 2003
•	Gestão dos processos de logística, com destaque para incremento de desenvolver e gerir sistema hidroviário de transporte, porto próprio em Guaíba.
•	Desenvolvimento e organização de modelos de comercialização e embarques marítimos de madeira (xilômetros, cintagem, formação de bundles), transporte, armazenagem e embarque de grandes lotes de madeira em pé, em navios florestais. 
•	Forte atuação com inovações envolvendo mudanças em regulamentos e infraestrutura para embarques de cargas a granel, no Porto de Porto Alegre, para celulose e toras de madeira, alcançando novas expectativas comerciais e mercados-alvo.
Formação
LOGÍSTICA INTERNACIONAL, AFRETAMENTOS E OPERAÇÕES PORTUÁRIAS
THE BROKER'S HOUSE
jan 2010 - dez 2010
CURSO DE MBA NA SUÉCIA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPESAS
PUC-RS
fev 1992 - nov 1997
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM ECONOMIA
Idiomas
PORTUGUÊS - NATIVO
INGLÊS - FLUENTE
ESPANHOL - AVANÇADO
Informações Adicionais
https://www.linkedin.com/in/jose-eduardo-wendler/