Engenheiro de manutenção; supervisor de manutenção

Mar*** ***** (XX anos)
Eng. de Inspeção e Equipamentos em ExxonMobil Química Ltda.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Paulínia,
São Paulo
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Eng. de Inspeção e Equipamentos
ExxonMobil Química Ltda.
mar 2010 - Atualmente
Atividades Desempenhadas:
•	Profissional Habilitado NR-13 (responsável técnico pelos equipamentos NR-13).
•	Acompanhamento e fiscalização das atividades de inspeção de equipamentos estáticos (vasos de pressão, tanques, forno, tubulação). Realização de inspeção nos equipamentos estáticos. Acompanhamento de ensaios não destrutivos e testes de campo. Elaboração de laudos técnicos.
•	Acompanhamento da vida dos equipamentos estáticos, em termos de mecanismos de degradação e verificação do fim-de-vida (principalmente tubulação), e consequente elaboração de estratégias de manutenção e planos de reparo.
•	Desenvolvimento de Estratégias de Equipamento (Equipment Strategies), em conjunto com time multidisciplinar e multirregional (Eng. Processo, Analista de Manutenção, e pessoal operacional, da Planta; Engenharia, de Houston; Suporte à Engenharia, da Malásia). Neste trabalho, assumi o papel de ponto focal, fazendo a coordenação entre os times de fora da Planta e os trabalhos requeridos de pessoal de outras especialidades, na Planta. PS.: Estratégias de Equipamento são documentos que consideram mecanismos de degradação, análise de risco, e análise de custo-benefício para definição de tarefas mitigadoras, por equipamento (utilizam conceitos de RBI).
•	Participação no Comitê Local de Confiabilidade, em atividades relacionadas à Integridade Mecânica, e de suporte a desenvolvimento de Envelopes Operacionais e Planejamento de Tarefas.
•	Organização de documentação de vasos de pressão e outros equipamentos, em atendimento à NR-13. Responsável pelo processo de reconstituição de isométricos de tubulação da Planta, incluindo o gerenciamento do contrato com terceiros e supervisão do processo interno de revisão final.
•	Revisão técnica de orçamentos, data-sheets, demais documentos técnicos, na fase de Procurement (compras). Suporte técnico no processo de compra de equipamentos, acessórios e serviços. Especificação de equipamentos, conforme normas e práticas aplicáveis.
•	Suporte no planejamento das Paradas Gerais de Manutenção, indicando as necessidades de inspeção e Integridade Mecânica (regulatório NR-13, Confiabilidade, projetos de melhoria). Inclui o levantamento das atividades, bem como o dimensionamento das equipes de inspeção contratadas.
•	Emissão de Requisição de Compra (SAP); participação no sistema de Gerenciamento de Mudanças; participação em Investigação de Incidentes (com identificação das Causas Raiz); Administrador do Sistema de OIMS de Integridade Mecânica (OIMS: Operations Integrity Management System).

Principais Realizações:
•	Desenvolvimento de Estratégias de Equipamento, utilizando conceitos de RBI, permitindo a definição de tarefas mitigadoras adequadas ao risco, com priorização adequada (escalonamento); isto permitiu a redução dos custos de inspeção (-25%) com um aumento da segurança operacional.
•	As auditorias do IMSA (Inspection Management System Assessment) no período revelaram um aumento progressivo na pontuação geral, passando de 39 em 2008 para 73 em 2019.
•	Entrega de programas para melhoria da segurança operacional nos Circuitos de Alta Pressão, através de Guias de Flexibilidade, Vibrações, e Montagem Controlada das Conexões Tipo Hub.
Profissional Habilitado NR-13 e Coordenador da Inspeção
MegaSteam Engenharia
set 2007 - dez 2009
•	Acompanhamento e fiscalização das atividades de inspeção de equipamentos estáticos enquadrados na NR-13. Realização de inspeção em vasos de pressão e caldeiras. Acompanhamento de ensaios não destrutivos e testes de campo. Elaboração de laudos e pareceres técnicos.
•	Elaboração de documentação de vasos de pressão e caldeiras, em atendimento à NR-13, como reconstituição de prontuários, memoriais de cálculo, projetos de alteração e reparo em equipamentos modificados.
•	Coordenação da equipe de inspeção, incluindo logística/cronograma dos trabalhos nos clientes, tais como: IESA, Ultragaz, Perdigão, AMBEV, Femsa (antiga Kaiser), e Grupo Schincariol.
•	De 03/2008 a 09/2009, atuei na Obra de Ampliação da Quattor (antiga PQU – Petroquímica União). Responsável pela inspeção NR-13 em Vasos de Pressão, Torres, Reatores, Permutadores e Filtros. Elaboração da respectiva documentação técnica (relatórios de inspeção), sendo esta documentação importante para a manutenção do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE).
•	Participação na XVI Parada Geral da Quattor Unidade Químicos Básicos Cracker ABC, atuando no Controle de Qualidade para a conformidade completa dos equipamentos novos, durante a sua interligação com as unidades já existentes, para a ampliação da capacidade produtiva da planta.
Estagiário de Engenharia Mecânica
MegaSteam Engenharia
mar 2006 - ago 2007
Acompanhamento e auxílio nas atividades de inspeção de equipamentos e instalações industriais. Elaboração de documentação de vasos de pressão e caldeiras, em atendimento à NR-13, como reconstituição de prontuários e memoriais de cálculo.
Formação
Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
out 2002 - ago 2007
Curso acadêmico de nível superior (bacharelado).
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Avançado
Informações Adicionais
Perfil Profissional
•	Grande experiência na área de inspeção de equipamentos voltada à NR-13. Realização de cálculos mecânicos e simulação computacional, para vasos de pressão e demais componentes pressurizados.
•	Conhecimento prático e teórico de ensaios não destrutivos, tais como Líquido Penetrante (LP), Partícula Magnética (PM), Medição de Espessura (ME) e Ultra-Som (US). Conhecimento básico acerca de END’s avançados, tendo realizado diligenciamento (programação) nesta área: US ToFD, US Phased Array, GUL (Ultrassom de Ondas Guiadas), PEC (Pulsed Eddy Current), Radiografia (Convencional e Digital), TankPAC (avaliação de fundo de tanques por Emissão Acústica), IRIS (Internal Rotating Inspection System).
•	Conhecimentos avançados em softwares comerciais: Word, Excel, PowerPoint, SharePoint, além de AutoCAD;
•	Conhecimentos intermediários em softwares de engenharia, utilizados no dimensionamento de equipamentos pressurizados, tais como: PVElite (vasos de pressão), Caesar (tubulação), HTRI – Heat Transfer Research Inc. (troca térmica).
•	Conhecimentos básicos acerca da metodologia RCM (Reliability Centered Maintenance), e em desenvolvimento de Estratégias de Equipamentos Rotativos utilizando tal metodologia; desenvolvimento e implementação de Estratégias de Equipamentos Estáticos, através dos conceitos de RBI (Risk Based Inspection).
•	Experiência em gerenciamento de projetos (p.ex.: mudança de layout de tubulação; melhoria de tubulação das Torres de Resfriamento; reprojeto de equipamentos; entre outros).
•	Perfil: analítico, trabalho em equipe e individual, liderança, compartilha conhecimento.
•	Idiomas: Inglês, nível Avançado.