Engenheiro eletricista

Mau*** ***** (XX anos)
Engenheiro Eletricista Sr em DBR Energies S/A
Universidade Gama Filho
Rio de Janeiro
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Engenheiro Eletricista Sr
DBR Energies S/A
jan 2023 - Atualmente
Complementação dos serviços de Engenharia para finalização do projeto executivo das unidades de processamento de gás natural (UPGN Rota 3), subestações elétricas, unidades auxiliares e off-sites, localizados no polo GASLUB em Itaboraí-RJ, incluindo serviços de análise de consistência técnica da documentação, consolidação de projetos já executados por terceiros, certificação de documentação de fornecedores, finalização de take off de materiais, emissão de documentos para aquisição de materiais, e elaboração da documentação as built, necessários à implantação do projeto.
Especialista A
Sandech Consultoria em Engenharia e Gestão Ltda
jul 2022 - jan 2023
Verificação para aprovação e emissão de projetos de elétrica, para diversos clientes de grande porte da empresa nas áreas de Bases de Combustíveis, portuárias, ... Interação com os setores das diversas disciplinas tais como: Civil, Arquitetura, Tubulação, Instrumentação, Processos, ...
Coordenador de Delivery PL
Aceco TI Ltda
jan 2022 - jul 2022
Planejamento, controle administrativo e gestão do contrato em geral nas obras de INTALAÇÕES ELÉTRICAS (Média e Baixa tensão, Sistemas de energia crítica para Data Center com geradores e UPS) na ampliação do COR-RJ (Centro de Operações do Rio de Janeiro); Apoio a gestão das compras; Análise e compatibilização dos projetos junto a empresa projetista; Elaboração de report referente ao andamento dos trabalhos para o gestor imediato; Trabalho em conjunto com a área de SSMA; Análise de desempenho dos projetos acompanhando os custos envolvidos; Participação na elaboração da RFP seguida de análise de propostas técnicas e comerciais para contratação de empresa prestadora de serviços de Elétrica; Validações técnicas e elaboração de matrizes de decisões para compras de equipamentos elétricos de peso; Fiscalização das empresas terceirizadas prestadoras de serviços. 
Engenheiro de Projetos de Elétrica (Freelancer)
R. Peotta Soluções Integradas de Engenharia
ago 2020 - mar 2021
Projeto Básico dos Sistemas Fotovoltaicos Off Grid e de Energia dos Dolfins de atracação e amarração do TEBIG (Transpetro - Angra dos Reis – RJ) para as operações de transbordo de petróleo (Ship to Ship).
Analista de Projetos de AT
3C Services S/A
jul 2019 - dez 2019
Análise de Projetos de Subestações de Energia de 13,8, 34,5, 69 e 138 KV da ENEL visando aumento de cargas e melhoria da eficiência energética de todo o Sistema de Distribuição, a princípio no Estado do Rio de Janeiro.
Verificação e elaboração de documentação técnica de acordo com os novos padrões normativos da ENEL Itália para substituição de equipamentos de MT e AT tipo: transformadores de potência, disjuntores, chaves seccionadoras, ..., redimensionamento de barramentos e circuitos alimentadores, ...
Fiscalização de projetos de Empresas parceiras, análise de contratos e propostas técnica-comerciais, cadastramento de documentos e orçamentos em banco de dados, aprovação de ordens de serviços, indicação de equipamentos para compra, levantamentos e vistorias em campo.
Especialista em Projetos de Instalações
Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016
fev 2014 - set 2016
Venue Energy Project Manager em planejamento, coordenação, gerenciamento junto às empresas parceiras e operação de Sistemas de Energia para as áreas funcionais das instalações Olímpicas e Paralímpicas temporárias (Overlay).
Atuei como Gerente de Energia nas seguintes venues:
1- Evento Teste do Olympic Hockey Center de 24 a 28/11/2015 em Deodoro: Infra, montagem, operação e manutenção de Instalações de Baixa Tensão temporárias e Geradores para: Tendas, Cabines, sistemas críticos de energia com UPS para Centrais de Dados/TI e energização de instalações prediais existentes (Legado).
2- Main Press Center (MPC) e Press Conference Center – Infra, montagem, operação e manutenção de Instalações Elétricas de Média e Baixa Tensão durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos na Zona de Mídia (IBC-MPC) no Parque Olímpico da Barra da Tijuca destacando:
- Blindada Olímpica de Média Tensão (13,8 KV) com dois alimentadores a partir da SE Olímpica da Light garantindo a resiliência do sistema elétrico para todo o prédio do MPC e instalações temporárias externas.
- Rede subterrânea de média tensão em anel para nove (09) Centrais de Energia que alimentam as instalações temporárias externas.
- Lojas diversas, bar, mercado, agência bancária, caixa eletrônico, ambulatório, farmácia, depósitos e escritórios em todo o térreo do MPC.
- Main floor do MPC com escritórios para o IOC (International Olympic Committee), balcões de informações (service desks) e áreas de trabalho (hot desks) para Repórteres internacionais.
- Agências de Imprensa internacionais, MOC (Main Operation Center) da Rio 2016 e Prefeitura (EOM) que ocuparam do 1º ao 8º andar do MPC.
- Centrais de Dados/TI com UPS de 20 KVA no TER/CER e diversas de 3 KVA para CCFs, Centrais de Telecomunicações da CLARO, SESEG e Polícia Federal, Equipamentos de som da PANASONIC, Chillers e equipamentos de Ar Condicionado em toda a Zona de Mídia.
- Tendas, cabines e modulares das principais áreas funcionais: FAB-Capacidade de alimentação para 5000 pessoas, ACR-Credenciamento da força de trabalho, TRA-Transportes, PSA-Áreas de segurança de pessoas, VSA-Área de segurança de veículos, MAC-Centro de Credenciamento de Mídia, etc.
- PRESS CONFERENCE CENTER destacando a UPS de 160 KVA conforme requisito da OBS para a Sala de Conferência Principal (SAMBA), Iluminação Cênica, Central de Som (PANASONIC), cabines de tradução simultânea, posições de câmeras de TV e de fotógrafos.
Engenheiro de Projetos de Elétrica (PJ)
R. Peotta Engenharia e Consultoria Ltda
nov 2010 - fev 2013
Consultoria e Projetos de Elétrica PJ (Neoeng Consultoria e Projetos) nas áreas Portuária, Naval, Oil & Gas e Industrial. Abaixo uma lista dos principais projetos:
- ESTALEIRO PROMAR / SUAPE – Projetos Básicos em Inglês das Instalações Elétricas incluindo o Projeto Básico da Subestação de 69 / 13,8 KV com dois (02) transformadores de 12,5 MVA, viagem para Recife-PE para aprovação junto a CELPE. Pacote Turnkey ganho pela Schneider Electric.
- BRASCO – Guaxindiba (Base Logística Offshore RJ) - Projetos Executivos das Instalações Elétricas incluindo o Projeto da Subestação abrigada de 11,4 KV / 220-127 V com transformador de 500 KVA. Concessionária AMPLA.
- CHAMPION-GERCON – Projetos Básicos das Instalações Elétricas incluindo o Projeto da Subestação abrigada de 13,8 KV / 380 V com transformador de 1500 KVA. Concessionária LIGHT.
- VALE (Projeto ESPADARTE - MODELO HIDRÁULICO REDUZIDO DA USP) – Projetos Básicos das Instalações Elétricas incluindo a Especificação Técnica da Subestação abrigada de 13,6 KV / 220-127 V com transformador de 500 KVA. Concessionária ELETROPAULO.
- MI SWACO (PLANTA DE FLUÍDOS NO TERMINAL PORTUÁRIO DO PEIÚ-ES) – Projetos Executivos das Instalações Elétricas.
- MI SWACO (Porto de Niterói-RJ) - Projetos Executivos das Instalações Elétricas incluindo a Especificação Técnica da Subestação simplificada (em poste) de 13,8 KV / 440 V com Trafo de 300 KVA. Concessionária AMPLA.
- CIVILPORT (Base Logística de Flexíveis – Ilha de Conceição-Niterói-rj) - Projetos Executivos das Instalações Elétricas.
- Novo escritório da R.PEOTTA/PROGEN NO DOWNTOWN - Projetos Executivos das Instalações Elétricas.
Engenheiro de Projetos de Elétrica (autônomo)
Stec Consultoria e Projetos Ltda
jun 2010 - out 2010
Atuei nos Projetos de Elétrica da ampliação do Sistema de Segregação de Petróleo do TEBIG para a Transpetro em Angra dos Reis – RJ.
Apoio técnico na elaboração dos Estudos de Curto-Circuito, Load Flow e Seletividade (utilização do software PTW) na ampliação do TEBIG (Terminal da Baía da Ilha Grande da Petrobras) com dois (02) trafos de 13,8 KV / 20,83 MVA, visando aumento de carga junto a AMPLA.
Engenheiro Eletricista Sênior
Consulpri Consultoria e Projetos Ltda
jul 2009 - nov 2009
Atuei na equipe de Fiscalização dos Projetos em geral, acompanhamento da construção e montagem das Instalações da Nova Sede da Petrobras em Vitória-ES.
Revisão/Redimensionamento dos Projetos de Elétrica da Subestação Principal de Média Tensão 34,5 KV com dois (02) trafos de 7500 KVA da ESCELSA que alimenta um sistema e em anel de vinte e duas (22) subestações de 13,8 KV e toda a distribuição de cargas.
Engenheiro III
BCP Engenharia Ltda
nov 2008 - mar 2009
Assistência técnica de Projeto e acompanhamento de construção e montagem da Estação de Compressão de Gás de Campos Elíseos – RJ da Petrobras/Transpetro.
Engenheiro de Comissionamento (contrato temporário)
Brasfels S.A
mai 2008 - jul 2008
Comissionamento das Instalações Elétricas da Plataforma P-51 da Petrobras no Estaleiro em Angra dos Reis – RJ.
Foram utilizados equipamentos de medição e testes similares aos usados nos outros trabalhos de Comissionamento de Subestações e Sistemas Elétricos mencionados abaixo, tais como: Alicate amperímetro, Voltímetro, Megger, TTR, Ponte Kelvin ou Wheatstone, Fator de Potência, Terrômetro, Variac, Microohmímetro, Oscilógrafo, Ducter, Fonte de Corrente, Polarímetro, Hipot, detectores, etc. Emissão de relatórios e folhas de testes.
Electrical Commissioning Engineer (autônomo - contrato temporário)
Aker Kvaerner Bowen
fev 2007 - jun 2007
Após trabalho realizado na MSS-VALE em 2003 fui convidado pela Aker Kvaerner para atuar num Projeto similar no Comissionamento e fiscalização da montagem dos Sistemas Elétricos, incluindo a SE principal de Alta Tensão (230KV), SEs de Média Tensão e CCMs com equipamentos SIEMENS e ABB na MINERA SAN CRISTOBAL (APEX SILVER MINES) – Bolívia.
Acompanhamento dos testes de diversos equipamentos realizados pela Siemens Colombiana e ABB alemã. Emissão de relatórios e folhas de testes. Equipe: Engenheiro e Técnicos americanos e colombianos.
Engenheiro Sênior
Concremat Engenharia e Tecnologia S/A
abr 2005 - jan 2007
Apoio Técnico, Planejamento, Projetos, Coordenação, Comissionamento e Startup de Sistemas de Potência, Geração, Co-geração, Biogás, Biomassa e Soluções Energéticas na PETROBRAS BR DISTRIBUIDORA S/A, para Indústrias e grandes clientes.   
Apoio Técnico, Supervisão e Fiscalização da Montagem do Sistema de Cogeração do AEROPORTO INTERNACIONAL ZUMBI DOS PALMARES (Maceió – AL), durante a sua construção (INFRAERO/OAS).
Electrical Commissioning Engineer (autônomo - contrato temporário)
Mega de Macaé Serv. de Manutenção e Mont. Ind. Ltda
set 2003 - dez 2003
Prestação de serviços para a AKER KVAERNER (Empresa Projetista), no Comissionamento e fiscalização da montagem até a energização (Startup em conjunto com a CELPA) da Subestação Principal de Alta Tensão (230KV) contendo dois Transformadores TOSHIBA de 75 MVA, diversas SEs de Média Tensão (13,8KV), CCMs e diversos Sistemas Elétricos da MINERAÇÃO SERRA DO SOSSEGO (MSS – VALE) em Canaã dos Carajás – PA.
Engenheiro Eletricista
Tensor Empreendimentos Ltda
set 2002 - dez 2002
Modificações e reformas das Instalações Elétricas do ACERVO HISTÓRICO do ARQUIVO NACIONAL - RJ.
Engenheiro de Infra para TELECOM
Concremat Engenharia e Tecnologia S/A
jan 2001 - ago 2001
Atuei como Engenheiro Assessor do Gerente Geral das instalações latino-americanas, Mr. Kevin Redington, da ALCATEL SUBMARINE NETWORKS (Greenwich-UK) no Comissionamento e Startup das Cable Stations da SOUTH AMERICAN CROSSING (SAC) e 360 NETWORKS localizadas em Vargem Pequena-RJ.
Participei do projeto GSM da ALCATEL TELECOMUNICAÇÕES (SP) em Site Survey e Site Validation para implantação de telefonia celular (ERB) da banda D em Fortaleza-CE (sistema WLL+GSM da TELEMAR).
Supervisor de Projetos (autônomo)
Barbo Engenharia Ltda
jan 2000 - dez 2000
Projetos de Instalações Elétricas, Hidrosanitárias, Contra Incêndio, Gás e Especiais, coordenando a aprovação dos Projetos junto as Concessionárias (LIGHT, CEDAE, CEG, TELEMAR).
Engenheiro de Infra para TELECOM
Sho Play Telecomunicações e Serviços Ltda
jan 1997 - ago 1999
Supervisão de equipes de Técnicos, Instaladores e terceiros em montagens e testes de Equipamentos de ENERGIA AC/DC em sites de telefonia celular (ERB) para a NEC DO BRASIL/TELEMAR, TELEFONICA, ATL/ERICSSON e NEXTELL em todo o Estado do Rio de Janeiro abrangendo: Fontes Retificadoras, Bancos de baterias, Redes aéreas e subterrâneas de Baixa Tensão, Iluminação, Aterramento, Proteção contra descargas atmosféricas, Balizamento. 
Supervisão da montagem de mais de quatrocentas (400) Subestações abrigadas ou simplificadas de Média Tensão e PC para a alimentação de Sites de Telefonia Celular da Telefônica (atual Vivo), Nextel, etc. na implantação do Sistema de Telefonia Digital em todo o Estado do Rio de Janeiro. Acompanhamento das ligações provisórias e definitivas junto as Concessionárias de Energia locais tais como: Light, Cerj e Cenf (Ampla), etc.
Engenheiro Eletricista
DIVERSAS
jul 1986 - jun 1997
RESUMO DAS ATIVIDADES EM INSTALAÇÕES E MONTAGENS de 1986 a 1997:

•	OBRAS E MONTAGENS INDUSTRIAIS: SEMAQ E DISUP (Parque de Tubos da PETROBRÁS - Macaé-RJ), Laboratório de Ensaios Veiculares (CENPES - PETROBRÁS), 1º BAVEX (Taubaté-SP), MULTITEL MICROELETRÔNICA S/A (nova fábrica de Del Castilho-RJ), AMIL-VEROLME (Centro Médico de Jacuacanga em Angra dos Reis-RJ), S/A CURTUME CARIOCA (Fábrica Química de Santa Cruz - RJ). 
•	OBRAS DE INSTALAÇÕES COMERCIAIS: Reforma das CASAS SENDAS de Nilópolis-RJ, PIZZA HUT (Grajaú, Ipanema e Largo do Machado-RJ), TRANSPORTADORA FINK (Memoteca de Olaria-RJ), AM-PM (Posto Atlantic - Botafogo-RJ), MC DONALD’S (Ilha Plaza Shopping), reforma do BANCO ITAÚ (Ag. Santa Rita-RJ).
•	OBRAS DE INSTALAÇÕES PREDIAIS: Conjuntos Habitacionais “FLAMINGO” e “DAS GAIVOTAS” da CEF em Campo Grande-RJ. 
•	OBRAS DE INSTALAÇOES GOVERNAMENTAIS: CIEP 320 (Santa Cruz da Serra-RJ) e CIEP 350 (Trevo das Missões - RJ).
•	CONSTRUÇÃO NAVAL: Atuei como AUTÔNOMO no Controle de Qualidade das Instalações Elétricas no Petroleiro “Lorena” (Estaleiro Caneco) junto a Arcturus Consultoria e Serviços Técnicos Ltda.
Formação
Engenharia Elétrica
Universidade Gama Filho
fev 1979 - nov 1983
Engenharia Elétrica modalidade Eletrotécnica
Idiomas
Inglês - Avançado
Informações Adicionais
Habilidades
Conhecimentos multidisciplinares e considerável experiência em PROJETO, MONTAGEM, PLANEJAMENTO, GERENCIAMENTO, MANUTENÇÃO e COMISSIONAMENTO de INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Industriais, Prediais, Comerciais, Sites de Telecom, Mineração, Oil & Gas, Portuárias, Eventos, etc., destacando:
- SUBESTAÇÕES de ALTA e MÉDIA TENSÃO; Proteção, controle e automação de Sistemas Elétricos; Sistemas Críticos de Energia com UPS/NO BREAKS; Redes aéreas e subterrâneas; Geradores, CCM (Centrais de Controle de Motores), QGBT e quadros elétricos em geral; Iluminação interna, externa e monumental; Aterramento; SPDA.
- Instalações especiais à prova de explosão, gases e vapores; Hidráulicas; Drenagem; Esgoto; Detecção e combate a incêndio; Montagens de tubulações industriais para condução de gases, vapores, ar comprimido, combustíveis.
- Cotações de preços, propostas técnicas/comerciais e outras atividades de negócios. 
- Obras de instalações de grande porte destacando o 1° BAVEX (Primeiro Batalhão de Aviação do Exército) em Taubaté-SP, pela Tensor Engenharia de 1988 a 1991, contratada pela CBPO, onde cheguei a ter aproximadamente 400 profissionais sob minha Coordenação e Supervisão DIRETA: Mestres de obras (Elétrica, Montagem e Hidráulica), Encarregados, Eletricistas, Bombeiros, Encanadores, Pedreiros, Meio-oficiais, Ajudantes, Almoxarife, Apontador, Motoristas, etc.
- EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL na Bolívia em 2007 pela Aker Kvaerner Bowen em 2007.
Informática
Pacote Office, AutoCAD, REVIT 2021 (ARCHITECTURE, STRUCTURE, MEP e AVANÇADO).
Estágio
ESTÁGIO EM FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS na Divisão de Transmissão-Rio tendo acompanhado serviços diversos de montagem e manutenção nas Subestações de 345/138 KV de Jacarepaguá, 500 KV do Grajaú, Adrianópolis, São Gonçalo, etc.
07/1982 - 08/1982 e 02/1983 - 07/1983