Especialista em marketing | coordenadora de marketing

Ana*** ***** (XX anos)
Head de marketing e Novos negócios em Conceito 3W
FGV
São Paulo,
São Paulo
|
Experiência
Head de marketing e Novos negócios
Conceito 3W
dez 2022 - out 2023
Com pouco mais de um ano atuando como responsável pela área de marketing, me senti pronta para encarar novos desafios e assumir mais responsabilidades. Por isso, decidi expandir minha atuação e assumir a gestão da área de novos negócios, ampliando meu escopo de atuação e colocando minhas habilidades em prática de forma ainda mais abrangente. Hoje, sou responsável por um conjunto de atividades vitais para a empresa, garantindo o sucesso e o crescimento contínuo dos negócios. Meus conhecimentos, aliados à minha orientação por resultados, me dão a motivação necessária para liderar equipes e alcançar resultados cada vez mais expressivos.

Minhas responsabilidades atuais são:

• Gestão de pessoas, desenvolvimento, engajamento e gestão de carreira;
• Definição e acompanhamento dos objetivos do time; 
• Desenvolvimento e aplicação de feedbacks mensais para o time;
• Coordenação dos esforços de vendas e marketing para aumentar o reconhecimento da marca;
• Definição de estratégias para todas as áreas do Marketing e comercial;
• Preparo e gerenciamento de orçamentos para o departamento de Marketing;
• Criação de estratégias de marca, posicionamento e preço;
• Garantir que a mensagem da marca seja forte e uniforme em todos os canais e iniciativas de marketing (como eventos, campanhas por e-mail, páginas da internet e material promocional);
• Identificação das oportunidades para alcançar novas oportunidades de mercado e expandir a participação de mercado;
• Monitoramento da concorrência (aquisições, alterações de preços e novos produtos e recursos);
• Planejamento anual dos objetivos da empresa;

Resultados: 
+ de R$100K faturados através de estratégias de marketing orgânico
• Crescimento orgânico de 200% na página do Linkedin em 12 meses
• 1.908% de aumento do tráfego orgânico do site/blog em 12 meses.
• 584.6% de aumento da geração de leads em 12 meses.
• 63% de crescimento médio mensal no tráfego total do site/blog.
• Implantação do CRM e treinamento do time comercial

Competências: Capacidade analítica · Liderança de equipe multifuncional · Escrita criativa · Google Analytics · Google Ads · Mídias sociais
Coordenadora de Marketing
Conceito 3W
mai 2021 - dez 2022
Ingressei na Conceito 3W com o desafio de construir a área de marketing e meu time de marketing do zero. 

Nessa posição eu reportava diretamente para a fundadora da empresa, apresentando relatórios de resultados, acompanhando o orçamento e propondo ajustes quando necessário. 

Essa comunicação próxima foi fundamental para garantir que as estratégias estivessem sempre alinhadas com os objetivos da empresa e que o setor de marketing estivesse trabalhando de forma integrada com as outras áreas da empresa.

Além de todas as responsabilidades da área de marketing, minha rotina também incluía a gestão de uma estagiária de marketing que era responsável pelo design e mídias sociais da empresa. 

Eu supervisionava a criação de conteúdo para as redes sociais, blog e site, além de criar campanhas de marketing digital para geração de leads, conversão de vendas e fidelização de clientes.

Além disso, como coordenadora de marketing, eu era a responsável pelo engajamento dos candidatos, através de ações específicas, desde campanhas sazonais até organização e execução de eventos corporativos, como feiras, workshops e seminários, buscando sempre trazer novidades para o público-alvo, inovar e entregar conteúdos relevantes.

Outra área em que eu atuava era no endomarketing, buscando engajar e motivar os colaboradores da empresa, promovendo a cultura da organização e os valores que a representavam. 

4 meses depois recebi o convite para integrar o quadro societário da empresa.
Analista Pleno de Marketing
RL Higiene
jan 2020 - fev 2021
Atuei na RL apoiando o setor de marketing em toda a comunicação interna e externa da empresa. Reportava diretamente ao coordenador da área. 

Como analista de marketing pleno, minha rotina envolveu diversas atividades para garantir a execução de uma estratégia de marketing eficaz. Eu tive que trabalhar em colaboração com outras equipes e líderes de negócios para entender as necessidades da empresa e desenvolver campanhas criativas que alcançassem os objetivos de marketing.

Algumas das minhas responsabilidades diárias incluíram:

• Planejamento e execução de campanhas de marketing para aumentar a visibilidade da marca, o engajamento dos clientes e gerar leads qualificados.
• Criação de conteúdo relevante e persuasivo para diferentes canais, como blogs, redes sociais, e-mail marketing, landing pages e outros materiais de marketing.
• Gerenciamento de projetos de eventos, desde o planejamento até a execução, incluindo logística, coordenação de fornecedores, gestão de convidados, brindes, orçamento, entre outros.
• Desenvolvimento de ações de endomarketing para engajar os colaboradores da empresa e promover uma cultura positiva e alinhada com os valores da organização.
• Análise de dados de marketing e performance para avaliar o sucesso das campanhas e identificar oportunidades de melhoria.
• Colaborei com a coordenação das entregas da agência de marketing parceira da RL. Acompanhei a gestão de entregas e controle de prazos de demandas como: criativos, campanhas, brindes designes para garantir a consistência da marca e uma estratégia de marketing integrada.

Minha rotina como analista de marketing pleno foi dinâmica e tive o privilégio de atuar com diferentes demandas, conquistando uma visão 360 do marketing generalista.
Especialista em Marketing de Conteúdo
Reebok
mai 2019 - nov 2019
Na Reebok eu fui responsável por executar o planejamento estratégico de marketing digital. E reportei diretamente ao CEO. 

• Minha maior responsabilidade era desenvolver e executar as estratégias de marketing de conteúdo para aumentar o engajamento, leads e vendas.

• Fui responsável pela criação de conteúdo original e persuasivo em vários formatos, incluindo blogs, artigos, infográficos, vídeos, ebooks, whitepapers, entre outros.

• Gerenciei e coordenei a produção de conteúdo, incluindo edição, revisão e publicação, em conformidade com o calendário editorial.

• Realizei pesquisa de palavras-chave e análise de tendências do mercado, e implementei as melhores práticas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) em todo o conteúdo produzido.

• Monitorei e analisei o desempenho do conteúdo em diferentes canais (instagram, google e linkedin), e fiz ajustes e otimizações necessárias para melhorar o desempenho em cada mídia.

• Trabalhei em colaboração com as equipes de design, fotografia, comercial e outras áreas para integrar as estratégias de conteúdo em uma estratégia de marketing unificada.

Competências: Otimização para mecanismos de busca (SEO) · Criação de conteúdo online · Planejamento estratégico · Mídias Sociais
Analista de Marketing
Grupo CH3
fev 2017 - mar 2019
Entrei na CH3 como assistente financeiro em fevereiro de 2017 e recebi o convite de construir a área de marketing de outra empresa do grupo do absoluto zero.

Nessa empresa eu respondia diretamente para os diretores e fundadores da organização. 

• Coordenei fornecedores e demandas das agências de marketing;
• Fui responsável pelo orçamento da área;
• Fui responsável pelo desenvolvimento do planejamento de comunicação em plataformas digitais;
• Ajudei no recrutamento e treinamento do time de atendimento (manobristas e SAC);
• Fui a responsável pelo gerenciamento do canal RECLAME AQUI- propondo soluções criativas e ágeis para todos os cases.

Principais Resultados:

• Criei e estruturei a área de marketing do zero 
• Desenvolvi treinamentos para o time de atendimento
• Desenvolvi campanhas de endomarketing focadas na interação e na construção de um ambiente colaborativo e engajado.
Formação
Planejamento Estratégico de Marketing
FGV
jan 2020 - dez 2021
Curso de pós-graduação em planejamento estratégico de marketing na escola de negócios FGV.
Graduação em Marketing
Universidade Anhembi Morumbi
jan 2016 - dez 2019
Curso de graduação em marketing na Universidade Anhembi Morumbi
Idiomas
Inglês - Intermediário