Especialista sênior em engenharia de manufatura

Adr*** ***** (XX anos)
Consultor Líder em Engenharia de Manufatura em LARA Treinamentos e Consultoria
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Curitiba,
Paraná
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Consultor Líder em Engenharia de Manufatura
LARA Treinamentos e Consultoria
jan 2019 - Atualmente
Na LARA Treinamentos e Consultoria atualmente realizo treinamentos in-company e consultorias para as empresas em geral focando o tema Engenharia de Manufatura, Lean Manufacturing e World Class Manufacturing - WCM.
Professor Substituto de Ensino Superior
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
abr 2018 - abr 2020
Na UTFPR atuei ministrando aulas de Simulação Industrial, Logística e Gestão da Produção para o curso de Engenharia Mecânica. Atuei como professor responsável pela atividade de estágio e também como orientador de estágio, orientador de TCC e participei de bancas avaliadoras de TCC.
Professor de Ensino Técnico Profissionalizante
Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão - TECPUC
fev 2017 - ago 2021
No TECPUC atualmente atuo ministrando aulas de Mecânica Técnica, Desenho Técnico, Metrologia, Processos de Fabricação, Lean Manufacturing, TPM, Gestão da Qualidade, Gestão de Produção, Indicadores de Desempenho, Elementos de Máquinas e Introdução à Manutenção 4.0 para os cursos Técnicos em Mecânica e Mecatrônica e para os cursos de Qualificação Profissional.
Professor de Ensino Superior I
Faculdade Sociesc de Curitiba
set 2014 - ago 2017
Na Faculdade Sociesc de Curitiba atuei ministrando aulas de Gestão de Custos, Custos Industriais, Desenho Técnico, Mecânica Geral I, Mecânica Geral II, Metrologia Dimensional, Processos de Usinagem, Processos de Fabricação, Processos Industriais e Tecnologia dos Materiais para os cursos de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Fabricação Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.
Analista de Projetos Pleno
Nordtech Máquinas e Motores Ltda.
nov 2012 - abr 2015
Na Nordtech Máquinas e Motores atuei como Analista de Projetos Pleno no desenvolvimento técnico de produtos como máquinas e motores à combustão interna. Esse desenvolvimento incluía a definição da Especificação Técnica do produto, a realização da ficha técnica do produto, a realização do manual de operação do produto, a definição das embalagens e suas etiquetas e os adesivos que vão colados no produto. E também executei as atividades de planejamento de processos, resolução dos problemas de qualidade e de pós-vendas.
Professor de Ensino Técnico Profissionalizante
Seduc - Sociedade Educacional Curitiba
jul 2012 - nov 2012
No Seduc - Sociedade Educacional Curitiba atuei ministrando aulas de algumas disciplinas como: Trigonometria, Ensaios de Materiais, Tecnologia dos Materiais, Gestão Ambiental, Manutenção, Ferramentas da Qualidade, Metrologia Básica, Matemática Básica, Processos de Usinagem e Circuitos Hidráulicos e Pneumáticos para os cursos de Técnico em Mecânica, de Inspetor de Qualidade e de Mecânica Básica.
Analista de Projetos e Processos
Segula do Brasil Ltda.
out 2010 - ago 2011
Na Segula do Brasil atuei na Engenharia de Carroceria da Renault do Brasil Veículos Utilitários, prestando serviços de consultoria na engenharia de série na parte de documentação de processos, melhorias de qualidade, de processos e nos meios de fabricação. Fui responsável pela engenharia de processos de fabricação da Carroceria do modelo Master da Renault. Atuei no chão-de-fábrica na realização de kaizens para melhoria de processos, de produtividade e de qualidade. Atualizava as folhas de operação para auxiliar na fabricação da carroceria e realizei melhorias em ferramentas e dispositivos de soldagem. Desenvolvi caderno de encargos para auxiliar os fornecedores na prestação de serviços, alterei lay-out para melhorar o fluxo de produção, realizei alterações na linha de produção para melhorar a qualidade de fabricação e determinei o tempo padrão de engenharia para fabricação da carroceria que auxilia na definição do padrão de custo de fabricação da Carroceria.
Engenheiro de Processos
Volkswagen do Brasil Ltda.
nov 2008 - set 2010
Na Volkswagen do Brasil atuei na Engenharia de Processos da Montagem como responsável pelo processo de montagem das portas e acumulei a função de coordenador do sistema de qualidade da engenharia de processos da montagem. Como responsável pela montagem das portas dos modelos Golf e Fox realizei todas as instruções de trabalho para os operadores montarem as portas dos veículos, atuei em modificações no lay-out produtivo quando tínhamos acréscimo de novos processos/produtos e para ganhos de qualidade e produtividade. Realizei a elaboração de FMEA de processos vigentes e de novos processos como Novo Fox. Atuei na definição de novos dispositivos para auxiliar na montagem das portas e atuei também com a realização de melhorias nos dispositivos existentes. Realizei o curso de FMEA no Instituto de Qualidade Automotiva. Atuei junto a Engenharia Industrial e o Setor de Melhorias de Produtividade para melhorar a produtividade e reduzir os custos produtivos. Trabalhei junto com a Engenharia de Produto fazendo sugestões de melhorias de produto, realização de testes e implementação das melhorias no chão-de-fábrica. Confeccionei o plano de controle do processo de montagem. Na função de coordenador do sistema da qualidade da engenharia de processos da montagem centralizava todas as informações de não-conformidades de processos que vinham das auditorias de qualidade e repassava para os outros engenheiros de processos da equipe. Prestei suporte técnico aos engenheiros na elaboração e atualização dos FMEA's de Processo das linhas de montagem e prestei suporte técnico também aos engenheiros na resolução das não-conformidades detectadas nas auditorias de sistema de qualidade e de processos.
Engenheiro de Processos Pleno
Altran Consultoria em Tecnologia Ltda.
abr 2008 - out 2008
Na Altran Technologies atuei na Engenharia de Processos da Montagem Final na Volkswagen do Brasil prestando consultoria na parte de documentação, qualidade, processos e desenvolvimento de meios. Auxiliei outro engenheiro mais experiente na realização de instruções de trabalho, planos de controle e FMEA's para montagem dos acabamentos, cockpit, vidros e aerofólio dos veículos Golf e Fox. Auxiliei também nas modificações de lay-out a serem realizadas na linha para entrada de outros equipamentos (medições, desenhos e try-outs). Realizei testes e modificações em dispositivos de montagem. Utilizei software específico para cadastro correto dos processos com descrição e códigos das ferramentas e meios auxiliares.
Engenheiro de Métodos
Tréves do Brasil Ltda.
set 2006 - abr 2008
Na Tréves do Brasil atuei como engenheiro de processos e produção tendo como metas principais a melhoria contínua, o aumento de produtividade com qualidade e a redução de custos produtivos. Na área de processos confeccionei os métodos de trabalho para auxiliar os operadores na fabricação dos revestimentos, realizei as fichas de embalagem para auxiliar no acondicionamento correto das peças na embalagem. Modifiquei o lay-out com a entrada de novos produtos ou para a melhoria de qualidade e redução de custos produtivos (kaizen). Realizei try-out de máquinas e dispositivos de fabricação. Fiz um curso de programação básica de Robô Kuka Corte Jato d'água. Na área de produção atuei no controle dos custos industriais (insumos+ manutenção), controle da produtividade, headcount, controle dos indicadores gerais de manufatura, elaboração das apresentações gerenciais em powerpoint, índice de absenteísmo, taxa de entrega, nº de acidentes e controle e planificação do budget da planta.
Engenheiro de Produção
TI Automotive Ltda - Divisão Bundy Refrigeração.
fev 2005 - ago 2006
Na Bundy Refrigeração atuei fortemente na engenharia de produção/processos focando a parte de melhorias de processo para redução de custos e aumento da produtividade/eficiência operacional. Na área de processos confeccionei as instruções de trabalho para auxiliar os operadores na fabricação dos tubos condensadores e evaporadores, fiz as fichas de embalagem para auxiliar no acondicionamento correto das peças na embalagem. Modifiquei o lay-out com a entrada de novos produtos ou para a melhoria de qualidade e redução de custos produtivos (kaizen). Realizei um curso de Kaizen em São Paulo, participei de um kaizen de um processo de corte e conformação de chapas de alumínio e participei de um workshop em Pindamonhangaba com gestores da Bundy do mundo inteiro para definição de propostas reais de melhorias de produto ou novos conceitos de produto para redução de custos. Na área de engenharia de produção atuei no controle dos custos industriais (insumos+manutenção), controle da produtividade, headcount, absenteísmo, taxa de entrega, nº de acidentes e controle e planificação do budget da planta. Atualizei mensalmente um relatório chamado QOS (Quality Operating System) com todos os dados industriais descritos anteriormente que deveriam ser colocados no site da empresa para a planta matriz na Inglaterra e todas outras plantas acessarem. Realizei também um curso sobre APQP. Realizei o acompanhamento mensal do planejamento para redução de custos chamado Cost Saving, onde tinha todos os projetos do ano para redução de gastos e os ganhos mensais, no final do mês repassava o relatório consolidado para a planta matriz com os ganhos reais do mês de cada projeto e realizava o follow-up junto aos pilotos de cada projeto para acompanhar o seguimento e execução dos projetos.
Formação
Engenharia Mecânica - Manufatura - Otimização dos Processos de Usinagem
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
jun 2018 - Atualmente
Doutorado em Engenharia Mecânica - Manufatura - Otimização dos Processos de Usinagem
Engenharia Mecânica - Manufatura - Otimização dos Processos de Usinagem
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
mar 2015 - nov 2017
Mestrado em Engenharia Mecânica - Manufatura - Otimização dos Processos de Usinagem
Engenharia Mecânica - Manufatura - Otimização dos Processos de Fabricação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
mar 2005 - ago 2007
Especialização em Gestão de Manufatura
Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Paraná - UFPR
mar 1998 - jun 2003
Bacharelado em Engenharia Mecânica
Mecânica Industrial
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - CEFET-PR
mar 1993 - out 1997
Técnico em Mecânica
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Fluente
Português - Fluente
Italiano - Avançado
Alemão - Avançado
Francês - Fluente
Informações Adicionais
Qualificações
Profissional Especialista Sênior em Engenharia de Manufatura;
Profissional Especialista Sênior em Lean Manufacturing e Six Sigma;
Profissional Consultor Líder em Engenharia de Manufatura;
Profissional Professor de Ensino Técnico no TECPUC;
Profissional Doutorando em Engenharia Mecânica pela UTFPR;
Profissional Mestre em Engenharia Mecânica pela UTFPR;
Profissional Especialista em Gestão de Manufatura pela UTFPR;
Profissional Engenheiro Mecânico pela UFPR;
Profissional Técnico em Mecânica pelo CEFET-PR;
Domínio em documentação de processos, mapeamento dos processos, fluxograma, sistema da qualidade e conhecimentos em LabView, Matlab, Ultimaker Cura, Meshmixer, AutoCAD, PowerMill, Autodesk Fusion 360, Tableau, Minitab, Microstation, SolidWorks, MS Project e Catia V5;
Sólidos conhecimentos em Processos de Fabricação e habilidades na utilização das ferramentas para garantia da qualidade e análise dos processos.
Sólidos conhecimentos Industriais em WCM, kanban, just-in-time, 5’S, PDCA , 8D, CEP, APQP, MASP, FMEA, GRP, 5 Porquês, Ishikawa, Gráfico de Pareto e outras ferramentas da qualidade como TPM, FMEA, Plano de Controle, QRQC, VSM, 6M’s, Six Sigma, Hoshin, Kaizen e Lean Manufacturing;
Sólidos conhecimentos em estratificação e análise dos dados de problemas de qualidade de processo e produto atuando fortemente em times de Greenbelts, Blackbelts, Master-Blackbelts e Engenheiros de Produto e Desenvolvimento de Processos;
Sólidos conhecimentos em Análise das vibrações mecânicas nos processos de usinagem utilizando os softwares MatLab e LabView;
Sólidos conhecimentos em Engenharia de Manufatura, Continuous Improvement, World Class Manufacturing e Operational Performance Excellence atuando fortemente na análise, identificação e resolução dos problemas de qualidade e de processos;
Proatividade, forte trabalho em equipe e habilidade na busca por resultados, motivado por novos desafios.